A sustentabilidade industrial é um tema em alta nos últimos anos. Há uma constante busca para equilibrar as questões ambientais e uma produção lucrativa.
De fato, é fundamental encontrar estratégias globais e locais para diminuir os processos prejudiciais ao meio ambiente e à sobrevivência humana.
Mesmo assim, na busca pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o Brasil ocupa apenas a 7ª colocação na América Latina e no Caribe. Será que nosso panorama não é favorável?
Pensando nessas questões, apontamos o que é sustentabilidade industrial, sua importância e seus benefícios.
Ao final, descrevemos algumas práticas para aplicá-la em seu negócio.
Acompanhe!
O que é sustentabilidade industrial?
Sustentabilidade industrial é o conjunto de práticas aplicáveis à indústria que preza pelo uso de recursos naturais de forma renovável e inteligente, promovendo o desenvolvimento social sem comprometer o futuro das próximas gerações.
Ter uma indústria sustentável, que trabalha pela preservação ambiental em seus processos, passou a ser uma necessidade diante dos impactos negativos provocados nos últimos anos pelo segmento.
E como aplicar sustentabilidade na indústria? O que é uma fábrica sustentável?
Antes disso, vamos entender quais são os tipos de sustentabilidade.
Quais são os tipos de sustentabilidade?
Quando pensamos o que é sustentabilidade, automaticamente falamos de meio ambiente. No entanto, há outros tipos de sustentabilidade, que vão além do aspecto ambiental.
Conheça a seguir os 3 principais:
- Econômica: relaciona-se à distribuição das riquezas geradas e à capacidade produtiva das empresas.
- Ambiental: aborda a conservação do meio ambiente e da natureza. Uma indústria sustentável não compromete os recursos naturais futuros na geração de valor no presente.
- Social: relacionada ao desenvolvimento da sociedade e ao bem-estar da população. A indústria deve desenvolver uma agenda social na comunidade onde está inserida para atender a esse objetivo.
Agora você já entendeu por que a sustentabilidade é importante. Então, é hora de conhecer o panorama da sustentabilidade industrial no Brasil.
Um panorama sobre a sustentabilidade industrial no Brasil
O setor industrial brasileiro está evoluindo no assunto sustentabilidade.
O norte atual desse segmento é o Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022, elaborado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Junto com a presença do Estado, responsável por alinhar políticas ambientais e tributárias, políticas de infraestrutura e de inovação, as empresas vêm adotando princípios importantes para atender à agenda da sustentabilidade.
A CNI é o principal ator de mobilização do setor industrial e aponta temas de atuação para uma indústria sustentável. Conheça alguns deles:
- Gestão sustentável de energia: maior uso de fontes renováveis de energia.
- Economia circular: oportunidade para o uso mais eficiente dos recursos naturais.
- Bioeconomia: indústria como protagonista no uso sustentável e eficiente dos recursos naturais.
- Resíduos sólidos: resíduos são bens que possuem valor e devem ser vistos como uma alternativa no cenário de escassez de recursos naturais.
Além dos temas de atuação na CNI, muitas indústrias brasileiras atuam para manter seus níveis de emissão de gases e resíduos mantidos dentro do limite estabelecido pelo governo federal.
Quando isso acontece, estão aptas a requerer o Certificado de Gestão Ambiental (ISO 14000).
Vale destacar, ainda, que existem incentivos concedidos pelos governos a empresas que aderem a práticas sustentáveis.
É o caso da Lei nº 12.836/13 (altera o Estatuto da Cidade), que implementou o IPTU verde.
A partir desse panorama, você consegue compreender qual a importância da sustentabilidade na indústria?
Ainda não? Então vamos esclarecer este ponto!
Qual a importância da sustentabilidade na indústria?
Ser sustentável não é mais uma opção, mas uma necessidade. Essa afirmação parte da análise de três cenários:
- Temos uma demanda urgente e coletiva de economizar recursos naturais não-renováveis em prol das futuras gerações, e as mudanças climáticas já exemplificam o motivo dessa urgência.
- Com uma menor disponibilidade de recursos naturais, os custos de produção aumentam, e a competitividade empresarial fica prejudicada.
- Estamos na era do consumo sustentável. O consumidor avalia os impactos das ações empresariais na natureza, definindo seu comportamento de compra a partir disso.
Agora você já entende por que a sustentabilidade é importante.
Ser uma indústria sustentável hoje é atender às expectativas e exigências do consumidor, reduzir custos e prezar pelo futuro.
Tudo isso contribui para uma reputação mais forte no mercado, certo? E qual é o benefício da indústria sustentável?
Quais são os benefícios da sustentabilidade industrial?
A sustentabilidade industrial traz uma série de benefícios para o meio ambiente, para a sociedade e para a empresa. São eles:
- Proteção do meio ambiente;
- Maior satisfação dos colaboradores;
- Aproveitamento de incentivos e benefícios governamentais;
- Maior consciência ambiental por parte de todos os stakeholders;
- Melhoria da imagem da indústria perante o consumidor e o mercado;
- Economia de recursos devido à redução dos custos de produção (eficiência energética, reutilização da água etc. ) e de administração (uso de assinatura eletrônica, digitalização de processos etc.).
Você acabou de aprender o que é sustentabilidade industrial e quais os seus benefícios. Que tal conhecer algumas das tendências relacionadas ao tema?
Quais são as maiores tendências para a sustentabilidade industrial?
Algumas tendências de sustentabilidade dentro da indústria acompanham as práticas que apontaremos a seguir.
É o caso da reciclagem dos resíduos químicos e sólidos, das iniciativas de reaproveitamento da água e da contratação de fornecedores e parceiros sustentáveis.
Porém, temos duas outras tendências para a sustentabilidade industrial que merecem destaque:
- Uso de produtos com processo produtivo menos prejudicial ao ecossistema: os produtos “verdes” apresentam mais eficiência energética e hídrica e são uma forte tendência, pois utilizam materiais facilmente processados e atóxicos.
- Adoção do “transporte verde”: otimizar o transporte, uma das etapas logísticas mais prejudiciais ao meio ambiente, é fundamental. Por isso, há empresas repensando seus meios de transporte e investindo, inclusive, em automóveis elétricos.
Quando pensamos em uma indústria sustentável, os exemplos práticos podem ajudar bastante. Por isso, vamos ver como aplicar a sustentabilidade na indústria?
Como aplicar a sustentabilidade na indústria?
Entender o que é sustentabilidade industrial é o ponto de partida para que o gestor consiga pensar em ações para promovê-la.
E quais as principais práticas sustentáveis implementadas pela indústria na atualidade?
Se você pensou em indústria sustentável, os exemplos estão a seguir!
Incentive a economia de recursos naturais
Energia solar, florestas e água são tipos de recursos naturais diretamente relacionados à atividade industrial.
Incentivar sua economia é uma medida eficiente para promover a sustentabilidade, e isso depende da conscientização sobre uso de água, papel e energia.
Implementar a assinatura eletrônica para evitar impressão de papel, reduzindo a utilização de arquivos físicos, e desligar equipamentos e luzes no final do expediente é algo bem simples, certo?
Invista na reciclagem de resíduos sólidos
Você sabia que a maior parte dos resíduos sólidos derivados das atividades industriais pode ser reciclada?
Com essa prática, o gestor consegue reduzir o consumo de matérias-primas e a emissão de gases poluentes do ar e da água.
Por isso, para ter uma indústria sustentável, exemplos de reciclagem não faltam. O Brasil é líder mundial na recuperação de latinhas desde 1999, apesar de ainda engatinhar na reciclagem de plástico.
Mesmo assim, seu negócio pode adotar uma postura ativa em relação à reciclagem, promovendo-a em prol do meio ambiente e do próprio caixa.
Opte por matérias-primas recicladas
Quando nos perguntamos quais as principais práticas sustentáveis implementadas pela indústria na atualidade, a reciclagem está sempre presente.
Porém, optar por matérias-primas recicladas é tão importante quanto reciclar. Isso porque a prática contribui para o chamado processo de economia circular, que explicaremos adiante.
Para implementar essa prática, conheça bem seus parceiros e fornecedores, verificando se eles oferecem materiais provenientes de reciclagem.
Descarte corretamente os resíduos químicos
Quer conhecer outra ação para aprender como aplicar sustentabilidade na indústria? Descarte corretamente os resíduos químicos, especialmente aqueles que precisam de tratamentos especiais antes de serem encaminhados para a limpeza.
Para tanto, conheça a legislação brasileira, que considera o tipo de substância, para providenciar o descarte dos resíduos químicos.
E, quando possível, substitua as matérias-primas químicas por suas versões ecológicas.
Faça o reaproveitamento de água
Uma medida comum em uma indústria sustentável é o reaproveitamento da água.
Você sabia que o setor industrial consome 10% da água captada para uso no Brasil? Essa porcentagem já foi maior, pois as indústrias não tinham o costume de reaproveitar o recurso.
No entanto, atualmente, há ações neste sentido que promovem a indústria sustentável. Os exemplos estão a seguir:
- Sistema de reúso de água;
- Restritores de vazão nas águas das torneiras;
- Sistemas de reciclagem de água no processo produtivo;
- Sistemas alternativos de captação de água (chuva e poços).
Use fontes de energia renovável
A sustentabilidade industrial no Brasil apresenta bastante potencial, principalmente porque temos maior possibilidade de utilizar fontes de energia renovável.
A energia solar gerada dentro da indústria é um ótimo recurso, principalmente se lembrarmos que a indústria brasileira responde por quase 40% da eletricidade consumida no Brasil.
Nada melhor do que encontrar fontes de energia renovável diante deste alto consumo, certo?
Faça a manutenção preventiva de equipamentos e máquinas
Equipamentos e máquinas industriais devem passar por manutenção preventiva e preditiva conforme cronograma do plano traçado.
Um maquinário antigo ou que não passa pelos cuidados necessários gera mais resíduos, maior desperdício e consome mais energia.
Dependendo do tamanho do equipamento, inclusive, a manutenção inadequada ou ausente pode causar danos ambientais irreversíveis ao seu entorno.
Faça parcerias com bons fornecedores
Outra forma de promover a sustentabilidade industrial é fazer parcerias com bons fornecedores. É importante que todos os stakeholders compartilhem dos mesmos valores sustentáveis.
Por isso, ao buscar parceiros, verifique não só a idoneidade e a reputação deles, mas também os princípios que atendem à sustentabilidade industrial.
Inclusive, em 2020, a Confederação Nacional das Indústrias, em parceria com outras instituições, lançou as cartilhas ABNT NBR ISO 20400.
Com o tema “Compras Sustentáveis e Compras Públicas Sustentáveis”, o objetivo é estimular o desenvolvimento sustentável das cadeias de fornecimento na indústria.
Incentive a economia circular
A economia circular é a transformação da fabricação em uma cadeia cíclica de reutilização, reaproveitamento e reciclagem.
Ela promove a minimização da extração de recursos e a maximização da reutilização, aumentando a eficiência no uso de produtos e no desenvolvimento de processos.
Ao incentivar a economia circular, portanto, a empresa promove a sustentabilidade industrial.
E, conforme pesquisa feita pela CNI em 2019, 76,5% das indústrias já possuem alguma iniciativa de economia circular, como otimização de processos, recuperação de recursos e uso de insumos circulares.
Envolva os colaboradores
Por fim, para ter uma indústria sustentável, é fundamental que a empresa envolva os colaboradores na implementação dessa “cultura verde”.
Isso significa que os valores ambientais devem ser absorvidos por todos, não somente pela diretoria e pelos gestores.
Portanto, ofereça palestras e treinamentos sobre o tema, mostrando por que a sustentabilidade é importante, quais as principais práticas sustentáveis implementadas pela indústria na atualidade e outras questões relevantes.
Como a tecnologia pode ajudar a tornar sua indústria sustentável?
Da extração da matéria-prima até o descarte de resíduos, passando por outros setores não diretamente envolvidos na produção, é possível ter uma indústria sustentável.
Com o uso de diversas ferramentas tecnológicas, os gestores conseguem otimizar todo o negócio em diversos pontos. Você já ouviu falar em tecnologia verde ou TI verde?
É só um exemplo de como a tecnologia influencia positivamente na promoção da sustentabilidade empresarial.
Podemos apontar também outras soluções tecnológicas, como aquelas que evitam o uso de papel impresso. É o caso da digitalização.
Ela também contribui para evitar deslocamentos desnecessários para a assinatura de documentos, evitando assim a emissão de gases poluentes na atmosfera.
Para tanto, é preciso ter uma plataforma de assinatura eletrônica, como a solução da TOTVS.
TOTVS Assinatura Eletrônica
O TOTVS Assinatura Eletrônica é um sistema de gestão de assinaturas desenvolvido pela maior empresa de tecnologia do Brasil.
Por meio dessa plataforma centralizada, o gestor consegue fazer a gestão e a execução de assinaturas eletrônicas, inclusive com certificado digital, garantindo segurança e validade jurídica aos documentos.
Em outras palavras, você pode utilizar essa solução para reduzir o uso de papel em seu negócio e aumentar as ações para ter uma indústria sustentável.
Que tal conhecer, em 1 minuto, o TOTVS Assinatura Eletrônica?
Viu como é simples, prático e seguro proteger e armazenar seus documentos na nuvem? Deixe o papel de lado, porque sustentabilidade é importante e possível!
Está pronto para adotar uma solução tecnológica confiável e eficaz na assinatura de documentos?
Conheça melhor o TOTVS Assinatura Eletrônica e experimente grátis por 30 dias!
Conclusão
Sustentabilidade industrial é um tema relevante, pois designa as práticas que prezam pelo uso de recursos naturais de forma renovável e inteligente.
No Brasil, ela vem se desenvolvendo nos últimos anos, e um dos motivos é a percepção das empresas sobre seus benefícios, dentre os quais se inclui a redução dos custos de produção.
Para implementá-la, existem práticas simples, como reciclagem, economia circular e boas parcerias.
O uso de tecnologias, como a assinatura eletrônica, pode facilitar essa implementação.
A proposta das soluções da TOTVS é sempre proporcionar aos gestores novas formas de otimizar seus negócios, inclusive quanto às práticas sustentáveis!
Conte conosco!
Se quiser saber mais sobre o assunto, temos um post sobre marketing verde. Confira!
Deixe aqui seu comentário