O que é Cross Border e como funciona essa tendência do setor logístico

Equipe TOTVS | 13 outubro, 2023

Transações cross border são aquelas cujo produto necessita de transporte entre diferentes países. Com a transformação digital e a evolução do e-commerce, esse tipo de transação tornou-se mais comum e , por isso, é importante entender sobre ele e o seu funcionamento para expandir sua operação.

Você já pensou em vender seus produtos para outros países? Com uma loja virtual ou marketplace, essa realidade ficou muito mais palpável para todos os tipos de empresa.

No entanto, é claro, quando o assunto é o envio de itens, o frete é sempre uma questão delicada.

Por isso, compreender tudo sobre as transações cross border é muito importante para o seu negócio.

Neste conteúdo, vamos explicar o que é uma operação cross border, os diferentes tipos, como fazê-lo e quais as vantagens. Confira!

O que é uma operação cross border?

Uma operação cross border é aquela que envolve o transporte de um produto de um país para o outro, ultrapassando fronteiras — como a tradução do termo sugere. Em português, é conhecida como “comércio transfronteiriço”.

Nesse tipo de operação, clientes e vendedores estão localizados em diferentes países.

Ela ocorre por vários motivos, como a falta do produto ou serviço em questão no país do cliente, a preferência por uma marca estrangeira ou algum benefício extra que a oferta estrangeira ofereça.

Uma operação cross border pode parecer simples, mas na prática depende de uma série de fatores para poder acontecer. Afinal, não basta simplesmente empacotar o item e despachá-lo.

Muitas vezes, existem questões políticas, legais e até mesmo sanitárias a serem levadas em conta.

Por isso, dependendo do item a ser enviado, pode ser tanto um processo simples, quanto complexo e repleto de entraves que devem ser considerados.

Como funciona a logística no cross border?

Quando falamos de operações cross border, deve-se compreender que nem todas são iguais. Na verdade, existem dois tipos de exportação que devem ser levadas em conta.

As diferenças entre ambas são bem importantes, porque impactam na sua capacidade infraestrutural, nos custos logísticos e na capacidade de frete do seu negócio (mais rápido, mais conveniente etc).

Que tal entender um pouco mais sobre esses diferentes tipos? Confira:

Exportação Direta 

Na exportação direta, a empresa fica responsável por todas as atividades referentes à entrega transfronteiriça. Ou seja, não há intermediário no processo de entrega.

Na prática, falamos do nome de uma única empresa nas notas fiscais de fabricante, exportação e despacho dos itens.

Para uma empresa poder exportar diretamente, é necessário ter muito conhecimento sobre o transporte cross border.

Além disso, é preciso know-how de gestão logística acima da média, bem como conhecimento aprofundado sobre questões legais e de segurança, bem como quanto aos direitos do consumidor.

Uma das grandes vantagens da exportação direta é que a empresa não conta com a incidência de Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) e o Imposto sobre Produto Industrializados (IPI).

Entre as principais vantagens da exportação direta, podemos mencionar:

  • redução de gastos com terceiros;
  • maior potencial de aumentar a margem de lucros;
  • amplia o controle das demandas, pedidos e das vendas.

E já em relação às desvantagens, podemos citar:

  • precisa investir mais em marketing internacional;
  • necessita de uma equipe (ou ao menos um profissional de alto nível) para gerenciar os processos de Comércio Exterior.

Exportação Indireta 

A exportação indireta, ao contrário da anterior, necessita de um ou mais intermediários especializados em negociar e enviar produtos a outros países.

Normalmente, em termos legais, a operação é a seguinte: a empresa A (brasileira) vende produtos com fim específico de exportação à empresa B (também brasileira), mas que atua na exportação a outros países para a revenda.

Desse modo, a empresa fabricante não tem acesso aos dados de desempenho de seus produtos em relação ao público-alvo do outro país, nem sobre como é a relação do consumidor com suas ofertas.

Assim, a relação com o mercado externo se limita à venda dos produtos para a empresa de exportação.

Essa relação pode trazer alguns benefícios, confira os principais:

  • as vendas são feitas de maneira mais rápida;
  • não precisa gastar com marketing, mão de obra especializada ou pesquisa de mercado;
  • o faturamento costuma ser mais rápido, já que os riscos são absorvidos pelos intermediários na operação.

Porém, existem algumas desvantagens, como:

  • a margem de lucro pode ser menor, já que sua marca não é 100% internacionalizada;
  • pouca transparência que normalmente se mantém com o importador, bem como a dependência que se gera com o exportador.

Como fazer cross border?

Mas afinal, como adotar corretamente uma estratégia cross border que seja bem-sucedida? Existem vários benefícios atrelados a esse tipo de operação, mas é necessário garantir que a sua empresa está seguindo os passos corretos.

Separamos alguns dos principais pontos que você deve se atentar antes de se aventurar e investir no cross border. Vamos lá?

Mercado

O primeiro ponto é avaliar o mercado externo que você pretende atuar. E aqui, vale a pena dizer que já é necessário iniciar os estudos acerca do tipo de exportação a adotar.

De acordo com dados da Forrester, a tendência é que as operações cross border tomem conta do mercado, ocupando cerca de 20% de todas as transações de e-commerce até 2022 — com valor de até US$ 627 bilhões.

Mas é claro, vale dizer que esses números são muito influenciados pelos gigantes do comércio virtual, como Amazon e eBay.

Na verdade, esses dois, ainda de acordo com a Forrester, são os dois marketplaces mais populares do mundo em operações cross border.

E o motivo é simples: ambos, com destaque para a Amazon, possuem uma forte operação logística multinacional.

No entanto, outros players se destacam e influenciam o mercado cross border, com destaque para os atacarejos virtuais chineses, como a Aliexpress.

Por isso, busque entender a fundo: qual a possibilidade do seu produto fazer sucesso ou, ao menos, possuir demanda no outro país?

É claro, esse é um esforço muito maior em empresas que decidem fazer a exportação direta.

No entanto, mesmo para aquelas que optem pela exportação indireta, vale realizar uma pesquisa para compreender, ao menos superficialmente.

Produto

Por que a pesquisa de mercado é importante? Porque você precisa ter certeza que o seu produto está adequado à realidade, demanda e necessidades de um mercado externo.

Ou seja, é um produto que possui compatibilidade com pessoas de outro país, que falam outra língua e possuem outra cultura?

Esse produto é compatível com questões como o clima local e as estações do ano?

Se o país de destino for em outro hemisfério, é necessário ter esse ponto em mente antes de fechar um contrato.

Além disso, avalie qual a concorrência que sua marca vai enfrentar. Existem outros players externos? E qual a força das marcas locais?

E já que falamos de frete: seu produto vai realmente aguentar a viagem ou não? Se negativo, procure entender se o processo de fabricação pode ser descentralizado entre os países.

Existem vários pontos que devem ser discutidos.

Plataforma

Caso você opte pela exportação direta, é bem possível que necessite de uma plataforma robusta para realizar as vendas, capaz de processar pedidos em vários idiomas e com diferentes moedas.

É por isso que players como o eBay e a Amazon se destacam pois seu marketplace é extremamente robusto e internacionalizado.

Recomendamos o uso deles? Essa é uma decisão que deixamos para você e seu time estratégico, já que a nossa missão é ensinar sobre a operação.

Verifique questões como a estabilidade dos servidores, a popularidade das plataformas, seu suporte e, claro, os preços e taxas que cobram.

Legislação

Enviar produtos a outro país pode configurar-se em uma complicação para o seu negócio. Por isso, faça questão de entender exatamente como se adequar ao sistema tributário do Brasil para sua categoria de produtos — e claro, do país de origem.

Essa é uma necessidade em ambos os tipos de exportação (direta e indireta, já que é preciso assegurar a proteção da sua marca em qualquer caso). Mas é claro que a exportação direta necessita de um estudo muito mais aprofundado no assunto.

Precificação

Esse é um ponto muito importante. Digamos que você vá vender um produto brasileiro nos Estados Unidos. A precificação será totalmente diferente da que você aplica em terras brasileiras.

Afinal, além da fabricação, falamos de custos logísticos, de marketing, de impostos e de operação ligados à exportação — no caso dela ser direta.

Por isso, o cálculo deve levar em conta esses pontos e, muitas vezes, pode significar que o seu produto será mais caro que os concorrentes locais.

No entanto, vale um estudo das leis para entender se o seu tipo de produto não pode se aproveitar de isenções, por exemplo.

São questões pontuais que podem impactar na precificação e melhorar seus diferenciais competitivos.

Parcerias

Ao estabelecer sua marca em outro país, muito mais do que qualidade na sua atividade, é essencial prezar pelos outros serviços paralelos, como a entrega ao consumidor.

Por isso, busque fechar parcerias com empresas comprometidas com sua causa e capazes de surpreender os seus clientes.

Já deu para perceber que é um processo longo e repleto de estudos, correto?

Mas compensa: com parceiros competentes, você tem o poder de transformar a sua marca, bem como criar no mercado externo um dos pilares para aumentar suas vendas e receitas.

Encontre um diferencial

Oferecer um diferencial é essencial em qualquer segmento e, por isso, é importante que a sua empresa o encontre. Ele fará o cliente sempre procurar a sua loja e se fidelizar à marca.

Para isso, é necessário identificar os principais pontos que fazem com que o seu negócio se diferencie dos concorrentes, bem como ofereça vantagens aos clientes.

Esses pontos devem ser únicos, difíceis de serem copiados e capazes de gerar valor para os consumidores. 

Você pode identificá-los por meio do marketing, de acordo com as necessidade dos clientes e estudando a qualidade dos produtos e serviços, por exemplo.

Com isso, é possível usar o diferencial para gerar mais lucro e reconhecimento ao seu negócio.

Quais as formas de pagamento no cross border?

Como as negociações podem ocorrer em diversas nacionalidades, o cross border oferece várias formas de pagamento, como:

  • transferências bancárias, inclusive as internacionais;
  • cartão de crédito e débito;
  • pix;
  • boleto.

No entanto, cada país tem as suas particularidades e, por isso, é importante entender as legislações e a forma de pagamento que atende às necessidades dos seus clientes.

Vale ressaltar que é importante oferecer uma diversidade de meios de pagamentos para que todos os consumidores possam comprar da maneira que acharem melhor.

3 vantagens do cross border para o seu negócio

Mas afinal, independente do tipo de exportação cross border, quais as vantagens de realizar transações para outros países? Citamos os principais abaixo, confira!

1. Logística mais robusta 

Seja com a exportação direta ou indireta, a iniciativa de operar com cross border é essencial para a empresa construir uma rede logística robusta, ampla e madura — algo que vai diferenciá-lo da concorrência, com certeza.

Desse modo, é possível expandir a atuação da sua empresa e, com a expertise logística obtida, melhorar a entrega dos produtos e sua cobertura em outros países e também no Brasil.

Vale dizer, ainda, que, com uma operação cross border, sua empresa provavelmente terá que melhorar as bases da gestão do supply chain.

Isso quer dizer que seus fornecedores terão que ser melhor qualificados, gerenciados e cobrados pelos pedidos.

Em uma operação cross border, é essencial que todos os atrasos sejam mitigados ao máximo, já que há vários fatores atrelados à chegada do seu produto em outro país.

Leia também: Entenda o que é last mile, como funciona, a importância e como otimizar!

2. Ampliação de mercado 

Com uma operação cross border, os seus produtos vão atingir novos consumidores, em novos mercados. Ou seja, falamos de oportunidades incríveis para aumentar seu brand awareness.

Essa é uma maneira de expandir suas ofertas a um novo mercado (ou vários deles), aproveitando uma tendência que cada vez mais se torna realidade para os consumidores de todo mundo.

3. Incentivos Fiscais 

Como mencionamos, existem alguns benefícios atrelados a específicas operações cross border. Por exemplo, para empresas que optam pela exportação direta, existe a isenção de ICMS ou IPI, dependendo do tipo de produto.

É uma forma que o governo encontrou de ampliar a competitividade dos produtos nacionais em mercados externos, fortalecendo o comércio exterior e as marcas brasileiras.

Tecnologias TOTVS para o segmento logístico

A TOTVS possui a mais completa suíte tecnológica para gestão e controle para otimizar a gestão logística do seu negócio, seja transportadoras, operadores logísticos, bem como portos e recintos alfandegados.

Com nossos sistemas, sua empresa garante total controle e eficiência das operações logísticas, melhorando os processos desde o recebimento e armazenagem até a gestão dos pátios e frotas.

Com os sistemas TOTVS para o segmento logístico, você pode potencializar a qualidade das suas operações logísticas — incluindo as relações cross border.

Tenha mais agilidade nas operações logísticas da sua empresa! Conheça as soluções da Suíte Logística da TOTVS!

Nova call to action

Conclusão

As operações cross border são, cada vez mais, essenciais para a globalização do comércio e expansão das empresas ao redor do mundo.

Essa tática configura uma oportunidade de ouro para várias organizações — no entanto, é necessário entrar nesse processo da maneira correta!

A Suíte Logística da TOTVS pode ajudá-lo neste desafio, modernizando, automatizando e melhorando a gestão de processos na sua empresa.

Gostou do conteúdo? Se quiser entender mais sobre o assunto, recomendamos que leia o artigo sobre o que é YMS e as vantagens desse sistema para o seu negócio.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.