10 dicas de como trabalhar com delivery e garantir o sucesso do seu negócio

Equipe TOTVS | 06 janeiro, 2023

Saber como trabalhar com delivery é um dos principais artifícios que marcam as empresas do setor de food service no cenário pós-pandemia.

Não é à toa que, em 2021, os gastos com delivery somaram R$40,5 bilhões em 2021, representando 24% a mais do que em 2020, segundo estudo feito pela GS&NPD.

Claro que ele já vinha crescendo, mas a verdade é que o contexto atual impulsionou um movimento que já era observado.

Por isso, considerando esse novo contexto dos hábitos alimentares dos brasileiros, quem atua no mercado de alimentação precisa acompanhar esse processo se quiser sobreviver nos próximos anos.

Mas a mudança de um cenário de serviços apenas físicos para o digital pode ser uma tarefa que requer cuidado, planejamento e estratégia, certo? 

Por isso, nesse artigo, a gente vai trazer uma série de boas dicas para trabalhar com delivery! Vamos nessa?

Como trabalhar com delivery? Confira 10 dicas

Trabalhar com delivery é fundamental, mas requer organização, principalmente para aquelas empresas que sempre operaram de forma física. Por isso, algumas dicas para trabalhar com delivery são:

  1. Comece com um planejamento;
  2. Tenha um diferencial competitivo;
  3. Defina a área de entrega;
  4. Atente-se às embalagens e ao transporte;
  5. Adquira equipamentos específicos para delivery;
  6. Faça a divulgação do seu novo formato de serviço;
  7. Faça o cadastro dos clientes e tenha dados;
  8. Acompanhe os feedbacks dos consumidores;
  9. Desenvolva ações de fidelização;
  10. Não se esqueça de atualizar o cardápio.

Ficou curioso para entendê-las, na prática? Vamos abordá-las nos próximos tópicos!

1. Comece com um planejamento

Qualquer mudança começa pelo planejamento, correto? Portanto, o primeiro passo para trabalhar com entrega é estabelecer qual é seu modelo de empresa e como este novo serviço vai se encaixar em sua estrutura atual.

Além disso, é essencial pensar sobre como este processo será feito para que não haja problemas mais tarde.

E isso passa, principalmente, pelo tipo de entrega que sua empresa vai fazer. Por exemplo, você pode contratar um aplicativo de delivery de comida especializada, como o iFood, ou mesmo desenvolver um site com serviço próprio de entrega.

Para escolher a melhor opção diante do seu plano de negócios, é fundamental fazer um detalhamento financeiro de ambas as opções. Enfim, percebe a importância de se planejar?

2. Tenha um diferencial competitivo

Por trazer um bom retorno financeiro, muitas empresas estão aderindo a esse formato de entrega.

Por isso, não se pode esquecer de desenvolver um diferencial competitivo. É essencial ter algum serviço que faça sua marca  se destacar diante de seus concorrentes.

Pense em como otimizar sua entrega para que ela se torne uma vantagem para o seu negócio. Por exemplo, sua loja  pode oferecer um menu expresso com os pratos mais solicitados!

Nesse momento, o conhecimento do público-alvo é um grande pré-requisito, ok? Afinal, toda boa empresa conhece bem seus clientes.

Por isso, ao migrar para o delivery, fazer uma boa pesquisa sobre o seu concorrente vai ajudar seu negócio a entender como se tornar a melhor opção para os consumidores.

3. Defina a área de entrega

O próximo passo é estabelecer a área de entrega. Afinal, não faz sentido dizer que você oferece este serviço se seu público-alvo não estiver dentro da região onde sua empresa  entrega, certo?

Nesta fase, é interessante delimitar a distância máxima e mínima para a entrega do pedido. Isto o ajudará a otimizar os recursos e definir quanto cada cliente pagará pelo serviço.

Um aspecto que influencia diretamente nesta definição é o tipo de produto que você vende. Isso acontece porque sua marca  precisa se preocupar se a integridade do alimento vai ser mantida até chegar ao cliente.

Por exemplo, se sua loja vende sorvete, não é uma boa ideia oferecer a entrega para regiões distantes. Afinal, o produto pode derreter até chegar, não é mesmo? Mas se sua loja vende bolos e doces, esse problema não vai existir.

4. Atente-se às embalagens e ao transporte

Você sabia que a forma como os pedidos são entregues pode ser um motivo de insatisfação do cliente?  Sendo assim, é preciso prestar atenção em como o seu produto será embalado e transportado.

O ideal é que sua loja tenha uma embalagem específica para a entrega, o que garante a segurança dos alimentos. Além disso, é interessante que ela tenha alguma identificação da sua marca, para que o cliente possa reconhecê-la quando a receber.

Em termos de transporte, a melhor opção é usar uma motocicleta ou bicicleta, porque desta forma você otimiza o tempo e os recursos.

Isso é interessante de pensar, pois mesmo que sua empresa opte por vender pelo iFood, Rappi ou 99 food, você pode ter sua equipe de entregadores e usar somente a plataforma. Logo, a logística de transporte é um fator que você vai considerar.

5. Adquira equipamentos específicos para delivery

Além de prestar atenção à forma como os pedidos são entregues, seu negócio também precisa se preocupar em obter o equipamento específico para este serviço.

E não estamos falando apenas de embalagens, mas também de resfriadores e outros dispositivos que ajudam a manter os alimentos na temperatura certa. Principalmente quando são muitos pedidos.

Isto é essencial porque evitará que seu produto seja danificado no caminho e chegue em más condições para o cliente.

Naturalmente, os equipamentos para a cozinha mudam de acordo com o tipo de refeição que seu restaurante oferece. Mas não esqueça de escolher os melhores!

Se você quer oferecer uma entrega de qualidade, é preciso  ter um equipamento de qualidade, certo?

6. Faça a divulgação do seu novo formato de serviço

Quando sua empresa  começa a oferecer a entrega, é essencial divulgar este novo formato de serviço ao seu público-alvo.

Pense em como você alcançará seus clientes e comunique esta notícia de uma maneira assertiva. Afinal, é inútil ter um novo serviço se o seu público-alvo não souber que ele existe, certo?

Muitas vezes, as pessoas não compram com sua loja  ainda por não ter essa opção, ou não fazem pedidos porque não sabem que ela está operando de forma online também. Por isso, preocupe-se em alcançar todas as pessoas interessadas.

E como estamos falando de um serviço que é pedido online, a presença digital é ainda mais fundamental.

Tenha certeza de que quando as pessoas procurarem serviços de delivery na internet, elas vão encontrar o seu, seja no Google, Instagram ou Facebook!

7. Faça o cadastro dos clientes e tenha dados

Quando se  inicia um novo negócio, é essencial registrar os clientes. Afinal de contas, é assim que se terá informações sobre as pessoas que compram de você e como contatá-las mais tarde.

Claro que não podemos esquecer que os dados dessas pessoas precisam ser coletados com base na LGPD, ou seja, elas precisam consentir o uso dos mesmos pela sua empresa.

A boa notícia é que, ao registrar clientes para entrega, este processo pode ser feito rápida e facilmente, sem a necessidade de muita informação. O mais importante é ter o nome, endereço, número de telefone e e-mail.

Mas é interessante que o processo de registro do cliente pode ser uma maneira de entender quais são as suas preferências, principalmente se você usar um sistema de gerenciamento de food service.

8. Acompanhe os feedbacks dos consumidores

Nos serviços de atendimento, o cliente está sempre certo. Mas é preciso que sua loja  acompanhe também de forma ativa o que ele acha do seu serviço. Sempre busque obter o feedback sobre seu produto ou serviço.

Sem isso, dificilmente seu cliente vai falar com você o que o está incomodando.

Um número que mostra isso, de acordo com a Lee Resourcers International, é que, para cada reclamação de um cliente, há mais 26 clientes insatisfeitos silenciosos. Ou seja, eles apenas vão migrar de delivery.

Logo, sua loja terá uma queda em suas vendas, e não saberá nem mesmo o que deu errado. Afinal de contas, a experiência do cliente é essencial para a retenção dos consumidores.

No final das contas, a melhor maneira de descobrir como eles estão se sentindo é perguntando a eles: seja por e-mail, pessoalmente ou por WhatsApp. Encontre uma forma de extrair essas respostas!

9. Desenvolva ações de fidelização

A fidelidade é essencial em qualquer negócio, pois, como já afirmou o grande nome do marketing Philip Kotler, custa de 5 a 25 menos vezes manter um cliente do que para atrair um novo.

Isso se dá porque a pessoa que já conhece seu produto e serviço terá sua decisão de compra mais fácil do que alguém que ainda não conhece a empresa.

A verdade é que essas pessoas já testaram o que sua marca oferece, então estarão mais inclinadas a continuar usando o seu serviço.

Neste sentido, apostar em algum tipo de programa de fidelidade pode ser uma boa estratégia.

Por exemplo, caso a pessoa compre no delivery, sua loja pode oferecer um desconto no décimo pedido ou um produto gratuito para cada cinco pedidos. Existem várias opções, basta encontrar a que faz mais sentido para o seu negócio!

10. Não se esqueça de atualizar o cardápio

O cardápio digital também é um ponto de atenção no delivery. Isso acontece porque ele pode ser diferente do estabelecimento físico, principalmente quando alguns produtos não fazem sentido nesse formato.

O importante é que sua empresa não esqueça de informar isso para o seu público. 

Da mesma forma, sempre que você oferecer um novo prato ou uma promoção em seu restaurante para o delivery, lembre-se de colocar essa informação no cardápio que está disponível para entrega.

Com isso, consegue-se evitar que os clientes se sintam desapontados quando descobrem que o que eles queriam não está disponível.

Ainda, a imagem do prato é algo fundamental para chamar atenção. Todo cliente quer ter uma ideia de como vai ser o alimento que deseja comprar!

Qual o investimento para montar um delivery?

Mas dentro de uma média, quanto custa abrir um delivery? O valor médio de investimento básico é de pelo menos R$10.000,00. Mas tudo vai depender do nível da estrutura que você organiza para as entregas.

O investimento em uma operação de entrega não é necessariamente tão alto quanto se poderia pensar. Claro, tudo depende do tamanho do seu restaurante e de quantos pedidos você pretende fazer por dia.

No geral, é preciso considerar algumas despesas, como sistemas de gestão, pessoas responsáveis e os próprios equipamentos de delivery que falamos.

O que dá dinheiro no delivery?

Os melhores tipos de nichos do food service para quem quer trabalhar com delivery são aqueles que têm alta demanda e uma quantidade razoável de opções no mercado. Alguns exemplos disso são:

  • Pizzas artesanais;
  • Comida chinesa;
  • Doces e bolos gourmet;
  • Hambúrgueres artesanais;
  • Bebidas alcoólicas.

Em geral, quanto mais específico o tipo de cozinha, maiores são as chances de sucesso, pois há menos opções para o cliente escolher. 

Porém, isso também depende da sua expertise em trabalhar em algo mais especializado. O segredo é  pesquisar bem antes de iniciar seu negócio de entrega!

Venda mais com o TOTVS Varejo Food Service

Depois de trazermos muitas dicas de como trabalhar com delivery, já deu para perceber que o cuidado com a operação por trás do pedido é fundamental, não é mesmo?

O sistema para food service, desenvolvido pela TOTVS — a maior empresa de tecnologia do Brasil — atende a todas as demandas gerenciais e operacionais do seu negócio.

Automatizando processos e simplificando tarefas, inclusive em relação aos pedidos, você será capaz de focar no que é importante: fazer sua empresa entregar o melhor prato ou refeição.

Seu food service vai poder gerenciar as operações e enviar os pedidos do atendimento até a cozinha, controlando o delivery e mantendo a gestão financeira em dia, sempre de forma integrada!

Que tal descobrir ainda mais o que o TOTVS Varejo Food Service pode fazer pela sua operação?

Nova call to action

Conclusão

Como trabalhar com delivery não é uma tarefa que se aprende da noite para o dia, trouxemos diversas dicas para ajudar sua empresa nesse processo de migração.

Isso vai desde planejar qual o formato de entrega até se preocupar com o feedback em relação a esse serviço.

Mas também é importante que você tenha sempre em mente que o objetivo principal é oferecer ao cliente uma experiência única e inesquecível.

Portanto, invista em tecnologia que possa lhe ajudar com este objetivo, como o TOTVS Varejo Food Service.

Para seguir de olho em nossos conteúdos, lembre-se de assinar as newsletters da TOTVS e acompanhar o nosso blog!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.