Lifelong Learning: Qual é a importância para as organizações?

Equipe TOTVS | 17 fevereiro, 2021

O lifelong learning é um conceito que, aos poucos, começa a ser adotado no mercado de trabalho. O motivo é simples: o que as empresas mais buscam é o desenvolvimento. Ou seja, melhorar para crescer e se destacar da concorrência.

No entanto, o esforço não pode ser unilateral.

Não cabe apenas à empresa a busca pelo desenvolvimento, enquanto seus funcionários se mantêm estáticos em nível técnico e prático.

E o mesmo pode-se dizer do funcionário, que muitas vezes segue um caminho próprio na educação — algo comum — mas que geralmente acontece sem ter um parecer da empresa onde trabalha.

Ou seja, sem saber que, caso direcionasse sua busca por conhecimento para um tema específico, teria chances de crescer na organização.

No entanto, cada vez mais negócios estão enxergando a necessidade e os benefícios de promover uma cultura de aprendizado contínuo.

Afinal, assim é possível engajar e motivar colaboradores, gerar valor para a empresa e trazer resultados extremamente positivos para a organização.

Neste conteúdo, você vai aprender tudo sobre lifelong learning, os pilares do conceito, sua importância e como aplicar na sua empresa — inclusive com a tecnologia certa.

Vamos lá?

O que é lifelong learning?

o que é lifelong learning

O lifelong learning é um conceito que prega a educação como um processo contínuo e não algo com começo, meio e fim. A tradução do termo é esclarecedora nesse quesito, “aprendizagem ao longo da vida”.

Ou seja, de acordo com o lifelong learning, o conhecimento é produto de experiências que as pessoas têm ao longo da vida.

Dessa forma, não é possível mensurar uma quantidade mínima ou satisfatória — algo que o ensino tradicional faz, estabelecendo uma jornada da educação básica até a superior.

Especialmente hoje, esse é um tema bastante discutido.

Em países mais desenvolvidos, por exemplo, já há certa popularidade sobre o conceito. Um estudo da Pew Research Center descobriu que 73% dos americanos se consideram lifelong learners.

Para as pessoas em si, abraçar o lifelong learning foi uma questão muito atrelada ao trabalho.

O mesmo estudo descobriu que 87% dos profissionais entrevistados buscaram conhecimentos para manter ou melhorar habilidades no trabalho.

É por isso que, em vários setores do mercado, foi visto aí uma oportunidade de agregar valor à empresa e ao funcionário. Unir a fome com a vontade de comer.

Hoje, o lifelong learning faz parte do programa de desenvolvimento de várias companhias que buscam instaurar o aprendizado contínuo como parte da cultura organizacional.

De forma dinâmica, as empresas incentivam os colaboradores a estudarem e se desenvolverem.

Assim, eles se potencializam como profissionais, atualizando-se em temas de interesse em comum.

Porém, a empresa também ganha:

O aprimoramento constante torna as entregas cada vez melhores, o que configura em uma evolução da marca diante dos concorrentes.

Portanto, o lifelong learning é um conceito que se alinha com os interesses corporativos e profissionais de muitas pessoas, que buscam atualização em sua carreira.

Muitas vezes, esse aprendizado acontece fora do ambiente formal e do modelo tradicional de educação.

Quais são os pilares do lifelong learning?

Para qualquer um, a necessidade de aprender e se desenvolver é inata. Cada pessoa possui diferentes interesses e são eles que guiam o aprendizado ao longo da vida.

É justamente em cima disso que o lifelong learning é baseado. Quatro pilares que norteiam o aprendizado.

Aprender a conhecer

É preciso adquirir conhecimento de forma questionadora.

Ou seja, a pessoa não deve apenas absorver o que lhe é dito, mas realmente interpretar e pensar sobre as informações.

Afinal, é preciso aprender a conhecer. E conhecer se trata de ter autonomia para buscar respostas, confrontar ideias, questionar e se posicionar.

Aprender a fazer

Junto da teoria, a prática também é importante. Não se trata do trabalho manual em si, mas de colocar em prática aquilo que foi aprendido.

Ou seja, é necessário aprender a transformar um novo conhecimento em um hábito.

É uma habilidade comportamental fundamental para o sucesso do lifelong learning.

Aprender a conviver

Algo essencial no aprendizado contínuo: entender o outro lado, compreender as diferenças e ser empático também potencializa a habilidade de aprender com experiências.

Aprender a ser

De nada adianta ser um mero reprodutor de uma ideia, mesmo que gerada pela própria pessoa.

É necessário ter a habilidade de absorver conhecimentos e se transformar com eles e por causa deles, desenvolvendo a autonomia e o senso crítico.

Essa característica pode ser relacionada à facilidade da pessoa em lidar com erros. 

Ou seja, além de admiti-los, entender o que e onde errou — e como usar isso para melhorar.

totvs rh

Qual é o objetivo do lifelong learning?

O objetivo do lifelong learning é de aceitar que o mundo é um grande ecossistema de relações e dinâmicas voláteis. Nada nunca é estático. E é preciso evoluir em todas as frentes para estar por dentro das mudanças.

Isso diz respeito tanto à vida pessoal quanto à vida profissional de alguém.

Dessa forma, adeptos do lifelong learning aceitam o desafio de entender novos assuntos e desenvolverem novas habilidades.

É um jeito de se preparar para o futuro — algo que conecta essa ambição ao mundo corporativo.

Diante de tantas mudanças no mercado, com produtos e ferramentas inovadores surgindo a cada dia, é necessário que as empresas adotem o mesmo mindset.

Por isso, as organizações são vistas como pilares da mudança na sociedade, instaurando a cultura do aprendizado contínuo em seu dia a dia.

Qual é a importância do lifelong learning para a cultura das organizações?

Em uma dinâmica normal de colaborador e empresa, os momentos de aprendizado geralmente acontecem em situações específicas.

Algumas empresas capricham no onboarding, outras precisam manter um cronograma de treinamentos — especialmente se o trabalho exige certificação de fornecedores.

No entanto, em geral, essa relação não se estende ou se expande para além disso: momentos pontuais.

Esse é um problema, pois sem atualização os profissionais ficam estagnados em seus próprios conhecimentos — que se tornam datados.

Por isso, a aplicação da gestão do conhecimento de lifelong learning tem muito a acrescentar na rotina produtiva e estratégica de um negócio. Entre os benefícios, podemos elencar:

Aumento da produtividade

Adquirir conhecimentos novos potencializa a competência do profissional, que evolui no sentido de ser capaz de encarar novos desafios e melhorar suas entregas.

O aprendizado contínuo é uma forma de abastecer o colaborador com recursos para se destacar em seu dia a dia, aprimorando sua produtividade.

Estímulo da criatividade

Um ambiente que fomenta o aprendizado de novas competências e habilidades é cercado por criatividade, pois é essencialmente inovador.

Dessa forma, o profissional se torna mais apto a se destacar no trabalho, solucionar problemas e engajar em projetos bem-sucedidos.

Satisfação e engajamento do colaborador

Ao incentivar e valorizar o aprendizado do colaborador, você estimula um ambiente corporativo produtivo e satisfatório. Afinal, o funcionário entende que sua empresa investe no seu desenvolvimento para entregar melhores resultados.

Assim, ao se sentir valorizado, o colaborador passa a ter um melhor engajamento com os projetos, metas e objetivos da empresa.

Ambiente corporativo dinâmico 

Antes nós mencionamos como o lifelong learning contribui para um ambiente produtivo.

Mais do que isso, sua empresa se torna competitiva — não em um mau sentido, mas realmente de incentivar o trabalho positivo e proativo.

Isso tudo contribui para uma cultura organizacional corporativa dinâmica, focada em entregas de qualidade e no melhor resultado.

Vantagem competitiva para empresa

Por fim, ao estimular o aprendizado contínuo, sua empresa potencializa as habilidades dos colaboradores.

Assim, sua equipe se capacita ao ponto de melhorar as entregas e tornar a empresa mais competitiva, destacando-se da concorrência.

4 Dicas de como aplicar o lifelong learning em sua empresa

importância do lifelong learning

O lifelong learning é um tema que atrai o interesse dos gestores. Na sua empresa, a implementação dessa cultura de aprendizado afetaria a qualidade das operações, certo?

Agora, como fazer o lifelong learning se tornar uma realidade em sua organização?

Acima de tudo, é preciso olhar as diversas fontes de aprendizado e escolher as melhores.

Apesar de dinâmico, o conceito preza pelo bom conhecimento, de fontes com credibilidade e competência técnica.

Abaixo, você vai encontrar algumas dicas para complementar esse processo e transformar a cultura da sua empresa. Veja só:

Ofereça treinamentos e cursos

Cursos e treinamentos são ideais para estimular habilidades técnicas e práticas.

A vantagem é que existem incontáveis tipos, com ofertas de diferentes níveis de conhecimento e que podem servir tanto para capacitar, como atualizar os colaboradores.

Busque oferecer cursos e treinamentos que se alinhem com as metas de capacitação da empresa. Ou seja, invista naquilo que esteja de acordo com o foco da organização.

Aplique feedbacks

Valioso para qualquer troca dentro da organização, o feedback também é uma ferramenta importante no lifelong learning, pois serve para direcionar e tirar dúvidas sobre a jornada de aprendizado do colaborador.

Conheça as principais  tendências do mercado em que atua

Um dos objetivos do lifelong learning na cultura organizacional é de antecipar conhecimentos para lidar com demandas do futuro.

Por isso, realizar um trabalho complementar de inteligência de negócios e descobrir as tendências de mercado é essencial para compor o planejamento de capacitação proposto pela empresa.

Incentive a troca de conhecimento 

Por fim, é necessário estimular a criação de um ambiente dinâmico de troca de conhecimentos. Afinal, falamos essencialmente de trabalho em equipe.

Por isso, a troca de experiências e sabedoria, inclusive entre funcionários de diferentes senioridades (relação mentor e aprendiz), é essencial para o desenvolvimento da empresa e da qualidade do trabalho.

O uso da tecnologia para auxiliar o lifelong learning nas empresas

A tecnologia é capaz de revolucionar a forma de incentivar o aprendizado contínuo nas organizações.

Com a plataforma certa, sua empresa prepara modalidades de ensino e consegue desenvolver uma trilha de aprendizagem, monitorando o avanço, as necessidades e as oportunidades para cada colaborador.

Além disso, a tecnologia torna a relação do funcionário com os estudos mais prática e dinâmica.

Assim, os estudos são realizados em seu tempo hábil, o que torna a experiência mais leve — é vista menos como uma obrigação e mais como uma oportunidade.

Por que investir em um sistema que auxilia na aplicação do lifelong learning?

Implementar a cultura do lifelong learning não é uma experiência simples.

Afinal, falamos do aprendizado de diferentes (e incontáveis) pessoas, que cumprem funções estratégicas em seu negócio e que possuem ambições próprias.

Gerenciar esse processo é um verdadeiro desafio, por isso, o uso de um sistema pode fazer toda a diferença na jornada de conhecimento dos funcionários.

Entenda em que um sistema pode contribuir:

Treinamentos online

Com uma pequena ajuda da Internet, é possível disponibilizar treinamentos online que podem ser realizados de casa, no tempo livre do colaborador ou na própria empresa.

Assim, você torna o processo mais dinâmico e dá mais autonomia para um melhor aprendizado do funcionário.

Conteúdos multimídia

Uma plataforma que auxilia o lifelong learning deve tornar o processo de aprendizagem mais fácil e interativo, explorando as várias formas de se aprender.

Por isso, o uso de conteúdos multimídia, em diferentes formatos, podem potencializar o ensino e simplificar a obtenção de conhecimentos.

É algo que foge da monotonia dos conteúdos tradicionais da sala de aula.

Evolução da jornada dos colaboradores 

Outra vantagem da plataforma de lifelong learning é que ela pode ser acompanhada por um dashboard completo, com linha do tempo e todo histórico de aprendizagem do colaborador.

Assim, é possível medir sua evolução e definir, de forma mais assertiva, os próximos passos em seu aprendizado contínuo.

Atividades e avaliações online

Além de treinamentos, a plataforma também possibilita que o funcionário realize avaliações pós-curso online.

Assim, o colaborador testa seus conhecimentos sem pressão e com tranquilidade, de forma flexível e online.

Desenvolvimento e Engajamento by BLAST!

lifelong learning ferramentas

Aprimorar as soft skills e oferecer aprendizado de maneira completa ficou mais fácil com o apoio da tecnologia. Prova disso é o Desenvolvimento e Engajamento by BLAST! uma ferramenta da maior empresa de tecnologia do Brasil, a TOTVS.

Na era do streaming, quem não gosta de ver suas séries e programas favoritos da tela do seu celular e computador, certo? A boa notícia é que desenvolver habilidades que vão ajudar o seu time a ser mais produtivo agora pode ser feito da mesma maneira.

O Desenvolvimento e Engajamento by BLAST! é um web app que reúne conteúdos exclusivos, com curadoria da Bossa.etc, companhia de conteúdo e aprendizagem da consultoria de cultura e estratégia BMI Blue Management Institute.

Quer saber como aplicar o Desenvolvimento e Engajamento by BLAST! na sua empresa agora mesmo? Clique aqui para experimentar grátis agora mesmo.

Desenvolvimento e engajamento by blast

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu mais sobre lifelong learning e sua importância, bem como as características que tornam esse modelo de ensino uma tendência nas empresas.

Para as organizações, estimular o aprendizado contínuo é gerar valor para suas entregas, investir em seu capital humano e se posicionar de forma competitiva no mercado.

Além disso, claro, a estratégia ajuda a engajar e unir os times, transformando o ambiente produtivo.

No blog da TOTVS, você pode conferir outros conteúdos sobre gestão de negócios e o aprendizado corporativo.

Que tal aprender mais sobre o tema e aprimorar a experiência dos colaboradores?

E não deixe de assinar a newsletter da TOTVS para receber mais conteúdos como esse diretamente em sua caixa de entrada!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários deste post

  1. Marcio Roberto diz:

    Gostei das postagens e salvei teu site aqui nos Favoritos! Quero te dar uma Sugestão de melhoria... Dar uma pesquisada no google sobre a plataforma do 'TrafegoParaSite com br' e utilize-a para divulgar GRÁTIS os links do seu site/blog. Com certeza poderá conseguir centenas de novos visitantes reais! E se eu puder te ajudar de alguma outra forma adicional, entra em contato comigo pelo email.

  2. Mariana da Silva diz:

    Aqui é a Mariana Da Silva, gostei muito do seu artigo tem muito conteúdo de valor parabéns.

  3. Alan Amorim diz:

    Obrigada pelo comentário, Mariana. Ficamos felizes em contribuir com conteúdos de qualidade. Não deixe de acompanhar o nosso blog ;)

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.