A tecnologia está presente em diversos setores da economia, com inovações e soluções usadas no cotidiano da sociedade para aprimorar o modo de vida das pessoas. E, nesse contexto, a inteligência artificial na saúde deve trazer muitos benefícios para o futuro.
Com essa tecnologia na saúde, os processos realizados no setor se tornam mais eficientes, diminuindo os custos da operação de clínicas, hospitais e consultórios. Deseja saber mais sobre atuação, novidades e conceitos da IA na saúde? Então, acompanhe esse artigo!
O que é inteligência artificial?
Inteligência artificial é um agrupamento de tecnologias que permite que um sistema consiga aprender conceitos. Para que isso aconteça, os sistemas são abastecidos por uma grande quantidade de dados, possibilitando o aprendizado e a ampliação dos seus conhecimentos e capacidades.
A IA é, portanto, um campo da ciência que desenvolve esses sistemas, tornando-os capazes de assimilar cada informação. Os estudos de campo começaram a ser feitos na década de 20, com evoluções e conquistas com o passar do tempo.
Quais seus benefícios para a área da saúde?
Assim como em outros setores, a inteligência artificial na saúde busca facilitar os processos do cotidiano. Essa eficiência é usada em processos técnicos, logísticos e de desenvolvimento de novas tecnologias que apliquem a IA.
Desse modo, a tecnologia na saúde tem objetivos que visam transformar os processos e procedimentos, indo desde a indústria médica até o histórico de diagnósticos de cada paciente. Veja melhorias que já podem ser notadas no setor.
Softwares eficazes
Com o avanço da tecnologia, os softwares desenvolvidos para o setor passaram a ser mais eficazes. Atualmente, é possível ter o histórico do paciente de maneira muito mais rápida, além de possibilitar o armazenamento de novas informações já em seu histórico.
Com a IA é possível ter prontuários eletrônicos, também chamado de PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), o que permite que o histórico de cada pessoa seja armazenado de forma segura e com maior riqueza de detalhes do que antigamente, quando o documento era feito apenas no papel.
Procura inteligente de sintomas
A inteligência artificial aplicada à saúde está cada vez mais completa, e já existem softwares que procuram por doenças de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente no seu histórico. Assim, fica muito mais fácil descobrir qual a doença que o paciente tem, evitando perda de tempo e erros médicos.
Notificações instantâneas
Uma outra aplicação da IA na saúde é a possibilidade de notificar o corpo médico, ou a instituição médica sobre mudanças no estado de saúde de um paciente de maneira instantânea.
Como consequência, o corpo médico pode registrar no prontuário a ocorrência de maneira precisa, além de poder acionar o atendimento mais rápido, o que faz muita diferença em emergências.
Avanços em tratamentos e descobertas de doenças
Através da inteligência artificial, a tecnologia genômica oferece avanços no tratamento de doenças como o câncer, possibilitando tratamentos mais eficazes para a doença.
Esse é apenas um dos avanços que a IA traz para a evolução da medicina e seus tratamentos. Com os algoritmos bem traçados, é possível descobrir padrões em doenças de maneira muito mais eficiente, o que já apresenta avanços significativos no setor.
Diagnósticos mais precisos
Com análises mais precisas, a IA fornece informações para que os diagnósticos sejam ainda mais eficientes. Sabemos que existem muitas doenças difíceis de serem diagnosticadas inicialmente, o que pode trazer prejuízos no tratamento do paciente.
Com os avanços da inteligência artificial na área da saúde, o diagnóstico será mais preciso e rápido, o que salvará vidas, além de tornar os tratamentos mais diretos e seguros.
Cirurgias com uso de robôs e assistentes virtuais
Alguns procedimentos médicos já estão sendo realizados com uso de robôs, desenvolvidos exclusivamente para trazer maior segurança e precisão em cirurgias e outras operações.
Para a execução dessa tarefa, a importância da inteligência artificial no campo da robótica foi fundamental. Com ela, foi possível desenvolver os resultados que culminaram na execução de uma tarefa tão complexa por um robô.
Base de dados completa
A inteligência artificial é uma tecnologia que trabalha com muitos dados, usando o big data para obter o máximo de informações possível de acordo com sua programação. Assim, a área da saúde se beneficiará de uma base de dados completa e atualizada, que trará atualizações constantes sobre o setor.
E, para que a IA funcione, a interoperabilidade é fundamental. Ela é responsável por integrar as informações geradas por diversos sistemas. Esse gerenciamento é proporcionado por um Sistema de Gestão Empresarial — Enterprise Resource Planning (ERP).
Tecnologia de ponta? Conte com a TOTVS!
Quando o assunto é inteligência artificial, a TOTVS sai na frente. A TOTVS Carol Plataforma é a nossa plataforma de dados e IA, desenvolvida por cientistas de dados e engenheiros do TOTVS Labs, que é o centro de desenvolvimento de open innovation da companhia, localizado na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e em São Paulo, no Brasil.
Só quem é líder em tecnologia no Brasil pode oferecer uma IA completa, com tecnologias próprias que visam revolucionar a gestão de dados para empresas da área da saúde e outras áreas.
Assine nossa newsletter e tenha acesso exclusivo e em primeira mão a conteúdos informativos como este, para você largar na frente quando o assunto for tecnologia.
Deixe aqui seu comentário