Protheus: por que sua empresa deve investir?

Protheus: por que sua empresa deve investir?

Equipe TOTVS | ERP | 06 fevereiro, 2019

Contratar um ERP é uma tarefa que requer muita atenção e demanda uma pesquisa de mercado. Apesar de existirem muitas opções disponibilizadas por diferentes fornecedores, nem todos conseguem oferecer os recursos necessários para atender às demandas da sua empresa.

A TOTVS desenvolveu uma solução que hoje é a líder no Brasil e na América Latina: o Protheus. O sistema de gestão tem alguns diferenciais que podem ajudar a otimizar os processos do seu negócio e, ainda, trazer diversas vantagens competitivas. É sobre esse tema que conversamos com a Camila Piloto, Arquiteta Digital de Segmentos da TOTVS, que explicou um pouco mais sobre todos os benefícios do Protheus e por que você e a sua empresa devem investir nesse ERP.

O que é o Protheus

A história começa em 1991 com o lançamento do Siga Advanced, um Enterprise Resource Planning (ERP) que surgiu como uma solução nacional para resolver os problemas de gestão da informação nas empresas. Até então, existiam muitos fornecedores estrangeiros que ofereciam sistemas semelhantes, mas que não conseguiam atender às especificidades dos negócios locais, nem acompanhar as frequentes atualizações da legislação brasileira.

Sete anos depois, o sistema de gestão da TOTVS ganhou no nome de Protheus, uma referência ao deus grego Proteu, cujos atributos principais eram o da versatilidade, adaptabilidade e flexibilidade. Para atingir todos os tipos de segmento, o Protheus foi desenvolvido de modo que as suas funcionalidades pudessem ser personalizadas e, desse modo, ganhar características semelhantes às da divindade mitológica.

No começo, o Protheus era mais focado para pequenas e médias empresas e trazia os processos principais de backoffice, como financeiro, contabilidade, compras e folha de pagamento. Era como um pacote básico para uma empresa funcionar de forma automatizada”, conta Camila Piloto.

Ao longo dos últimos 20 anos, o Protheus evoluiu muito: conseguiu sair dos 9 módulos básicos de backoffice e, atualmente, conta com cerca de 90 módulos. Cada um deles foi desenvolvido para atender a diversos segmentos do mercado brasileiro e, ainda, podem ser personalizados de acordo com as necessidades da sua organização.

Para que a sua empresa consiga ser mais competitiva no mercado, o sistema de gestão também acompanha o desenvolvimento de novas tecnologias e de inovações. Algumas funcionalidades podem ser acessadas por meio de aplicativos móveis, e o Protheus está cada vez mais sendo preparado para se integrar com soluções complementares, como:

Principais fundamentos do Protheus

Os fundamentos desse sistema de gestão foram criados de modo a guiar os funcionários a seguirem alguns princípios básicos. Isso significa que todas as atualizações, as inovações e todo o processo de desenvolvimento do Protheus não podem abandonar três características principais: a Flexibilidade, a Simplicidade e o Respeito ao Legado. Detalhamos para você um pouco mais sobre esses parâmetros.

Flexibilidade

Se a sua empresa já tem alguns processos bem estruturados e você gostaria de um sistema de gestão que pudesse se adaptar a eles, o Protheus pode ser a melhor solução. O ERP oferece tanto padrões de processos do mercado quanto abre a possibilidade de personalização dos módulos, atendendo às necessidades e especificidades dos clientes.

Com essa flexibilidade, conseguimos atender o cliente na essência, na particularidade. Não é o cliente que tem que se adaptar à plataforma, mas somos nós que nos adaptamos para o cliente, apenas com algumas restrições de compliance”, explica Camila Piloto.

Simplicidade

A tecnologia e a linguagem própria da TOTVS, em ADVPL (Advanced Protheus Language), foram criadas para automatizar os processos dos clientes, dando muito mais agilidade no dia a dia e melhorando a produtividade. Por isso, usar o Protheus é simples: não há nomes complexos para os módulos e as atividades, o que facilita a rotina de toda a sua equipe.

Segundo a Arquiteta de Segmentos da TOTVS, também há a preocupação com a transferência de conhecimento desde o momento da implantação, para que o cliente saiba realizar todas as operações no ERP. “O cliente recebe treinamentos frequentes, não só para operar o sistema com tranquilidade, mas também para que ele mesmo ou a sua equipe possam fazer a manutenção e atualização”, destaca.

Respeito ao Legado

Uma das preocupações da empresa é manter os clientes sempre atualizados, mas preservando o investimento inicial realizado por eles. Por isso, o Protheus tem como um dos seus fundamentos o Respeito ao Legado, que consiste em manter, de forma segura, os Códigos Fontes do sistema de gestão. No momento da realização de manutenções e inovações, a TOTVS se preocupa em cuidar do seu produto sem prejudicar a versão que o cliente está utilizando, mantendo o suporte à solução contratada.

Entenda por que a sua empresa deve adotar esse sistema

Fazer toda a gestão da sua empresa com o auxílio de um ERP pode trazer, a curto e a longo prazo, diversos benefícios. Se essa solução é integrada e personalizável, as chances de obter ganhos importantes, como aumento da produtividade e redução de custos, são ainda maiores. Separamos para você alguns dos diferenciais do Protheus. Confira!

Custo-benefício

Comparado a outros sistemas de gestão do mercado, o Protheus é um o sistema de gestão que oferece mais vantagens para as empresas e, ainda, o melhor custo. Ao fazer a aquisição, o gestor tem a flexibilidade de escolher a contratação do jeito que melhor atende ao seu negócio. “O cliente não precisa adquirir o ERP completo de uma vez: ele pode escolher apenas alguns módulos e, quando considerar necessário, implantar outras funcionalidades”, destaca a Arquiteta Digital da TOTVS.

Obter os benefícios de um sistema de gestão e pagar um valor justo por isso é um dos caminhos para escalar o seu negócio. Além disso, é importante lembrar que a desburocratização de processos e a automatização otimizam o tempo da sua equipe e, consequentemente, promove uma redução dos seus custos. Assim, sobram mais recursos para serem realocados ou investidos em áreas estratégicas.

Instalação e implantação

A instalação desse ERP pode ser realizada On Premise, ou seja, nos próprios hardwares da sua empresa que sejam compatíveis com a solução. “O Protheus também opera em vários ambientes e sistemas operacionais diferentes. Conseguimos atender tanto as empresas que não tem muito recurso financeiro para investir em bancos de dados quanto as grandes organizações”, explica Camila Piloto.

Outra opção é adquirir alguns módulos On Cloud, em que todos os dados do seu negócio e do sistema de gestão ficam armazenados em nuvem, bastando uma conexão com a Internet para acessá-los de forma mais prática e rápida. Independentemente da escolha, o principal objetivo do Protheus é dar autonomia para que você consiga conduzir a sua empresa de forma mais simples e automatizada.

Durante o processo de implantação do Protheus, a TOTVS também acompanha a sua empresa em todos os detalhes e se preocupa em educar toda a sua equipe para facilitar a operação do sistema. “Acompanhamos a implantação, que é feita de forma modular, escalando todos os projetos e vendo a maturidade da empresa para seguir com o programa de gestão”, completa.

Solução brasileira que conhece os desafios do país

O grande diferencial das soluções da TOTVS — incluindo o Protheus — é o alinhamento à legislação brasileira e às frequentes mudanças. Por ser uma multinacional brasileira, a empresa está próxima aos comitês federais, estaduais e municipais para que consigam debater, junto aos governos, sobre como as novas tecnologias podem ajudar a atender às obrigações legais, principalmente no setor fiscal, que abrange um alto número de normas complexas e de alterações diárias.

Aumento da produtividade

A automatização de processos com o uso de um ERP ajuda a sua empresa a dedicar mais tempo aos processos que geram valor para o seu negócio e, principalmente, para os clientes. Com os módulos do Protheus, você pode excluir da rotina algumas atividades, como o preenchimento manual de planilhas e simplificar muitos outros, como o armazenamento de documentos importantes, gerando mais produtividade para toda a equipe.

Apoio nas decisões dos gestores

A adoção do Protheus na rotina da sua empresa é uma excelente opção para quem deseja relatórios mais completos e acessíveis para uma tomada de decisão baseada em dados. Com o sistema, é possível detectar erros e pontos de melhorias para evitar o desperdício de tempo e dinheiro em alguns processos, além de acompanhar os principais indicadores relativos ao desempenho da organização.

Com todas as informações em mãos de forma consolidada, em tempo real e com a opção de visualizá-las, até mesmo, graficamente, os gestores da sua empresa conseguirão agir com mais confiança, evitar grandes problemas na empresa e adotar rapidamente algumas estratégias que aumentem a lucratividade do negócio.

Personalização por segmentos

Dentre os benefícios do Protheus, também está a capacidade de se adaptar aos diferentes segmentos de negócios — isso porque o sistema de gestão atende a mais de 12 diferentes setores de mercado. Essas adaptações, segundo Camila Piloto, têm sido o grande motivo de migração de diversos clientes para o ERP da TOTVS. “Nos últimos 5 anos, estamos trabalhando muito forte com a definição de quais são os nossos nichos de atuação. Temos módulos próprios para cada segmento, mas que estão sempre conectados ao backoffice”, completa.

Por isso, o Protheus é uma plataforma pronta para atender a sua empresa, independentemente do porte ou do setor de atuação. E se as soluções pré-formatadas ainda não atenderem às suas necessidades, os consultores da TOTVS estão preparados para conhecer a fundo o seu negócio e ajudar a preparar recursos customizados para os seus processos.

Benefícios do Protheus na Indústria

Controle produtivo

O sistema de gestão conta com módulos específicos para o setor de manufatura, como os que são voltados para atender a área de Planejamento e Controle de Produção (PCP). Essas funcionalidades permitem que a equipe acompanhe as ordens de produção e, ainda, consultar onde cada um dos produtos componentes são usados. Também estão disponíveis diversos indicadores, que vão desde os gastos de cada centro de custo até os dados referentes à qualidade.

Gestão de estoque

Por meio do Protheus, também é possível fazer todo o controle de estoque da sua indústria: desde a matéria-prima até o produto final, a sua equipe pode registrar cada uma das movimentações realizadas e, automaticamente, os registros vão se atualizando. Isso resulta em relatórios com dados mais precisos e completos, que podem ajudar em qualquer processo de planejamento e tomada de decisão.

Soluções complementares

Em 2018, 73% das grandes empresas estavam utilizando, ao menos, uma tecnologia digital — em 2016, o número foi de apenas 63%. Na mesma pesquisa, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 48% das as organizações participantes afirmaram que pretendem investir ainda mais, o que é um sinal de que o mercado se tornará ainda mais competitivo nos próximos anos.

Além dos recursos disponíveis no Protheus, a TOTVS ainda conta com outras soluções complementares que estão ajudando as manufaturas a passarem pelo processo de transformação digital e, finalmente, fazerem parte do movimento da Indústria 4.0. “Temos a Carol, a Inteligência Artificial da TOTVS, que ajuda o gestor com insights para melhorar o dia a dia da empresa”, destaca Camila.

Para as fábricas que lidam com processos de risco para a atividade humana, automatizar os processos e contar com a ajuda de novas tecnologias é um dos melhores caminhos para aumentar a produtividade e garantir a segurança dos seus funcionários, pois muitos processos deixam de ser realizados manualmente e, alguns outros, até mesmo podem ser totalmente substituídos por inovações.

Um exemplo é o uso de sensores RFID, que colaboram para a verificação, em tempo real, das condições de todo o chão de fábrica, do deslocamento de materiais que podem envolver algum perigo para a operação e reduzir tanto a perda de produtos quanto possíveis atrasos no processo produtivo.

Benefícios do Protheus para o Varejo

Controle financeiro

Nas empresas do setor varejista, uma das grandes preocupações está relacionada ao controle financeiro: se os indicadores de vendas não forem acompanhados e não identificarem as imprecisões da execução do planejamento, podem ocorrer graves situações que impactam diretamente o negócio e, em casos extremos, levar ao fechamento da empresa por falta de recursos.

Com o Protheus, é possível ter um maior controle sobre todas as operações financeiras realizadas na loja e pela equipe do backoffice. “No financeiro dos varejos, um recurso do Protheus muito utilizado é a integração com a comunicação bancária, que oferece muito mais segurança tanto para a empresa quanto para os clientes finais”, conta a Arquiteta Digital de Segmentos.

Dados confiáveis

O uso de um ERP completo, com integração a uma ferramenta de Business Intelligence e Analytics, ajuda os gestores a ter dados mais precisos e confiáveis, permitindo a elaboração de planejamentos e estratégias com maiores chances de sucesso. Também é possível acessar essas informações com muito mais facilidade, já que vários indicadores e funcionalidades podem ser acompanhados direto de um app mobile.

Modernização e operações online

Apenas no primeiro semestre de 2018, o comércio online teve um crescimento nominal de 12,1% e faturamento de R$ 23,6 bilhões. Estes dados da pesquisa Webshoppers, realizada pela Ebit, revelam que os clientes estão cada vez mais buscando a Internet para fazer as suas compras — e que já é hora de investir nessa forma de venda.

O Protheus também é um grande parceiro dos varejistas quando o tema é o digital, pois além de contribuir para a automação de processos, o sistema de gestão da TOTVS também faz integração:

  • com a Plataforma de E-commerce, totalmente focada em atender às necessidades dos clientes ao montar as lojas online e ganhar eficiência;
  • com o Integrador de Marketplace, uma solução que auxilia o seu e-commerce com a operação nos principais marketplaces. Com a ajuda do integrador, você poderá deixar as informações dos produtos de forma mais completa nos sites e de acordo com a real capacidade de venda do seu negócio.

Cuidado com o cliente

Segundo pesquisa da PwC, 35% dos consumidores mundiais concordam que a confiança na marca é fundamental para continuar na jornada de compra. E, no Brasil, o número é ainda maior: 40% dos participantes afirmam que esse é mais do que um detalhe. Por isso, promover uma boa experiência desde o primeiro contato até o pós-venda é muito importante para conseguir manter uma base de clientes sólida.

O módulo de Customer Relationship Management (CRM) do Protheus é um grande aliado nesse processo, pois ajuda a sua empresa a visualizar as interações e as informações dos consumidores, facilitando o processo de construção de um programa de fidelidade que atenda, de forma mais eficaz, as preferências de quem compra no seu varejo.

Benefícios do Protheus para o setor de Serviços

Redução de sobrecargas

Fazer a gestão dos negócios no setor de Serviços é um desafio constante: o alto volume de clientes e funcionários que precisam ser acompanhados diariamente pode gerar uma sobrecarga de atividades para a sua equipe. Pensando nisso, a contratação de um ERP pode ser a melhor opção para automatizar os processos mais burocráticos.

Com um mercado tão competitivo — de acordo com o IBGE, existem no Brasil mais de 1.300.000 empresas atuando nesse setor—, é importante que as suas equipes tenham mais tempo disponível para dedicar à funções ligadas ao core business da sua empresa e ganhar novos diferenciais para conquistar os clientes.

Atuação em diferentes segmentos de Serviços

A TOTVS conhece as particularidades dos diferentes segmentos do setor de serviços: de TI & Telecom à Terceirização de Mão de Obra. Por isso, desenvolveu diversas funcionalidades para o Protheus que atendem a cada uma dessas áreas, possibilitando um ambiente mais colaborativo e organizado na sua empresa. “Com o Protheus, o gestor consegue verificar a rentabilidade do seu negócio diariamente, conseguindo apurar com muito mais profundidade os problemas internos e resolvê-los de forma mais ágil e eficaz”, explica Camila Piloto.

Conheça alguns módulos:

  • Gestão de Armas, voltado para as empresas de Segurança, em que a equipe pode fazer o registro de todas as armas, munições e os equipamentos utilizados pelos funcionários, bem como enviar os relatórios exigidos pela Polícia Federal no Sistema de Gestão Eletrônica de Segurança Privada (GESP);
  • Patrimônio, disponível para as organizações do segmento de Locação de Equipamentos, que conta com as funções de identificação, localização e histórico de cada bem da empresa que é locado;
  • Linhas, para as organizações de Transporte de Passageiros, em que é possível armazenar todas as informações referentes aos trechos, às tarifas, aos veículos de cada trajeto, dentre outras importantes funções voltadas para esse setor.

Gerenciamento de contratos

Ainda é possível contar com funcionalidades que são de necessidade comum a todas as empresas do setor de serviços, como o de Gestão de Contratos, que permite que você tenha uma visão mais ampla da saúde do seu negócio, do relacionamento com os seus clientes e possa prever, com mais precisão, quais são os recursos você precisa alocar de forma estratégica.

Conheça a TOTVS

Há mais de 30 anos, a TOTVS oferece soluções completas para empresas de diferentes portes e setores de mercado. Os softwares de gestão, as plataformas de produtividade e colaboração e os hardwares, além dos serviços de consultoria, são utilizados por mais de 30 mil clientes de várias partes do mundo, principalmente do Brasil e da América Latina, onde a TOTVS atua como líder absoluta de mercado.

Contratar um sistema de gestão completo como o Protheus pode ser o melhor caminho para que a sua empresa se torne mais efetiva, com processos menos burocráticos e automatizados. Se você gostou deste conteúdo e quer conhecer mais sobre a nossa solução, acesse o nosso portal e confira outras informações sobre o ERP da TOTVS!

Comentarios

  1. jennifer

    Boa tarde, tudo bem?

    Estou buscando minha recolocação no mercado de trabalho e buscando agregar conhecimento na área financeira, gostaria de efetuar algum curso e ou treinamento para a utilização do sistema de ERP Protheus. Poderia me fornecer maiores informações se existe a possibilidade de efetuar algum treinamento ou curso para obter minha especialização no sistema de vocês ?

    Muito Obrigada

    Jennifer S. Szkura

    1. Alan Amorim - Relacionamento TOTVS

      Olá Jennifer, você pode consultar todos os cursos e modalidades disponíveis nesse link https://store.totvs.com/

  2. Karina

    Olá! Gostaria de um curso para o sistema Protheus na indústria. Quero aperfeiçoar meus conhecimentos.

    1. Alan Amorim - Relacionamento TOTVS

      Olá Karina, você pode acompanhar os cursos que temos disponíveis através desse link https://store.totvs.com/ 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.