O transporte de alimentos gera muitas dúvidas exatamente por se tratar de produtos que serão consumidos e devem chegar até seu destino final em perfeitas condições. Para que isso seja possível, diversos cuidados devem ser tomados pelas empresas, inclusive seguindo regulamentos.
Devido à complexidade do assunto, ao longo deste artigo, falaremos mais sobre as melhores práticas no transporte de alimentos e sobre como um sistema para transportadora pode te ajudar nesse processo.
Como fazer transporte de alimentos de forma segura?
No transporte de alimentos é essencial que a segurança seja levada em conta para evitar o risco de contaminação. No caso de alimentos perecíveis, é preciso ainda mais atenção. Por isso, veja a seguir algumas das boas práticas para que esse processo seja feito da melhor forma possível:
Utilize o veículo adequado
Primeiro, é preciso ter em mente que os veículos utilizados no transporte desse tipo de carga são diferenciados, já que precisam oferecer o ambiente ideal para manter o alimento em boas condições.
Por esse motivo, é preciso se certificar de que a empresa possui o veículo ideal para transportar aquele tipo de produto e a carga não sofrerá nenhum dano durante a viagem. Vale estudar o tipo de carrocerias e outras especificidades necessárias para que cada alimento possa ser transportado de forma segura.
Atente-se à temperatura do ambiente
Essa dica pode ser muito importante no transporte de alimentos perecíveis que precisam de uma temperatura específica para manterem sua qualidade. Esse fator ajuda a entender se o veículo precisará ser adaptado ou se será necessário adquirir um transporte especialmente para esse tipo de carga.
Nesses casos, o manuseio dos produtos também pode afetar sua qualidade, principalmente o transporte refrigerado de alimentos, e não pode ser exposto ao calor por muito tempo, por exemplo. Portanto, o processo de carregamento e descarregamento também pode exigir cuidados.
Capacite seus profissionais
Outro ponto importante no transporte de alimentos perecíveis ou não perecíveis é capacitar a equipe de forma adequada para que eles entendam todas as regras que devem ser cumpridas nesse processo.
Para que a legislação seja respeitada e para que a carga mantenha sua qualidade, é preciso oferecer a esses profissionais a qualificação necessária e, em caso de mudanças na lei, atualizá-los com essas informações.
Entenda sobre a carga
Para saber informações como material da embalagem, temperatura adequada de transporte, condições ideais de armazenamento de alimentos, entre outras, é preciso conhecer a carga que se está transportando.
Sem esse tipo de conhecimento, não será possível garantir que a carga não sofrerá danos durante o transporte e durante o manuseio. Por isso, certifique-se de que sua equipe está inteirada sobre todas essas particularidades.
Quais os diferenciais de um sistema para transporte de alimentos?
Como vimos, o transporte de alimentos exige muitos cuidados, e um sistema automatizado pode ajudar a garantir a qualidade da carga durante a viagem. Isso porque proporciona controle sobre a movimentação da mercadoria. Veja a seguir alguns diferenciais que essa tecnologia pode oferecer.
Cumprimento da legislação
Um grande diferencial do sistema de gestão logística é permitir gerenciar os diversos tipos de documentos fiscais que são exigidos nesse tipo de operação. Assim, a geração de documentos de transporte é realizada de forma mais eficiente.
Segurança da carga
O sistema também permite o aumento da segurança, já que com ele é possível fazer o cadastro de motoristas, ajudantes, além dos próprios veículos. Assim, a empresa ganha mais eficiência no controle das entregas, registrando antecipadamente o tipo de carga que será transportada e o tipo de veículo necessário.
Agilidade de entrega
Principalmente quando lidamos com alimentos perecíveis, é preciso que a entrega seja feita o mais rápido. Para isso, é preciso contar com processos bem organizados, que otimizem o tempo da viagem.
Um sistema para transporte oferece funcionalidades que ajudam a planejar o melhor roteiro para que a entrega seja feita em menos tempo, além de organizar os destinos caso o mesmo veículo faça entregas para diferentes destinos. Dessa forma, é possível oferecer um serviço de qualidade para seus clientes.
Conte com a TOTVS para sua gestão logística
Seja em transporte de alimentos ou em outros tipos de cargas, para que seja possível atender seu cliente da melhor forma, você pode contar com o sistema da TOTVS. Com essa tecnologia, você pode melhorar o seu planejamento, reduzir riscos e ainda controlar documentações logísticas.
Com nosso sistema, você pode integrar também toda a parte administrativa da empresa com estoque, compras, financeiro, suprimentos, entre outras áreas. Entenda mais sobre as vantagens do software para transportadora e veja como ela pode ajudar seu negócio.
Deixe aqui seu comentário