inteligencia-comercial

Tecnologias para desenvolver sua inteligência comercial

Equipe TOTVS | GESTÃO DE VENDAS | 15 julho, 2020

A inteligência comercial é uma tática eficaz para ter uma previsão das suas vendas e entender melhor o funil. Com o auxílio das tecnologias certas, essa estratégia pode ajudar a empresa a ter vantagem competitiva e aumentar seu crescimento.

Com isso, também pode ser possível evitar erros, tomando medidas com antecedência e implementando a automação comercial do seu negócio. Entenda mais sobre como a tecnologia pode desenvolver a inteligência comercial da sua empresa.

Como funciona a inteligência comercial?

A inteligência comercial ou inteligência de mercado nada mais é do que uma estratégia desenvolvida pelo marketing e pelo setor de vendas. Para isso, é preciso que sejam feitos estudos, análises de indicadores e de informações do mercado. Com esses dados em mãos é possível começar a pensar em um plano de ação

Esse planejamento estratégico estabelecerá os caminhos que deverão ser seguidos para que a companhia atinja suas metas. Para que tenha êxito, a inteligência comercial necessita ter planejamento de processos, além de previsões de demandas e monitoramento de tendências.

Um bom benchmarking também faz parte da inteligência comercial. Isso porque, ao identificar processos que funcionam em outras empresas e trazê-los para seu time, os resultados do seu negócio podem ser otimizados.

Nova call to action

As tecnologias da inteligência comercial

Para que seja possível desenvolver uma estratégia eficaz de inteligência comercial 4.0, é preciso que sejam utilizadas soluções tecnológicas. Veja a seguir as principais tecnologias que podem ser usadas nesse processo:

Big Data

Como citado anteriormente, para elaborar o planejamento estratégico de uma empresa é preciso fazer uma grande análise de dados. Para isso, é possível contar com a tecnologia de Big Data, que faz a análise de dados provenientes de diversas fontes.

Assim, é possível obter uma grande quantidade de dados sobre o mercado, a concorrência, os clientes, e ainda analisá-los de maneira mais eficiente com essa tecnologia.

Business intelligence

O business intelligence também podem ser muito útil para a inteligência comercial. Ao possuir dados do cliente desde seu primeiro contato com a empresa, você tem à disposição informações que permitem construir um histórico com o seu negócio.

Sendo assim, as ferramentas de BI podem analisar esses dados e obter insights ajudam a gestão a tomar decisões mais assertivas. Isso é feito para prever ações e planejar a estratégia de vendas de forma mais eficiente.

Customer Relationship Management

Outra tecnologia importante é o sistema CRM (Customer Relationship Management), que atua otimizando os processos e centralizando dados dos clientes. Além disso, a ferramenta evita a realização de tarefas manuais, o que traz uma redução de recursos.

Portanto, com o CRM é possível definir o seu perfil de consumidor e entender melhor seus desejos e necessidades. Assim, a empresa poderá pensar em estratégias para atender a essas questões e manter uma relação de credibilidade, além de promover a fidelização de clientes.

Enterprise Resource Planning

O sistema de gestão ERP (Enterprise Resource Planning) também é uma boa alternativa para desenvolver a sua inteligência comercial. A ferramenta pode ser integrada ao CRM e, assim, otimizar os processos da empresa. Com esse sistema é possível também centralizar os dados do negócio, facilitando seu acesso.

Essa tecnologia também fornece uma análise de estimativa de ROI ao longo do processo de escopo do projeto. Além disso, controla informações financeiras e estratégicas, que também contribuem para as tomadas de decisões, mantendo a segurança de dados.

Gerenciamento de dados

Conforme citado acima, são muitos os dados analisados para as estratégias de inteligência comercial, como: sobre o mercado de consumidores, as vendas da companhia e até sobre a performance dos produtos. Por essa razão, é preciso que seja feito um bom gerenciamento de dados.

Para isso, a empresa pode contar com um sistema de gestão de informações que irá armazenar e organizar os dados para que seja mais simples essa análise. Também será possível definir quais dados são mais relevantes conforme os objetivos da companhia.

Como fazer a análise de dados?

Após entender mais sobre o processo que envolve a inteligência comercial de uma empresa, é possível verificar a importância de fazer uma boa análise desses dados. Existem diversos tipos de análises que podem ser feitas, como a qualitativa, a quantitativa, entre outras.

É importante que os gestores conheçam esses tipos de análises para que possam efetuar um bom plano de inteligência comercial. Entenda mais sobre como fazer uma análise de dados com eficiência e quais as vantagens em utilizar essa estratégia na sua empresa.

Nova call to action

Comentarios

  1. COMO ME LIVREI DA E.P

    Olá! gosto demais de seus artigos são muito informativos e vem ajudando muitas pessoas.
    PARABÉNS

    1. Alan Amorim - Relacionamento TOTVS

      Olá! Ficamos felizes que esteja gostando. Continue acompanhando nosso blog com esses e outros conteúdos. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *