Sustentabilidade digital: importância e como aplicar

Equipe TOTVS | 27 abril, 2023

Os avanços tecnológicos e a 4ª Revolução Industrial trouxeram à tona o debate sobre a sustentabilidade digital.

Com a transformação digital, vimos a virtualização das coisas se intensificar e tocar todos os aspectos do mundo corporativo e da sociedade. Os recursos automatizados substituíram processos manuais e tornaram a produção e a entrega mais eficientes e ágeis.

Pensar nesta nova era e na sustentabilidade é basicamente uma coisa só. Para que as empresas e organizações possam prosperar na era digital, elas devem se tornar sustentáveis em todos os sentidos da palavra.

Isto significa encontrar maneiras de reduzir seu impacto ambiental, ao mesmo tempo em que se certificam de que suas operações sejam econômica e socialmente responsáveis.

Neste contexto, preparamos um artigo para explicar o que é sustentabilidade digital e alguns assuntos relacionados, como vantagens e desvantagens da tecnologia para o meio ambiente.

Acompanhe!

O que é sustentabilidade digital?

A sustentabilidade digital refere-se ao uso responsável das tecnologias digitais e seu impacto nas questões ambientais, econômicas e sociais.

Considerando o ambiente empresarial, são práticas que visam à substituição de energias poluentes por fontes renováveis, à inclusão digital, ao acesso por todos a recursos digitais, ao uso ético de dados e à proteção da privacidade.

E por que é importante pensarmos nesta relação entre tecnologia digital e meio ambiente?

Qual a importância da sustentabilidade digital nos dias atuais?

A sustentabilidade na era digital é de vital importância para o futuro da humanidade. Ela atinge de maneira direta a sociedade como um todo, indivíduos e empresas.

Pensando pelo lado corporativo, ela não apenas promove a responsabilidade ambiental, mas também permite que as empresas tenham uma vantagem competitiva no mercado.

Os consumidores estão mais conscientes e dispostos a apoiar negócios sustentáveis, e esta sustentabilidade pode ajudar a melhorar a imagem e a reputação da marca.

Além disso, ela ajuda a impulsionar a inovação e a transformação digital, criando novas oportunidades de negócios e soluções para antigos problemas.

Percebe como ela é positiva para as organizações? E se considerarmos cada um de nós individualmente? Por que ela é importante?

Você já se perguntou quantos servidores são necessários para a computação em nuvem ou para a navegação online? Quanta energia é necessária para alimentar essa grande infraestrutura? Muita energia, e estamos diante de uma escassez de recursos naturais.

Por isso, pensar na sustentabilidade do ambiente digital é encontrar formas de utilizar as tecnologias de modo harmônico com o meio ambiente e com as pessoas.

A partir desses questionamentos nasce a necessidade de discutir a sustentabilidade na era digital, as vantagens e as desvantagens da tecnologia para o meio ambiente.

Os impactos negativos da tecnologia no meio ambiente

Agora você já sabe o que é sustentabilidade digital e como essas ações combatem o impacto negativo da tecnologia no meio ambiente. Mas quais são esses impactos?

A seguir, apontamos dois exemplos que retratam isso: a energia e o lixo eletrônico.

Uso massivo de energia elétrica

Você sabia que, de acordo com dados do início de 2021, temos 4,66 bilhões de usuários de internet no mundo e 5,22 bilhões de usuários com dispositivos móveis?

Na prática, mais da metade da população mundial utiliza energia para usar seus aparelhos eletrônicos.

Um estudo do Greenpeace de 2017 (“Clicking Clean: Who is Winning the Race to Build a Green Internet”) estimou que apenas o setor de Tecnologia da Informação consumia aproximadamente, 7% da eletricidade global. 

Na época, era o triplo do gasto de eletricidade da indústria aeronáutica.

Com esses dados, podemos ver que a tecnologia demanda um alto gasto energético. 

E, infelizmente, a maior parte da matriz energética do mundo é composta, principalmente, por fontes não renováveis (carvão, petróleo e gás natural).

Ou seja, estamos diante de um grave problema com o uso da tecnologia.

Grande produção de lixo eletrônico

O lixo eletrônico é outro impacto bastante negativo da tecnologia no meio ambiente.

Uma pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que, na América Latina, somente 3% do lixo eletrônico é descartado de forma correta.

Somente o Brasil é o 5º maior produtor de lixo eletrônico no mundo, sendo responsável por mais de 2 milhões de toneladas.

Na prática, são toneladas de materiais tóxicos que causam prejuízos também para os seres humanos.

Esses dois exemplos trazem luz para a relação negativa entre tecnologia digital e meio ambiente, mas também motivam as discussões sobre como as empresas devem pensar em implementar práticas para reduzir impactos ambientais digitais.

Um panorama sobre a sustentabilidade digital nas empresas

O advento das inovações tecnológicas contribuiu bastante para as atividades empresariais, mas trouxe alguns impactos negativos, como acabamos de apontar.

Porém, a transformação digital e a sustentabilidade podem andar juntas. A discussão sobre o tema vem ganhando destaque no mundo corporativo, inclusive.

Muitas empresas já estão implementando práticas de sustentabilidade do ambiente digital, como estabelecer metas de redução de emissões de carbono, investir em fontes de energia renovável e promover o descarte responsável de lixo eletrônico.

Há outras ações no mesmo sentido que merecem destaque, como:

  • Uso de roteirizador em empresas de logística para que os veículos utilizem trajetos mais curtos e emitam menos gases poluentes na atmosfera.
  • Migração dos Centros de Processamento de Dados locais para estruturas terceirizadas, capazes de substituir centenas de servidores físicos e, em alguns casos, gerar sua própria energia.
  • Adoção de sensores de Internet das Coisas (IoT) e Deep Learning para otimizar a utilização de recursos, como a energia elétrica. É o caso do uso de placas solares conectadas a sistemas autônomos que distribuem a luz dentro do local de forma inteligente.

Essa discussão da sustentabilidade na era digital pelas empresas está sendo realizada a nível de planejamento estratégico, que precede todas as ações mencionadas.

E existem bons exemplos que retratam a forma como algumas empresas digitais se relacionam com a natureza. É o caso do Google, da Microsoft, do Facebook e da Apple.

Exemplos de empresas que apoiam o conceito

É possível aliar transformação digital e sustentabilidade? Algumas empresas digitais sustentáveis provam que sim!

O estudo do Greenpeace de 2017 revelou diversas organizações que estão engajadas em práticas de sustentabilidade. Amazon Web Services, Hewlett Packard Enterprise e Adobe são algumas citadas.

A Microsoft se comprometeu a ser carbono negativo até 2030. O Google pretende utilizar 100% de energia renovável em suas operações.

A Apple se orgulha de ter um programa de desperdício zero e 100% de uso de energia renovável. 

Seu compromisso com a energia renovável ajudou a estabelecer um novo nível para o setor, ilustrando em termos muito concretos que uma Internet 100% renovável está ao seu alcance. 

Todas estas empresas provam que a preocupação com a sustentabilidade na era digital deve ultrapassar a teoria. 

Afinal, os benefícios e a importância dessas práticas são muito atraentes, como a oportunidade para inovação, a melhoria da imagem da marca e da eficiência.

Neste contexto, você deve estar se perguntando como uma empresa pode se tornar digitalmente sustentável, certo? Vamos lá!

Como as organizações podem se tornar digitalmente sustentáveis?

A sustentabilidade digital traz muitos ganhos para as empresas. A otimização dos processos traz mais eficiência, reduzindo custos com energia e matérias primas, por exemplo.

E como se tornar digitalmente sustentável?

Avalie riscos e oportunidades

A sustentabilidade do ambiente digital, como apontamos, deve ser parte do planejamento estratégico da empresa, considerando os riscos e oportunidades potenciais.

Isso significa ter atenção a uma série de detalhes, como monitorar o cumprimento das leis e regulamentos em vigor, elaborar relatórios sociais, ambientais e de governança corporativa, avaliar o orçamento disponível para investir em soluções sustentáveis, dentre outros.

Monitore as emissões de carbono

Para que sua empresa descubra quanta poluição é causada, é preciso medir as emissões de carbono que são liberadas.

Para tanto, é preciso entrar em contato com todos os stakeholders envolvidos em sua atividade para compartilhar informações e construir o modelo de carbono da empresa. 

Ter uma equipe de sustentabilidade do ambiente digital pode contribuir para essa construção, inclusive.

Atente-se à infraestrutura utilizada

A infraestrutura utilizada por uma empresa é fundamental para implementar a sustentabilidade digital. 

Seus servidores estão localizados em centros de dados que utilizam fontes renováveis de energia, por exemplo?

Investir em estruturas modernas e eficientes pode ajudar a reduzir a pegada de carbono de suas operações digitais. 

Além disso, optar por soluções tecnológicas que garantam eficiência das atividades contribui para um melhor uso de recursos.

As plataformas de assinatura eletrônica, por exemplo, evitam o uso de papel impresso e os deslocamentos, que promovem emissão de carbono.

Implemente energias renováveis 

Você viu que as empresas do setor digital têm um alto consumo de energia, pois dependem de centros de dados que utilizam eletricidade em grandes quantidades.

Mas muitas organizações também apresentam alto gasto energético. Por isso, optar por fontes renováveis de energia é um passo fundamental para a sustentabilidade digital em qualquer negócio.

Além de promover a redução das emissões de carbono na atmosfera, esse investimento em energias renováveis pode contribuir para melhorar a imagem e a reputação de sua empresa.

Invista em treinamentos

Existe uma compreensão limitada de como as ações realizadas em ambiente digital apresentam impacto ambiental. 

Há um senso comum de que todas essas ações são positivas para o meio ambiente. Porém, isso não é verdade, como já apontamos.

Por isso, é fundamental investir em treinamentos dos colaboradores para que eles compreendam as vantagens e as desvantagens da transformação digital e da tecnologia. 

Apresente os pilares da sustentabilidade digital e dê exemplos práticos de como isso afeta a rotina.

Afinal, a responsabilidade em se tornar uma empresa sustentável deve ser compartilhada e, para isso, todos devem saber qual o seu papel nesse ecossistema.

Incentive a economia compartilhada

As ferramentas e soluções digitais podem promover a economia compartilhada, onde os produtos e serviços digitais são compartilhados entre diferentes usuários e empresas.

Já pensou em criar uma cultura colaborativa entre organizações? As parcerias podem resultar em bons negócios e redes de apoio e benefícios para todos.

Tudo isso contribui para um melhor aproveitamento dos recursos e redução de desperdícios, o que favorece um ambiente digital mais sustentável.

ESG e sustentabilidade digital: como eles se relacionam?

O ESG é um conjunto de boas práticas e padrões capazes de definir se uma empresa é bem gerenciada, socialmente consciente e sustentável. 

Em outras palavras, ele mede o desempenho de sustentabilidade de uma organização a partir de três pilares: Environmental (meio ambiente), Social e Governance (Governança).

Na prática, é uma análise que vai além da métrica financeira e considera também os impactos positivos sociais e ambientais.

A partir desse conceito, é fácil imaginar que a relação entre sustentabilidade digital e ESG é natural, certo? Ela é, por si só, parte desses pilares pelo seu viés ambiental e social.

Uma empresa digitalmente sustentável é mais atraente para investidores por ter maior apelo diante dos consumidores e do mercado.

Ela apresenta um padrão ético desejável e um posicionamento institucional que promove engajamento. Ou seja, se apresenta como uma opção viável de investimentos sustentáveis e capazes de gerar impactos positivos.

Por isso, a sustentabilidade digital é um desdobramento dos princípios ESG que devem ser incorporados à estratégia e ao modelo de negócios das organizações que compreendem a indissociabilidade entre propósito e lucro.

Qual a relação entre transformação digital e sustentabilidade digital?

A transformação digital pode levar à sustentabilidade digital se for abordada com o devido entendimento e implementação de práticas sustentáveis.

Como visto, o uso de fontes renováveis de energia, o incentivo à economia compartilhada e a integração dos princípios ESG na organização viabilizam essas ações mesmo no contexto de uma era digital.

Ao adotar estas medidas, as empresas podem não apenas contribuir para um ambiente digital mais sustentável, mas também melhorar sua reputação e aumentar o apelo junto a investidores e clientes. 

Em última análise, a sustentabilidade digital deve ser incorporada em qualquer estratégia de transformação digital para o benefício tanto da organização quanto do meio ambiente.

Vale destacar, por fim, uma solução que contribui diretamente para uma relação harmônica entre tecnologia digital e meio ambiente: TOTVS Assinatura Eletrônica.

TOTVS Assinatura Eletrônica

O TOTVS Assinatura Eletrônica é uma plataforma de gestão de assinaturas eletrônicas desenvolvida pela maior empresa de tecnologia do Brasil.

Sua função é contribuir para a digitalização do fluxo de trabalho e otimizar os processos internos, em especial a atividade de assinatura de documentos.

Ao transformar os processos de assinatura, a solução elimina a necessidade do uso de papel e de deslocamento, além de reduzir o tempo gasto com esse tipo de tarefa e facilitar o manuseio de documentos digitais.

Desta forma, contribui para um ambiente digital mais sustentável de forma ágil, sem deixar de lado a segurança da informação e dos documentos.

Experimente grátis por 30 dias o TOTVS Assinatura Eletrônica!

Conclusão

Investir em sustentabilidade digital não é apenas uma tendência, mas um passo necessário em direção a um futuro adequado para a sociedade.

Empresas de qualquer setor devem adotar práticas para se tornarem mais sustentáveis e atingirem os padrões dos critérios ESG. O uso de energias renováveis é um bom começo.

Seguindo estas dicas, sua organização pode se tornar uma referência em sustentabilidade do ambiente digital e se destacar no mercado.

Aqui na TOTVS é assim. Você está pronto para se juntar a nós?

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.