hiperconectividade

Sua empresa está preparada para a hiperconectividade?

Equipe TOTVS | INOVAÇÕES | 27 julho, 2020

Com a criação da internet e a popularização dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, a era da hiperconectividade se tornou uma realidade. Com mudanças nos comportamentos sociais e de consumo, as empresas também passam por uma mudança.

Não é possível ficar estagnado. É preciso estar preparado e buscar meios de se adaptar, renovando sua forma de pensar e agir nos negócios. Se você quer saber mais sobre a relação do mundo hiperconectado com as empresas, continue a leitura deste artigo!

Como a hiperconectividade age nas empresas?

Falar sobre hiperconectividade implica diretamente discutir sobre a geração de um volume de dados massivo. Pesquisas por produtos, compras on-line, downloads de aplicativos… Tudo isso cria um enorme fluxo de informações.

Ao serem coletados, tratados e analisados de maneira correta, podem gerar oportunidades de negócio muito interessantes, principalmente quando é possível entender os perfis de clientes e as mudanças nos hábitos de consumo dos públicos.

Nesse sentido, tecnologias como o Big Data, Business Intelligence e Internet das Coisas se destacam, com um papel fundamental dentro das organizações, especialmente quando transações financeiras, informações contábeis e fiscais dependem do meio web para se concretizarem.

As obrigações e desafios trazidos pela hiperconectividade

A partir da hiperconectividade, mudanças surgem rapidamente, com novidades entrando e saindo de cena a todo momento. É importante lembrar que a coleta e análise de dados é regulada pela chamada Lei Geral de Proteção de Dados.

A LGPD impõe regras e obrigações para as empresas, ao lidarem com informações pessoais de usuários, além de estabelecer direitos aos portadores dos dados, que devem dar consentimento à captação. Por isso, é fundamental estar atento no cumprimento da legislação.

Entre os principais desafios encontrados pelas organizações, alguns pontos para os quais podemos chamar atenção são:

Mudanças rápidas nos processos

A hiperconectividade está atrelada ao surgimento constante de novas tecnologias que possibilitam a incrementação e melhora nos processos. Naturalmente, para alcançar melhorias, é exigido um tempo de aprendizado.

Estar atento às mudanças e treinar os colaboradores envolvidos são pontos fundamentais para acompanhar a evolução dos processos e não ser passado para trás pela concorrência, além de investir em soluções que atendam às expectativas das inovações.

Análise de dados em tempo real

Analisar dados e contar com essas informações disponíveis para consulta e atualização em tempo real é essencial para obter bons resultados e tomar as melhores decisões sempre.

A criação de relatórios com dados confiáveis permite ao gestor identificar os pontos fortes e os tópicos a serem otimizados. Por mais que a experiência nos negócios tenha grande valor, os riscos são significativamente reduzidos quando se tem o apoio de informações concretas.

Nova call to action

Como usar a hiperconectividade a seu favor?

Por mais que a hiperconectividade possa trazer certa apreensão em um primeiro momento, é importante saber como utilizá-la e, a partir dela, gerar vantagem competitiva para sua organização. Mas como fazer isso? Confira a seguir!

Dê valor à segurança da informação

Um dos pilares na utilização da hiperconectividade é a segurança da informação. A base de dados é considerada um patrimônio da empresa, e não é incomum ser alvo de hackers, que podem provocar um enorme prejuízo para as empresas.

É por isso que a segurança de dados deve ser uma prioridade, evitando ciberataques e vazamentos. Certifique-se de estabelecer uma política que contenha controle de acesso e camadas extras de proteção.

Invista no cloud computing

Ao trazer o cloud computing para seus processos empresariais, é possível contar com uma estrutura tecnológica descomplicada, com mais proteção e facilidade de implantação em relação a sistemas de gestão e outras soluções.

Com softwares hospedados em cloud, os usuários precisam somente de um login, senha de acesso e conexão com a internet, sem a exigência de um espaço físico. Em tempos de hiperconectividade, também é fundamental poder acessar todos os documentos de qualquer dispositivo.

Padronize, otimize e automatize

A hiperconectividade requer velocidade nas tomadas de decisão e no andamento dos processos de cada empresa, visto que os clientes, colaboradores e gestores estão todos inseridos nessa nova forma de se trabalhar e se relacionar.

Tecnologias voltadas para a padronização, otimização e automatização de rotinas são fundamentais para ter sucesso. Documentos perdidos em arquivos físicos, planilhas preenchidas manualmente, colaboradores envolvidos em tarefas maçantes e repetitivas… Tudo isso pode ser muito melhor aproveitado com a implantação de um sistema ERP, responsável por integrar setores e aproveitar melhor os recursos.

Esteja preparado e hiperconectado

Ao longo deste conteúdo explicamos o que é hiperconectividade, como essa nova realidade afeta a rotina das organizações, os desafios e obrigações que impõe, juntamente com as melhores práticas para não somente se adaptar às evoluções, mas tirar o melhor proveito delas.

A TOTVS é referência em tecnologia e inovação, e está pronta para ajudar sua empresa a colher os benefícios que a conectividade traz, com softwares de gestão para empresas de pequeno, médio e grande porte, independentemente do segmento de atuação.

Se você gostou deste conteúdo e quer conhecer mais sobre as funções apresentadas pelos nossos sistemas, saiba como o GED pode transformar sua empresa. Para ficar por dentro de todas as novidades, continue acompanhando o blog da TOTVS e assine também a newsletter, com conteúdos novos enviados diretamente em seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *