LXP: o que é, como funciona e benefícios desse sistema

Equipe TOTVS | 25 outubro, 2022

O desenvolvimento contínuo de funcionários é um compromisso das empresas alinhadas com o ideal de melhorar sua gestão de aprendizagem. Nesse sentido, a LXP é uma plataforma que pode potencializar resultados e transformar organizações.

Mas, afinal, quando o assunto é solução de e-learning no ambiente de trabalho, o LMS (Learning Management System) não é o suficiente?

Para muitos negócios, a resposta é positiva. Porém, você sabe: o mundo da tecnologia evolui a cada dia — e a LXP é o reflexo disso.

Considerado como um complemento ao LMS, a Learning Experience Platform é uma ferramenta eficiente e repleta de recursos inovadores para uma melhor gestão do conhecimento dentro de uma empresa.

O diferencial desta solução? A personalização, que permite que negócios melhorem sua gestão da experiência humana (HXM) e entreguem mais valor aos funcionários ao longo de seu ciclo na organização.

Neste guia completo, vamos te explicar tudo sobre a tecnologia: o que é, qual a importância, benefícios, desvantagens e principais funcionalidades.

Preparado(a) para aprender mais? É só seguir a leitura!

LXP (Learning Experience Platform): o que é?

A LXP ou Learning Experience Platform é um software de gestão da experiência de aprendizado. A solução tem como objetivo personalizar ao máximo a gestão da aprendizagem corporativa, com base em inteligência artificial.

A tecnologia possibilita que uma empresa desenvolva, faça a tutoria, administre e mensure os materiais de e-learning, mas com o plus de contar com um poderoso motor de personalização.

Assim, a LXP pode entregar o conteúdo certo para as pessoas certas.

É uma ferramenta que empodera os usuários, de modo que os capacita a lapidar seu próprio caminho de aprendizagem e treinamentos.

Desse modo, à ferramenta, cabe a responsabilidade de servir como uma curadoria de conteúdos engajadores com que cada funcionário inserido no funil de aprendizado irá interagir.

O grande trunfo da Learning Experience Platform é que, em vez de focar especificamente em uma estratégia de e-learning centrada na empresa em si, a tecnologia favorece uma experiência com foco nas necessidades do usuário.

Ou seja, a LXP é uma plataforma de aprendizagem corporativa reconhecida como employee-centric.

totvs rh

Como funciona a LXP?

Na prática, o funcionamento de uma plataforma de experiência de aprendizado é mais complexo do que parece. O motivo é simples: a solução combina vários conceitos e tecnologias para personalizar em níveis profundos a jornada de aprendizagem.

A Learning Experience Platform faz isso ao conciliar informação de diferentes fontes, sem esquecer dos recursos de IA e data analytics, para criar um caminho compreensivo de e-learning.

A tecnologia também tem como base as diretrizes de Learning & Development (L&D) da empresa, de modo que todo aprendizado seja acompanhado de perto e que, durante sua realização, não interrompa o dia a dia da força de trabalho.

Na prática, falamos de um software capaz de criar experiências de aprendizado personalizadas, por meio da combinação de modelos de aprendizado formal e informal — o que inclui também o LMS presente na pilha tecnológica da empresa.

Além disso, a depender da LXP, a empresa pode aproveitar de ferramentas para controlar todo o ambiente de aprendizado, integrando sistemas de terceiros, de modo a aprimorar a cultura data-driven dentro do negócio.

Tudo isso capacita as Learning Experience Platforms a detectarem, por exemplo, necessidades e deficiências de aprendizado para, então, definir estratégias para preencher tais lacunas.

Qual a importância da LXP nos dias atuais?

As plataformas de experiência de aprendizagem são essenciais para personalizar e melhorar a experiência do aprendiz. Ao agregar conteúdo e adaptar os caminhos do aprendizado, essa tecnologia cria uma experiência única para cada indivíduo.

No mundo atual de ritmo acelerado e em constante mudança, a capacidade de aprender rápida e eficientemente é mais importante do que nunca.

Diante disso, as LXPs têm se tornado cada vez mais populares nos últimos anos.

Não por menos, de acordo com dados da Valamis, o mercado de Learning Experience Platforms pode ultrapassar a casa dos 2 bilhões de dólares até 2026.

Assim, as plataformas de experiência de aprendizagem fornecem aos usuários a flexibilidade para aprender em seu próprio ritmo e à sua própria maneira.

Esse nível de customização é essencial atualmente, dado que cada pessoa aprende de forma diferente.

Além disso, essa ferramenta facilita o acesso ao conteúdo de aprendizado de qualquer lugar e a qualquer momento — com integração total com dispositivos móveis.

Trata-se de um diferencial, especialmente para profissionais ocupados que precisam ser capazes de aprender em qualquer lugar e a qualquer hora.

Quais são os benefícios da LXP?

Agora, quais os benefícios das plataformas de experiência de aprendizagem para as empresas? Afinal, existem várias soluções de e-learning consolidadas no mercado.

Então, por qual motivo investir em uma Learning Experience Platform? É o que vamos explicar a seguir. Confira!

Facilidade para implementação

Uma das principais vantagens da Learning Experience Platform é que a ferramenta é muito fácil de implementar.

Esta ferramenta pode ser rápida e facilmente integrada em qualquer organização, pequena ou grande.

Além disso, o uso de tecnologias inovadoras em seu front-end, como o low code, facilita a criação e o lançamento de novas experiências de aprendizado sem a necessidade de suporte de TI.

Com apenas alguns cliques, as empresas podem dar a seus funcionários o poder de aprender em seu próprio ritmo e melhorar suas habilidades.

Aprendizagem ativa e personalizada

Outra grande vantagem da LXP é que ela permite um aprendizado ativo e personalizado.

A tecnologia usa inteligência artificial para identificar as necessidades de cada indivíduo e entregar o conteúdo mais relevante, no momento certo e na quantidade ideal.

Além disso, a plataforma oferece uma ampla gama de recursos para apoiar o aprendizado ativo, bem como inovações de gamificação, como quadros de líderes.

Agora, veja bem: qualquer empresa que pretende ficar à frente da curva deve estar constantemente atrás de maneiras de melhorar as habilidades de seus funcionários.

Afinal, é o talento e a experiência da força de trabalho de uma empresa que determina seu sucesso ou fracasso.

No entanto, ao contrário das formas mais tradicionais de aprendizado, que podem ser passivas e de tamanho único, uma LXP favorece o aprendizado personalizado e proativo.

O que isso significa? Basicamente, que os funcionários podem se envolver de maneira mais aprofundada com os conteúdos e, como resultado, se tornarem mais propensos a reter o que aprenderam.

Além disso, a LXP oferece aos funcionários a oportunidade de adaptar sua experiência de aprendizado às suas próprias necessidades e preferências.

Como resultado, é mais provável que eles se mantenham no programa e o acompanhem até a sua conclusão.

Por fim, isto leva a níveis mais altos de proficiência entre os funcionários da empresa.

Ao investir em sua força de trabalho, você está garantindo que sua empresa será capaz de competir no mais alto nível nos próximos anos.

Ambiente colaborativo

A Learning Experience Platform também incentiva um ambiente colaborativo na empresa.

As características sociais da plataforma facilitam a conexão dos funcionários entre si e o compartilhamento de conhecimento.

Na prática, falamos de uma nova maneira de pensar sobre o aprendizado no local de trabalho.

Afinal, em seu cerne, as plataformas de experiência de aprendizado são diferentes de sistemas tradicionais de gerenciamento de aprendizado (LMS), pois enfatizam o aprendizado social e colaborativo.

Assim, oferecem aos funcionários uma maneira de se conectar uns com os outros. Bem como os encoraja a compartilhar conhecimentos e ideias, o que pode levar a uma melhor tomada de decisão e moral da equipe.

Engajamento dos usuários

Muitas empresas estão atrás de maneiras de engajar seus funcionários em ações de aprendizagem.

Um dos benefícios de ter uma plataforma de experiência de aprendizado na empresa é que a ferramenta pode aumentar o engajamento dos funcionários.

A depender da solução escolhida, é possível contar com uma variedade de recursos que encorajam os funcionários a interagir com a plataforma e uns com os outros — como citamos anteriormente.

Por exemplo, algumas Learning Experience Platforms incluem recursos de rede social que permitem que os funcionários se conectem uns com os outros e compartilhem ideias, como fóruns, salas de aula e chats.

Sem esquecer dos da gamificação, capaz de tornar o aprendizado divertido, lúdico e envolvente.

Ao fornecer aos funcionários uma experiência de aprendizado mais envolvente, essas plataformas podem ajudar a aumentar o engajamento e a motivação dos funcionários.

Interação social

Quando se trata de interação social, há poucas coisas mais importantes do que ter uma equipe forte e harmônica no trabalho.

Afinal de contas, nós passamos grande parte de nossas vidas em nossos empregos, então é lógico que as relações que temos com nossos colegas de trabalho podem ter um impacto significativo em nosso bem-estar geral.

É por isso que cada vez mais empresas estão procurando implementar plataformas de experiência de aprendizagem que podem ajudar a promover a interação social entre os colaboradores.

Além das ferramentas de rede social, como mencionamos nos tópicos acima, a plataforma ajuda os funcionários a aprenderem novas habilidades e conhecimentos.

Este é um ponto extremamente positivo, que traz múltiplas vantagens, tanto no local de trabalho quanto na vida pessoal dos funcionários.

Afinal, o aumento da interação social pode ajudar a construir relacionamentos mais fortes entre os funcionários, o que pode tornar o local de trabalho mais coeso e produtivo.

Além disso, o aumento da interação social também ajuda os funcionários a formarem laços fora do trabalho, o que impacta na sua felicidade e na construção de amizades e de um networking.

Gestão facilitada de dados 

Em um mundo onde os dados estão se tornando cada vez mais estratégicos, é mais importante do que nunca para as empresas encontrar maneiras de gerenciar suas informações de forma eficaz.

Uma Learning Experience Platform pode ajudar com isso, fornecendo uma plataforma centralizada para armazenar e organizar os dados específicos sobre a jornada de aprendizagem de seus funcionários.

É um tipo de inteligência super útil, que torna mais fácil rastrear o progresso e identificar áreas em que melhorias podem ser feitas.

Além disso, a plataforma pode ajudar a criar uma cultura voltada para os dados dentro de uma organização.

E as desvantagens?

Embora certamente existam tantos benefícios em investir e implementar uma LXP dentro da sua empresa, alguns especialistas enxergam algumas desvantagens potenciais a serem observadas.

Uma delas é que, porque uma Learning Experience Platform fornece aos funcionários acesso a uma ampla gama de conteúdos de aprendizado, às vezes pode ser difícil para eles encontrar o conteúdo específico que precisam.

Por isso, o ideal é contar com uma plataforma enriquecida com recursos de IA que ajudem na curadoria de materiais e facilitem essa etapa.

Além disso, uma plataforma de experiência de aprendizado também pode ser cara de manter — e o investimento só vai se justificar se os funcionários o utilizarem continuamente (o que chamamos de lifelong learning).

Por fim, é importante notar que a plataforma de experiência de aprendizado não é uma substituta para os programas tradicionais de treinamento de funcionários.

Ao contrário, o ideal é visualizá-la como um complemento a tais programas.

Quando usado corretamente, uma LXP pode ajudar sua empresa a fomentar uma cultura de aprendizagem ao longo da vida e fornecer aos funcionários as ferramentas necessárias para que eles se mantenham afiados e atualizados sobre as últimas tendências em seu campo.

As principais funcionalidades que uma LXP deve ter

Agora, o que você deve procurar em uma plataforma de experiência de aprendizagem? Separamos algumas características essenciais, veja só:

Dados sobre o desempenho da equipe

Ao considerar uma LXP para o seu negócio, uma das principais características a serem procuradas é a possibilidade de acessar relatórios sobre os dados de desempenho da equipe.

Estes dados podem ajudá-lo a acompanhar o progresso de seus funcionários e identificar áreas onde eles possam precisar de mais suporte.

Além disso, esta informação também pode ser útil para determinar qual conteúdo de aprendizado é mais popular e eficaz entre os funcionários.

Conteúdos em diversos formatos

Outra característica importante a ser procurada é a possibilidade de acessar conteúdos em múltiplos formatos.

As melhores plataformas de aprendizagem oferecem artigos, vídeos, infográficos e podcasts, entre outros formatos.

É algo que ajuda a garantir que haja algo para todos e que os funcionários possam aprender da maneira que melhor funciona para eles.

Por exemplo, o podcast pode ser um bom conteúdo sintetizador de um assunto — cujo consumo pode acontecer em diversos momentos e não exige 100% de atenção do usuário.

Ferramentas para interação entre os colaboradores

Finalmente, também é importante procurar uma plataforma que ofereça ferramentas para a interação dos funcionários.

Tais características podem incluir fóruns, salas de bate-papo e integração a mídias sociais.

Essas características são importantes porque elas permitem que os funcionários compartilhem ideias, conteúdos e criem uma cultura de feedback e de auxílio uns aos outros.

Possibilidade de integração com mídias sociais

Uma das características mais importantes de uma LXP é a integração das mídias sociais.

Assim, os colaboradores podem se comunicar mais facilmente, o que cria um senso de comunidade e estimula o compartilhamento de valor entre si.

Além disso, também permite que as empresas se conectem com seus funcionários e obtenham uma melhor compreensão de suas necessidades.

Outra vantagem da integração de mídia social é que ela torna mais fácil para as empresas manterem o controle das últimas tendências e mudanças em sua indústria.

Desta forma, eles podem adaptar rapidamente suas estratégias e ofertas para se manterem à frente da concorrência.

Gamificação

Quando se trata de conteúdo de aprendizagem, um tipo de material não é o bastante.

As melhores plataformas de aprendizado oferecem uma variedade de tipos de conteúdo para atender a diferentes estilos de aprendizado.

Um deles é a gamificação.

A gamificação envolve o uso de elementos de jogos (como storytelling, recursos visuais, etc) para promover engajamento e motivação.

Por exemplo, algumas plataformas permitem que os funcionários ganhem pontos por completar certas tarefas, estabelecendo um ranking de líderes que estimula a uma saudável competição interna.

É algo que torna o aprendizado mais divertido e envolvente para os funcionários.

LXP e LMS: quais são as diferenças?

Pode ser difícil acompanhar todos os novos acrônimos no mundo da educação e treinamento corporativo. Mesmo ao longo deste conteúdo, você se encontrou de frente com dois termos comuns: LXP e LMS, mas quais são as diferenças entre eles?

Uma LXP, como explicamos, é um software que fornece experiências de aprendizado personalizadas para os alunos.

Ele normalmente inclui uma biblioteca de conteúdos, recursos sociais e de colaboração, e recomendações orientadas por dados e IA.

Em contraste, um LMS (Learning Management System) é um software que ajuda as organizações a gerenciarem seus programas de aprendizado.

Um LMS tipicamente inclui recursos como curadoria do curso, registro e matrícula, acompanhamento de desempenho e relatórios de conformidade.

Então, quais são as principais diferenças entre ambos?

Primeiro, a LXP foca no aprendizado individual e suas necessidades, enquanto um LMS foca na organização e seus objetivos.

Segundo, a LXP enfatiza o engajamento e a motivação, enquanto um LMS enfatiza a eficiência e a conformidade.

Finalmente, uma LXP é tipicamente usada pelos usuários ao longo de todo seu dia, seja no tempo livre ou não. Já o LMS é tipicamente usado pelas organizações para oferecer programas de aprendizagem formal.

LMS ou LXP: qual a melhor opção para sua empresa?

Decidir se um LMS ou uma LXP é o melhor para a sua empresa pode ser uma decisão difícil.

Ambos têm seus prós e contras, e no final das contas se resume ao que vai funcionar melhor para suas necessidades específicas.

Em geral, a principal recomendação de especialistas é que sua empresa trabalhe com os dois juntos. Afinal, são plataformas diferentes e complementares no processo educacional de um colaborador.

Dito isto, há algumas diretrizes gerais que você pode seguir para ajudá-lo a fazer a escolha certa:

Se você está procurando por uma experiência de aprendizado mais tradicional, um LMS é provavelmente o caminho a seguir. Ele oferece uma ampla gama de recursos e ferramentas, e é relativamente fácil de configurar e usar.

Por outro lado, se você está procurando por uma experiência de aprendizado mais flexível e moderna, uma Learning Experience Platform é provavelmente a melhor opção.

É perfeita para empresas que querem oferecer a seus funcionários mais controle sobre suas experiências de aprendizado.

Seja qual for o caminho escolhido, certifique-se de fazer sua pesquisa e escolha a opção que melhor vai auxiliar sua empresa a atingir seus objetivos.

Como promover o engajamento e a adesão dos colaboradores a essas ferramentas?

Muitas empresas entendem que seus funcionários podem ser relutantes em participar de programas de treinamento e educação, bem como utilizar novas ferramentas — o que inviabilizaria o investimento feito, por exemplo.

É um problema, já que é um desperdício de uma tecnologia que pode ajudar os funcionários a se manterem atualizados sobre novas tecnologias e métodos.

Uma maneira de encorajar os funcionários a participar desses programas é oferecer um incentivo, tal como um bônus — seja em dinheiro ou no poder de escolha.

Assim, por exemplo, se o funcionário completar o curso, ele terá chance de receber um bônus salarial ou terá direito a um ou dois dias de folga.

A obrigatoriedade é também uma opção, muito embora possa ser vista como muito extrema a depender da cultura e do clima organizacional. Portanto, cabe avaliar junto do RH.

Como escolher a melhor plataforma LXP?

Há algumas coisas importantes a serem consideradas ao escolher uma entre as melhores plataformas LXP.

Primeiro, é importante considerar as necessidades e objetivos específicos de sua organização. O que você espera alcançar com uma Learning Experience Platform?

Uma vez que você saiba disso, você pode começar a avaliar diferentes plataformas e fornecedores para ver quais são as que melhor se adequam às suas necessidades.

Também é importante ler reviews online e comparar preços antes de tomar uma decisão final. Conversar com colegas do mercado pode também servir de guia para basear sua decisão.

Além disso, certifique-se de fazer muitas perguntas a cada fornecedor para ter uma melhor noção de suas capacidades, características de atendimento ao cliente e suporte técnico.

São diretrizes simples, mas bastante eficazes na missão de encontrar o melhor fornecedor de tecnologia para otimizar seus processos de e-learning.

LMS+LXP by Afferolab

A educação corporativa evoluiu muito nos últimos anos e a TOTVS, líder em tecnologia no Brasil, não ficou para trás.

O LMS+LXP by Afferolab é uma solução completa para gestão de treinamentos. Combinando funcionalidades de LMS e LXP, a tecnologia oferece uma experiência personalizada para sua empresa! 

Confira alguns dos recursos disponíveis:

  • Gestão de Aprendizagem abrangente, incluindo organização de turmas, administração de cursos e trilhas de aprendizagem;
  • Controle de Usuários para garantir segurança e acesso personalizado à plataforma;
  • Relatórios detalhados sobre atividades educacionais, acompanhando frequência, matrículas e avaliações;
  • Recursos de Gamificação para estimular o engajamento dos alunos e recompensar o progresso;
  • Playlists para propagação de conhecimento, permitindo criação e compartilhamento de conteúdo entre os usuários;
  • Personalização e Engajamento com recomendações de conteúdo personalizadas e mapa de aprendizagem;
  • Learning Streaming para distribuição de conteúdo em massa, com biblioteca diversificada e direcionamento para públicos específicos;

Confira os detalhes sobre o LMS+LXP by Afferolab e entenda como ele se encaixa nas necessidades do seu negócio.

Nova call to action

Conclusão

Uma plataforma de experiência do aprendizado é um passo além para empresas que buscam se desenvolver no mercado.

É uma tecnologia que parte da ideia de que o capital humano de um negócio é o seu maior ativo — e que a base para o crescimento passa pelo desenvolvimento deste ativo.

Com programas de treinamento e capacitação sob medida, lapidados com ajuda dos dados e da inteligência artificial, é possível agregar valor de forma única na jornada de cada colaborador.

E na sua empresa, essa já é uma preocupação do presente? Se sim, conte com o LMS by Afferolab!

Antes de finalizar, só um pedido: assine a nossa newsletter e receba conteúdos como esse direto em seu e-mail!Ainda não conhece nossos posts? Aqui no blog, escrevemos sobre tudo! Que tal ter um gostinho? Logo abaixo, você encontra uma seleção de artigos especialmente selecionados. Leia agora mesmo!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.