Cultura organizacional: descubra como os valores e hábitos moldam o sucesso de uma empresa

Equipe TOTVS | 31 março, 2023

Muitos empresários não sabem, mas a cultura organizacional é um dos fatores cruciais para uma empresa atingir o sucesso. 

Você já ouviu falar sobre esse conjunto de ações em uma empresa? Elas não atingem somente o sucesso de um negócio, como também do empresário, colaboradores e clientes. 

Trata-se de conjunto de valores, crenças e hábitos que define como uma organização funciona, interage com seus colaboradores e clientes e busca alcançar seus objetivos.

Em outras palavras, essa metodologia é a personalidade de uma empresa, que pode ser percebida na forma como ela trata seus funcionários e em como se mantém no mercado. 

Não são todas as organizações que promovem esse tipo de metodologia. Por isso, muitas acabam não alcançando o desenvolvimento esperado. 

Para você não repetir o mesmo comportamento com o seu negócio, neste artigo, vamos explorar o que é essa cultura e sua importância. Vamos lá? 

O que é cultura organizacional? 

Cultura organizacional é um conjunto de valores, crenças, hábitos e costumes que definem como uma empresa lida e interage com seus públicos. 

Quando falamos de públicos, deve-se incluir funcionários, clientes e fornecedores, ou seja, as pessoas que realmente fazem parte da cultura da organização. 

Para realizar essa definição, podemos imaginar que uma organização é uma pessoa, com sua própria personalidade, gostos, valores e costumes. 

Ou seja, como uma pessoa tem a sua própria forma de agir e pensar, um negócio também tem — e é isto que chamamos de cultura organizacional. 

Os hábitos e costumes que compõem o conjunto de ações de uma empresa englobam a maneira como ela se comunica, trata seus clientes e colaboradores e até mesmo as práticas de gestão adotadas.

Esse tipo de cultura é importante porque é uma maneira de desenhar a forma que uma organização se comunica com o mundo. 

Além disso, essas ações também têm um impacto direto na produtividade, motivação e satisfação dos colaboradores, consumidores e fornecedores de um negócio. 

totvs rh

Qual é a função da cultura organizacional?

A principal função da cultura organizacional é auxiliar na maneira que uma empresa age, se comunica e se relaciona com seu público interno e externo. 

Ou seja, esse conjunto de ações funciona como um guia completo dos passos que uma organização deve tomar para alcançar seus objetivos. 

Por essa razão, ajuda uma organização e sua equipe a estabelecer o que não é, o que deve ser priorizado e o que deve ser evitado. 

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Great Place to Work, empresas com culturas fortes e positivas possuem altos níveis de satisfação dos colaboradores, menores taxas de rotatividade e maior capacidade de atrair talentos qualificados. 

A cultura corporativa auxilia no desenvolvimento de uma personalidade própria de uma empresa e faz com que ela se destaque no mercado. 

Com uma personalidade definida e positiva, os colaboradores se sentem mais motivados e engajados e, consequentemente, se identificam com a cultura. 

Dessa maneira, esse tipo de cultura se torna fundamental em uma organização, pois influencia diretamente na produtividade, motivação e desenvolvimento no mercado.

Agora, imagine a cultura alinhada com os valores e expectativas dos clientes e colaboradores: um negócio pode se destacar entre a concorrência e atrair mais negócios! 

Quais são os 5 tipos de cultura organizacional?

Não podemos negar que a cultura corporativa é um fator crucial para o desenvolvimento e crescimento de uma organização. 

Mas, você sabia que existem diversas maneiras de classificar a cultura organizacional? A mais conhecida é a divisão proposta por Charles Handy: poder, tarefas, pessoas e papéis

Para você conhecer um pouco mais sobre essa divisão realizada por esse filósofo, explicaremos um pouco sobre seu ponto de vista. Vamos lá?

Cultura de poder

A cultura do poder é focada nos resultados das empresas, em que os colaboradores são incentivados a alcançarem as metas. Em culturas como essa, as decisões da empresa são centralizadas em uma liderança forte. 

Esse tipo de cultura é mais comum em empresas de pequeno porte, dado que o dono é muito presente nas decisões e possui diversas funções. 

Muitas vezes, essa cultura é comparada a uma espécie de “clube”, em que é muito importante fazer parte da rede de influência do chefe. 

Embora exista a hierarquia como um fator forte, ela pode limitar o crescimento e desenvolvimento de alguns colaboradores e da própria empresa.

Cultura de tarefas

As empresas que adotam esse tipo de cultura valorizam a especialização de seus colaboradores em tarefas específicas. 

Portanto, elas acreditam que isso resulta em um desempenho melhor e eficaz das tarefas, maximizando o potencial de cada colaborador. 

Nesses ambientes, geralmente, existe um espaço livre para a expressão de ideias e iniciativas, o que aumenta a motivação dos profissionais. 

Geralmente, em âmbitos como esse, existe uma cultura organizacional forte, onde a empresa consegue se expressar de maneira clara e objetiva com seus funcionários. 

Cultura de pessoas

Empresas com cultura de pessoas tendem a valorizar mais seus colaboradores, oferecendo um ambiente de trabalho confortável e uma liderança mais atenciosa. 

Dessa maneira, os colaboradores se sentem mais acolhidos, motivados e engajados, o que contribui para o desenvolvimento da empresa. 

Com essa cultura, uma organização compreende a importância do capital humano e investe no desenvolvimento de seus funcionários para atingirem o potencial máximo. 

Além disso, esse tipo de cultura também promove a diversidade e a inclusão, reconhece as diferenças e cria um ambiente de trabalho igualitário e justo. 

Quando uma cultura de pessoas é desenvolvida de maneira forte, pode se tornar uma fonte de vantagem competitiva, atrair e reter talentos em potencial. 

Cultura de autodesenvolvimento

Empresas que optam pela cultura do autodesenvolvimento valorizam o aprendizado contínuo e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus funcionários

Nesse caso, as empresas encorajam seus profissionais a investirem em si mesmos e suas habilidades, seja por meio de treinamentos, cursos, workshops, entre outros.

A cultura do autodesenvolvimento tende a engajar a equipe de trabalho e aumentar a produtividade. Consequentemente, melhora os resultados da empresa. 

Cultura de papéis

Já a cultura de papéis é uma abordagem voltada para papéis e responsabilidades atribuídos aos membros da empresa

Ou seja, as estruturas hierárquicas são concretamente definidas, o que limita a flexibilidade das tarefas, já que as pessoas só podem exercer o que lhes foi atribuído. 

Logo, é uma cultura orientada por regras e protocolos, o que pode ser positivo, pois os profissionais sabem exatamente o que a empresa espera deles. 

Por outro lado, essa cultura pode ser negativa, pois limita a criatividade e a inovação de decisões independentes e pode prejudicar o crescimento da empresa. 

Qual a diferença entre cultura e clima organizacional?

Podemos dizer que a cultura é a essência da organização. Trata-se da visão, missão e valores que direcionam as ações da organização.

Por outro lado, o clima organizacional é a percepção que os colaboradores têm sobre o ambiente de trabalho. Ou seja, é como eles se sentem em relação à empresa, seus líderes, colegas de trabalho e a estrutura física da organização. 

O clima pode ser positivo ou negativo, e influencia diretamente na produtividade e motivação dos funcionários. 

Por isso, existem diversos fatores que podem impactar no clima organizacional, como a comunicação interna, a gestão das pessoas, o reconhecimento dos funcionários, entre outros. 

Como fortalecer a cultura organizacional de uma empresa?

A cultura é como o DNA de uma empresa, que molda ações e decisões e cria uma identidade única que diferencia de outras organizações. 

Mas, como é possível fortalecer a cultura organizacional de uma empresa? Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a criar uma cultura forte e positiva para seu negócio. 

Compartilhe a missão, visão e valores do negócio

Todos os colaboradores estejam cientes da missão, visão e valores da empresa. Dessa maneira, é possível garantir que todos trabalhem em prol do mesmo objetivo e direção, além de compartilharem a mesma missão.

Além disso, ao compartilhar a mesma cultura, é possível criar um senso de propósito e conexão com o trabalho

Também é importante que a empresa instale esse conjunto de abordagens em sua cultura organizacional de maneira ativa e constante. 

Isso significa que é preciso alinhar suas ações e comportamentos aos seus valores, e garantir que todos os colaboradores também o façam. 

Uma maneira eficaz de fazer isso é criar eventos ou ações que reforcem a importância dos valores empresariais. 

Contate os profissionais certos 

Para garantir que a sua empresa tenha uma cultura forte, é essencial contar com profissionais engajados e comprometidos

Não faz sentido ter uma equipe que não esteja alinhada com os objetivos da sua empresa. Para a cultura organizacional funcionar, é preciso que todos estejam conectados. 

Portanto, mantenha profissionais que desejam crescer com a empresa e contrate pessoas que compartilham dos mesmos valores. 

Já para manter os colaboradores engajados, inclua programas de treinamento e desenvolvimento que incentivem o crescimento profissional. 

Dessa maneira, você consegue desenvolver os colaboradores que já estão envolvidos com a empresa e instigar ainda mais os novatos. 

Exponha regras expressas

Estabelecer regras expressas é uma maneira de garantir que todos os colaboradores estejam cientes do comportamento esperado no ambiente de trabalho. 

Isso pode ajudar a manter um ambiente profissional, em que todos se respeitam e trabalham em conjunto. 

Portanto, para começar a inserir a cultura organizacional na sua empresa, estabeleça regras expressas claras e objetivas. 

Além disso, é importante criar políticas para lidar com problemas de comportamento ou conduta no local de trabalho.

Essas políticas devem ser comunicadas de maneira efetiva a todos os colaboradores, para que todos consigam entender o que pode ou não deve ser feito na empresa. 

Dê o exemplo 

Não é novidade que os líderes das organizações são vistos como figuras importantes e influentes, responsáveis por tomar decisões, estratégias e guiar suas equipes. 

Por essa razão, eles possuem um papel muito importante em criar e manter uma cultura forte e positiva. 

Ao dar o exemplo aos colaboradores, é possível ensinar a como seguir os valores e comportamentos esperados. 

Se os próprios líderes não seguem a cultura da empresa, os colaboradores também não seguirão, pois se sentirão injustiçados. 

Invista na comunicação interna 

Para criar uma cultura corporativa forte e positiva, é essencial que haja uma comunicação interna efetiva

Ou seja, isso inclui comunicar claramente as expectativas, metas e valores da empresa, garantindo que todos os colaboradores sejam ouvidos e tenham voz ativa. 

Dessa maneira, é possível criar um ambiente confortável para a expressão de novas ideias e justo para todos. 

Uma boa comunicação interna pode ajudar a criar um senso de unidade e engajamento entre os colaboradores

Você pode fazer isso por meio de comunicações acessíveis, como intranet, reuniões periódicas, e-mail ou mensagens instantâneas.

Tecnologias TOTVS para RH

Lidar com pessoas não é uma tarefa simples, já que todos possuem suas próprias características, personalidades e preferências. 

Por isso, é essencial ter uma equipe de RH especializada na gestão de diversidade, para que as resoluções de problemas sejam mais simples e ágeis de serem solucionadas. 

Uma maneira inteligente e interessante de realizar uma gestão eficaz de pessoas é optar por tecnologias inovadoras e precisas

Na TOTVS, você encontra tecnologias completas para o setor de Recursos Humanos com ferramentas que auxiliarão na gestão dos colaboradores. 

Você e sua equipe terão mais automação nas tarefas cotidianas, já que nossos sistemas melhoram a gestão de processos, como folha de pagamento, controle de ponto, eSocial, LGPD e muito mais. 

Os sistemas de gestão de RH da TOTVS são um dos mais confiáveis, sólidos e inovadores do mercado. 

Então, se você quer otimizar o seu trabalho de gestão de pessoas, não hesite em contar com as tecnologias da TOTVS. Conheça mais sobre nossos sistemas! 

Conclusão 

Ficou claro a importância da cultura organizacional para sua empresa? Ela é fundamental nos negócios que desejam crescer e se tornar referência no mercado

A cultura corporativa é benéfica em diversos sentidos, tanto para o empresário quanto para seus colaboradores e clientes, influenciando diretamente a produtividade da equipe. 

Para você criar uma cultura forte e positiva, é necessário sempre ser transparente com seu público, reforçando a importância dos seus valores, missão e visão para o alcance de metas.

No entanto, é importante contar com uma equipe de colaboradores engajados, que estão dispostos a cumprir as regras estabelecidas. 

Para isso, você pode contar com tecnologias de gestão de pessoas. Na TOTVS, você encontra os sistemas ideais para qualquer necessidade da sua empresa. 

Aliás, se você deseja aprender mais sobre empresas, tecnologia e soluções inovadoras, não se esqueça de acompanhar nossos conteúdos! 

Caso tenha interesse em se manter atualizado sempre que possível, assine nossa newsletter.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.