Entenda o que é e quais os benefícios da antecipação de recebíveis

Equipe TOTVS | 06 maio, 2023

A antecipação de recebíveis é uma prática comum entre as empresas e, dependendo da plataforma e tecnologia, pode ser feita de maneira simples e rápida. 

Na prática, antecipar recebíveis pode ser uma solução para manter o fluxo de caixa de modo mais sustentável. É um excelente recurso para garantir liquidez imediata em caixa, o que pode aliviar a empresa em várias situações.

Ainda assim, sua realização da forma tradicional é o que impede vários gestores e empreendedores de manter a saúde financeira da companhia estável.

O processo direto com bancos ou instituições financeiras pode ser um tanto atribulado, fazendo a empresa esbarrar em algumas burocracias, documentação e taxas nada atrativas.

No entanto, com a ajuda de soluções tecnológicas, esse processo se torna ainda mais acessível, ágil e barato.

Tudo isso pode ser feito através de uma plataforma tecnológica desenvolvida por uma techfin.

Para entender mais sobre o assunto e como a tecnologia pode ser determinante ao facilitar o acesso ao adiantamento de recebíveis, criamos este conteúdo completo!

Veja neste artigo como funciona esse processo e quais suas vantagens.

totvs antecipa

O que é antecipação de recebíveis?

Antecipação de recebíveis é um recurso financeiro que permite adiantar o recebimento de valores futuros. Ou seja, você pode receber antecipadamente por vendas que foram fechadas em parcelas, a prazo, com cheques, carnês e duplicatas.

Tudo isso antes do cliente ser cobrado. Assim, é possível que a empresa recolha esses valores de uma só vez, em curto prazo.

É uma forma da organização estabilizar o fluxo de caixa em momentos de aperto ou necessidade, pois antecipa a injeção de capital que pode servir para pagar dívidas, por exemplo.

Dessa forma, torna-se um recurso valioso e estratégico, capaz de evitar o endividamento da sua empresa.

É uma medida importante tanto para empresas que operam diretamente com o setor privado ou cliente final, como também para fornecedores do governo federal.

Em novembro de 2020, o Ministério da Economia criou o programa de antecipação de recebíveis do governo federal, denominado AntecipaGov.

A iniciativa permite que as empresas com contratos ativos solicitem a antecipação de até 70% dos recebíveis previstos nos acordos fechados.

Como funciona a antecipação de recebíveis?

Na antecipação de recebíveis, a empresa adquire um valor que já pertence a ela antes do previsto. Uma venda parcelada, com recebimento previsto apenas para o próximo mês, por exemplo, pode ter o valor creditado hoje. 

O recurso funciona através de uma solicitação da organização com seu banco, operadora financeira ou techfin.

São selecionadas, então, as notas fiscais das operações que a companhia visa receber. Depois disso, cabe à instituição financeira da empresa realizar o pagamento.

Nesse processo, é comum que as organizações mais tradicionais proporcionem certa carga burocrática, bem como mais critério na liberação do crédito imediato.

Além disso, dependendo da instituição, normalmente é cobrado uma taxa por esse pagamento adiantado. 

No caso específico de algumas empresas de alto faturamento, podem haver isenções. Porém, é comum que as taxas sejam negociadas diretamente com a instituição.

Vale lembrar que quanto maiores os valores e os períodos de antecipação (digamos, de um pagamento que você vai receber daqui a 6 meses), maiores as taxas de juros. 

Por isso, esse é um recurso ideal para receber valores de pagamentos a curto prazo.

A estratégia de antecipar recebíveis é muito utilizada para manter o fluxo de caixa da empresa positivo, além de garantir também mais fundos para o capital de giro do negócio.

Assim, a empresa que solicitou o adiantamento de recebíveis recebe os valores de notas fiscais que só entrariam no caixa em um prazo bem maior.

Com a opção certa, como uma techfin, as taxas são baixas (sem IOF e TAC, por exemplo) para qualquer organização, o que torna o recurso muito atrativo.

Qual é a diferença entre empréstimo e antecipação de recebíveis?

A principal diferença entre antecipação de recebíveis e empréstimo é que, neste último, você empresta um dinheiro que não é seu. No processo de antecipação, por sua vez, acontece apenas o adiantamento de valores que você já receberia.

Imagine o seguinte: em qualquer operação de oferta de crédito, o credor (nesse caso, a instituição financeira, banco ou techfin) avalia os riscos do contratante não pagar o valor.

Esse índice é calculado em cima de incontáveis variáveis e métricas. No caso de uma empresa, tem muito a ver com sua saúde financeira, as entradas e saídas, e o fluxo de caixa.

Com isso, é possível entender o risco e determinar uma taxa de juros. Até aí, o processo ocorre da mesma maneira para a antecipação e para o empréstimo, certo?

Porém, pense no seguinte: ao solicitar um empréstimo, sua empresa busca por um dinheiro que efetivamente não é dela. É do banco ou instituição financeira.

Por isso, você vai devolver o valor – em pagamento único ou parcelado – com certa taxa de juros.

O que define a taxa de juros é a nota de crédito da empresa – dependendo dessa métrica, a instituição financeira pode facilitar o acesso ao valor do empréstimo, dificultar por conta dos riscos e aumentar as taxas, ou mesmo negar.

Notou como o empréstimo sempre tem esse fator de risco atrelado ao pagamento? Por isso é normal que, no fim das contas, você pague muito mais do que o valor emprestado.

Com a antecipação de recebíveis, o panorama é diferente: apesar da sua empresa não ter o dinheiro solicitado de forma antecipada em mãos na hora, ele vai chegar.

Isso porque a compra já foi realizada e o pagamento será efetuado conforme negociado. O risco de inadimplência, portanto, é muito baixo – o que facilita a obtenção dos valores, com taxas bem menores.

Assim, a antecipação pode ser um recurso extremamente eficaz na manutenção da gestão financeira do negócio, representando menos riscos a curto prazo.

Quais são os tipos de recebíveis?

Existem alguns tipos de recebíveis que podem ser antecipados. No entanto, não é sempre que essa antecipação pode acontecer.

Por isso, é importante negociar com sua instituição – é a política de crédito para empresas de cada uma que vai viabilizar as operações.

Entre os tipos de recebíveis, destacamos:

Boletos bancários emitidos

Você pode antecipar o recebimento de valores de boletos emitidos aos seus clientes.

Normalmente, já são configurados para um pagamento a curto prazo, o que torna o modelo ideal para a antecipação.

Recebíveis de cartão de crédito

Valores a curto e médio prazo dos pagamentos com cartão de crédito por seus clientes também podem ser antecipados, basta integrar o sistema para ter acesso à documentação e enviá-la à instituição.

Depósitos em conta

Depósitos direto em conta também podem ser antecipados, basta conferir com a instituição qual o tipo de comprovação da operação é requisitado.

É ideal para duplicatas emitidas sem boletos (de clientes que não pagam via essa modalidade, apenas com depósito).

Cheques pré-datados

Para empresas que operam com cheques, a antecipação de recebíveis pode ser uma boa alternativa de manter a saúde financeira da empresa e adiantar pagamentos que viriam apenas em questão de meses.

Quando uma empresa deve optar por antecipar os recebíveis?

A antecipação de recebíveis pode ser muito vantajosa para o seu negócio, mas deve ser vista como uma ação pontual e não como uma medida frequente.

Muita atenção ao optar pelo recurso, pois sem o correto planejamento financeiro sua empresa pode se perder no futuro – afinal, o adiantamento vai afetar seu caixa por um determinado período de tempo, certo?

Por isso, o diagnóstico financeiro da saúde e das condições da organização é sempre essencial antes de solicitar qualquer antecipação.

Mas e quais são os casos mais propícios para isso? Mostramos alguns:

Aumentar o capital de giro

O capital de giro ajuda a empresa a se manter estável no seu dia a dia, possibilitando o pagamento de dívidas fixas e variáveis.

Em certos momentos, é comum que a organização veja a necessidade de aumentar esse capital para arcar com dívidas inesperadas, que exijam novos investimentos ou mesmo certo pagamento prévio.

Pagar despesas

E se a sua empresa pecou na gestão da manutenção e acabou com uma máquina indispensável parada? É hora de realizar a troca ou conserto – mas essa é uma ação cara.

A antecipação de recebíveis pode ser a solução para sua gestão de custos, aumentando o caixa da empresa para que você negocie melhores valores ou mesmo cubra integralmente o gasto.

Com o recurso financeiro, é possível fazer isso sem comprometer o caixa futuro e nem a produtividade do negócio. 

Ou seja, é uma solução indicada para problemas e despesas inesperadas, para os quais as finanças da empresa não estavam preparadas para cobrir.

Manter o fluxo de caixa positivo

Para não operar no vermelho e correr riscos de inadimplência, antecipar recebíveis pode ser uma alternativa.

Assim, você “corta” um pouco do que receberia lá na frente, mas mantém a operação no azul, garantindo uma forma de respiro.

Quais são as vantagens da antecipação de recebíveis?

Você já sabe que a antecipação de recebíveis é uma operação que exige cautela, mas uma vez que tenha optado pelo recurso, quais suas reais vantagens diante de outros, como o empréstimo?

Separamos alguns dos principais benefícios do adiantamento de valores, veja só:

Menor risco de inadimplência

Como o valor a ser recebido já foi acertado e o pagamento será efetuado – de uma forma ou de outra – a instituição tem maior segurança para liberar o valor de forma antecipada.

Assim, ela verifica um menor risco de inadimplência por parte da sua empresa.

Facilidade de contratação

E é justamente por conta do risco baixo que a contratação desse recurso é tão fácil.

A carga burocrática, apesar de existir em alguns bancos e operadoras mais tradicionais, é mais baixa que a de um empréstimo, por exemplo.

E com o uso da tecnologia, como o apoio de uma solução de techfin, você resgata o valor solicitado em pouquíssimo tempo, o que ajuda na tomada de decisão.

Mais liquidez

Quando falamos em resgate de valores para o seu caixa em pouco tempo, falamos de liquidez – algo que a antecipação de recebíveis proporciona para sua empresa.

Baixe agora mesmo o estudo de Panorama das Carrerias 2030

Evita empréstimos e financiamentos

Por fim, se a antecipação é um recurso de emergência, muitas vezes é uma solução muito mais adequada e menos comprometedora (da saúde financeira do negócio em médio e longo prazo) que um empréstimo ou financiamento.

Assim, você cobre as despesas ou investimentos imediatos e não precisa se preocupar com parcelas e altas taxas de juros no futuro.

– E as desvantagens?

Apesar da facilidade e dos benefícios, é necessário considerar alguns riscos antes de optar pela antecipação. Um deles é algo que já destacamos aqui: o uso excessivo desse recurso.

Por ser uma operação com fácil contratação, é comum que muitos empreendedores optem por ela de maneira constante. No entanto, isso pode trazer diversos problemas para o negócio.

O primeiro é o comprometimento da saúde financeira da empresa, que pode ser prejudicada a partir do momento em que o crédito torna-se caro demais. 

Outro ponto de atenção é que a antecipação de recebíveis pode acabar mascarando gargalos estratégicos e operacionais do negócio. 

Pense: se você está contratando crédito com frequência, isso é um sinal de que a empresa não está conseguindo dar conta do recado, certo? Ou seja, provavelmente existem pontos de atenção relacionados à gestão financeira. 

Além desse fator, um risco do recurso de antecipação é a inadimplência do cliente. Aqui, você antecipa o valor que ainda será recebido, mas o que acontece se o consumidor não arcar com as suas obrigações?

Isso não elimina a sua responsabilidade de pagar a instituição que antecipou o crédito. Nesses casos, é necessário ter um “plano B” para evitar o pagamento de multas e juros.

Qual a taxa de antecipação de recebíveis?

O adiantamento de recebíveis tem cobrança de taxas e elas podem variar de acordo com alguns fatores, como a instituição escolhida, o valor e o prazo de antecipação solicitado.

No entanto, o cálculo sempre terá como base um período de 30 dias. A partir disso, para conferir o saldo a receber, é preciso descontar a taxa do valor dos recebíveis.

Vamos a um exemplo. Imagine que você deseja antecipar um boleto de R$1.500 com vencimento em 30 dias e a taxa da instituição escolhida é de 5% ao mês.

Primeiro vamos descobrir o valor cobrado pela instituição para depois entender como contabilizar a antecipação de recebíveis. 

Para isso, basta multiplicar o total dos recebíveis pelo percentual da taxa:

1.500 x 0,05 (5%) = R$75

Ou seja, você teria que pagar uma taxa de R$75 para antecipar o total de R$1.500. Para saber qual seria o seu saldo, basta subtrair os valores:

1.500 – 75 = R$1.425

Vale lembrar que quanto maior o prazo de antecipação, maior é a taxa – portanto, menor será seu saldo.

Techfins: o que são e como funciona o adiantamento de recebíveis por meio delas?

As techfins são instituições que prestam serviços financeiros personalizados utilizando a tecnologia. O uso dessas soluções tecnológicas é o que simplifica a operação de adiantamento de recebíveis nessas instituições.

Por esse motivo, tudo é feito de forma muito mais prática, digital e com muita eficiência. Isso porque a tecnologia permite a integração de todo o processo de contratação.

Além da praticidade, o processo tende a ser menos burocrático, mais ágil e mais acessível. Em muitos casos, as techfins disponibilizam os valores em menos de 24 horas e com taxas mais baixas, especialmente comparadas a outras instituições financeiras.

Por isso, existem grandes vantagens desse tipo de instituição financeira, que vale a pena serem consideradas.

Por que fazer antecipação de recebíveis por meio de Techfins?

Agora que você sabe o que é antecipação de recebíveis, entende que esse processo é menos burocrático e muito mais vantajoso para a empresa.

O mais indicado é analisar bem as alternativas que a companhia possui e determinar qual é a melhor saída para manter a saúde financeira da empresa.

A antecipação de notas fiscais permite que a empresa tenha uma boa gestão financeira e fluxo de caixa, especialmente quando realizada por meio de uma techfin.

Veja a seguir os principais benefícios desse processo:

Plataforma unificada

Outra vantagem em realizar o procedimento em uma techfin é, muitas vezes, poder fazer tudo por uma única plataforma integrada ao seu sistema de gestão.

Portanto, a empresa faz a contratação e também tem acesso aos recebíveis que podem ser antecipados.

A centralização de informações é uma grande vantagem, por facilitar os processos e evitar possíveis falhas. Tudo isso, além de gerenciar a carteira antecipada e consultar informações de limite e taxa.

Oportunidade de crescimento

A antecipação com uma techfin também permite que a sua empresa faça mais vendas sem a preocupação com os recebíveis de longo prazo.

Ademais, os recursos que já são da empresa se tornam oportunidades de crescimento e investimento, sem contar com empréstimos para isso.

É uma forma mais simples e segura de investir no crescimento do seu negócio e da sua empresa de forma geral.

Por este motivo, as techfins ganham cada vez mais espaço entre as instituições financeiras tradicionais.

Taxas atrativas

As techfins buscam oferecer comodidade e praticidade para que sua empresa tenha maior liberdade financeira e controle sobre o próprio dinheiro.

Por isso, pratica taxas muito competitivas com o resto do mercado.

Algumas plataformas, inclusive, possibilitam a obtenção de recebíveis sem aquelas taxas chatas comuns no mercado, como IOF e TAC.

Praticidade

Ao contar com uma solução de techfin para antecipar recebíveis, você pode conseguir a liberação do crédito em poucos cliques. Muito bom, não é mesmo?

É algo que foge do padrão do mercado e que lhe dá maior agilidade em todo processo – que até então costumava ser bastante emperrado, especialmente por métodos tradicionais de antecipação.

Sem necessidade do envio de planilhas

A solução da techfin possibilita que você selecione as Notas Fiscais que deseja antecipar rapidamente.

Assim, com um comando, você envia de forma automática toda documentação necessária para aprovação, proporcionando maior transparência de custos e agilidade na operação.

TOTVS Antecipa

Você conhece o TOTVS Antecipa? A solução reúne, em uma única plataforma, os recursos para contratar, acessar e gerenciar os recebíveis passíveis de antecipação.

Assim, a empresa pode consultar os valores que tem a receber, fazer a gestão da sua carteira e consultar informações de limite e caixa em apenas alguns cliques – além de ter total facilidade na solicitação de adiantamentos.

É uma solução tecnológica adequada para empresas que buscam transformar os recursos garantidos em oportunidades de crescimento e investimento imediato.

Ou seja, a solução ideal para empresas modernas e que buscam conciliar mais um recurso incrível em sua suíte de tecnologias!

Isso porque o TOTVS Antecipa é 100% integrado ao ERP da empresa, o que facilita a gestão de informações, todo controle financeiro da empresa e também ajuda a garantir máxima transparência dos dados, sem comprometer o seu limite bancário.

Conheça todas as possibilidades do TOTVS Antecipa e melhore a saúde financeira da sua empresa com uma plataforma única!

Nova call to action

Conclusão

A era das techfins é uma realidade da transformação digital e da modernização dos processos financeiros.

Essa é uma solução para as empresas que necessitam de serviços financeiros com valores acessíveis, que sejam eficientes e seguros.

Diante disso, as techfins representam um grande avanço e podem proporcionar muitas vantagens e oportunidades de crédito mais justo para empresas de todos os portes, incluindo o método de adiantamento de recebíveis.

A tendência é que, cada vez mais, esses serviços sejam facilitados para que as companhias possam contar com um serviço de qualidade, mais transparente e com dados precisos.

Por este motivo, é tão importante entender mais sobre as techfins. Leia nosso artigo sobre o assunto e saiba mais!

totvs antecipa

Como funciona a antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é um recurso financeiro que permite às empresas que recebam valores antes do prazo previsto. Isso significa que elas têm a possibilidade de receber por vendas que foram parceladas ou realizadas via cheques ou carnês, por exemplo.

Quando usar antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis pode ser usada pelas empresas em momentos em que é necessário aumentar o capital de giro, pagar despesas ou manter positivo o fluxo de caixa.

Quem pode antecipar recebíveis?

Empresas de todos os setores podem realizar a antecipação de recebíveis diante da necessidade de movimentar o capital de giro e otimizar o fluxo de caixa, para que a companhia consiga se manter em dia com as suas obrigações.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.