Qual é a importância da indústria têxtil e como a tecnologia pode ser aliada do setor?

Equipe TOTVS | 26 dezembro, 2022

Seja no Brasil ou no mundo, a indústria têxtil se mostra como um dos setores mais importantes quando o assunto é movimentar e impactar a economia de um país.

Desde a matéria prima até o produto final, há muitos processos envolvidos. E com o avanço da tecnologia, os formatos de produção e os próprios produtos sempre passam por mudanças.

E isso acontece principalmente devido à grande competitividade do setor, o que faz com que empresas busquem inovar para se manterem à frente no mercado.

Portanto, se você é dono de uma empresa têxtil ou pretende se tornar um empreendedor nesse ramo, esse guia foi feito para você.

Nele, explicamos tudo sobre a indústria têxtil: desde sua história até as principais tendências para o setor. Esperamos que o conteúdo seja útil. Boa leitura!

O que faz a indústria têxtil? Como ela funciona?

Afinal, o que é a indústria têxtil? Ela nada mais é do que o processo de transformar uma matéria-prima em um produto acabado, como roupas e acessórios usados no dia a dia das pessoas.

Dessa forma, ela envolve atividades como produção de fibras, a produção de fios, a confecção de fios em tecidos e, claro, a finalização e distribuição de itens prontos para o uso.

A cadeia têxtil é que permite que essa indústria funcione. Ela envolve desde as empresas responsáveis por fabricar matérias-primas até aquelas responsáveis pela fabricação do produto final.

É por essa razão que a indústria da moda também é muito associada ao setor têxtil. Mas ela não é a única. Todas as empresas que fazem parte de alguma das etapas da cadeia para produção de um item são participantes dessa indústria.

Nova call to action

Quais os principais itens produzidos pelo setor têxtil?

Há uma grande variedade de produtos finais disponibilizados por empresas dentro do setor têxtil. Desde peças de vestuário e artigos para o lar a produtos com aplicações técnicas. Entre os principais, podemos destacar:

  • diversos tipos de tecidos;
  • roupas, calçados e acessórios;
  • utensílios domésticos, como panos e aventais;
  • carpetes, cortinas e tapetes;
  • artigos como toalhas e lençóis;
  • cordas e fios para diversos setores;
  • tecidos para móveis, como sofás e cadeiras;
  • peças de carro, como estofados automotivos.

Todos os itens feitos à base de tecido têm origem no mercado têxtil. As empresas podem ser responsáveis tanto por parte da produção desses itens quanto por toda a cadeia.

Em quais setores o mercado têxtil atua?

Por oferecer uma grande variedade de produtos, o setor têxtil consegue atingir diversos campos associados a peças e tecidos.

No entanto, ele atua principalmente nos segmentos de moda, decoração, mobília e indústria automobilística.

Quais são as etapas da indústria têxtil?

Essa indústria se divide em várias etapas, desde a produção de fibras até a confecção final. No geral, as principais etapas são fiação, tecelagem e acabamento.

Para que você possa entender melhor, vamos mostrar os principais processos dessa indústria:

  • fiação: a transformação de fibras — naturais ou sintéticas — em fios envolve o processamento das matéria-primas apropriadas para o uso têxtil;
  • tecelagem: etapa da fabricação dos tecidos, que corresponde ao entrelaçamento em telas feito no tear — ou então, à malharia, que é a formação de laços feita com agulhas;
  • acabamento: operações que conferem ao produto propriedades específicas e podem envolver estamparia, lavagem e tintura, por exemplo;
  • confecção: por fim, a confecção diz respeito a atividades como desenho, gradeamento, encaixe, corte e costura.

Além dessas etapas, há também a logística de armazenamento e chegada desses itens ao público.

Esse último corresponde, portanto, ao momento da distribuição dos produtos, que chegam aos consumidores por meio de lojas físicas, catálogos ou e-commerces.

Um pouco sobre a história da indústria têxtil

A indústria têxtil é uma das mais antigas do mundo, com raízes na pré-história. Naquela época, as pessoas usavam a pele e o pelo de animais para se proteger do frio e cobrir suas feridas.

Entre as documentações mais antigas, o algodão, a lã, a seda e o linho eram usados como material para a confecção de tecidos no Egito, por exemplo.

Com o tempo, as pessoas aprenderam a tecer os pelos dos animais em fibras para criar tecidos mais resistentes, e essa indústria nasceu.

Nos séculos seguintes, ela evoluiu rapidamente, passando da produção manual de tecidos para a fabricação em larga escala. E isso se tornou possível depois da revolução industrial.

Em 1733, o britânico John Kay inventou a lançadeira voadora, que acelerou o processo de tecelagem e gerou fiandeiras mais rápidas, capazes de alimentar os velozes teares.

Isso impactou fortemente no desenvolvimento do sistema de fiação. No começo do século 19, foi criado o primeiro tear mecânico. Assim, muitas tecnologias têxteis surgiram para dar vez a processos mais ágeis.

Por essa razão, com as décadas, o aumento do volume da produção fez com que os tecidos e roupas finais fossem se tornando menos caros.

Hoje, ela conta com sistemas quase ou totalmente automáticos. Além disso, está presente em diversos aspectos da vida moderna, desde as roupas que vestimos e até os assentos dos aviões.

O papel da indústria têxtil na economia

O mercado têxtil é uma das principais no mundo. Estamos falando do segundo maior setor na indústria global de bens de consumo, que perde apenas para a automotiva.

Seu grande papel está na geração de empregos e de renda. Somente no Brasil, em 2021, de acordo com a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) foram 1,36 milhões de empregados diretos.

Além disso, contando com os indiretos e efeito renda, tem-se mais de 8 milhões, dos quais 60% são de mão de obra feminina.

O setor têxtil é, ainda, o 2º maior empregador da indústria de transformação no país. No entanto, o impacto econômico vai muito além do Brasil.

De acordo com dados do Banco Mundial, no planeta, a força de trabalho global é estimada em 3,4 bilhões de pessoas. Ou seja, a cada oito pessoas, uma está envolvida no setor têxtil ou na moda.

Ao nos referimos a valores, a nível global, o tamanho do mercado têxtil foi avaliado em US$993,6 bilhões em 2021, segundo o relatório do Grand View Research.

Juntamente a isso, a expectativa é que esse mercado cresça a uma taxa anual composta de 4%, de 2022 a 2030.

E, entre os grandes representantes, a Ásia e o Oceano Pacífico respondem por uma participação significativa no mercado futuro, além de terem tido mais de 48% da receita global em 2021.

Qual o impacto ambiental dessa indústria?

Como tem grande importância para a economia mundial, os impactos ambientais desse mercado também são bastante significativos. Entre os principais efeitos que ele tem no meio ambiente, podemos destacar:

  • poluição devido a elevada quantidade de CO₂ produzida;
  • grande consumo de água e grande demanda energética;
  • produtos químicos que geram a contaminação do ar, da água e do solo;
  • grandes quantidades de resíduos não recicláveis.

Todos esses efeitos causados por essa indústria, no entanto, dependem do tipo de fibra têxtil produzida, que faz parte da primeira etapa do processo. Dessa forma, a intensidade do problema vai variar de acordo com isso.

Indústria têxtil: dúvidas frequentes

Sobre o universo têxtil e sua produção, ainda existem muitas perguntas a serem respondidas. A seguir, vamos trazer algumas das dúvidas frequentes relevantes para esse tema. Acompanhe!

Quais são as principais matérias-primas da indústria têxtil?

Entre as principais matérias-primas da indústria têxtil, podemos destacar:

  • algodão (fibra natural);
  • lã (fibra natural);
  • seda (fibra natural);
  • viscose (fibra sintética);
  • tencel (fibra sintética);
  • linho (fibra natural);
  • poliéster (fibra sintética).

Quais equipamentos são essenciais para a indústria têxtil?

Os equipamentos para indústria têxtil são muitos, e cada um deles é responsável por uma etapa distinta. Veja alguns dos principais:

  • cardas: responsável fazer a cardagem, associada ao tratamento da fibra a ser utilizada na fabricação de fios;
  • bobinadeiras: equipamento que forma bobinas de fios com uma quantidade bem maior desses fios em relação ao processo anterior;
  • máquina de fiação: é o equipamento que vai produzir fio propriamente dito, podendo ser tanto convencional como de anel;
  • teares: máquina usada para tecer — transformar fios em tecidos —, e que pode ser tanto manual como automática;
  • máquina de costura: elemento usado para unir ou prender partes de tecidos (ou outros materiais flexíveis).

Qual a maior indústria têxtil do mundo?

Como falamos, a Ásia e o Oceano Pacífico são as regiões com maior força no mercado têxtil. 

Mas, quando o assunto são empresas, alguns dos principais players que operam no mercado têxtil, segundo o Grand View Research de 2021, são:

  • BSL Ltd;
  • INVISTA Srl;
  • Lu Thai Textile Co. Ltd;
  • Paramount Textile Ltd;
  • Paulo de Oliveira, S.A;
  • Successori REDA S.p.A;
  • Shadong Jining Ruyi Woolen Textile Co. Ltd;
  • Sinopec Yizheng Chemical Fibre Company Ltd;
  • China textiles Ltd;
  • Rhodia SA.

Como funciona a logística na indústria têxtil?

A logística no mercado têxtil está associada ao armazenamento e transporte de peças, tecidos e produtos.

E, para que essas etapas sejam bem elaboradas, o funcionamento da logística passa pela preocupação com alguns pontos.

Entre eles, podemos destacar o equilíbrio dos níveis de estoque, a alta frequência de transporte, a grande variedade de produtos e a estrutura específica para armazenamento.

Muitas vezes, essa parte da cadeia costuma ser terceirizada, como forma de reduzir custos e focar no core business da empresa.

Quais são as tendências para esse setor nos próximos anos?

Assim como muitos outros setores, o têxtil também está em transformação para a indústria 4.0. Mas o que isso significa?

Nesse momento, ela se destaca pela maior conectividade, dados e poder computacional, a presença da inteligência artificial nos processos e, claro, a engenharia avançada.

No entanto, enquanto estávamos falando de tecidos, a presença humana ainda é muito necessária.

Ainda assim, é necessário ressaltarmos o impacto da tecnologia sobre este mercado nos últimos anos:

  • sustentabilidade: a tecnologia têxtil tem sido um caminho para redução dos impactos ambientais, por exemplo, por meio de fibras e tecidos reciclados;
  • nanotecnologia: o uso de tecidos inteligentes para a confecção de roupas também tem crescido, como roupas com proteção dos raios UV;
  • impressão digital: a impressão de peças têm sido usada para reduzir o gasto de tintas e entregar resultados mais ágeis;
  • alfaiataria virtual: a aplicação de tecnologias para escanear o corpo de uma pessoa e tornar mais fácil a customização de uma peça também é uma tendência.

A importância da tecnologia na indústria têxtil

Com a tecnologia, o segmento têxtil consegue atender às novas demandas do mercado de forma rápida e eficiente. E é por isso que a tecnologia marca o futuro da indústria têxtil. 

Mas a participação de soluções dentro desse mercado acontece de muitas formas, principalmente quando estamos falando de um negócio.

Isso significa que não adianta apenas investir em máquinas e técnicas diferenciadas se a própria operacionalização da cadeia têxtil não é bem gerenciada.

Seja no setor de questões fiscais, de finanças, de contabilidade, de pessoas ou de compras, há muitos processos que precisam de atenção.

É por essa razão que softwares de gestão para demandas operacionais de todas as etapas da cadeia produtiva da moda, por exemplo, são fundamentais para tornar esse processo mais ágil.

TOTVS Moda

Quando se tem uma empresa têxtil ou de moda, é preciso contar com ferramentas tecnológicas completas. E com uma elevada competitividade, é necessário ter uma boa gestão entre os diversos elos das cadeias produtivas, da indústria até o varejo.

O TOTVS Moda é uma solução especializada da TOTVS para a cadeia da produção têxtil. Trata-se de um sistema robusto, capaz de atender à demanda das empresas em todas as etapas da cadeia, da tecelagem à comercialização.

Além disso, é contratado exclusivamente por assinatura e roda em nuvem. Ou seja, não exige grande investimento em infraestrutura de tecnologia!

Que tal conhecer mais sobre o TOTVS Moda e melhorar sua gestão na cadeia têxtil?

https://youtu.be/OmYP6UnV0ZU

Conclusão

Como você pôde ver ao longo do texto, a indústria têxtil é um dos setores de maior expressão no mundo.

Entre seus principais impactos, sem dúvida, está a força na geração de empregos e crescimento econômico.

A tecnologia tem um grande papel nesta indústria, pois permite que os produtos sejam fabricados de forma mais eficiente e sustentável, reduzindo questões nocivas ao meio ambiente.

No entanto, a preocupação em trazer a tecnologia para o seu negócio deve ir também para a gestão dele. E contar com uma solução como o TOTVS Moda vai fazer toda a diferença.

E, se você quer aprender ainda mais sobre o setor têxtil, leia também sobre como organizar uma confecção de roupas!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.