Rastreabilidade: Como a tecnologia pode evitar perdas

Se você possui um negócio próprio cuja oferta são produtos, sabe da importância de possuir um procedimento claro e eficiente para realizar a rastreabilidade de mercadoria. O processo de etiquetagem possibilita que você acompanhe o trajeto de um produto, desde o momento da compra até a sua venda.

Essa etapa envolve controle de estoque preciso, controle de portarias, gestão de frota e agendamentos. Afinal, manter um sistema de rastreabilidade é fundamental para evitar estoque parado e, consequentemente, menor geração de receita.

Como organizar procedimento de rastreabilidade

Alguns passos são fundamentais na hora de organizar a rastreabilidade de produtos. Abaixo, confira se você está atendendo a todos os passos do checklist.

Logística

  • Controle de vasilhames e paletes;
  • Cross docking,
  • Calibragem do picking.

Gestão de entregas

  • Convocação ativa;
  • Personalização dos modelos de separação;
  • Indução de lote;
  • Controle de frete;
  • Gestão de frota;
  • Controle de portaria;
  • Conhecimento de transporte,
  • Agendamento de entrega.

Soluções para aumentar a produtividade e evitar erros

Uma tendência crescente do mercado é a automação dos processos a fim de evitar erros e facilitar que, em um mesmo local, colaboradores e diretores possam acompanhar o fluxo de mercadorias. Isso, claro, com diferentes níveis de acesso aos dados e execução facilitada por qualquer pessoa.

RFID

O RFID é outra aposta de sistema de rastreabilidade de produtos. Entre os diferenciais, o sistema oferece identificação no recebimento de itens e matérias-primas, controle de entrada e saída de mercadorias, rastreamento de insumos, inventário, conferência de recebimento e expedição.

Para isso, a plataforma atua com sinais de rádio captados por uma antena conectada a um computador responsável por processar os dados. Assim, recursos como geoprocessamento, geolocalização e voice picking são associados ao sistema.

guia para adotar rfid

Sistema de WMS

Se entre as suas maiores dificuldades na rastreabilidade, está a falta de prioridades e uso incorreto dos recursos, um sistema para gerenciamento do armazém pode auxiliá-lo a resolver essas questões.

O WMS atua no controle de estoque e evita turn over de equipe devido ao desgaste da reposição. As frentes de atuação do WMS ocorrem por meio do Slotting e da Convocação Ativa, evitando desabastecimento da linha.

Quem pode usar um sistema de rastreabilidade?

Um software de gestão para distribuição atende aos diversos segmentos, como Mercearil, Frios, cosméticos, Higiene e Limpeza, Material de Construção, Farmacêutico, Química e Autopeças.

No entanto, alguns setores precisam se ajustar a regulamentações mais rígidas, dentro das normas da ANVISA e podem contar com um sistema que auxilia neste processo.

Segmento de medicamentos

Para quem atua na distribuição de remédios, a rastreabilidade envolve identificar itens próximos ao vencimento e seguir as diretrizes da Lei nº 11.903/2009.

As normas determinam que todos os tipos de remédios existentes no Brasil, devem ser acompanhados desde sua produção até o consumidor final. Para isso, dispensação e prescrição médica, veterinária ou odontológica são obrigatórias.

O controle de alvarás define quais farmácias podem vender quais tipos de medicamentos e isso é um dado importante para o distribuidor acompanhar, evitando multas e penalidades.

Software: use com foco!

Na hora de escolher um programa que realize a rastreabilidade de materiais, o ideal é unificar os processos da empresa em um mesmo software. Isso proporciona maior bem-estar entre os colaboradores, uma vez que os procedimentos técnicos são os mesmos e, também, evita erros.

Assim, é possível resolver questões sobre precificação incorreta, controle de verbas de fornecedor, apuração de comissão, entre outros. A ideia de produtividade passa por uma gestão em que setores como o de venda, separação, expedição, faturamento e acerto de carga possuem alinhamento com a tesouraria, financeiro e as operações fiscais e contábeis da empresa.

Por que escolher a TOTVS?

Para quem busca uma empresa especialista em softwares para distribuidores, pode contar com os serviços da TOTVS. Ao todo, são mais de 53 mil usuários do segmento, em todo o país, apostando nas nossas soluções.

Uma das ferramentas-chave em rastreabilidade do produto é a plataforma WinThor. O maior destaque diz respeito à facilidade de etiquetar produtos.

Se a sua empresa desenvolve um trabalho manual, item a item, o WinThor proporciona rapidez no processo e oferece dados sobre a localização do produto, o lote e o FEFO (First-Expire, First-Out) da mercadoria.

Além disso, a plataforma é associada ao sistema tributário. Assim, o software segue as diretrizes da Secretaria de Fazenda (SEFAZ) e oferece uma função de pré-faturamento, evitando que a nota fiscal se perca antes de ser aprovada.

Com opções e módulos que atendem às exigências fiscais de diferentes setores, compreendemos as dificuldades do mercado e pensamos em soluções que resolvam os desafios diários. Para isso, oferecemos softwares que crescem junto com o seu negócio. Saiba mais conversando com nossos especialistas.

Nova call to action

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *