EIP: tudo sobre a Enterprise Intelligence Platform

Equipe TOTVS | 14 fevereiro, 2023 - Atualizado em 24 julho, 2023

Você já ouviu falar sobre EIP? As Enterprise Intelligence Platforms são o próximo passo tecnológico para o que hoje conhecemos como ERP.

Para quem acompanha as novidades da gestão corporativa, a união entre tecnologia e controle operacional não é algo novo. Muito menos, a sua integração com dados avançados, inteligência artificial e machine learning.

Porém, é possível dizer que as empresas de hoje necessitam de um considerável stack tecnológico para manter sua cadeia produtiva e estratégica fluida.

Caso contrário, gargalos podem aparecer e prejudicar os resultados.

Mas então, como resolver isso? A resposta está em um tipo de tecnologia ainda mais avançada: o EIP.

Que tal entender mais? Contamos tudo sobre o Enterprise Intelligence Platform, sua origem, como funciona e as vantagens de investir nesse tipo de tecnologia. Veja só!

Nova call to action

EIP: o que é?

O Enterprise Intelligence Platform (EIP) é uma plataforma avançada para o controle ponta a ponta de uma cadeia produtiva. Ela não somente mapeia KPIs e automatiza processos repetitivos, mas efetivamente ajuda a administrar um negócio.

Trata-se de uma nova geração de tecnologia que surgiu para ajudar as organizações a obter uma vantagem competitiva no mundo dos negócios.

Os EIPs são projetados para fornecer às organizações informações em tempo real sobre suas operações, com base em tecnologias como o IoT, Big Data, Cloud, Blockchain, IA e Machine Learning.

Na prática, esse é um termo novo e ainda pouco utilizado, até mesmo fora do Brasil.

Além disso, tem certas semelhanças com BI ou Business Intelligence — e podemos dizer que estão relacionados.

Acontece que o Enterprise Intelligence Platform é a evolução natural tanto do ERP, quanto do conceito e da forma de aplicar o BI em um negócio.

É como uma união dos dois, que fomenta uma solução de gestão adequada à cultura corporativa da década de 2020: mais colaborativa, integrada, sustentável e escalável.

Pode-se dizer que uma Plataforma de Inteligência Empresarial é tudo em um só: uma plataforma de processos, de colaboração, de benchmarking e de processamento de dados.

A origem da EIP

O termo ainda é pouco utilizado por um simples motivo: é algo novo.

Se o ERP representa a mais alta tecnologia para gestão corporativa dos anos 1970 até 2020, o Enterprise Intelligence Platform “pega o bastão” a partir de agora e mira o futuro.

Veja bem: o ERP é extremamente útil, porém o Enterprise Intelligence Platform visa a agregação de novas tecnologias e a transformação da gestão como conhecemos hoje.

Porque, daqui alguns anos, é muito possível que se testemunhe uma evolução sem precedentes na maneira como os negócios são administrados.

Como funciona uma Plataforma de Inteligência Empresarial?

Mas como funciona o EIP? Na prática, a solução proporciona uma gestão centrada em dados e oferece insights baseados em fatos para ajudar na condução do negócio.

É um sistema de gestão empresarial, mas muito mais.

Com ajuda de tecnologias como blockchain, IA e ML, IoT, análise preditiva e deep analytics, microsserviços, mobilidade e Big Data, a solução sai do campo tático e se torna de vez um player estratégico em uma empresa.

Isso possibilita que as informações corretas cheguem em tempo real às pessoas certas dentro de uma organização.

Na prática, pode-se apontar similaridades entre a forma que uma Plataforma de Inteligência Empresarial e um ERP atuam, mas o primeiro está integrado ao mundo todo.

Lembra quando mencionamos a gestão digital? É disso que falamos.

A Plataforma de Inteligência Empresarial é uma solução que pode ser colocada no papel de protagonista em um negócio.

Na prática, é uma tecnologia orquestrada pela estratégia corporativa — e não passiva em relação a ela, como no caso do ERP e outros sistemas do tipo.

Além disso, talvez o principal diferencial seja sua capacidade de não somente agregar informações para posterior análise, mas sim coletar, minerar, processar e analisar dados.

Tudo em uma só plataforma, uma jornada que integra os setores mais vitais de um negócio (ou realmente todo ele).

Quais são as vantagens de contar com uma plataforma como essa na empresa?

Vale a pena investir em uma Plataforma de Inteligência Empresarial? Na prática, qualquer tecnologia tem muito a agregar para as empresas.

O ideal é entender o momento do seu negócio: o BI, por exemplo, já é uma necessidade competitiva? A eficiência dos processos é um gargalo que nenhum sistema de hoje parece resolver?

Se a resposta para alguma dessas perguntas for sim, talvez o EIP seja a solução adequada.

Mas quais as vantagens de implementar esse tipo de plataforma? Explicamos a seguir, veja só:

Integração com o mundo

A plataforma trabalha com dados que vêm de fontes externas, bem como operações internas.

Isso permite que as empresas acompanhem as mudanças no mercado e tomem decisões baseadas em uma gama mais ampla de informações.

Porém, trata-se também de uma plataforma constantemente online, que processa não somente aquilo que o humano define, mas o que as tendências ditam e o mercado como um todo direciona.

Assim, a plataforma não é somente de serventia para a empresa, mas para clientes, consumidores e stakeholders envolvidos no projeto.

Todos integrados em um único ambiente de alta tecnologia.

Acesso facilitado às informações

A plataforma fornece todas as informações relevantes em uma única interface, facilitando aos tomadores de decisão o acesso rápido e preciso aos dados que eles precisam.

Tudo isso é capacitado pela intensa coleta e mineração de dados.

Ao coletar diferentes tipos de informações e processá-los internamente, a plataforma pode analisar e criar insights significativos que apoiam as decisões comerciais.

É o sonho das principais empresas do mercado: identificar, com antecedência, as melhores oportunidades ou problemas de forma mais rápida e eficiente.

Ambiente colaborativo

A plataforma também permite um ambiente de trabalho colaborativo.

Assim, diferentes departamentos podem facilmente compartilhar informações e insights, o que gera melhores resultados, mais rápidos.

Inteligência de negócio

A inteligência de negócios pode ter um impacto significativo nas operações e na tomada de decisões de uma empresa.

Ela permite que os executivos acessem dados e insights em tempo real, permitindo que tomem decisões informadas que podem impulsionar o crescimento e otimizar o desempenho.

Por exemplo, com uma plataforma EIP, um varejista pode rastrear dados de vendas e identificar tendências, permitindo-lhes ajustar suas ofertas de produtos e promoções para atender melhor às necessidades do cliente, resultando em aumento de receita e lucratividade.

Com os dados certos na ponta dos dedos, as empresas podem descobrir novas oportunidades, eliminar ineficiências e tomar melhores decisões, levando a uma operação mais competitiva e bem-sucedida.

Melhora na tomada de decisão 

A matemática é simples: com acesso aos dados certos, as empresas tomam decisões informadas que são baseadas em informações precisas.

O efeito dominó é evidente, e pode levar a melhores resultados em geral à medida que a organização se torna mais ágil e capaz de adaptar-se às condições de mercado em mudança.

Redução de erros nos processos

Ao automatizar tarefas rotineiras, as empresas podem reduzir o número de falhas que podem ocorrer devido a erros humanos. Na prática, é algo que reduz o peso do trabalho manual e acelera os processos, resultando em maior eficiência e economia de custos.

EIP e ERP são a mesma coisa?

O EIP e o ERP não são a mesma coisa, mas são semelhantes.

Um ERP é um sistema de planejamento de recursos empresariais que se concentra em operações de backoffice, como finanças, contabilidade, gerenciamento de estoque e recursos humanos.

É um sistema “tático”, no sentido que é direcionado, proprietário e departamentalizado. É uma ferramenta, independente da estratégia.

As Enterprise Intelligence Platforms, por outro lado, vão além: fornecem as soluções que os usuários precisam, na hora certa e com os recursos corretos.

Ou seja, ERP, BI, CRM, WMS, TMS… Tudo isso em uma só plataforma.

A Plataforma de Inteligência Empresarial proporciona uma jornada única. Não é necessário mudar de ambiente ou contar com várias soluções em um único dispositivo.

O EIP fornece tudo.

Assim, empresas podem revolucionar a forma que seus negócios atuam, melhorando a forma que identificam oportunidades, reduzem seus riscos e otimizam a tomada de decisão.

Tail by TOTVS

Você já conhece as tecnologias Tail by TOTVS?

As nossas tecnologias de inteligência de dados são soluções que melhoram, modernizam e tornam sua gestão corporativa data-driven.

Que tal mergulhar no perfil de seus leads para potencializar a captação, conversão e fidelização de clientes?

Com as soluções Tail by TOTVS, você tem acesso a todos os dados mais importantes de seus consumidores — elevando seu marketing para o próximo nível de competitividade.

Se interessou? Então conheça os diferenciais e possibilidades das soluções Tail by TOTVS!

Tail by TOTVS

Conclusão

O EIP é uma nova geração de tecnologia que se baseia no que hoje conhecemos como ERP, mas com ênfase em inovações como a IA, ML, análise preditiva, coleta de dados, entre outros, para o fornecimento de informações em tempo real sobre as operações.

É a nova realidade das empresas e da gestão do futuro, que proporciona uma enorme vantagem competitiva no mundo dos negócios e permite que elas tomem decisões assertivas.

Ele também fornece um ambiente de trabalho melhorado adaptado para uma cultura de colaboração, que favorece resultados mais rápidos.

E você, quer seguir aprendendo sobre novas tecnologias e novidades capazes de revolucionar a gestão do seu negócio?

Assine a nossa newsletter e receba os conteúdos da TOTVS direto em seu e-mail!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.