inteligência artificial

As principais aplicações de inteligência artificial para empresas

Equipe TOTVS | INOVAÇÕES | outubro 14, 2019

A inteligência artificial é um conceito que vem se popularizando e ganhando aplicabilidade na dinâmica corporativa, especialmente nos últimos anos. Com o uso da IA é possível tomar decisões mais assertivas, uma vez que optando por essa tecnologia, a interpretação de dados é priorizada na formulação de estratégias.

O destaque é que os dados podem vir de diversas origens. A associação ocorre em um único lugar, fornecendo insights e coleta de informações relevantes. O benefício? Maior velocidade na tomada de decisões.

Vantagens da inteligência artificial

Em seu nível mais avançado, os dados obtidos por meio das aplicações de técnicas como o machine learning, deep learning e a leitura por algoritmos, proporciona previsões para o seu negócio conforme o cenário atual da empresa. Assim, você consegue se manter à frente da concorrência.

Já no ponto de vista das análises numéricas e estatísticas, o panorama fornecido é avançado. Essa leitura pode ocorrer até mesmo por meio de análise de relatórios desenvolvidos por pessoas e que tenham sido digitalizados.

Aplicações de inteligência artificial

Com todas as vantagens apresentadas, agora é necessário conhecer algumas aplicações desse conceito. Confira a seguir.

Chatbots para atendimento

Baseados em IA, os chatbots direcionam o atendimento conforme a demanda do usuário, buscando a solução mais adequada e ágil, sem necessariamente ter que recorrer a um humano.

Em geral, isso reduz o tempo de atendimento, aumenta o percentual de solução de tickets, além de reduzir os custos operacionais, sobretudo ao solucionar questões mais simples sem a intervenção de colaboradores.

Ferramenta para retenção de clientes

Baseados em modernos conceitos de machine learning, algoritmos e muitos cálculos, softwares são capazes de traçar e analisar o perfil dos seus clientes de forma precisa, indicando pontos de atenção no relacionamento com a empresa.

O objetivo da aplicação da inteligência artificial para empresas, aqui, é manter um monitoramento ativo, percebendo pequenos pontos de ruptura na relação empresa-cliente para que, assim, não haja o temido Churn.

Apps para entender o comportamento do consumidor

Atualmente já existem aplicativos voltados para o entendimento do comportamento do consumidor, sendo eles altamente estratégicos na identificação de perfis de usuários, preferências de compras e hábitos comerciais.

Com esses dados, é possível presumir o que uma empresa pode fazer para se aproximar do seu público, oferecer produtos ainda mais personalizados e melhorar a experiência de compra de seu cliente.

Definição de preços com base em dados estratégicos

Usando aplicativos de transporte como exemplo, algoritmos inteligentes agem alterando o preço de uma corrida com base em diferentes variáveis, como origem e destino, por exemplo.

Situação semelhante ocorre em compras pela internet, em que os dados de pesquisas anteriores demonstram o nível de interesse do consumidor sobre um produto, o que, em muitos casos, faz com que os seus preços sejam alterados.

Recrutamento e seleção de funcionários

A partir de bancos de dados de candidatos, softwares de serviços de recrutamento podem selecionar os profissionais mais alinhados ao perfil desejado pela empresa.

Isso não só encurta o tempo de seleção como também reduz o trabalho do RH com contatos, entrevistas e avaliações pouco produtivas, aumentando a precisão da seleção.

Melhores seus resultados com inteligência artificial

A Inteligência Artificial é uma ferramenta fundamental para quem busca otimização nos serviços de sua empresa e, também, mais precisão nos resultados. Embora no Brasil, a tecnologia ainda seja pouco adotada, a TOTVS já oferece aplicações de IA para empresas de todos os portes e o melhor, por um preço muito acessível.

Nova call to action

inteligência artificial

Comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *