O que é uma foodtech e qual seu impacto no ramo alimentício?

Equipe TOTVS | 21 dezembro, 2023

Quando falamos de varejo, o segmento de alimentação passa por uma grande transformação, atingindo cada vez mais diferentes públicos e solucionando as dores de seus clientes. Mas você já ouviu falar em foodtech?

Essa é mais uma inovação disruptiva dentro do mercado que merece atenção especial dos restaurantes. Modalidades como brunch, entregas de marmitas, fast-food, comida saudável e muitos outros nichos podem se beneficiar com o uso da tecnologia em alimentos.

Se você quer saber mais sobre esse tema e como ele representa uma transformação tecnológica do setor alimentício, continue com a leitura deste artigo e saiba mais!

O que são foodtechs?

Foodtechs são empresas que aplicam a tecnologia ao trabalhar com comida. Elas procuram trazer soluções para o setor de alimentação a partir de inovação e disruptividade.

Dessa forma, a tecnologia é incorporada em processos que acompanham toda a cadeia, desde produção (agricultura), distribuição, venda, consumo, serviço e retorno (reciclagem). Por isso, leva esse nome: é a junção do termo comida (food)  e tecnologia (tech) em inglês.

Um dos maiores propósitos da tecnologia em food service é identificar dores e resolvê-las de maneira prática, ágil, viável e acessível a todos os envolvidos. Entre os pontos de destaque mais expressivos desse negócio, podemos citar:

  • redução do desperdício;
  • otimização em serviços de entregas,
  • locais de venda e interação com o consumidor.

A chamada “comida do futuro” também merece atenção. Com o auxílio da tecnologia, é possível desenvolver tipos de carne sintética em laboratório, leite modificado geneticamente e remoção do trigo das dietas, por exemplo.

Essas práticas conseguem abarcar consumidores com restrições alimentares e levam nutrientes ao corpo de forma mais completa.

Nova call to action

Como está o mercado de foodtech?

O foodtech no Brasil é um mercado em ascensão. Segundo o Report Foodtech 2022, estudo inédito elaborado pela Outcast Ventures, os investimentos em foodtechs ultrapassaram o valor de U$ 1 bilhão no Brasil entre 2010 e 2021.

No País, essa inovação passa a fazer parte intensivamente dos restaurantes, desde aqueles pequenos negócios que estão começando até aqueles que já tinham uma estrutura anterior.

Com esse crescimento, do setor, foram criadas 7 categorias para a classificação das foodtechs. Elas passam por cozinhas inteligentes, aplicativos de consumo e logística, por exemplo.

E da mesma forma que acontece no Brasil, essa também é uma tendência fora dele.

O tamanho do mercado global de foodtech foi avaliado em US$233,6 bilhões em 2021 e deve ultrapassar US$385,7 bilhões até 2030, expandindo a um CAGR de 5,8% durante esse período. Esses são dados do Growth Market Reports.

Quais os benefícios das foodtechs?

O uso de foodtechs traz vários benefícios aos restaurantes. Do ponto de vista do consumidor, alguns deles podem ser conveniência e economia de tempo ao fazer uma compra.

Do lado dos produtores, esta tecnologia pode ajudar a automatizar alguns processos na produção agrícola, reduzir custos operacionais, aumentar a eficiência e otimizar a logística.

No entanto, há também um ponto muito importante: as foodtechs têm um impacto positivo sobre o meio ambiente.

Elas não só reduzem o desperdício, como também ajudam a diminuir emissões, ao mesmo tempo que é transparente sobre como os alimentos estão sendo produzidos de uma forma mais sustentável. É a famosa tecnologia verde.

A mudança de comportamento do consumidor na era digital

foodtechs: comportamento do consumidor

Não existem mais dúvidas sobre como o digital está presente na vida das pessoas e, na categoria consumo, isso não seria diferente. Mas essa conexão traz outros desafios, afinal, as expectativas dos consumidores também se modificam.

Isso se dá principalmente pelo acesso a mais informação, que transforma a forma como as pessoas se percebem e se relacionam com a comida. A cadeia produtiva dos alimentos e os impactos dos meios ambientes tornam-se bem mais urgentes.

Ao mesmo tempo, são preocupações com qualidade de vida, longevidade e saúde. E ainda falando em urgência, a necessidade de conforto e agilidade de um dia dia corrigido também tem muita força nas escolhas dos consumidores.

Tudo isso impacta as demandas do setor alimentício, o que fortalece o ramo das foodtechs. Mas para entender melhor esses anseios, trazemos alguns dados relevantes de uma pesquisa realizada em 2020 pelo Instituto QualiBest, em parceria com a Galunion.

De acordo com esse levantamento, 75% dos consumidores gostam de comprar comidas saborosas, frescas e que ajudam a melhorar a imunidade e o bem-estar. Entre as cinco maiores tendências gastronômicas, o estudo descobriu o seguinte ranking:

  • 74% dos respondentes buscam por opções saudáveis e dietas funcionais;
  • 73% disseram valorizar a naturalidade e o frescor dos alimentos;
  • 68% apontaram a preocupação com a sustentabilidade;
  • 60% se preocupam com a valorização da marca e origem dos produtos;
  • 51% preferem itens livres de ingredientes artificiais.

Todos esses números dão fortes indícios de como o ramo alimentício precisa se reinventar e a tecnologia será o principal aliado para isso, percebe?

Entenda as frentes de atuação das foodtechs

A renovação do setor alimentício como um todo passa diretamente por uma nova forma de se executar a gestão do varejo. Pontos de venda de bares, quiosques e restaurantes devem passar por uma reformulação.

Seguindo essa lógica, o consumidor também é muito mais ativo e tido como protagonista no processo, e responsável direto por mudanças nos hábitos alimentares. A seguir, separamos os principais exemplos do impacto provocado pelo setor de foodtech.

Redução de intermediários e logística

O conceito farm-to-table é aquele que conecta a produção dos alimentos diretamente ao consumidor final, trazendo opções mais saudáveis e com melhor custo-benefício.

A logística também sai ganhando, ao estudar o conforto e conveniência das pessoas ao receberem comida em casa ou no trabalho, possibilitando uma maior gama de escolhas para os clientes.

Marketplace e delivery

foodtechs: delivery

O marketplace pode ser voltado para a produção, oferecendo soluções e insumos para o processo. Também pode ser em formato B2B, integrando indústria, distribuidores e PDVs, possibilitando uma maior variedade e melhor margem de negociação nos preços.

E o contrato de compra e venda também pode ser feito diretamente com o cliente final, principalmente com o crescimento exponencial dos serviços e aplicativos de delivery, seja para consumo imediato ou não.

Alimentos do futuro

Atuar com foodtech tem um significado forte em relação à criação de novos produtos, que utilizam a tecnologia para desenvolver comidas e bebidas que atendam novos hábitos e exigências dos consumidores.

Os alimentos do futuro têm grande participação nessa frente, assim como o constante acompanhamento e análise de qualidade, desde produção até transporte, armazenamento e consumo. Novos alimentos, mais nutritivos, saudáveis e com preço justo deveriam, em tese, ser acessíveis a todo o público.

Biotecnologia e sustentabilidade

Tecnologia e alimentação também andam juntas quando falamos sobre inovações que lidam com resíduos alimentícios e seus descartes, com um maior reaproveitamento e utilização consciente, não somente dos alimentos em si, mas de suas embalagens, formas de transporte, entre outros.

Um grande aliado nesse sentido é a biotecnologia, que pode ser aplicada de ponta a ponta na cadeia alimentar, com o objetivo de traçar novas estratégias, metodologias e abordagens em todas as etapas.

Exemplos da aplicação de foodtech

Até aqui, você pôde acompanhar como o segmento de foodtech pode ajudar a mudar a forma de se produzir e se relacionar com o setor alimentício.

Outros ramos de negócio, como a agricultura, logística, distribuição, vendas e gestão em geral também se relacionam com essa área de atividade.

Esses são alguns dos pilares que constituem o varejo de alimentação, mas onde mais o foodtech pode atuar? Confira diferentes possibilidades nos tópicos que selecionamos.

  • nutrição individualizada: em um formato de dieta preparada especialmente de acordo com as necessidades de cada pessoa, um sistema de inteligência artificial levanta informações e cruza dados para criar rotinas alimentares ideais;
  • alimentos sintéticos e proteínas vegetais: a criação de carnes desenvolvidas em laboratório provoca uma rima com os tópicos de sustentabilidade e alimentos do futuro. Como apontou o National Geographic, os impactos causados pela carne geram grandes impactos para o meio ambiente, e novas formas de simular sabor e composição, são essenciais para a mudança;
  • rastreabilidade alimentar: a tecnologia do blockchain pode ser utilizada para garantir a procedência de determinados alimentos, acompanhando a evolução de todo o processo, seja com frutas, verduras ou legumes que estejam isentos de agrotóxicos;
  • automação de supermercados e restaurantes: em um  supermercado online, as compras podem ser feitas sem a necessidade de cruzar todo o estabelecimento, recebendo os produtos em casa de maneira automatizada. Isso também se aplica em restaurantes que, com o cardápio digital encaminha pedidos e faz atualizações em tempo real, tornando o serviço mais ágil e à prova de falhas.

Empresas de foodtech que têm se destacado no país

empresas de foodtech

Não poderíamos deixar de mostrar às empresas que tem feito a lição de casa e investido realmente nessa tecnologia. Entre elas, estão Raizs, Pratí, Liv Up e Foodz. A seguir, vamos apresentar um pouco o funcionamento de cada um desses negócios!

Raizs

Raízs oferece uma solução ideal para pessoas que procuram encontrar alimentos frescos e saudáveis, com mais de 800 pequenos produtores rurais em sua rede que foram totalmente endossados pelo IBD.

Fundada em 2014, a Raízs é uma empresa de foodtech que oferece mercearias, como produtos de jardim, laticínios, bebidas, ovos de aves, peixes e carnes — tudo isso disponível por meio de sua plataforma online aliado a serviços convenientes de entrega.

Pratí

Pratí é uma empresa de foodtech fundada em 2015 que passou por um extenso processo de rebranding para fornecer aos clientes uma variedade de opções nutritivas e deliciosas que são adequadas para praticamente qualquer paladar.

Ao focar em oferecer alimentos 100% naturais — livres de aditivos e conservantes — a Pratí está comprometida em fornecer a seus clientes refeições sustentáveis e saudáveis, mantendo ao mesmo tempo a máxima praticidade.

Liv Up

A Liv Up foi criada com o propósito de prover as pessoas com alimentos deliciosos e nutritivos. A empresa oferece um serviço de entrega especializado em refeições ultra congeladas construídas a partir de ingredientes orgânicos e cultivados localmente.

Nosso cardápio oferece uma variedade de ofertas, desde os clássicos favoritos como carnes vermelhas, frutos do mar e pizzas até pratos mais especializados, como risotos, batatas, feijões, massas e molhos.

Para oferecer refeições fáceis e deliciosas, Liv Up oferece entrega de pizza e salada para consumo rápido, assim como um mercado online.

Foodz

Para finalizar, há também a Foodz. Feito para atender às necessidades daqueles que não têm inclinação ou tempo para cozinhar uma refeição, é uma solução sem esforço, acessível e deliciosa para não se perder refeições mesmo em dias agitados.

Para conseguir isso, a startup criou um shake de substituição de refeição em pó que atende a todas as necessidades nutricionais para o café da manhã, almoço e jantar.

A empresa deixa claro que seu produto não é para atuar como um substituto completo para os alimentos tradicionais, porém é suficiente para deixá-lo satisfeito durante metade de um dia.

Foodtech: implemente a tecnologia no seu negócio

A TOTVS acredita no potencial do Brasil que investe em foodtech. Consolidada como a maior empresa de tecnologia do país, temos sistemas e soluções ideais para a implantação dessa tecnologia no seu negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte.

Se você procura o melhor sistema para restaurantes para modernização da gestão ao atendimento da sua empresa de alimentação, está na hora de conhecer o TOTVS Food Service.

Esse é o software mais completo para quem procura mobilidade, facilidade de uso e ferramentas de gestão integradas ao PDV. O sistema conta com interface muito mais leve, intuitiva e roda 100% em nuvem.

Tenha tudo que o seu negócio do ramo precisa para ser mais eficiente: conheça o TOTVS Food Service!

Conclusão

Tecnologia combina com tudo. Inclusive, com comida. As foodtechs vieram para mostrar isso e acompanhar as demandas dos consumidores que buscam alimentos mais saudáveis, orgânicos e sustentáveis.

É por isso que ter uma foodtech em seu negócio é necessário. Investir em um bom sistema que o auxilie no gerenciamento e serviço dos alimentos é essencial para fornecer uma excelente experiência para os clientes.

A TOTVS Food Service é o parceiro ideal para garantir esta satisfação, com sua tecnologia e sistema completo. Dessa forma, você se moderniza e ainda atende ao seu público da melhor maneira.

E, se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre o tema, conheça agora as tendências tecnológicas para o setor supermercadista!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários deste post

  1. Luciano Pedreira diz:

    Adorei a matéria. Vcs estão de parabéns! Só não sei exatamente se a Totvs tem uma aplicação para quem está começando, ou seja, para quem ainda é minúsculo, rsrsrs Nem pequeno é. Será que tem alguma solução para esse público específico?

  2. Alan Amorim diz:

    Olá, Luciano Poxa, fico contente em ler um comentário desses. Agradeço, repassarei suas palavras ao meu time. Quanto a ter um sistema para empresas menores, temos sim. Te convido a conhecer os nossos sistemas voltados ao micro e pequeno empreendedor https://elevesuasvendas.com.br/ Confira também o blog voltado para essa área https://elevesuasvendas.com.br/blog/ Qualquer coisa, é só falar :)

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.