Inteligência Artificial: tudo o que você precisa saber

Entender o que é Inteligência Artificial (IA) é essencial para empresas que buscam se modernizar. Trata-se da capacidade de máquinas realizarem tarefas consideradas complexas e próprias para seres inteligentes. Além disso, é um dos mais promissores campos de estudo acadêmico — porque tem um potencial disruptivo sem igual, pois pode impactar a forma que empresas …

Equipe TOTVS | 12 janeiro, 2024

Entender o que é Inteligência Artificial (IA) é essencial para empresas que buscam se modernizar. Trata-se da capacidade de máquinas realizarem tarefas consideradas complexas e próprias para seres inteligentes.

Além disso, é um dos mais promissores campos de estudo acadêmico — porque tem um potencial disruptivo sem igual, pois pode impactar a forma que empresas e a sociedade operam.

E não se engane: a IA vai muito além da automação mecânica, englobando processos cognitivos e a capacidade de aprendizado.

Hoje, existem contornos mais claros sobre o tema. Soluções como o ChatGPT demonstraram para pessoas e empresas que a IA não se limita a atividades repetitivas, numerosas e manuais, como também àquelas que demandam análise e tomada de decisão.

Nesse guia definitivo, vamos te mostrar tudo sobre esse tema: o que é Inteligência Artificial, como funciona, tecnologias envolvidas, benefícios, riscos e como implementá-la em seu negócio.

Vamos lá? É só continuar a leitura!

O que é a Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial (IA) é um campo da ciência cujo propósito é estudar, desenvolver e empregar máquinas para realizarem atividades humanas de maneira autônoma.

No entanto, é muito mais: envolve o agrupamento de várias tecnologias, como redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado, entre outros que conseguem simular capacidades humanas ligadas ao aprendizado, solução de problemas, compreensão da linguagem e tomada de decisões.

Também está ligada à robótica, ao Machine Learning (Aprendizagem de Máquina), ao reconhecimento de voz e de visão, entre outras tecnologias.

O objetivo geral da IA é criar máquinas que possam operar com o mesmo nível de capacidade cognitiva que os humanos, ou até superá-lo em alguns casos.

Nos últimos anos, a IA emergiu como uma força transformadora em vários setores, revolucionando a forma como as empresas conduzem os negócios.

Ao incorporar a Inteligência Artificial em suas operações, as organizações podem se beneficiar de maior eficiência, melhor tomada de decisões e experiências aprimoradas do cliente.

Hoje, a adoção da IA é uma ação indispensável dentro da rotina corporativa, além de ser um diferencial competitivo importante para se destacar da concorrência.

Como funciona a Inteligência Artificial?

Em sua essência, a IA funciona por meio de uma combinação de algoritmos, dados e computação. É um complexo nó de processos que possibilita às máquinas aprender, se adaptar e tomar decisões baseadas em dados.

Mas veja bem: é impossível determinar um ou dois exemplos de Inteligência Artificial e seu funcionamento.

Existem várias abordagens, incluindo o aprendizado de máquina, aprendizado profundo (deep learning) e processamento de linguagem natural, cada uma com seus métodos e aplicações próprias.

Como surgiu a Inteligência Artificial?

A concepção de algo artificial que simula a inteligência humana, ou algo próximo a isso, tem sido motivo de discussão há muito tempo na história da humanidade. Já a conceituação moderna remonta a meados da década de 1920.

Veja outros acontecimentos considerados como chave para o desenvolvimento do conceito:

  • 1950: No mesmo ano, Alan Turing desenvolveu uma maneira de analisar se um equipamento conseguia se passar por um ser humano durante uma interação por escrito: o teste de Turing;
  • 1956: ocorreu uma conferência no campus da Dartmouth College, onde se reuniram alguns dos citados com outros nomes importantes, como Nathan Rochester e John McCarthy. Esse último batizou a área de Inteligência Artificial. Na conferência, também surgiram alguns eixos que conceituaram e passaram a nortear o campo de pesquisa da IA;
  • 1957: Frank Rosenblatt apresenta o perceptron, algoritmo que funciona como um tipo de rede neural artificial, de uma camada, que classifica resultados. É um classificador linear.
  • 2022: o ChatGPT é lançado e sua arquitetura chama atenção pela capacidade cognitiva e de processamento inteligente. Inicia-se aí uma nova era sobre o uso da IA em tarefas mundanas, sejam elas corporativas ou não.
  • 2023: as ferramentas de IA se multiplicam em uma grande velocidade, trazendo novos tipos de criações, como imagens e voz.

Quais são as tecnologias por trás da Inteligência Artificial?

À medida que o campo da Inteligência Artificial continua a evoluir, várias tecnologias importantes impactam no seu crescimento. Citamos elas anteriormente, mas agora vamos explicá-las para simplificar seu entendimento:

Machine Learning

O aprendizado de máquina é a base para sistemas inteligentes.

Trata-se de uma técnica de análise de dados que automatiza a criação de modelos analíticos.

Essa tecnologia parte da premissa de que sistemas podem aprender com os dados para identificar padrões, tomar decisões informadas e melhorar a si mesmos com o mínimo de intervenção humana.

Com o tempo, isso leva a um desempenho aprimorado em várias tarefas.

As plataformas de machine learning oferecem poder computacional, dados, algoritmos, APIs e outras soluções para projetar, treinar e implantar modelos para máquinas, aplicativos, processos e muito mais.

Deep Learning

O deep learning é o irmão mais novo do machine learning.

Ele utiliza redes neurais artificiais com várias camadas de abstração para se destacar em tarefas de reconhecimento e classificação de padrões — tudo isso baseado em conjuntos de dados.

O processo de aprendizagem ocorre entre suas camadas de neurônios matemáticos, onde as informações são transmitidas de uma camada para a outra.

É um tanto complexo, mas pode ser exemplificado em chatbots de atendimento baseados em IA: eles reconhecem falas, imagens e mesmo voz para proporcionar uma experiência humanizada e eficiente.

Processamento de Linguagem Natural (PLN)

O NLP é a tecnologia que preenche a lacuna entre as máquinas e a linguagem humana.

Esse conceito se concentra em estudar e replicar os processos associados à linguagem humana por meio de software, programação e outras soluções.

Com o NLP, as máquinas podem entender melhor os textos, o que abrange reconhecimento de contexto, extração de informações, resumo e muito mais.

Um exemplo muito presente de NLP hoje em dia é o ChatGPT!

A tecnologia por trás dessa solução é um modelo de IA alimentado por Processamento de Linguagem Natural, capaz de entender, interpretar e gerar a linguagem humana.

Conheça os tipos de Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial, basicamente, visa criar máquinas que simulam o pensamento humano. E sim, essa é uma definição simplificada das coisas.

Afinal, na prática, a IA não funciona de uma única maneira. Existem diferentes tipos de Inteligência Artificial, cada um com seus próprios objetivos e abordagens.

Podemos dividir as principais categorias em: Inteligência de Máquina, Inteligência Humanóide e Inteligência Coletiva.

  • Inteligência de Máquina: o Machine Intelligence se concentra em projetar máquinas capazes de executar tarefas programadas específicas, como reconhecimento de padrões, tomada de decisão lógica ou aprendizado com experiências passadas. O principal objetivo desta categoria é automatizar processos e agilizar as tarefas diárias, levando ao aumento da eficiência.
  • Inteligência Humanóide: já o Humanoid Intelligence trata-se de criar máquinas que imitam facetas (senão todo) comportamento humano. Essas máquinas executam tarefas como conversar, reconhecer rostos ou expressar emoções. A aplicação da Humanoid Intelligence gira em torno do desenvolvimento de interfaces digitais mais humanas e inteligentes em dispositivos, aprimorando a experiência e a interação do usuário.
  • Inteligência Coletiva: essa categoria busca estabelecer redes intrincadas capazes de tomar decisões coletivas. Essas redes consistem em múltiplos agentes inteligentes interconectados que colaboram para resolver problemas complexos. O objetivo é desenvolver sistemas sofisticados que possam tomar decisões coletivas, como em um sistema financeiro inteligente, para otimizar resultados e processos decisórios.

Com os avanços tecnológicos, os limites da tecnologia estão sendo continuamente testados e expandidos, abrindo novas possibilidades para aplicações inovadoras e promissoras.

Agora, vale ressaltar que existem diferentes tipos de IA no que diz respeito às suas características operacionais, incluindo:

Quais são os principais benefícios da Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial é capaz de gerar vantagens para os negócios. Veja algumas das principais adiante!

1. Melhora na tomada de decisão

A IA pode auxiliar na simplificação de processos de análise, especialmente uma empresa que preza pela tomada de decisão baseada em dados, ou data driven.

Isso porque ela é capaz de organizar e conferir maior clareza a dados confusos, os quais dificultam o estabelecimento de estratégias.

Um sistema de Inteligência Artificial pode desenvolver processos que envolvem correlações, regressões, estruturação de análises dos dados gerados etc. que servem de base para executivos tomarem decisões.

Principalmente se estiver vinculada a uma solução de big data, que é capaz de lidar com um gigantesco volume de dados não-estruturados.

2. Comodidade e escalabilidade

Uma solução de IA virtual é capaz de empregar algoritmos para realizar segmentações mais precisas, de modo a sugerir mercadorias sintonizadas com os perfis de consumidores analisados. Isso aumenta as chances de se desenvolver boas estratégias comerciais.

A IA também tem alto nível de replicabilidade de processos, já que os sistemas que a compõem são capazes de realizar as mesmas análises diversas vezes. Isso assegura que qualquer fluxo de trabalho se torne escalável.

A obtenção de informações relevantes de relatórios também pode se tornar mais rápida. Isso porque já há algoritmos de text mining (mineração de textos) capazes de analisar um documento e encontrar informações específicas nele.

Esses fatores geram comodidade, já que são feitos de maneira mais rápida e simplificada pela solução de Inteligência Artificial.

3. Aumento da automação

A IA contribui para automação de atividades lógicas, analíticas e cognitivas, gerando maior velocidade no tratamento de informações. Isso serve como complemento à automação das tarefas físicas, especialmente da produção, que costuma ser propiciada por máquinas robóticas.

4. Redução de erros, de riscos e de custos operacionais

A Inteligência Artificial pode ser empregada no monitoramento de máquinas e sistemas computacionais da empresa.

No caso dos equipamentos, ela pode usar dados de sensores, de câmeras, de registros em softwares de monitoramento, dentre outras fontes.

Em relação aos sistemas, suas informações são provenientes de bancos de dados, de relatórios, de históricos, etc.

Graças aos conteúdos obtidos, ela tem a capacidade de descobrir gargalos, falhas e outros pontos fracos nos processos da empresa, diminuindo erros e aumentando a eficiência operacional. Isso reduz custos e evita dificuldades para as equipes.

Aliás, dá até para realizar previsões sobre eventuais dificuldades, para que a empresa tome providências a tempo.

Tal fato se dá porque ela gera diagnósticos de diversos setores e processos, contribuindo para o mapeamento de riscos (e também de oportunidades).

Para tanto, ela pode checar frequentemente indicadores-chave de desempenho do negócio, com o propósito de relatar possíveis empecilhos às equipes.

Outro ponto interessante é que seus processos de análise costumam apresentar baixo custo. Ela também contribui para que haja maior nível de acerto nas estratégias definidas pelos gestores, que tiveram por base os dados coletados e processados pela IA.

5. Otimização do atendimento ao público

A Inteligência Artificial pode otimizar o atendimento oferecido ao público em diferentes aspectos, como na entrega de uma comunicação mais eficiente, no aumento da agilidade em transações e em uma personalização ampliada.

  • De acordo com a Forrester, 89% dos chatbots são úteis ou muito úteis na personalização das interações com os clientes, impactando sua qualidade;
  • Os níveis de satisfação do cliente devem crescer 25% até 2023 nas organizações que usam IA, segundo dados da Gartner.

Além disso, vale destacar que, anualmente, US$62 bilhões são perdidos por causa de um insatisfatório serviço ao cliente oferecido pelas empresas, de acordo com dados da Forbes.

A Inteligência Artificial pode contribuir para a redução desta perda.

Exemplos de aplicação da IA na rotina das organizações

Existem muitas aplicações da Inteligência Artificial nas empresas, em diferentes segmentos. Adiante, confira algumas das principais!

Gestão Financeira

Na gestão das finanças, a IA vem aprimorando a tomada de decisões e a prevenção de fraudes.

A capacidade da IA de analisar e processar dados a torna inestimável na avaliação de indicadores financeiros e no suporte à tomada de decisões.

Além de automatizar cálculos de preços, avaliar retornos de investimentos e desempenhar um papel crucial na prevenção de fraudes, a tecnologia otimiza seguros, crédito e análise de risco.

Ao aproveitar os dados de interação com o cliente, a IA pode fornecer uma compreensão mais abrangente das demandas e expectativas do cliente.

Recursos Humanos (RH)

No RH, a IA simplifica o onboarding e aumenta o valor do funcionário.

Ela pode redirecionar os funcionários de tarefas repetitivas para atividades com maior valor agregado, automatizando operações que exigem análise e raciocínio mínimos.

Também pode ajudar a gerenciar longos processos de onboarding de novas contratações, bem como abrir caminho para a criação de cargos como “gerentes de IA”, responsáveis por supervisionar a implementação e o gerenciamento de Inteligência Artificial nas organizações.

Marketing

No marketing, a IA pode revolucionar o jogo: mapear tendências, analisar comportamentos e aprimorar o atendimento ao cliente.

Ela ajuda a identificar tendências, comportamentos e oportunidades, além de antecipar as demandas dos consumidores.

Os chatbots, por exemplo, interagem com os consumidores e podem ser otimizados pela IA para responder de forma mais eficaz às perguntas dos usuários.

A IA também pode analisar o comportamento do usuário e segmentar perfis com base nos hábitos do consumidor, permitindo recomendações personalizadas de produtos e processos de retargeting.

Conforme dados divulgados pela Thrive My Way, CRMs baseados em IA devem crescer mais de 250% nos próximos anos.

Baixe agora mesmo o estudo de Panorama das Carrerias 2030

Operações ou Produção

No chão de fábrica, a IA é alavanca necessária para impulsionar a Indústria 4.0.

Trata-se de uma tecnologia chave na quarta e quinta revolução industrial, juntamente com a realidade aumentada e a Internet das Coisas (IoT).

Ao coletar dados de sistemas virtuais e dispositivos físicos, a IA pode ser aplicada a vários aspectos da indústria, incluindo:

  • Monitoramento de robôs: a IA, combinada com a robótica, pode melhorar os processos de fabricação, identificando gargalos e reduzindo erros por meio do monitoramento contínuo de sensores, câmeras e equipamentos de telemetria.
  • Manutenção preditiva: a análise de dados da IA, como temperatura, nível de ruído e pressão, pode antecipar as necessidades de manutenção do equipamento e reduzir os custos associados.
  • Melhorias na simulação: a IA pode otimizar os processos de fabricação realizando simulações virtuais do ambiente de produção, aprimorando os layouts da fábrica e eliminando gargalos.

Mecanismos de segurança

A Inteligência Artificial não apenas revolucionou as operações de negócios e a tomada de decisões, mas também tem um grande impacto no aspecto segurança.

Ao implementar mecanismos de segurança orientados por IA, as organizações podem proteger efetivamente seus ativos valiosos e mitigar riscos potenciais.

Entre eles, podemos mencionar os principais:

  • Cibersegurança: a capacidade da IA de analisar grandes quantidades de dados em tempo real permite identificar padrões, detectar anomalias e prever possíveis ameaças cibernéticas. Os algoritmos de machine learning podem monitorar a atividade da rede e detectar comportamentos suspeitos, permitindo que as organizações respondam proativamente a incidentes de segurança e reduzam o impacto das violações.
  • Segurança física: os sistemas de vigilância baseados em IA utilizam tecnologias avançadas de reconhecimento de imagem e reconhecimento facial para monitorar espaços físicos, identificar indivíduos não autorizados e alertar o pessoal de segurança sobre possíveis ameaças. Além disso, os sistemas de controle de acesso orientados por IA podem aumentar a segurança, concedendo ou restringindo a entrada com base em dados biométricos, reduzindo o risco de acesso não autorizado.
  • Detecção de fraudes: a proficiência em Big Data ajuda as empresas a identificar padrões incomuns e possíveis fraudes em seus sistemas. Os algoritmos de ML podem reconhecer atividades fraudulentas, como fraude de cartão de crédito ou roubo de identidade, e alertar as organizações para tomar as medidas necessárias para evitar perdas financeiras.

Novidades no universo das Inteligências Artificiais

Estar em constante evolução é uma das atribuições mais comuns à Inteligência Artificial. É por isso que as novidades desse universo são muitas.

O boom da inteligência artificial do ChatGPT foi apenas o começo de muita coisa que tem surgido para inovar processos e criações. 

Além do Bing AI, que já está funcionando há mais tempo, a forte concorrência tem estimulado o Google, por exemplo, a criar seu próprio chat conversacional, o Bard.

Mas também é muito fácil ver novos formatos de ferramentas, como, por exemplo, uma inteligência artificial que cria imagens. 

DALL·E 2, desenvolvido pela OpenAI, é um sistema de IA revolucionário capaz de gerar imagens realistas e obras de arte a partir de descrições em linguagem natural.

Similarmente, o Midjourney é outra plataforma de inteligência artificial que converte descrições textuais em obras de arte de alta qualidade. Ele consegue interpretar solicitações dos usuários e transformá-las em representações visuais criativas.

Disponível como um bot no Discord, ele oferece essa funcionalidade de forma gratuita, contudo requer login com uma conta da plataforma de comunicação para acessar suas capacidades. 

Essa ferramenta se destaca pela sua capacidade de interpretação flexível das instruções dos usuários para produzir representações visuais diversificadas e de qualidade.

Sobre as novidades, a inteligência artificial usada para recriar voz de cantores também tem sido um tópico novo para quem usa ferramentas.

Como seria se os Beatles lançassem uma nova música com ajuda da inteligência artificial? Essa pergunta já tem a resposta – e é apenas um exemplo das possibilidades.

A integração de ferramentas de IA também está cada vez mais presente nos diferentes aplicativos. Por exemplo, usuários do Figma já podem usar FigJam AI para gerar planos de ação via prompts,

Quais os possíveis riscos do uso da Inteligência Artificial?

Embora os benefícios da IA nas empresas sejam inegáveis, é crucial reconhecer os riscos associados à sua implementação.

Ao abordar essas preocupações de frente, as organizações podem otimizar o uso da IA e garantir sua integração bem-sucedida.

São eles:

Demandas de capital intelectual

Para aproveitar efetivamente a IA, as empresas precisam investir em capital intelectual.

Sem uma força de trabalho equipada para gerenciar sistemas inteligentes, as corporações correm o risco de subutilizar essa tecnologia, o que ocasiona perdas.

Requalificação e realocação do capital Humano

À medida que a IA assume determinadas tarefas, as organizações devem planejar cuidadosamente a requalificação e realocação do capital humano.

Ao fornecer treinamento e oportunidades para que os funcionários desenvolvam novas habilidades, é possível garantir uma transição tranquila e reter talentos valiosos.

Adaptação a estruturas corporativas fluidas e enxutas

A ascensão da IA pode levar a estruturas corporativas mais fluidas e enxutas, com equipes menores e colaborativas trabalhando em conjunto com sistemas de IA.

As organizações devem estar preparadas para adaptar suas operações e fluxos de trabalho a essa nova realidade, garantindo integração perfeita e produtividade contínua.

Quais os desafios para a implementação da Inteligência Artificial?

O potencial da Inteligência Artificial (IA) para revolucionar negócios e rotinas diárias é algo já popularmente reconhecido.

Soluções como o ChatGPT, entre outras mais complexas e específicas de cada segmento, já transformam a rotina de empresas e profissionais.

No entanto, a implementação prática da IA apresenta vários desafios.

Vamos examinar os principais, bem como entender de que maneira eles podem ser superados:

  • Processamento insuficiente de dados: a IA depende de grandes quantidades de dados para treinar e refinar seus algoritmos. O desafio não está em obter dados, mas em processá-los de forma eficiente. Melhorar os processos de mineração de dados, modelagem, análise e inteligência é crucial para liberar seu potencial.
  • Capacidade limitada de hardware: a IA exige poder de processamento significativo. Na prática, falamos de um potencial de hardware robusto. Garantir que a tecnologia possa lidar com as altas demandas de processamento é essencial para uma implementação de IA bem-sucedida — mas pode ser caro, especialmente hoje.
  • Interface Homem-Máquina: uma grande preocupação com a IA é sua interação com humanos. O desenvolvimento de interfaces intuitivas e fáceis de usar é fundamental para evitar falhas de IA. Além disso, as soluções de IA devem ser refinadas para melhor entender e se adaptar ao contexto das interações humanas.
  • Custos altos: a implementação da IA pode ser cara e demorada, desde o treinamento de modelos inteligentes até a integração de soluções do tipo nos negócios. No entanto, desenvolvedores e empresas já estão trabalhando em sistemas, plataformas e interfaces mais acessíveis e eficientes. Não só o ChatGPT é um exemplo, como outras IAs conversacionais mostram “o caminho das pedras” para empresas de todo o mundo.
  • Considerações éticas: à medida que a IA se torna mais integrada à vida cotidiana, é crucial abordar as questões éticas relacionadas. Isso inclui garantir a privacidade dos dados, combater o viés nos algoritmos, evitar o deslocamento de empregos e abordar o possível uso indevido da Inteligência Artificial. Como? Nossa dica é estabelecer diretrizes claras, padrões do setor e estruturas regulatórias.

Como definir uma estratégia de utilização para a IA?

Existem algumas etapas que merecem atenção na hora de definir como será o emprego de Inteligência Artificial no negócio. Veja quais são a seguir!

Estabeleça objetivos e faça um bom planejamento

A implantação de uma IA precisa ser realizada com bastante planejamento. Para começar, é essencial definir os objetivos que ela terá no negócio. Para tanto, é preciso realizar questionamentos, como:

  • Será usada para aprimorar a gestão geral do negócio?
  • Ela será implementada para corrigir falhas e ampliar o desempenho fabril?
  • Deverá ser empregada para o desenvolvimento de novos produtos/serviços?
  • Sua utilização se dará na interação com o cliente, a fim de aperfeiçoar esse setor?
  • O foco será o aumento da produtividade, da eficiência e da performance das mercadorias?

Há a chance de a IA ser usada para todos esses propósitos, o que poderá demandar um processo de implantação mais complexo e demorado. Para conseguir uma aplicação eficiente, é importante preparar bem a estratégia de adoção dela.

Nesse caso, lembre-se de conhecer bem o potencial da ferramenta e verificar que colaboradores e conhecimentos serão necessários para isso. Também analise bem a cultura da empresa para saber se ela é compatível com novidades, como a IA.

Colete dados

Para que a IA possa ser implementada e se adapte bem à empresa, ela precisa de muitos dados.

Eles serão importantes também para o processo de integração da plataforma de IA com os fluxos de trabalho e softwares do negócio, bem como para aumentar a precisão das informações geradas por ela. Isso demanda tempo e esforço.

Os dados podem ser obtidos nas soluções internas de gerenciamento do negócio, como o sistema de gestão (também conhecido como ERP) e o CRM.

Uma solução de Big Data Analytics é importante para gerar insights e informações provenientes de dados não estruturados, que serão usados pela solução de Inteligência Artificial.

Ainda é possível utilizar IoT para captar informações dos equipamentos que alimentarão a IA, que serão agrupados aos dados gerados pelas soluções que os gerenciam.

Também dá para obter conteúdos de parceiros, como fornecedores, clientes e empresas de consultoria e pesquisa.

Uma observação: o sistema de gestão e as demais soluções precisam ser compatíveis com a IA, para que ela consiga captar seus dados adequadamente.

Prepare sua equipe de TI

Para lidar com IA, é fundamental contar com colaboradores especializados na área, ou seja, que tenham grande conhecimento sobre soluções cognitivas. É preciso que saibam os principais exemplos de tecnologias ligadas à IA e como podem ser empregadas. 

Também é importante que conheçam como integrá-las a outras soluções, especialmente as existentes na empresa.

Além disso, é necessário que consigam “traduzir” conceitos de IA para profissionais de outras áreas, a fim de permitir uma maior compreensão sobre essa tecnologia. CIOs, analistas, técnicos etc. da área de TI terão importantes papéis ao:

  • prepararem o ambiente empresarial para essa grande inovação;
  • programarem a solução para se integrar às especificidades da empresa;
  • corrigirem erros que ela venha a apresentar ao longo de sua implementação e de seu uso na organização;
  • fornecerem assistência a outros setores para que consigam atuar em conjunto com a IA.

Adote soluções eficientes de IA 

É essencial buscar uma solução de IA renomada e eficiente, capaz de automatizar de maneira adequada os fluxos de trabalho da organização para que se perpetuem de forma sistemática.

Seu fornecedor precisa ser confiável e renomado no mercado, estando apto a contribuir na implementação dela.

A Inteligência Artificial vai acabar com os empregos?

O debate sobre o impacto da Inteligência Artificial no mercado de trabalho é complexo.

Embora não haja como negar que a IA tem o potencial de interromper funções e setores de trabalho “tradicionais”, é crucial considerar o contexto mais amplo e examinar os riscos e as oportunidades que ela apresenta.

Por um lado, a automação orientada por IA pode tornar alguns trabalhos obsoletos, principalmente aqueles que envolvem tarefas repetitivas ou trabalho manual.

Setores como manufatura, transporte e atendimento ao cliente podem enfrentar reduções ou adequações da força de trabalho, à medida que as tecnologias baseadas em IA otimizam os processos e aumentam a eficiência.

Mas é um reflexo da tecnologia: 50 ou mesmo 70 anos atrás, não era difícil encontrar profissionais especializados no conserto de relógios ou máquinas de escrever. Hoje são profissões pouco acionadas.

No entanto, é importante reconhecer que a IA também pode criar novas oportunidades de trabalho estimulando a inovação e o crescimento em campos emergentes.

Papéis que exigem criatividade, pensamento crítico e empatia provavelmente permanecerão em alta demanda, pois essas habilidades são difíceis de replicar com sistemas de IA.

Além disso, a implantação da IA nas organizações pode levar à criação de categorias de trabalho totalmente novas que exigem conhecimento especializado em desenvolvimento, implementação e gerenciamento de IA.

Em última análise, o impacto da IA no mercado de trabalho dependerá de como empresas, governos e instituições educacionais se adaptam e respondem a essa revolução tecnológica.

Ao investir na reciclagem da força de trabalho, promover a aprendizagem ao longo da vida e promover a inovação, a sociedade pode aproveitar o poder transformador da IA, minimizando possíveis perdas de empregos e garantindo um futuro mais próspero e inclusivo para todos.

Inteligência Artificial TOTVS

À medida que a IA continua a evoluir e se integrar em nossas vidas diárias, a chave para aproveitar todo o seu potencial está em se manter flexível.

É aí que entra a Inteligência Artificial da TOTVS.

A solução TOTVS é uma plataforma de dados e IA de ponta, projetada para ajudar empresas como a sua a navegar com confiança nessa revolução tecnológica.

Nossa plataforma equipa sua empresa com as habilidades e insights estratégicos necessários para alavancar a IA para o máximo impacto, impulsionando a inovação e o crescimento no processo.

Como? De várias maneiras, com: forecast e previsão, recomendações, otimização, visão computacional e experiência de conversação.

Não deixe sua empresa ficar para trás no mundo em constante mudança da IA.

Abrace o futuro com a Inteligência Artificial da TOTVS e descubra todo o potencial da nossa solução inovadora.

Conclusão

Entender bem o que é Inteligência Artificial e como ela funciona também é vital, pois você e sua equipe terão maiores chances de acompanhar a implementação dessa tecnologia sem ficarem “perdidos”.

Dominar seus preceitos também é importante para que o negócio não dependa unicamente de agentes externos quando precisar realizar ajustes ou melhorias nela.

Quer aprender mais sobre IA? É só continuar de olho em nosso blog para acompanhar os demais artigos.

Antes de finalizar, indicamos que você conheça tudo sobre transformação digital, um movimento que tem tudo a ver com o desenvolvimento da IA no mercado

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários deste post

  1. SALVADOR OLIVEIRA diz:

    Gostaria de estudar Inteligencia artificial.

  2. Alan Amorim diz:

    Olá, Salvador É um tema super inovador e que merece mesmo a nossa atenção Desejo todo o apoio ;)

  3. Peter Carthens diz:

    Bom trabalho ! Continuem cumprimentos !

  4. Roberta Bortoleto diz:

    A tecnologia artificial, não apenas veio para ficar, como será cada vez mais a nossa realidade. Quem perceber isso, estará muitos passos a frente. Até carros via comando de voz já existem...

  5. Alan Amorim diz:

    Excelente comentário, Roberta. Concordo totalmente!

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.