Hiperconectividade: o que é e impactos nas empresas

A hiperconectividade é um efeito colateral da transformação digital. Hoje, é considerada uma característica de uma sociedade 100% online, como a nossa. Porém, esse é um conceito em evolução e que, com o desenvolvimento de tecnologias como o 5G e IoT, só tende a se tornar mais complexo. Para pessoas e empresas, é importante entender …

Equipe TOTVS | 29 dezembro, 2022 - Atualizado em 03 janeiro, 2023

A hiperconectividade é um efeito colateral da transformação digital. Hoje, é considerada uma característica de uma sociedade 100% online, como a nossa.

Porém, esse é um conceito em evolução e que, com o desenvolvimento de tecnologias como o 5G e IoT, só tende a se tornar mais complexo.

Para pessoas e empresas, é importante entender o que é a hiperconectividade.

Para os cidadãos, significa que suas interações interpessoais e com marcas, bem como sua forma de consumir, vai mudar ainda mais.

E, para as organizações, é um sinal de alerta para se adequarem, aproveitando seus benefícios, mas também mitigando os eventuais efeitos negativos dessa conexão jamais vista.

Neste guia completo, abordamos tudo que você precisa saber sobre o tema. Confira!

O que é hiperconectividade?

De acordo com o conceito mais aceito, a hiperconectividade é um estado tecnológico que dita que todas as coisas que podem e/ou devem se comunicar pela rede o farão.

Isso inclui tanto comunicação de pessoa para pessoa quanto de pessoa para máquinas e máquinas para máquinas.

Nessa realidade, é possível conectar-se mais rapidamente e com mais pessoas e dispositivos do que nunca, resultando em uma comunidade global maior, onde todos estão a apenas alguns cliques de distância, seja qual for a hora ou o lugar.

Esse novo estágio tecnológico torna fácil para que qualquer um se mantenha atualizado sobre as últimas notícias, tendências e conversas que acontecem ao seu redor.

Hoje, a hiperconectividade em seus primeiros estágios já existe em meio à transformação digital e já mudou a maneira como nos comunicamos.

Por meio dela, vidas são transformadas, negócios florescem e pessoas de todo o mundo se comunicam.

O que causa a hiperconectividade?

A hiperconectividade é um fenômeno relativamente novo, possibilitado pelo rápido avanço da tecnologia na era moderna.

Uma das principais causas é a facilidade de acesso à internet (especialmente móvel), que resulta em muitas pessoas terem acesso quase constante a serviços relacionados, independentemente de sua localização geográfica.

Esta ampla gama de conectividade tem nos permitido realizar nossas atividades diárias em um ritmo e em uma escala nunca antes vistos, formando uma rede cada vez mais expansiva que nos conecta a todos.

Há também um aspecto psicológico da hiperconectividade: as mídias sociais desempenham um papel integral na forma como vivemos nosso dia a dia, incentivando os usuários com recompensas “semelhantes” ou equivalentes, condicionando-os assim a voltarem para mais.

Além disso, também há pressões sociais no trabalho.

Essa é uma era em que as mensagens precisam ser respondidas rapidamente — o que pode fazer com que as pessoas estejam passando mais tempo com seus dispositivos do que gostariam.

Nova call to action

Um panorama sobre a hiperconectividade no Brasil

A hiperconectividade não é um movimento estranho no Brasil.

Como o 5º maior país do mundo, o Brasil aposta na inovação digital para manter-se conectado ao redor do globo.

Apesar de tudo, as dimensões continentais de suas fronteiras ainda configuram um desafio relevante quando o assunto é conectar todos os cantos do país.

Porém, com o avanço das iniciativas de desenvolvimento da infraestrutura 5G no país, espera-se que logo essa disparidade não exista e todos os cantos do Brasil estejam conectados.

Em grandes centros urbanos, no entanto, os efeitos da alta conectividade são testemunhados há algum tempo.

Nesses ambientes, redes sem fio e banda larga já são uma constante, o que permite que os cidadãos desfrutem de um estilo de vida interconectado.

Além disso, múltiplas regiões do país implementaram iniciativas de cidades inteligentes para maximizar ainda mais a eficiência em seus centros urbanos.

Todas essas iniciativas estão abrindo o caminho para um futuro mais moderno, onde a informação flui livremente por todas as partes do Brasil, sem atrasos ou interrupções.

As consequências da hiperconectividade no ambiente de trabalho

Apesar de ser um sinal empolgante do futuro, a hiperconectividade representa também alguns riscos para as empresas.

Por isso, a abordagem ao tema, especialmente nas organizações que buscam otimizar a comunicação e produtividade dos seus funcionários, deve ser cautelosa.

Separamos algumas consequências desse movimento que devem ser observadas e evitadas. Confira:

Desatenção e falta de foco

A hiperconectividade pode fazer com que os funcionários sejam distraídos por notificações, mensagens e e-mails em excesso, o que afeta sua capacidade produtiva.

Na era digital, é difícil desconectar e se afastar dos smartphones, tablets e outros muitos dispositivos.

As pessoas estão constantemente conectadas de uma forma ou de outra, o que pode ter um impacto na capacidade de atenção e de foco.

Com toneladas de notificações zumbindo todos os dias, muitas vezes é fácil se sentir sobrecarregado por todas as informações, especialmente em meio a uma demanda ou tarefa que exige foco.

Queda na produtividade

No mundo moderno, permanecer conectado tornou-se uma obrigação.

Confia-se à hiperconectividade a capacidade de estar em contato com o trabalho e a família ao mesmo tempo, o que permite que as pessoas estejam disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar.

No entanto, a pressão constante de estar constantemente “ligados” pode reduzir drasticamente a produtividade ao estudar ou trabalhar, o que atrapalha o foco e a concentração em uma tarefa.

Por isso, para evitar a perda de produtividade devido à hiperconectividade, é importante tirar períodos de folga da tecnologia para descansar.

Tomar medidas como a utilização do modo “Não perturbe” pode ajudar a limitar as distrações.

Esgotamento mental

Atualmente, o mundo tem se tornado cada vez mais interconectado.

Com todo o acesso extra à tecnologia e às mídias sociais, é mais fácil do que nunca permanecer conectado com amigos, familiares e comunidades inteiras.

Embora manter uma presença online animada possa ser benéfica de muitas maneiras, ela também pode causar exaustão mental.

Quando usado em excesso, esse estado constante de hiperconectividade pode criar sentimentos de estresse e sobrecarga devido às intermináveis notificações que exigem a atenção da pessoa.

Para evitar consequências mais graves, como a síndrome de burnout, a recomendação é fazer pausas regulares dos dispositivos e prezar por um estilo de vida mais saudável, baseado no work-life balance.

Alimentação balanceada, exercícios físicos e atividades que não envolvam telas — e sim ar livre — são ações recomendadas.

Ansiedade e a irritabilidade

Não é surpresa que viver em uma sociedade hiperconectada possa levar a sentimentos de ansiedade e irritabilidade.

Com a saturação da tecnologia, as imagens e o conteúdo são uma constante nas vidas das pessoas — tornando difícil permanecer presente e consciente do mundo ao seu redor.

É importante lembrar que há momentos em que as pessoas devem se “desconectar”.

Conforme mencionamos anteriormente: encontrar um equilíbrio entre estar conectado e desconectado é essencial.

Isso não só nos permite ficar mais atentos, mas também nos ajuda a gerenciar nossas emoções longe da cacofonia dos estímulos digitais.

Cansaço excessivo

O uso excessivo da mídia digital pode causar extrema fadiga e estresse — físico, mental e emocional.

Pode-se dizer que nossos corpos não foram feitos para acompanhar o acesso constante a notícias, e-mails e notificações de mídia social — ainda assim é muito difícil de se desconectar.

Relações interpessoais comprometidas

Especialmente por conta das redes sociais, a capacidade de comunicação e de manter contato explodiu.

Embora estas conveniências possam definitivamente ser úteis para manter todos informados sobre o que está acontecendo na vida uns dos outros, elas também podem comprometer a qualidade das relações interpessoais.

São vários os efeitos.

Por exemplo, a superexposição da vida das pessoas pode ser incômoda e gerar altos níveis de estresse.

Outro sentimento comum é o de infelicidade, já que muitas vezes as redes sociais dão uma falsa impressão de felicidade e sucesso — o que pode reprimir as pessoas.

Como lidar com a hiperconectividade nas empresas?

Na medida em que as empresas se tornam cada vez mais conectadas, é importante aprender a melhor maneira de lidar com a hiperconectividade.

Embora esse estado tecnológico seja incrivelmente útil para uma organização manter-se atualizada e se comunicar com colegas e clientes, ela também pode ser um pouco desafiadora — como mostramos acima.

Uma estratégia eficaz para lidar com a hiperconectividade é criar limites específicos e claros.

Considere limitar o número de reuniões que os funcionários participam todo dia, bem como estabelecer momentos de desintoxicação digital.

Isso pode ajudar a dar às pessoas o descanso e a clareza mental tão necessários.

Ferramentas colaborativas como salas de bate-papo também podem fornecer uma ótima maneira de se manter informado sem ter que se dedicar muito tempo a e-mails elaborados.

Incentivar um estilo de vida mais saudável é também uma maneira eficiente e engajadora de mitigar os efeitos da hiperconectividade.

Isso inclui tanto investir no tema, seja pelo oferecimento de descontos em academias como um benefício flexível, como também no oferecimento de alimentos e snacks saudáveis no próprio ambiente de trabalho.

Em resumo, ao estabelecer limites saudáveis e alavancar tecnologias úteis, as empresas podem aproveitar ao máximo a conveniência do nosso mundo hiperconectado.

Os principais desafios de uma sociedade hiperconectada

A sociedade hiperconectada de hoje traz consigo muitas oportunidades, mas também incontáveis desafios.

De um ponto de vista organizacional, as empresas devem descobrir como gerenciar a vasta quantidade de dados que estão coletando e encontrar maneiras éticas e eficazes de usá-los.

Além disso, os clientes agora esperam uma massiva presença online de suas marcas favoritas, bem como um atendimento ao cliente inovador como parte da experiência geral oferecida.

As organizações devem tomar medidas para cultivar este relacionamento ou correr o risco de perder a presença vital no mercado e a confiança do consumidor. 

Ou seja, é um dilema entre a necessidade de estar sempre online, com as limitações implicadas.

Em um nível individual, as pessoas lutam para encontrar um equilíbrio entre permanecer conectadas e gerenciar os impactos negativos em suas vidas pessoais.

Além disso, há uma preocupação crescente com a privacidade e a segurança à medida que mais informação se move online — especialmente no caso dos mais novos.

O principal desafio deste mundo conectado é aprender a navegar em sua complexidade a fim de desfrutar de seus benefícios enquanto mitiga seus riscos inerentes.

Como usar os avanços tecnológicos e informacionais a favor do seu negócio?

Adotar novas tecnologias em seu negócio é uma ótima maneira de se manter à frente da concorrência — isso não há dúvidas.

Com a tecnologia ao seu lado, é possível agilizar os processos e tomar decisões informadas com base em dados confiáveis, enquanto mantém em mente a satisfação do cliente.

Há incontáveis maneiras de integrar recursos úteis ao seu fluxo de trabalho.

Um exemplo é o sistema de gestão empresarial, conhecido como ERP.

Os sistemas ERP são usados para ajudar a gerenciar e rastrear os recursos de uma empresa, tais como finanças, inventário, relacionamento com clientes e muito mais.

Essa pode ser uma ferramenta valiosa para as empresas que procuram criar um fluxo de trabalho eficiente enquanto mantêm seus clientes satisfeitos.

Além disso, a análise pode fornecer insights profundos sobre o comportamento do cliente, assim como riscos potenciais que podem afetar o negócio.

Combinando as tecnologias certas, as empresas podem obter um melhor entendimento de seus clientes e das tendências do mercado, permitindo que elas se mantenham à frente da concorrência e melhorem seu desempenho.

A chave é ter certeza de que você está alavancando a tecnologia de uma maneira que melhor sirva aos seus objetivos comerciais.

Sistemas de gestão da TOTVS

Com a era da transformação digital varrendo negócios de todos os tamanhos, pode ser difícil ficar à frente da concorrência e aumentar seus lucros.

O sistema de gestão da TOTVS pode ajudar você a fazer exatamente isso.

Ao automatizar processos e integrar setores, esse sistema ajuda a garantir o funcionamento das suas operações e a melhorar seus resultados.

Como?

A TOTVS é pioneira no desenvolvimento de ERPs no Brasil e já tem mais de 20 anos de mercado. Hoje, é a maior empresa tech do país!

Nosso sistema de gestão é referência porque é uma solução robusta, mas ainda é flexível. 

Ele não só pode economizar seu tempo e recursos, mas ajuda a eliminar erros potenciais devido a erros humanos.

Com melhor desempenho, controle e visibilidade dos resultados, os sistemas de gestão TOTVS podem ajudar a realinhar sua empresa e obter melhores resultados nessa nova era digital.

Confira mais sobre os benefícios e diferenciais dos sistemas de gestão da TOTVS!

Conclusão

A era digital revolucionou as operações comerciais e a dinâmica do consumidor.

Hoje, a tecnologia se tornou parte integrante da rotina das pessoas e empresas. Por isso, é essencial para as organizações se manterem atualizadas com os últimos avanços se quiserem permanecer competitivas.

A hiperconectividade é tanto um efeito colateral da transformação digital, quanto o estado para o qual estamos caminhando.

Por isso, entender o movimento, seus benefícios e consequências, é tão importante.E você, gostou de ler sobre o assunto? Então siga em nosso blog e confira nosso guia definitivo sobre o futuro do trabalho!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários deste post

  1. BRUNO diz:

    Olá, boa tarde! Gostaria de saber se a TOTVS consegue atender a empresa no seguimento de TRR? Nossa sede é na cidade de Teixeira de Freitas-Bahia.

  2. Alan Amorim diz:

    Olá, Bruno. Peço para que acesse https://www.totvs.com/contato/ e preencha. Nosso time entrará em contato e poderá avaliar como podemos te atender. Qualquer dúvida, estou à disposição.

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.