Economia da recorrência: o que é, benefícios e mais!

Com a crescente presença online de empresas dos mais variados segmentos, novas formas de fazer negócios foram criadas. Entre elas, a economia da recorrência tem ganhado destaque. Esse modelo de vendas por assinatura apresenta inúmeras vantagens, tanto para as empresas quanto para os consumidores. Por isso, vem sendo amplamente adotado por muitos negócios, especialmente no …

Equipe TOTVS | 10 janeiro, 2023 - Atualizado em 12 janeiro, 2023

Com a crescente presença online de empresas dos mais variados segmentos, novas formas de fazer negócios foram criadas. Entre elas, a economia da recorrência tem ganhado destaque.

Esse modelo de vendas por assinatura apresenta inúmeras vantagens, tanto para as empresas quanto para os consumidores.

Por isso, vem sendo amplamente adotado por muitos negócios, especialmente no setor de soluções tecnológicas. 

Para se ter uma ideia, um relatório da Lineup mostrou que o mercado movimenta US$650 milhões atualmente e deve aumentar em mais de 100% até 2025.

Quer saber mais sobre a economia recorrente? Então, siga a leitura para entender esse modelo de negócio que vem conquistando o mercado!

O que é economia da recorrência?

A economia da recorrência é um sistema de negócios baseado no fornecimento de acesso a produtos e serviços, com faturamento periódico por meio de um método de assinatura. 

Este tipo de pagamento permite que as empresas ofereçam a seus clientes uma gama de opções de compra de bens ou serviços com maior flexibilidade, conveniência e programas de recompensa por fidelidade.

Também conhecido como modelo de assinatura ou subscription economy, o conceito não é tão novo. Antigamente, era muito utilizado por empresas de mídia impressa – as assinaturas de revistas e jornais, por exemplo.

Entretanto, foi com a chegada da era digital que o modelo realmente se fortaleceu.

Nos últimos anos, o sistema ganhou mais destaque com as plataformas de streaming, que abriram espaço para que o método pudesse ir além do mercado de entretenimento.

Hoje, o modelo de pagamento recorrente pode ser aplicado a inúmeras outras indústrias, como transporte, comércio eletrônico, saúde e até mesmo seguros. 

Como funciona esse modelo de negócio?

A economia da recorrência depende, basicamente, de um sistema de pagamento automatizado. De maneira geral, o sistema é simples de entender: o cliente paga um valor mensal e tem acesso às soluções da empresa.

Na prática, todo esse processo acontece de maneira automatizada. Isto significa que, uma vez que um cliente tenha se inscrito para o serviço, ele será automaticamente cobrado a cada período de faturamento.

Um grande exemplo desse modelo de negócio é a Netflix, plataforma de streaming que chegou ao Brasil em 2011. 

O sistema é muito prático: basta se cadastrar na plataforma, escolher um plano, selecionar um método de pagamento e pronto.

Com a assinatura, você tem acesso a um amplo catálogo de filmes e séries por um valor mensal, debitado automaticamente pela empresa no método escolhido por você.

Hoje, a Netflix já alcança os mais de 2,4 milhões de assinantes, conforme divulgado em matéria da CNN.

Os benefícios da economia da recorrência

As vantagens deste sistema vão desde a redução de custos em relação aos modelos tradicionais de vendas, com maior controle sobre os pagamentos, até a redução do atrito do cliente devido aos programas de fidelidade e maior conveniência.

Para compreender melhor todos os benefícios da economia da recorrência, vamos falar sobre como o modelo agrega tanto no dia a dia das empresas quanto nos hábitos de consumo do público.

Para empresas

Para as empresas, o modelo de economia da recorrência traz benefícios financeiros, operacionais e de gestão, além de contribuir para fortalecer o relacionamento com o cliente.

Confira, a seguir, as vantagens que o sistema de pagamento recorrente pode trazer para o seu negócio.

Previsibilidade do faturamento

A previsibilidade do faturamento talvez seja a maior vantagem da economia de recorrência. Como a empresa tem mais ferramentas para saber a média de assinantes no próximo mês, fica mais fácil determinar a receita futura com maior assertividade.

O sistema recorrente permite calcular essa receita com base nos clientes ativos e na taxa de cancelamento, garantindo um fluxo de caixa mais estável.

Esse é um ponto muito positivo para o planejamento financeiro do negócio, uma vez que é possível obter relatórios mais concretos.

Com isso, as chances de ter problemas inesperados, como oscilações muito grandes no faturamento ou falta de verbas, é reduzida.

Diminuição da inadimplência

Como o pagamento do modelo de economia da recorrência costuma ser automático, o número de clientes inadimplentes tende a cair.

O método automatizado de pagamentos recorrentes garante mais praticidade aos consumidores, evitando esquecimentos, atrasos e débitos. 

A previsibilidade do faturamento também contribui para evitar esse problema que afeta muitas empresas. 

Segundo dados divulgados pelo Serasa no Mapa de Inadimplência, 69 milhões de brasileiros têm o nome restrito. 

Contar com um modelo que permite driblar essa dificuldade e evitar prejuízos para o negócio, como é o caso da economia da recorrência, faz toda a diferença para a saúde financeira da empresa.

Custos mais baixos

Com este sistema, as empresas podem reduzir custos em comparação com os modelos tradicionais de vendas enquanto têm mais controle sobre os pagamentos. 

Isto permite que elas se concentrem em fornecer serviços ou produtos de qualidade em vez de se preocuparem com a forma como serão pagas. 

O fato de que a manutenção dos consumidores custa menos do que a atração de clientes também contribui para a redução do CAC, o Custo de Aquisição de Clientes, uma das principais métricas do varejo.

Eficiência nas operações

As empresas que utilizam o sistema de economia da recorrência podem ter acesso a uma análise detalhada dos dados dos clientes.

Isso pode ajudar a adaptar ainda mais seus produtos e serviços para atender às necessidades do público, aumentando a eficiência nas operações e a assertividade nas campanhas. 

Junto a isso, a previsibilidade das vendas facilita a gestão operacional, tanto em relação ao controle de estoque e logística quanto em ações mais estratégicas.

Escalabilidade

Muito além de garantir vendas recorrentes, esse modelo de negócio também permite aumentar essas vendas, trazendo escalabilidade para a empresa.

Quanto mais satisfeito com os serviços prestados, maiores são as chances de o consumidor investir mais nas suas soluções. 

Dessa forma, é possível aumentar o ticket médio da empresa com ofertas personalizadas para o seu público – além de, é claro, manter a fidelização do cliente.

Maior fidelização dos clientes

Os programas de fidelidade podem ajudar a reduzir o atrito do cliente, promovendo a retenção por meio de descontos e recompensas para os consumidores que compram com maior frequência.

Uma consequência disso é a redução de custos, já que manter o relacionamento com clientes exige um investimento menor do que as ações para atrair novos consumidores.

Nova call to action

Para consumidores

Para os usuários, o sistema de assinatura traz praticidade e fornece diversos benefícios que os modelos tradicionais de negócio não conseguem garantir. Isso fortalece a relação entre marca e consumidor.

Além de uma experiência diferenciada e mais exclusiva, confira outras vantagens do modelo de economia recorrente para os clientes a seguir.

Valor atrativo da mensalidade

Uma das principais vantagens da economia da recorrência para o consumidor é o valor das assinaturas, que costuma ser bem mais atrativo do que as compras individuais.

Além do acesso aos serviços por um preço menor, a empresa também pode oferecer outros benefícios exclusivos ao cliente, como descontos em produtos selecionados e programas de fidelidade, por exemplo.

Essa é uma prática muito comum nos sistemas de assinatura, aplicada exatamente para atrair mais consumidores. No final, todos ganham: a empresa aumenta a fidelização de clientes e os usuários conseguem economizar. 

Prestação facilitada do serviço

Ao optar por um modelo de assinatura, o cliente tem acesso à prestação de serviços otimizada, muito mais simples e prática do que o modelo convencional de vendas.

Isso porque as atualizações desses serviços costumam acontecer de maneira automática, assim como o pagamento. 

Outro ponto positivo é que o consumidor conta com um suporte especializado e ferramentas exclusivas por valores mais acessíveis. 

Comodidade

A praticidade do pagamento recorrente é um dos grandes atrativos para os consumidores. Depois de assinar o serviço, não há necessidade de se preocupar com pagamentos ou compras à parte.

O acesso é disponibilizado de forma automática e as cobranças são realizadas mensalmente também de maneira totalmente automatizada. 

Além disso, o processo de cancelamento desses serviços costuma ser bem menos burocrático, trazendo maior liberdade ao consumidor. O mesmo vale para o processo de upsell.

Caso o cliente queira mudar para um plano mais completo, a transição também é simples e normalmente pode ser feita diretamente na plataforma da empresa, sem a necessidade de entrar em contato com um atendente, por exemplo.

Exemplos de empresas que trabalham com recorrência

Além da Netflix e outras plataformas de streaming que surgiram depois, como a Amazon Prime Video e a Disney+, o modelo de economia da recorrência ampliou seus horizontes para segmentos variados do mercado.

De transporte a bebidas, é possível encontrar uma diversidade de serviços por assinatura atualmente, com opções para todos os gostos, idades e bolsos.

Entre os principais exemplos, podemos citar as seguintes empresas que se destacam na economia da recorrência:

  • Tembici: empresa brasileira que já se espalhou por outros países da América Latina, oferecendo o acesso a bicicletas por assinatura em diversas cidades;
  • Adobe: seguindo o modelo de SaaS (Software as a Service), a Adobe oferece seus serviços de edição e design gráfico em quatro planos, com opções especiais para empresas;
  • Playstation e Xbox: gigantes do mercado de games, as duas marcas trabalham com economia da recorrência para disponibilizar acesso a download de jogos e títulos na nuvem;
  • TAG Experiências Literárias: clube de assinatura de livros, que entrega aos clientes uma seleção de obras a cada mês. Outra empresa que segue essa ideia é a Leiturinha, voltada ao público infantil;
  • Spotify e Deezer: ao lado dos streamings de audiovisual, temos as plataformas de música que também funcionam sob o sistema de pagamento recorrente, como o Spotify e a Deezer, que estão entre as mais conhecidas;
  • Dollar Shave Club: fundado na Califórnia, o programa de assinatura oferece lâminas de barbear e produtos de higiene para o público masculino. No Brasil, o Home Shave Club, da Dr. Jones, tem essa mesma proposta;
  • Clube Wine: para os amantes de vinho, o Clube Wine entrega uma WineBox mensal na casa dos assinantes com rótulos selecionados com base nas preferências do cliente. Há ainda a opção de personalizar a caixa na modalidade WineYou.

Qualquer empresa pode adotar o modelo de economia recorrente?

De maneira geral, qualquer empresa pode se adaptar ao modelo de economia da recorrência. Vimos acima exemplos bem-sucedidos em segmentos diversificados.

Entretanto, é importante avaliar se o sistema realmente agrega valor à relação entre a empresa e o consumidor.

Com a mudança nos hábitos de consumo, o cenário torna-se promissor para esse modelo de negócio, mas ele pode ser mais vantajoso para algumas empresas do que para outras.

Empresas que trabalham com prestação de serviços, por exemplo, costumam se encaixar muito bem neste modelo, pois podem criar programas de assinatura que oferecem acessos exclusivos às suas soluções.

Já as marcas que atuam com a venda de produtos físicos, como roupas, cosméticos e livros, podem explorar a economia de recorrência de outra forma.

É possível oferecer uma assinatura que garanta o acesso mensal a um box exclusivo de produtos e lançamentos, por exemplo.

Ou ainda, como vimos no exemplo da Tembici, empresas de transporte podem oferecer acesso rápido e prático a sistemas de aluguel de bicicletas, patinetes elétricos ou até mesmo carros.

O que levar em conta antes de investir na economia da recorrência?

Antes de investir na economia recorrente, há algumas considerações que as empresas devem levar em conta. 

O ponto principal é entender que a solução vendida deve ter potencial para fidelizar o consumidor. Afinal, essa é a base do sistema de assinatura.

Neste modelo de negócio, o cliente não faz compras individuais, em períodos espaçados e indeterminados. Aqui, a relação é contínua e existe uma previsibilidade de receita.

Isso significa que você precisa ter uma infraestrutura adequada para atender às demandas mensais, disponibilizando uma experiência condizente com o valor cobrado pela assinatura.

Para ajudar a entender se o modelo se encaixa no seu negócio, separamos alguns pontos que devem ser considerados:

  • infraestrutura disponível para trabalhar com esse modelo de negócio;
  • Possibilidade de realizar o processo de maneira sustentável;
  • Relevância do serviço de assinatura para o seu público;
  • Necessidade da solução no médio e longo prazos;
  • Retorno financeiro e valor da relação comercial.

Dicas para iniciar no modelo de economia da recorrência

As empresas devem ter um bom entendimento de sua base de clientes e preferências, bem como estabelecer estratégias adequadas de marketing e comunicação para alcançar bons resultados com a economia da recorrência.

Para ser bem-sucedido neste modelo de negócio, é preciso ter certeza de que se está otimizando o uso da tecnologia a fim de obter o máximo de seus investimentos. 

Diante disso, separamos algumas dicas para ajudar na implementação deste sistema de serviço por assinatura que se consolida cada vez mais no mercado. Confira a seguir!

Faça um mapeamento da empresa

Para as empresas que desejam mudar o seu negócio para o modelo de economia da recorrência, é necessário, antes de qualquer coisa, colocar em prática um mapeamento. 

Compreender as particularidades e características da sua empresa, além de analisar quais são as necessidades do mercado consumidor em que os seus itens e serviços estão inseridos, é fundamental.

É preciso ter em mente que a sua mercadoria ou serviço deve apresentar uma demanda. Além disso, o seu negócio deve estar preparado para fornecer uma experiência de qualidade aos usuários.

Portanto, avalie a infraestrutura disponível, o momento financeiro do negócio e estude os benefícios que a oferta de serviços por assinatura podem realmente trazer para a sua marca.

Pesquise sobre o mercado

Como vimos, basicamente, toda solução que pode ser consumida com frequência ou no longo prazo tem potencial para se adaptar à economia de recorrência. 

Entretanto, é essencial entender o mercado antes de aplicar o modelo de negócio por assinatura.

Para isso, busque avaliar os concorrentes, entender os hábitos de consumo dentro do seu segmento e estudar estratégias que diferenciam o seu negócio no mercado. 

Além disso, aprofunde seu conhecimento na economia da recorrência para desenvolver estratégias assertivas e mais eficientes. 

Quanto mais você entende sobre o assunto, mais fácil é implementá-lo e mais suave é a transição. Deste modo, maiores são as chances de os resultados desejados serem alcançados.

Precifique corretamente seu produto/serviço

A precificação do seu produto ou serviço é o que vai definir o lucro gerado por cada consumidor, por isso deve ser determinada com calma e atenção.

Dedique um tempo para analisar quais são os valores ideais para manter um equilíbrio nas vendas e aumentar a taxa de conversão.

Para isso, é importante considerar as seguintes informações:

  • disponibilidade financeira do seu público-alvo para consumir a solução;
  • gasto médio para oferecer o produto ou serviço;
  • valores praticados pela concorrência.

Existem diversos modelos de precificação, como preço fixo mensal, assim como planos criados com base nos perfis identificados no público ou por camadas, oferecendo várias possibilidades de assinatura. Avalie o que é mais vantajoso para o seu negócio e para seus clientes.

Ofereça um serviço de muita qualidade

Como o sistema de contratação e cancelamento é bem simples no modelo de economia da recorrência, o consumidor deve estar em primeiro lugar, e o atendimento é um grande diferencial para promover a fidelização.

Manter a satisfação do cliente é uma prioridade nesse modelo de negócio, pois sem isso as taxas de cancelamento podem ficar acima da média de usuários ativos e, com isso, sua empresa tem um prejuízo. 

Portanto, ofereça uma experiência diferenciada, atendimento de qualidade e busque aprimorar suas soluções para atender cada vez melhor às necessidades dos clientes.

Atente-se às métricas de desempenho

Acompanhar os resultados é tão importante quanto desenvolver estratégias. Para isso, utilizam-se as métricas e, na economia da recorrência, alguns KPIs de desempenho se destacam:

  • Ticket médio: métrica que indica o valor médio que os consumidores pagam pelo seu serviço;
  • Churn rate: é a taxa de rotatividade do negócio, que ajuda a medir a quantidade de clientes que cancelaram o serviço;
  • MRR (Monthly Recurring Revenue): indica o valor recebido mensalmente pelas assinaturas, chamado de receita recorrente mensal;
  • CAC: como vimos, esse é o Custo de Aquisição de Cliente, ou seja, refere-se aos gastos com ações para conquistar novos consumidores;
  • NPS (Net Promoter Score): indicador que acompanha o nível de satisfação dos usuários, com base nas chances de indicação do seu serviço a outras pessoas.

Escolha as métricas de acordo com o serviço oferecido e com os objetivos da empresa.

Escolha uma plataforma de pagamento recorrente

Como vimos, a economia da recorrência tem como base o pagamento automático. Todo mês, o valor da assinatura é cobrado de maneira automatizada no método escolhido pelo consumidor.

Este processo de pagamento pode ser feito diretamente pelo cliente, mas também pode ser ligado ao site ou aplicativo da empresa usando qualquer uma das opções disponíveis no mercado. 

Para que isso aconteça sem problemas, é importante contar com uma plataforma de pagamento recorrente eficiente. 

TOTVS Recorrência

A plataforma TOTVS Recorrência é a opção ideal para gerenciar os serviços de assinatura com pagamento recorrente.

Com ela, você pode cadastrar toda a sua carteira de clientes, acompanhar métricas de desempenho e gerenciar planos de vendas, assim como configurar campanhas promocionais e cuidar de toda a parte financeira dos contratos.

O sistema roda 100% online e facilita todo o processo de cobrança, auxiliando a sua empresa a reduzir os níveis de inadimplência e garantindo uma gestão eficiente dos planos.

Conheça todos os benefícios do TOTVS Recorrência!

Conclusão

Enquanto a tecnologia continua a revolucionar o mundo, as empresas devem se adaptar às necessidades de seus clientes e tirar proveito de novos modelos de negócios.

Como vimos, a economia da recorrência é uma das fortes tendências entre esses modelos. O sistema consiste em um método de pagamento recorrente automatizado, funcionando como um plano de assinaturas.

Graças aos benefícios e à praticidade dessa modalidade de serviço, a economia recorrente já é amplamente adotada por empresas de diversos setores.

Ao implementar esse sistema de vendas, as marcas podem reduzir custos, melhorar a satisfação do cliente e ter acesso a uma análise detalhada das preferências do público, oferecendo soluções personalizadas.

Com essas vantagens em mente, não é difícil entender por que o modelo de recorrência de pagamento torna-se cada vez mais popular.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você! Leia também o nosso guia sobre como receber pagamento por cartão de crédito.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.