Scrum: guia completo

Equipe TOTVS | 12 dezembro, 2022

Scrum. Você provavelmente já ouviu falar nesse método, certo? Trata-se de uma abordagem de gestão de projetos muito eficiente e popular no mercado.

Na prática, o Scrum pode ser usado para racionalizar processos e melhorar a eficiência dos resultados em seus projetos.

Essa abordagem, que se enquadra dentro do guarda-chuva de metodologia ágil, é simples e fácil de entender.

Quando implementado corretamente, o método possibilita que empresas entreguem mais valor aos clientes, de forma mais rápida e frequente.

O melhor? Essas entregas costumam ser muito eficientes, já que a abordagem preza pela melhoria contínua e uma cultura de mínimo desperdício.

Que tal aprender mais? Vamos te mostrar tudo sobre a abordagem em um guia completo. Confira!

Scrum: o que é?

Scrum é a resposta moderna para a gestão de projetos. É uma abordagem baseada em trabalho em equipe, colaboração e comunicação. Com isso, é possível gerar valor por meio de soluções adaptáveis para problemas complexos.

Em termos simples, trata-se de um conjunto de boas práticas que capacitam os times a trabalharem melhor em conjunto.

Ao ouvir falar deste método, é comum mencioná-lo como parte do framework ágil.

O motivo é simples: ele é baseado em conceitos como ciclos de feedback, melhoria contínua e empirismo (ou seja, valoriza a experiência em si).

De acordo com o estudo State of Agile, esse é de longe o método ágil de gestão de projetos mais utilizado em todo o mercado corporativo.

O segundo no ranking é o Scrumban, um híbrido entre este método e outro, o Kanban.

Quem foi o criador do Scrum?

O framework foi criado por Ken Schwaber e Jeff Sutherland e ganhou espaço no começo dos anos 1990, com a proposta de aplicar a metodologia ágil.

Os dois, inclusive, fazem parte do time de desenvolvedores que escreveu o Manifesto de Desenvolvimento Ágil, que serve de premissa para a metodologia em si.

Em 2002, Schwaber criou a Scrum Alliance e começou a oferecer certificados no tema.

Isso não significa que se deve seguir exclusivamente regras de um processo ou uma técnica de construção de produtos e, sim, encontrar a melhor solução para o seu time aplicando as premissas.

Metodologia ágil e Scrum são a mesma coisa?

Metodologia ágil e Scrum não são exatamente a mesma coisa, mas andam de mãos dadas!

Como o nome diz, a primeira trata-se de uma metodologia. Ou seja, uma cultura a ser instaurada em empresas que prezam por uma condução acelerada, flexível e iterativa dos projetos.

Já o Scrum é uma abordagem que se encaixa dentro deste guarda-chuva ágil. Uma forma de colocar o agile framework para rodar dentro de uma estrutura corporativa.

Neste caso, trata-se de um método que divide o trabalho em ciclos curtos — o que ajuda a manter a fluidez e permite uma maior adaptabilidade.

A combinação de ambos os conceitos permite que as equipes se movimentem mais rápido, gerenciem projetos com eficiência, satisfaçam melhor as necessidades dos clientes e usem o feedback do produto para criar os melhores resultados possíveis.

Quais são os pilares e valores do Scrum?

A implementação prática do método consiste no foco em três pilares principais, que são transparência, inspeção e adaptação.

Afinal, para reduzir desperdícios e agregar valor às entregas, é preciso prezar pela transparência das informações.

Todos os dados precisam ser abertos e estar disponíveis para os envolvidos no processo.

Assim, a ação de inspeção, que deve ser frequente, pode se aprofundar para entender a quantas anda o fluxo de trabalho e se está, realmente, alcançando os objetivos estabelecidos.

Por fim, por meio da transparência e das inspeções, é possível adaptar-se aos diferentes desafios.

Afinal, todo projeto tem suas próprias particularidades, e a adaptação é um dos pilares para que sempre haja alinhamento na comunicação.

Além disso, no cerne de sua aplicação, existe um conjunto de cinco valores centrais:

  • Foco;
  • Respeito;
  • Abertura;
  • Coragem;
  • Comprometimento.

São aspectos centrais para fornecer uma melhor base para o sucesso na entrega do projeto.

Na prática, esses valores são enfatizados pelas equipes para criar um ambiente produtivo centrado em torno da entrega e da melhoria contínua.

Na prática, como funciona o método Scrum?

Esse método é uma maneira única de abordar o gerenciamento de projetos, que incorpora comunicação constante, fluxos de trabalho eficientes e estratégias adaptáveis.

Na prática, envolve a programação regular de “sprints”, com o objetivo de inspecionar de perto os projetos e descobrir quaisquer problemas ou questões para que eles possam ser rapidamente abordados.

É algo que permite que as equipes se concentrem na entrega de metas de curto prazo ao mesmo tempo em que mantêm a visão do objetivo geral.

Além disso, assegurar que cada membro da equipe tenha uma compreensão clara do que se espera deles aumenta as chances de que todas as tarefas sejam concluídas de acordo com as expectativas, levando a um processo de trabalho eficiente.

Com sua abordagem altamente dinâmica, o método ajuda as equipes a se concentrarem em fazer as coisas sem sacrificar a responsabilidade ou a produtividade.

Artefatos do Scrum

Os artefatos são o que fazem esta metodologia brilhar — recursos aplicados no dia a dia de implementação e uso do método.

Entre eles, podemos mencionar:

  • Backlog do produto: uma lista de todas as tarefas e características que constituem um projeto. É constantemente atualizada com base no feedback do usuário e na avaliação da equipe sobre seu progresso.
  • Backlog da sprint: uma lista de tarefas e recursos a serem completados dentro de um sprint em particular.
  • Incremento do produto: o incremento é uma forma de gerar valor ao produto e eles são adicionados à medida que os itens do backlog são concluídos. Trata-se de itens, recursos e funcionalidades “a mais”, que podem ser integradas ao produto e utilizadas pelos usuários finais.
  • Gráfico de queima (Burndown chart): um gráfico que mostra quanto trabalho foi completado em cada sprint e quanto ainda há para ser feito. Ele é usado para rastrear progresso e garantir que os prazos sejam cumpridos.

Juntos, eles dão clareza e transparência às equipes do projeto no processo de desenvolvimento. 

Cerimônias ou eventos do Scrum

As cerimônias ou eventos são uma ótima maneira de reunir equipes, ao mesmo tempo em que promovem uma mentalidade ágil.

Pense nisso como uma reunião para aumentar o ânimo e melhorar o clima organizacional.

Os eventos podem variar desde check-ins semanais e stand-ups diários até revisões e retrospectivas trimestrais.

Independentemente de qual for escolhido, o objetivo é sempre construir confiança entre os membros da equipe e levar o projeto adiante — não importa o quão pequeno ou grande ele possa ser.

Com as atuais ferramentas de colaboração, é possível criar reuniões engajadoras, lúdicas e divertidas com equipes presenciais e mesmo times completamente remotos.

Etapas do Scrum

O método delineia quatro passos básicos para um trabalho eficiente:

  • Reunião de planejamento ou Planning Meeting;
  • Reunião diária ou Daily Scrum;
  • Reunião de revisão da Sprint ou Sprint Review;
  • Reunião de retrospectiva da Sprint ou Sprint Retrospective.

O planejamento envolve a definição das funções e responsabilidades da equipe, bem como a elaboração de um cronograma de trabalho.

O Daily é uma cerimônia curta e diária que ajuda os membros da equipe a ajudar uns aos outros e compartilhar atualizações importantes.

Já no Sprint Review, a equipe mostra o que eles realizaram para as partes interessadas. As revisões do Sprint são realizadas no final de cada um desses eventos, pouco antes da retrospectiva.

O objetivo é coletar feedback, determinar se o incremento foi alcançado e discutir como melhorar o produto em Sprints futuras.

Qualquer empresa pode usar essa metodologia?

Com certeza! O método Scrum é projetado com flexibilidade em mente, tornando-o uma ferramenta de gerenciamento de projetos incrivelmente útil para qualquer empresa.

Ele pode ser adaptado às necessidades de pequenas ou grandes equipes e trabalha em diferentes indústrias, tornando-o uma escolha especialmente popular para muitas organizações.

Além disso, o método ajuda a reduzir custos, fornece maior transparência e melhora a visibilidade no processo de desenvolvimento de um produto ou de projetos em geral.

No mundo dos negócios de hoje, que está em constante mudança, uma abordagem moderna e prática para o gerenciamento de projetos vale a pena ser explorada por qualquer organização que busque maximizar seus resultados e alcançar o sucesso.

Qual a importância do Scrum no dia a dia das organizações?

E você, pensa que esse método pode ajudar nos seus resultados? A resposta é positiva!

Essa é uma ferramenta incrivelmente útil para organizações que buscam um equilíbrio entre agilidade inovadora e fluxo de trabalho eficiente.

Ao enfatizar a colaboração e a constante melhoria pró-ativa, o Scrum permite que as organizações permaneçam ágeis enquanto abordam estrategicamente os desafios do dia a dia.

Com check-ins regulares e visibilidade holística no desenvolvimento das tarefas, as equipes estão capacitadas a tomar decisões inteligentes em tempo real, sem desperdiçar ciclos.

De acordo com cálculos do próprio Jeff Sutherland, a boa implementação do método pode melhorar a produtividade dos times na casa dos 300% a 400%.

Além disso, as melhores equipes podem alcançar aumentos de produtividade de até 800% e replicar esse sucesso continuamente.

Como resultado, a organização pode se adaptar rapidamente conforme necessário e maximizar sua eficiência para se manter competitiva no mercado moderno.

Qual a diferença entre Scrum e Kanban?

Entender a diferença entre Scrum e Kanban pode parecer complicado, mas na verdade é bem simples. Uma dica é olhar para a estrutura de cada conceito.

O primeiro é um método estruturado e iterativo projetado para gerenciar projetos complexos. Ele enfatiza o timeboxing (executar tarefas dentro de um período de tempo específico), o desenvolvimento incremental, a colaboração contínua e a transparência.

Por outro lado, Kanban adota uma abordagem mais orgânica para o gerenciamento de projetos. Ele usa dicas visuais e uma estrutura de colunas para facilitar a colaboração enquanto ainda fornece feedback e maior atenção aos prazos.

Em essência, seu objetivo é encorajar fluxos de trabalho mais suaves sem exigir uma quantidade intensa de planejamento ou estruturação antecipada — perfeito para a execução de fluxos de trabalho leves e modernos!

Como uma equipe de Scrum deve ser formada?

Construir uma equipe para se encarregar desse método não tem que ser um processo demorado.

Tudo o que você precisa é de uma mentalidade ágil, as ferramentas e recursos certos e a busca incessante pelo sucesso.

O primeiro passo é selecionar uma mistura diversificada de indivíduos habilidosos com fortes habilidades de comunicação e um compromisso compartilhado para produzir resultados confiáveis.

Além disso, lembre-se de estabelecer acordos sobre práticas de trabalho como o sprint length (duração dos sprints), responsabilidades e outros processos.

Implementar as melhores práticas, tais como dailys e retrospectivas que ajudem a promover a colaboração e a promover a melhoria contínua.

Finalmente, estabelecer metas claras ligadas a prioridades para que todos possam se manter focados no resultado final. 

Nesse sentido, vale a pena conhecer algumas das funções de destaque nessa equipe.

Proprietário do produto

O Proprietário do Produto (Product Owner ou PO) é um papel-chave dentro da estrutura Scrum.

Essa pessoa é responsável por representar o cliente e os interesses comerciais do projeto, assegurando que todos os interessados tenham concordado quanto ao escopo, objetivos, prioridades e prazos para assegurar o máximo valor para a organização.

O PO garante que haja um fluxo eficiente de informações entre os membros da equipe e os clientes.

Scrum master

Como o nome dá a entender, trata-se do responsável pelo processo inteiro.

O Scrum Master é um facilitador e mentor que ajuda a equipe a manter o foco nos objetivos de sprint.

Eles são responsáveis por assegurar que cada sprint funcione de forma suave e eficiente, ajudando a resolver conflitos e guiando a equipe em direção à melhoria contínua.

Ele deve ter conhecimento do processo, ter excelentes habilidades de comunicação e ser capaz de treinar e motivar o time.

Deve ser um defensor de valores ágeis, como colaboração, transparência e melhoria contínua.

Equipe de desenvolvimento

A equipe de desenvolvimento é responsável pela entrega do produto.

É formada por membros multifuncionais que trabalharão juntos para criar uma entrega valiosa em cada sprint.

A equipe deve possuir excelentes habilidades de comunicação, ser capaz de pensar criticamente e resolver problemas de forma eficiente, e ter um profundo entendimento de seu domínio.

Eles também devem estar confortáveis para trabalhar em um ambiente ágil, e ser capaz de se adaptar rapidamente às mudanças.

Exemplos de empresas que usam Scrum no Brasil

Sinceramente, é uma missão quase impossível citar todas as empresas que utilizam o Scrum no Brasil.

O motivo é simples: trata-se de um método extremamente popular.

Um dos exemplos mais citados é da Rede Globo, que precisou confiar na abordagem para resolver problemas e manter seu site, Globo.com, rodando sem problemas em 2007, quando foi implementado.

Outra organização que adotou o método foi a Locaweb, que o implementou também no meio da década passada, em 2006, ao desenvolver o que hoje é conhecido como PABX Virtual.

Já no cenário internacional, exemplos não faltam, como a BBC, que impulsionou a eficiência com o uso do método.

Como implementar esse método com sucesso?

Entenda o passo a passo para implementar o Scrum em seu negócio e modernizar sua gestão de projetos. Confira:

Crie uma equipe multidisciplinar

A implementação do método em sua empresa envolve criar um time multidisciplinar.

Mas o que isso significa, na prática? Basicamente, envolver membros de vários departamentos da organização, com experiência e conhecimento diversificado.

Com seu trabalho em conjunto, é possível que eles entendam melhor todo o ciclo de vida do produto, não apenas de silos que funcionam separadamente.

É algo que abre possibilidades para uma solução mais criativa, pois há maiores oportunidades de colaboração.

Além disso, criar uma equipe multidisciplinar é benéfico para a moral das pessoas, pois encoraja as equipes a se unirem em direção a um objetivo comum, desenvolvendo uma atmosfera de trabalho conjunto que gera melhores resultados.

Garanta processos transparentes

Ao estabelecer objetivos claros, definir papéis e responsabilidades e estabelecer canais de comunicação, as equipes são capazes de progredir através de projetos com maior clareza, responsabilidade e velocidade.

O fortalecimento da dinâmica da equipe através da defesa de processos transparentes permitirá a tomada de decisões rápidas e precisas, levando a melhores resultados em geral.

Além disso, esta abordagem otimiza a acessibilidade e a produtividade em seus termos, para que você possa ter certeza de que todos dentro da organização estão fazendo sua parte para assegurar uma condução suave durante toda a duração do projeto.

Dê e peça a opinião do time

Para ter sucesso, o envolvimento de profissionais é fundamental.

Para garantir que todos estejam na mesma página, é importante dar e receber constantemente feedback em torno de cada projeto.

Isso ajudará a estabelecer uma cultura de feedback e compreensão mútua entre os colegas que pode levar a outras áreas de negócios.

Ao implementar este estilo de comunicação mais conversacional desde cedo, as equipes têm maior sucesso em suas visões e interações.

Faça reuniões diárias

Uma característica marcante da sua estratégia de implementação do método deve ser a incorporação de reuniões diárias, que ajudam a manter todos os envolvidos cientes de suas tarefas e atualizados com os objetivos atuais, fornecendo um fluxo de trabalho organizado e focado.

Estas reuniões são ótimas para fomentar a colaboração e o comprometimento da equipe, permitindo que os membros se reúnam para discutir projetos e fornecer um feedback útil.

Elas também servem como pontos de verificação que permitem que você confirme que as tasks foram concluídas conforme necessário.

Em última análise, ao ter reuniões diárias é possível progredir o projeto na direção de uma conclusão bem-sucedida e transparente.

Comece no Product Backlog

Essa é uma ótima maneira de garantir que você esteja bem preparado para a implementação do método.

O backlog de produtos é uma ferramenta para capturar, organizar e priorizar todas as tarefas necessárias para a conclusão do projeto.

Essa coleção pode ajudar sua equipe a focar seus esforços nas tarefas mais importantes em primeiro lugar, assegurando que todos os membros tenham uma ideia clara de quais são suas funções e responsabilidades.

Ao ter um backlog bem definido, os times podem ter certeza de que estão sempre trabalhando para os mesmos objetivos sem sacrificar qualidade ou velocidade para alcançá-los.

Faça o planejamento dos Sprints

Para a implementação bem sucedida do Scrum, o planejamento de sprints é um componente essencial.

Esse é o processo pelo qual os membros da equipe se reúnem para rever e discutir cada tarefa que será trabalhada durante um ciclo de sprint.

Durante esta reunião, os envolvidos podem decidir quais tarefas são mais importantes e como melhor alocar recursos para completá-las.

Organize visualmente as etapas e processos

Para assegurar que os projetos sejam concluídos dentro do prazo e do orçamento, é essencial ter um sistema organizado para acompanhar o progresso.

Isso pode ser feito através da organização visual de cada tarefa, seja com um fluxograma ou em linha do tempo.

Ao ter uma visão clara de onde o projeto está a qualquer momento, os envolvidos podem identificar ineficiências e rapidamente fazer ajustes conforme necessário.

Sistemas de gestão da TOTVS

Já que o assunto é gestão, que tal conhecer os ERPs da TOTVS?

Nossos sistemas de gestão proporcionam total controle sobre seus processos, simplificando a condução das tarefas de backoffice.

Na prática, é uma maneira de flexibilizar sua operação e criar uma base para implementar metodologias ágeis!

E, então, que tal tornar a estrutura organizacional da sua empresa mais dinâmica, com uma solução robusta, ampla, moderna e referência no mercado?

Conheça tudo sobre os sistemas de gestão da TOTVS e entenda seus benefícios e diferenciais!

Nova call to action

Conclusão

Seguindo estes passos para a implementação bem-sucedida do Scrum, as equipes podem ter certeza de que seus projetos estão progredindo na direção certa.

E lembre-se: ao ter uma visão clara de onde o projeto está a qualquer momento, os envolvidos podem identificar ineficiências e rapidamente fazer ajustes conforme necessário.

Para isso, porém, não se esqueça do papel essencial da tecnologia. É por isso que recomendamos usar os sistemas de gestão da TOTVS!

Antes de encerrar, que tal assinar a nossa newsletter e receber conteúdos direto em seu e-mail?

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.