Tipos de embalagens: os níveis, os materiais e como reduzir os custos do seu uso

Equipe TOTVS | 08 junho, 2023

Os tipos de embalagens utilizados na logística desempenham um papel fundamental no sucesso dos transportes de cargas.

São elas que mantêm a integridade de uma mercadoria durante o translado e permitem que a movimentação seja mais efetiva e segura.

Por isso, no planejamento inicial do design de um produto, esse aspecto precisa ser considerado, caso contrário você poderá ter problemas na armazenagem ou na conservação do produto.

Tem muitos outros fatores quando o assunto são as embalagens na logística, e neste artigo vamos elucidar todos esses pontos para que você possa otimizar a sua operação. Boa leitura.

totvs logística

Qual a importância das embalagens para a logística?

A embalagem adequada faz toda a diferença no sucesso do transporte e da conservação de uma mercadoria.

O objetivo é o produto chegar até a prateleira com total integridade, afinal, nenhum consumidor se sente confortável em adquirir algo com aspecto maculado.

Além do transporte, os tipos de embalagens também são importantes nos processos de estoque, como acondicionamento seguro, otimização do espaço físico e agilidade no picking.

Portanto, vamos entender quais as categorias e os tipos de embalagens empregados na logística de forma geral.

Tipos de embalagens por categoria

Podemos categorizar as embalagens utilizadas nas operações em cinco níveis e, para compreendê-los, vamos usar o exemplo de um produto real, o creme dental.

Vamos encaixá-los nos seguintes níveis de embalagem:

  • Embalagens primárias: são aquelas que envolvem o produto, como a caixa onde vem o tubo do creme dental;
  • Embalagens secundárias: são as embalagens utilizadas para acomodar vários volumes. Dentro do exemplo, seriam os invólucros com várias caixas de creme dental agrupados com fita adesiva ou filme stretch;
  • Embalagens terciárias: unem várias embalagens secundárias, como uma caixa de papelão repleta de invólucros de cremes dentais unitizados;
  • Embalagens quaternárias: são aquelas utilizadas para transportes mais longos e reúnem os produtos em maiores volumes, como paletes repletos de caixas terciárias de cremes dentais;
  • Embalagens de quinto nível: por fim, temos a embalagem para envios ainda mais longos, como exportações, por exemplo. Neste caso seria um container repleto de caixas de creme dental.

Tipos de embalagens considerando o material

Agora que entendemos os níveis de embalagens utilizados na logística, vamos compreender os materiais que podem ser aplicados para armazenagem dos itens.

Alguns dos materiais mais comuns são:

Plástico

É um material versátil, resistente, leve e barato, que pode ser moldado em diferentes formatos e tamanhos.

O plástico pode proteger os produtos de umidade, luz, oxidação, contaminação e impactos. 

Outro ponto interessante é que o material pode ser reciclado e utilizado na confecção de outros produtos.

Mesmo assim, a depender do tipo, há um enorme impacto ambiental no seu uso. 

Portanto, é preciso considerar a logística reversa para descartar os resíduos que não podem ser reaproveitados ou optar pelo uso de materiais biodegradáveis.

Usos das embalagens de plástico: Utilizado em embalagens primárias, especialmente para químicos como detergentes, shampoos, filtro solar e outros cosméticos. 

Também aparece em sacolas plásticas, garrafas PET, sacos de alimentos variados etc.

Vidro

Esse é um material bastante utilizado apesar da sua inerente fragilidade.

Suas maiores vantagens são a transparência e impermeabilidade, o que permite a conservação do conteúdo sem alterar cor, sabor ou aroma.

Além disso, o vidro é um material 100% reciclável.

A necessidade de maiores cuidados durante o transporte é justamente o ponto negativo. 

O vidro pode quebrar facilmente se estiver mal acondicionado e é uma embalagem de maior custo.

Portanto, as embalagens secundárias e terciárias devem ser seguras e devidamente identificadas para um manuseio eficiente do material.

Usos das embalagens de vidro: Embalagem primária principalmente de bebidas alcoólicas, porém muito presente em alimentos em conserva e alguns cosméticos como perfumes. 

A opção por esse tipo é que confere um apelo visual ao produto devido à transparência.

Por ser facilmente quebrável, demanda embalagens secundárias seguras e com identificação clara de conteúdo frágil.

Papel e papelão

O papel e o papelão são materiais biodegradáveis, recicláveis e versáteis, que podem ser usados em diversos formatos de embalagem.

Caixas, sacolas, envelopes e fardos são alguns tipos de embalagens feitas com uso deste material.

Uma grande vantagem é que o papelão é leve e facilmente reciclável. Por outro lado, tem baixa resistência a peso e umidade.

Isso demanda um acondicionamento adequado, em galpões e caminhões bem arejados, para evitar danos durante o transporte.

É comum que embalagens feitas desse material sejam complementadas com plástico bolha para proteção de itens mais delicados.

Usos do papelão: Usado em vários níveis, em especial o secundário e terciário, para vários tipos de mercadorias. 

O que acontece muito é uso de papelão associado com outros materiais como isopor ou plástico bolha para aumentar sua resistência e proteção.

Alumínio

Assim como o papelão, o alumínio é um material leve e facilmente reciclável e ainda leva vantagem devido à sua maior resistência.

Por outro lado, é um material de maior custo, então seu uso não é tão comum em embalagens secundárias ou terciárias.

Para invólucros individuais, é bastante eficiente, pois conserva as características originais dos produtos neles contidos.

Usos do alumínio em embalagens: Assim como o vidro, é uma embalagem primária de várias bebidas e aparece também em alimentos enlatados em geral como leguminosas, embutidos, peixes, leite em pó, achocolatados etc.

Também é usado em materiais de construção, como latas de tintas, solventes e afins.

Isopor  

O isopor é um material plástico expandido, formado por 98% de ar e 2% de poliestireno. É leve, barato e versátil, ainda pode ser moldado em diferentes formatos e tamanhos. 

Seu isolamento interno é um dos melhores e pode conservar os produtos por mais tempo e assim evitar contaminações externas.

Usos do isopor: Por sua característica isolante, é utilizado em várias mercadorias, incluindo alguns alimentos congelados. 

Também aparece em transporte de eletrônicos em combinação com caixa de papelão.

Madeira

Já a madeira é um material natural, renovável e biodegradável, que pode ser usado em caixas, paletes ou estrados. 

É bem mais resistente, durável e fácil de mover no armazém, porém funciona melhor em embalagens terciárias, em especial nos paletes.

O problema principal é o peso do material, que demanda veículos e equipamentos especiais para sua movimentação.

Porém, são embalagens facilmente reutilizáveis ou mesmo recicláveis, por isso devem ser consideradas no seu planejamento.

Usos da madeira: O maior uso do material na logística é nos paletes para agilizar o transporte, também em algumas caixas com bebidas destiladas, esculturas artísticas entre outros.

Laminada

Esse material é composto por duas ou mais camadas de diferentes materiais, como papel, plástico, alumínio ou celofane. 

A laminada combina as propriedades dos materiais que a compõem, podendo oferecer uma boa proteção contra luz, umidade, oxidação, gordura, aromas e microorganismos diversos.

Usos da laminada: Eletrônicos são produtos que em geral utilizam das embalagens laminadas já que precisam de uma proteção extra durante o transporte.

Tetra Pak

Como o nome diz, o Tetra Pak é um invólucro que possui múltiplas camadas de proteção compostas de materiais distintos.

São elas o papel, plástico e o alumínio, intercalados de forma a prover durabilidade e proteção contra luz e variação de temperatura.

No entanto, é um material de difícil reutilização ou mesmo reciclagem, pois os materiais são prensados, o que torna a separação mais difícil.

Além disso, demanda cuidados no manuseio para não rasgar ou furar.

A fabricante das embalagens tem investido em iniciativas de reciclagem que visam o reaproveitamento dos materiais.

Usos da Tetra Pak: Presente no nosso dia a dia em vários alimentos e bebidas, como sucos, caixas de leite, extrato de tomate, etc.

Dicas para escolher a melhor embalagem para os seus produtos

Como vimos nos exemplos, a escolha do tipo de embalagem passa principalmente pelas características do produto que serão contidos nela.

Uma embalagem adequada pode fazer a diferença na hora da venda e na fidelização do cliente. 

Por isso, o primeiro passo é conhecer seu público-alvo e suas preferências. 

Para pegar um exemplo que ocorreu no Brasil, temos as embalagens de óleo de cozinha, que hoje são de plástico mas antes eram de alumínio.

Na época da mudança, houve uma grande insatisfação por parte dos clientes que já tinham um apego à lata de óleo.

Contudo, essa mudança teve motivos logísticos, já que a embalagem de plástico favorece a acomodação de mais itens e operacionalmente custam menos para serem produzidas.

Tanto que as principais marcas de óleo de cozinha fizeram essa mudança, já que as vantagens operacionais superam a insatisfação dos clientes.

Porém, isso nem sempre será uma troca válida para todo tipo de negócio.

Então, reforçamos novamente a importância de conhecer seu público e seu processo produtivo.

Além disso, é fundamental estar ciente das legislações vigentes, já que alguns produtos não podem ser colocados em certos tipos de embalagens.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regula o transporte de alimentos e estipula quais os critérios para embalá-los e transportá-los corretamente.

O objetivo é evitar qualquer tipo de contaminação que possa prejudicar o consumidor.

Por fim, considere os veículos disponíveis para transporte, a estrutura do armazém e como são as entregas nos seus pontos de vendas para escolher as embalagens adequadas.

Tenha sempre como foco central a integridade do produto durante as etapas de manuseio, separação, embarque, transporte e desembarque.

O que fazer para reduzir o desperdício?

O desperdício de embalagens é um problema ambiental e econômico que afeta a todos os envolvidos na cadeia de suprimentos.

As embalagens representam uma grande parte do lixo que produzimos e que polui o solo, a água e o ar. Além de consumirem recursos naturais, energia e dinheiro na sua produção e descarte. 

Por isso, é importante adotar hábitos que visem à redução do uso de embalagens e à reciclagem das que já foram utilizadas. 

A logística reversa é uma das maneiras mais eficientes de implementar o reuso das embalagens. 

Por exemplo, indústrias de bebidas fazem o recolhimento de engradados de garrafas vazias para higienizar e envasar novamente.

Isso não só diminui o descarte de materiais na natureza, como também cria um ciclo produtivo sustentável na empresa.

Contudo, nem sempre a natureza da sua atividade irá permitir o reuso das embalagens.

Ainda assim é válido implementar a logística reversa visando a reciclagem ou no mínimo o descarte correto desses resíduos gerados.

Para essa gestão, será necessário contar com tecnologia para otimizar os demais processos distributivos e assim poder aplicar uma logística verde no seu negócio.

TOTVS WMS SaaS

A solução mais completa, flexível e integrada para gestão logística é o TOTVS WMS SaaS.

Um sistema de gestão de armazenagem que roda 100% em nuvem e pode ser integrado a qualquer ERP do mercado. 

Com ele, você pode controlar todo o fluxo de recebimento, armazenagem, movimentação e expedição de mercadorias com alta eficiência operacional.

Dessa forma, é possível fazer um planejamento e uma gestão de estoque eficiente que visa a redução de custos e otimização da distribuição das mercadorias. 

Além disso, o TOTVS WMS SaaS conta com tecnologia mobile, que permite executar aplicações em smartphones, tablets ou notebooks.

Isso deixa a gestão mais flexível e aumenta a precisão e agilidade dos processos. 

O TOTVS WMS SaaS tem funcionalidades para gestão de logística reversa, que possibilitam o controle e o rastreamento das devoluções de mercadorias e das embalagens retornáveis. 

Dessa forma os veículos não rodam vazios, o que é um custo relevante para toda operação logística. 

Além disso, esse modelo é capaz de reduzir o desperdício de embalagens, o que contribui para a preservação do meio ambiente. 

Enfim, é a solução ideal para os segmentos de distribuição, manufatura e operadores logísticos, atendendo desde pequenas empresas até grandes operações. 

Você tem tudo o que precisa para administrar o seu armazém ou centro de distribuição de forma moderna, inteligente e sustentável. 

Aproveite todos os recursos do TOTVS WMS SaaS.

Nova call to action

Conclusão

A gestão logística é um fator estratégico para o sucesso de qualquer empresa que lida com produtos e mercadorias. 

Essa gestão também passa pela necessidade de conhecer os tipos de embalagens a serem utilizadas em cada tipo de transporte.

A embalagem certa na logística permite que sua empresa atenda os clientes com qualidade pois os produtos chegam em suas mãos sem avarias.

Para fazer isso de forma eficiente, é preciso contar com ferramentas e tecnologias que otimizem os processos de armazenagem, movimentação e transporte de cargas.

Considerar a logística reversa é cada vez mais uma condição essencial para a longevidade dos projetos, pois garante uma economia sustentável.

Uma dessas ferramentas que permitem a otimização dos processos logísticos de ponta a ponta é o TOTVS WMS SaaS. 

Nosso sistema de gestão de armazenagem roda 100% em nuvem e pode ser integrado a qualquer ERP do mercado e controlado também via dispositivos móveis.

Considerando as características dos tipos de embalagens, o planejamento eficiente de rotas e uma gestão equilibrada de estoque, sua operação pode ser bem mais assertiva em todas as etapas da cadeia de suprimentos.

Por isso, entender as vantagens de  implementar uma logística integrada pode ser crucial para o crescimento do seu negócio.

Novos conteúdos sobre logística, tecnologia, gestão de empresas e outros assuntos você recebe no seu e-mail. Assine a nossa newsletter.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.