Smart POS: saiba como funciona, funcionalidades e vantagens

Equipe TOTVS | 19 outubro, 2023

Você já ouviu falar em Smart POS? É um sistema que permite que você aceite pagamentos com cartão de crédito ou débito, sem precisar de uma maquininha tradicional. 

Ele pode ser instalado no celular ou tablet e conectado a um leitor de cartões via bluetooth. Com ele, você pode vender seus produtos ou serviços de forma rápida, fácil e segura. 

Mas o que o Smart POS tem de tão especial? Como ele funciona? Quais são as principais funcionalidades que ele oferece? Quais são as suas vantagens?

Para responder a todas as suas perguntas, elaboramos este artigo. Por isso, acompanhe e entenda tudo sobre o assunto!

O que é Smart POS?

Smart POS significa máquina de cartão inteligente, por causa da diversidade de funções que ele pode proporcionar, inclusive fazer emissão de notas fiscais.

Trata-se de um aplicativo que atua como um PDV e faz transações com cartões de crédito e débito. Ele funciona em Android e IOS e pode ser utilizado em máquinas como MercadoPago e Moderninha, por exemplo.

Com ele, é possível administrar o estoque de vendas, organizar o fluxo de caixa e registrar as vendas com mais facilidade.

Como funciona o Smart POS?

Para utilizar o Smart POS, é preciso criar uma conta depois de baixar o aplicativo, informando alguns dados. Depois disso, já é possível conferir as suas funcionalidades, criar o catálogo de produtos e verificar as vendas.

Ele pode ser utilizado de maneira offline, e as informações são sincronizadas automaticamente quando estiver em contato com a conectividade, o que possibilita que os registros possam ser feitos mesmo sem acesso à internet.

Além disso, ele tem quatro tipos de planos diferentes, inclusive uma versão gratuita. Confira a seguir quais são eles:

  • Grátis: é ideal para quem está começando e deseja cadastrar os produtos e clientes, além de registrar e gerar históricos de vendas.
  • Smart: perfeito para quem quer integrar todas as informações, como contas a pagar e receber, além de incluir tudo que está no plano grátis.
  • Essencial: contempla todas as funcionalidades do plano Smart e ainda disponibiliza uma versão para PC que pode ser integrada com o smartphone.
  • Premium: é o plano completo que possui todas as funcionalidades anteriores e ainda disponibiliza a emissão de notas fiscais.

É importante destacar que ele serve para pequenas e grandes empresas, mas principalmente para quem tem um catálogo de produtos reduzido. 

Isso porque boa parte dele precisa ser registrada de maneira manual, o que pode atrasar o registro de empresas que têm uma grande demanda e vários produtos.

Quais são as principais funcionalidades do Smart POS?

O Smart POS tem as seguintes funcionalidades:

  • cadastrar clientes e produtos;
  • registrar e ver o histórico de vendas;
  • identificar períodos de maior faturamento;
  • fazer o cadastro de comissões para os vendedores;
  • emitir boleto;
  • fazer integração com diversos meios de pagamentos;
  • controlar seu estoque;
  • emitir notas fiscais;
  • gerar relatórios de vendas;
  • fazer a inclusão de catálogo online com fotos;
  • fazer a integração com várias máquinas de cartão;
  • incluir descontos temporários nos valores dos produtos;
  • acompanhar o fluxo de caixa.

Por que usar o sistema Smart em uma máquina de cartão?

sistema smart de pagamentos

Você sabia que no primeiro trimestre de 2022 foram transacionados aproximadamente R$758,6 bilhões via cartão? É o que mostram dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs)?

Isso deixa claro como utilizar um sistema Smart em uma máquina de cartão é fundamental para impulsionar as vendas. Sendo assim, separamos aqui as principais vantagens de investir nisso. Confira:

Inserção de diversos recursos no sistema

O sistema Smart é uma solução integrada que oferece diversos recursos para facilitar o seu dia a dia e aumentar as suas vendas.

Com ele, é possível fazer a inserção de vários recursos no sistema e automatizar vários processos, como o Smart Pay (aplicativo que permite receber pagamentos online, entre outras funcionalidades).

Geração de uma nova fonte de receita

Com o sistema Smart, é possível oferecer serviços adicionais aos seus clientes, como recarga de celular, pagamento de contas, venda de créditos para jogos e aplicativos, entre outros. Assim, você aumenta o seu faturamento e fideliza os clientes.

Mobilidade na cobrança do pagamento

O sistema Smart funciona com conexão Wi-Fi ou 3G/4G, o que permite que você leve a máquina de cartão para onde quiser. Assim, é possível atender os seus clientes em domicílio, em eventos, em feiras, ou em qualquer lugar que precisar. 

Além disso, ele aceita as principais bandeiras de cartão de crédito, débito e voucher.

Impressora embutida

O sistema Smart possui uma impressora térmica integrada, que permite imprimir o comprovante de pagamento na hora, sem precisar de papel ou tinta. Você também pode enviar o comprovante por e-mail ou SMS para o seu cliente, se preferir.

Facilidade na utilização

Ele é muito simples e intuitivo de usar, pois basta baixar o aplicativo Smart no seu celular ou tablet, conectar a máquina de cartão via Bluetooth, e pronto. Agora é só começar a vender e gerenciar as suas vendas pelo aplicativo. 

Também é possível acessar o portal Smart pelo seu computador, onde você pode consultar relatórios, extratos, gráficos e outras informações sobre o seu desempenho.

Redução do tempo de espera

Com o sistema Smart, você agiliza o processo de pagamento dos clientes, pois a transação é feita em segundos. 

Além disso, também é possível evitar filas e congestionamentos na sua loja ou estabelecimento, pois pode atender vários clientes ao mesmo tempo, com diferentes máquinas de cartão.

Melhora na experiência do cliente

Com o sistema Smart, você oferece mais comodidade, segurança e praticidade aos seus clientes. Além disso, pode personalizar o atendimento, enviando mensagens de agradecimento, promoções, lembretes e outras comunicações pelo aplicativo. 

Também pode receber avaliações e feedbacks deles pelo sistema Smart, o que ajuda a melhorar o seu serviço e a sua reputação.

Redução de custos operacionais

Com ele, é possível economizar em vários aspectos. Assim, não precisa pagar aluguel ou taxa de adesão pela máquina de cartão e nem comprar papel ou tinta para a impressora.

Você paga apenas uma taxa fixa por cada venda realizada, sem mensalidade ou anuidade. Além disso, tem acesso a taxas competitivas e transparentes para as vendas no crédito à vista ou parcelado.

Para que tipo de empresa essa solução é indicada?

O Smart POS é ideal para empresas que querem um equipamento que tenha várias funções e não somente os processos de cobranças. 

Pois, com ele é possível gerenciar diversas operações como o atendimento ao cliente e o controle de estoque.

Como usar o Smart POS?

sistema de pagamento smart pos

Para usar o Smart POS, você precisa seguir os seguintes passos:

  1. Baixe o aplicativo do Smart POS na loja de aplicativos do seu celular ou tablet. Ele é gratuito e compatível com Android e iOS.
  2. Acesse o Smart POS e ative o Bluetooth do seu celular ou tablet. Depois, aparecerá os dispositivos disponíveis para parear. Toque no nome dele e digite o código PIN que aparece na tela do leitor.
  3. Após isso, já é possível começar a vender! Basta inserir o valor da venda no aplicativo, escolher a forma de pagamento (crédito ou débito) e pedir para o cliente inserir o cartão no leitor. O Smart POS vai ler os dados do cartão e solicitar a senha do cliente. Depois, ele vai processar a transação e mostrar se foi aprovada ou não.
  4. Se a venda for aprovada, você pode escolher como enviar o comprovante para o cliente: por e-mail ou SMS. Para isso, basta digitar o endereço de e-mail ou o número de telefone do cliente e tocar em enviar. O cliente vai receber o comprovante na hora, sem papel e nem impressora.

Percebeu como é fácil usar o Smart POS? Depois de seguir o passo a passo, é possível acompanhar as vendas no menu do aplicativo e ver o histórico de transações, o saldo disponível, o extrato bancário e os relatórios de vendas por período, produto ou categoria. 

Também pode controlar seu estoque, cadastrando seus produtos e suas quantidades no aplicativo. Assim, você sabe quando precisa repor algum item ou fazer uma promoção.

Ele é seguro, prático e moderno que facilita a sua vida e a dos seus clientes, oferecendo uma experiência de compra rápida e fácil. 

Afinal, o Smart POS é bom?

Como você pode ver, o sistema Smart é uma solução completa para o seu negócio. Com ele, você pode aumentar as suas vendas, reduzir os seus custos e satisfazer os seus clientes. 

Ele possibilita a praticidade nas vendas, além de ser muito fácil de usar e de configurar. 

O Smart POS também possui um sistema de criptografia que protege os dados dos cartões e das transações. Por isso, não precisa se preocupar com fraudes e clonagens. 

O aplicativo também tem um código PIN que pode ser usado para bloquear o acesso ao leitor em caso de perda ou roubo.

TOTVS TEF

Agora que você já aprendeu tudo sobre o Smart POS, que tal conhecer um sistema que facilitará as rotinas administrativas da sua loja?

O TOTVS TEF é integrado às soluções de PDV da TOTVS,e funciona como um terminal de pagamentos flexível e de fácil operação. 

O sistema roda 100% em nuvem! Não exige a instalação em servidores próprios, nem estruturas rebuscadas de tecnologia. Você só precisa de um terminal de computador, de um pinpad e de conexão à internet para começar a vender. 

A configuração da solução é fácil, e ela conta com criptografia PCI homologada, para garantir mais segurança ao processar os pagamentos. Na prática, o TOTVS TEF oferece um controle mais efetivo e seguro da entrada de pagamentos.

Conheça agora mesmo o TOTVS TEF!

Conclusão

Já deu para perceber que o Smart POS é uma ferramenta que facilitará a gestão das suas vendas, bem como o controle delas e a emissão de notas fiscais para as operações que precisarem, não é mesmo?

Por isso, para utilizá-lo é recomendado estudar todos os planos e verificar aquele que mais será útil na sua empresa e atenderá às suas necessidades.

Que tal aprender ainda mais com os conteúdos em nosso blog? Recomendamos a leitura do nosso guia sobre customer experience!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.