Franquia de alimentos: descubra tudo sobre esse formato de franchising

Equipe TOTVS | 30 dezembro, 2022

O segmento de franquia de alimentos é um dos mais procurados para investimento. Afinal, diversos cases de sucesso no mercado mostram como esse ramo é promissor.

Por causa disso, existe uma grande variedade de modelos de negócios que podem ser boas opções para empreender, desde os pequenos até os gigantescos.

Não é à toa que muitos empreendedores que desejam abrir seu próprio negócio acabem optando por este tipo de franquia.

Pensando nesse formato como uma grande oportunidade para quem está começando agora, vamos falar sobre as franquias de alimentos nesse artigo.

Ao longo do conteúdo, iremos explicar como elas funcionam e quais os principais motivos para você investir nesse segmento.

Além disso, vamos mostrar boas opções de empresas para ser um franqueado e algumas dicas para ter sucesso. Boa leitura!

Como funciona uma franquia de alimentos?

Esse formato de comércio é um sistema de licença na qual o franqueador cede ao franqueado o direito de usar a sua marca para comercializar produtos. Nesse caso, alimentos.

Muitas pessoas buscam se tornar franqueados para ampliar negócios ou procurar segurança, já que se está falando de uma marca consolidada no mercado.

No entanto, embora o setor da alimentação envolva muitos ganhos, ele também lida com fiscalização e questões como higiene e garantia de qualidade dos itens comercializados.

Por esse motivo, antes de investir em uma franquia desse tipo, é preciso entender bem o que é uma franquia e se certificar de ter o conhecimento necessário para administrar o negócio.

Desde a produção do alimento até o seu armazenamento e descarte responsável: tudo precisa ser levado em conta para oferecer aos consumidores o melhor serviço e atendimento.

Mesmo que as franquias de alimentos devam seguir as diretrizes de qualidade da rede, o gestor deve sempre ter essas preocupações em mente.

Nova call to action

Modelos de franquia de alimentação

Há muitas modalidades de franquia de alimentos para investir. Por essa razão, se você está em dúvida sobre qual escolher, é preciso analisar todas elas para entender a que se encaixa em suas expectativas de empreendimento.

Entre os modelos mais usados pelas franquias de alimentos, estão a loja tradicional, o quiosque e as unidades móveis. A seguir, vamos falar um pouco sobre cada um deles. Acompanhe!

Loja tradicional

A loja tradicional de franquia de alimentação é aquela onde os consumidores realizam as refeições dentro do estabelecimento ou fazem pedidos para retirada e delivery.

Esse modelo exige um capital mais alto para investimento. Afinal, será necessário arcar com despesas relacionadas à estrutura, adaptação do ponto, utensílios e equipamentos da cozinha, móveis, entre outros.

Dependendo da localização da loja, isso pode ser um bom investimento. Ela atrai os clientes para dentro, oferecendo-lhes um lugar confortável para realizarem suas refeições, além de terem a disponibilidade de entregas.

Esse formato de franchising pode estar localizado tanto na rua quanto em shoppings, aeroportos e supermercados. Nesse sentido, portanto, é muito versátil.

Quiosque

Os quiosques estão entre os modelos mais comuns de franquias de comida, já que eles oferecem uma diversidade de opções para os empreendedores.

Além disso, visam a proporcionar um atendimento rápido para os clientes e podem comercializar diversos tipos de alimentos, como sobremesas, lanches, bebidas, cafés, entre outros.

Assim, representam um investimento mais baixo do que as lojas tradicionais e são de fácil deslocamento. Outro ponto é que eles exigem a contratação de um menor número de funcionários e sua operação tende a ser mais simples e enxuta.

Já um lado tanto quanto negativo podem ser as poucas opções de lugares, diferentemente do primeiro caso. É comum encontrar franquias de quiosques em metrôs e shoppings.

Unidades móveis

As franquias móveis vêm se destacando no mercado de food service e podem ser representadas por food trucks, trailers e carrinhos. Ou seja, são franquias itinerantes.

Trata-se de um modelo que comercializa especificamente alimentos de consumo rápido e que não exijam complexidade de preparação.

Quem busca atender a consumidores de diferentes localizações pode optar por esse modelo de franquia, que dá mais disponibilidade de deslocamento.

A complexidade, nesse caso, está mais relacionada às legislações sanitárias de cada região, que costumam variar. Por isso, ao investir em uma franquia móvel, é preciso estar atento a essas mudanças caso troque de ponto.

Um panorama sobre o mercado de franquias de alimentos

A seguir, vamos mostrar alguns dados que mostram esse mercado dentro do franchising.

Quando analisamos dados mais recentes, o setor como um todo registrou um faturamento de 188 bilhões de reais. Esses são os dados do relatório do primeiro semestre de 2022 da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Além disso, o primeiro trimestre de 2022 representou um acréscimo de 2.771 operações de franchising no país. Desses novos franqueados, quase 50% são empresários procurando novas oportunidades ou investidores.

Agora, chegando ao ponto principal, você pode estar se perguntando: qual foi o segmento de destaque? Mais uma vez, o segmento de alimentação. Ele foi responsável por mais de 43 bilhões de faturamento, sendo o maior de todos.

E, apesar de ter sofrido um impacto significativo com a pandemia, as franquias de alimentação ainda se mantêm como um dos maiores faturamentos nesse modelo de comércio.

Outro ponto fundamental sobre esse relatório é em relação aos canais digitais. Embora seja bem menor em relação às vendas do físico, em lojas de rua e shoppings, o meio online tem se mostrado uma tendência para o futuro.

E, para 60% das redes entrevistadas, os franqueados participam das vendas online em algum formato, seja por aplicativo de delivery, próprio ou vendas por WhatsApp.

Por que investir em uma franquia de alimentos?

Após entender mais sobre como funciona uma franquia de alimentação e quais modelos existem, está na hora de saber mais sobre os motivos para investir em franquias. Acompanhe a seguir algumas das razões!

Investimento mais seguro

Por se tratar de uma rede com uma marca já estabelecida no mercado, o investimento em uma franquia se torna mais seguro do que abrir uma empresa de alimentos do zero.

Ou seja, em vez de você gastar esforços para se tornar reconhecido sozinho, pode aproveitar a consolidação de uma marca já operante.

Portanto, para quem busca ter seu próprio negócio, mas deseja um retorno mais seguro, a franquia de alimentos pode ser uma excelente alternativa.

Diversas opções de estabelecimentos

Outro ponto positivo ao optar por franquias é escolher entre os diversos modelos. Você pode escolher o segmento de acordo com a sua afinidade ou de acordo com a maior lucratividade que ele fornece.

O segmento alimentício, que é o foco desse artigo, oferece diversas possibilidades. São opções desde um estabelecimento mais completo até um food truck de atendimento itinerante.

Apoio e suporte da marca

Como vimos, o ramo alimentício exige diversos cuidados, já que se está lidando, de certa forma, com o bem-estar das pessoas.

Por isso, ao investir em uma franquia, você terá o apoio da marca em que escolheu investir. Ela vai orientar seu negócio a seguir os padrões de qualidade e saber as melhores condições de higiene, estoque e preparo dos alimentos.

Como escolher a franquia de alimentos ideal para investir?

Mas, afinal, como escolher uma dentro de tantas que existem? Desde franquias de alimentos congelados até franquias de alimentação saudável, são muitas opções.

E, para ajudar você nessa tarefa, alguns passos vão ser muito bem-vindos:

  • conhecer e estudar bem o nicho em que considera se inserir;
  • comparar a estrutura do negócio com o seu orçamento financeiro;
  • observar se a operação do dia dia está alinhada com o que procura;
  • se necessário, buscar ajuda especializada para tirar dúvidas sobre.

Quais as maiores franquias de alimentação do Brasil? 

O tamanho das franquias variam muito, mas, sem dúvidas, quanto maior elas forem, mais famosas são também. Por isso, se você quer conhecer as maiores franquias de alimentação do Brasil, vamos apresentar algumas delas a seguir. Acompanhe!

McDonald’s

Impossível falar das grandes franquias e não citar o McDonald ‘s. Essa é uma das franquias de alimentos mais conhecidas, tanto no Brasil quanto no mundo. No país, existem mais de duas mil unidades desse fast food.

Elas podem ser tanto lojas quanto quiosques, além da possibilidade de operação online. Alguns dos fatores que levaram ao seu sucesso internacional são: modelo de negócios testado e bem-sucedido, rede de suporte profissional e provedores de excelência.

Cacau Show

A Cacau Show é líder quando o assunto é franquia de doces. Afinal, é a maior rede de chocolates finos do mundo. No Brasil, ela conta com mais de 2,5 mil unidades espalhadas, variando entre modelos de lojas e quiosques, além do delivery online.

Sua atuação no franchising começou a partir de 2004. Todos os franqueados da Cacau Show recebem suporte da marca, a exemplo de treinamento de gestão, consultoria interna e, ainda, apoio de marketing regional.

Subway

Outra grande marca com muitas franquias é a Subway. Ela é considerada a maior franquia mundial de sanduíches tipo submarino e está presente em todos os Estados brasileiros, além de outros 100 países.

Não há limitação quanto ao volume de habitantes da cidade para que uma franquia seja aberta. Entre outras vantagens, a empresa tem uma operação simples e uma grande flexibilidade no projeto dos restaurantes.

Burger King

A Burger King também é uma grande franquia de fast food no país. Sua operação de franchising começou em 2011. Segundo dados da empresa, a rede tem mais de 15 mil lojas e serve 11 milhões de pessoas no mundo.

Além disso, a companhia conta com quatro modelos de franquia: drive thru, restaurante de rua com salão, restaurante de shopping dentro da praça de alimentação e opção fora da praça. Ainda, há o serviço online.

Bob’s Burguer

A Bob’s Burguer também merece destaque como uma grande franquia de fast food. Com mais de 60 anos de experiência no mercado, a empresa tem diversos modelos de negócio que se adaptam a diferentes espaços.

Ela tem investido no conceito Bob’s Conecta, indo além dos limites da loja física. Além do tradicional balcão e drive thru, as compras poderão ser feitas por meio de apps e, assim, retiradas em armários inteligentes.

Chiquinho Sorvetes

O Chiquinho Sorvetes, por fim, é outra opção de franquia de alimentos de grande operação no país. A empresa começou com um negócio familiar e posteriormente entrou no mercado de franchising.

Além dos sorvetes, a empresa vende outras comidas doces, como açaí, milkshakes, sundaes, petit gateau e tortilhas. A rede tem modelos de franquia tanto em loja quanto em quiosque.

Em média, quanto custa uma franquia de comida?

O valor de uma franquia de comida varia muito do tamanho da rede escolhida. É possível encontrar operações com investimento inicial menor de R$5.000, mas também outras de valor muito superior.

Os royalties cobrados pelo franqueador costumam variar de 4% a 10% e sempre são acordados entre a rede e o franqueado antes.

Franquias baratas de alimentação em 2022

Como falamos mais acima, um dos passos para escolher a franquia ideal é conhecer o mercado e comparar com seu planejamento financeiro.

Portanto, se você busca por franquias baratas de alimentação, a seguir, algumas delas são:

  • Bubble Mix Tea, empresa especializada no preparo do “chá de bolhas”;
  • Chicken Town, rede de franquias focadas em frango frito;
  • Açaí da Barra, empresa de franquias que vende açaí e sorvetes;
  • Nação Verde, rede de franquias que fabrica alimentos, suplementos e cosméticos;
  • Fábrica de Bolo, lojas de venda especializada em bolos caseiros;
  • Coxinha no Pote, rede de franquias que vende opções de mini coxinhas;
  • Oggi Sorvetes, outra opção de franquia especializada em sorvetes.

Confira algumas dicas para ter sucesso como franqueado

Depois de tudo que falamos até agora, chegou o momento de trazermos dicas para que você possa ter bons resultados, na prática, com a franquia que escolheu.

1. Estude a fundo a Circular de Oferta de Franquia (COF)

A COF é um documento jurídico apresentado pela franqueadora aos candidatos que são vistos com reais interesses na compra da franquia. Ele é fundamental, pois traz dados como o histórico da marca, todas as taxas e o investimento necessário.

Portanto, é essencial ler a fundo e estudar esse documento para ter certeza que tudo está alinhado com o que você quer para sua franquia. 

Para mais garantia, é ideal procurar um advogado que possa ajudar com as questões mais complicadas.

2. Entenda sobre sua área de atuação

Embora você precise estudar antes mesmo de fazer a escolha, se quer crescer na sua área de atuação, é preciso se atualizar constantemente. É necessário dominar o seu setor. Uma franquia de comida chinesa é bem diferente de uma italiana, por exemplo.

Pesquisando seu mercado fica muito mais fácil entender o que seus concorrentes e, ainda, se adiantar em relação às tendências do varejo

Além disso, na COF, está a lista dos franqueados e ex-franqueados. Procure conhecer outras experiências da sua rede.

3. Faça um bom gerenciamento financeiro

Você já deve saber que precisa ter capital suficiente para iniciar. No entanto, isso não basta. Sem um bom gerenciamento das finanças, dificilmente se vai longe.

Portanto, ter dinheiro para manter a operação até que ela se torne rentável será crucial e vai depender da sua gestão do fluxo de caixa, por exemplo. O cuidado para administrar seu negócio sem prejudicar a saúde financeira dele faz toda a diferença.

4. Otimize sua logística e o estoque da loja

Outra dica para ter uma franquia de sucesso é se preocupar com a logística do seu negócio e o estoque de produtos. No setor de alimentação, como falamos, o cuidado precisa ser redobrado.

Além do formato da sua operação e a região de atuação escolhida, você precisa se preocupar em ter um sistema de gerenciamento de pedidos, produtos e outras variáveis da sua operação varejista.

5. Se preocupe com os canais de venda da sua franquia

Em último lugar, mas nem um pouco menos válido, é preciso se preocupar com os canais de venda da sua franquia. 

Como falamos antes, muitos exemplos de redes têm trazido sua operação para o online, principalmente devido à força do varejo digital.

A integração da loja física com o e-commerce será fundamental para oferecer um serviço completo aos clientes. E, para que isso aconteça, investir em uma estratégia omnichannel é bastante estratégico.

Como a tecnologia pode ajudar sua franquia de alimentos?

Para facilitar a administração de um estabelecimento como esse, contar com um sistema de gestão de negócio é fundamental, principalmente considerando as suas vendas em diferentes canais.

É nesse momento que unir tecnologia com omnicanalidade pode ser uma excelente saída para atender às demandas dos consumidores.

Softwares voltados para essa estratégia oferecem funcionalidades exclusivas para facilitar os processos de venda e estoque, integrando todas as operações, sejam físicas ou virtuais.

Tudo isso vai ajudar sua franquia a agilizar as vendas e evitar problemas de falta ou vencimento de mercadorias. Afinal, seu negócio vai ter dados cruzados sobre todos os canais.

Conte com o TOTVS Varejo Franquias e Redes

Para ter uma franquia diferenciada, apostar na tecnologia certa é fundamental! Assim, é possível  oferecer uma jornada de compra muito melhor.

Com o sistema TOTVS Varejo Franquias e Redes, o seu negócio fica totalmente coberto, da retaguarda administrativa ao PDV. 

Trata-se de uma tecnologia que garante automação de processos em uma interface intuitiva e fácil de usar.

Conte com relatórios detalhados com os indicadores da operação, em uma visão estratégica para a tomada de decisão. 

Conheça o TOTVS Varejo Franquias e Redes!

Conclusão

E se você já imaginava que a franquia de alimentos era um bom negócio, esse artigo só mostrou ainda mais como pode valer a pena investir nesse modelo de comércio.

Para ser um franqueado, é preciso se preocupar com o tipo de franquia que vai escolher — loja, quiosque ou unidade móvel — e, principalmente, conhecer as melhores opções de empresas diante do seu orçamento.

Há tanto as grandes redes como as franquias menores para quem tem um capital reduzido para iniciar. E, para ter sucesso nessa jornada, há muito o que fazer, desde estudar a fundo a COF até se preocupar com todos os canais de venda da operação.

Portanto, contar com uma gestão tecnológica será o melhor caminho para isso. O TOTVS Varejo Franquias e Redes é um software que vai ajudar quem está começando sua franquia, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

E, se você gostou do assunto, continue no nosso blog e aproveite para ler mais sobre o modelo inovador de dark kitchens!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.