Conheça os erros mais comuns na gestão financeira de uma empresa

Equipe TOTVS | Biblioteca | Uncategorized | 01 outubro, 2018

Uma empresa é criada muitas vezes a partir de uma ideia, uma necessidade ou um sonho. Empresas nascidas a partir de ideias inovadoras podem trazer disrupção e até mesmo criar novos mercados e nichos não explorados.

 

Em outros casos, uma drástica mudança na vida de alguém, como a perda de um emprego, traz a necessidade de investir em uma fonte de renda alternativa, e a abertura de uma empresa muitas vezes vem a calhar. Por fim, muitos associam a abertura de uma empresa a um sonho alcançado, a todo um trabalho e dedicação materializado na forma do novo negócio.

 

Qualquer que seja a motivação encontrada para abrir uma empresa, o sucesso de cada uma das situações é totalmente dependente de uma gestão financeira bem-feita ao longo de toda vida empresarial. Empresas com grandes ideias, negócios criados como única alternativa ou empreendimentos advindos a partir de sonhos de uma vida, sucumbiram um dia devido a um mal planejamento financeiro.

 

Um plano financeiro estabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados, ou seja, é uma declaração do que deve acontecer no futuro.

 

Ele é desenvolvido em cima de projeções realizadas estimando da forma mais aproximada possível a situação econômico-financeira aguardada, e engloba a integração e coordenação da programação avançada de todos os planos da administração financeira junto aos planos operacionais de todas as áreas da empresa.

 

Dentre os muitos instrumentos de planejamento e análise financeira estão o fluxo de caixa, o demonstrativo de resultados do exercício (DRE), o custo dos produtos vendidos, o balanço patrimonial e as despesas fixas e variáveis. Entretanto, alguns erros rotineiros podem fazer a gestão financeira se transformar em um pesadelo na rotina do micro e pequeno empreendedor. Abaixo estão 5 dos principais erros cometidos pelo pequeno empreendedor, apontados pelo SEBRAE, na gestão financeira do pequeno negócio:

 

  • Não ter as informações corretas sobre saldo de caixa, valor dos estoques das mercadorias, valor das contas a receber, valor das contas a pagar, volume das despesas fixas ou financeiras, etc.
  • Não saber se a empresa está ou não tendo lucro em suas atividades operacionais.
  • Não calcular corretamente o preço de venda dos produtos, pelo desconhecimento dos custos e das despesas.
  • Não conhecer corretamente o volume, a origem dos recebimentos, a quantidade e o destino dos pagamentos, porque não há elaboração do fluxo de caixa.
  • Não saber o valor patrimonial da empresa, o que ocorre quando não é feito um balanço patrimonial.

 

Uma grande aliada de uma empresa auxiliando o empreendedor a minimizar estes erros é a tecnologia. Um sistema de gestão intuitivo e completo pode garantir uma gestão financeira facilitada, além de possuir todos os registros, exibindo os números de forma a ajudar com decisões e estratégias mais assertivas garantindo o sucesso da empresa.

 

Conheça mais sobre as soluções de gestão do Fly01! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *