PPR: o guia completo do Programa de Participação nos Resultados

Equipe TOTVS | 09 janeiro, 2024

Você sabe o que é o PPR? É um Programa de Participação nos Resultados que proporciona que os ganhos adquiridos pela empresa possam ser divididos com os colaboradores, conforme eles atingem as metas.

Ele é uma forma de incentivo e atração para todos da empresa, além de aumentar a produtividade e a motivação.

Isso gera resultados positivos para a empresa e para os colaboradores e, consequentemente, bons resultados utilizando o programa.

Neste artigo, elaboramos um guia completo com as principais informações sobre o PPR e como implementá-lo na sua empresa. Vamos lá?

O que é PPR?

É a sigla de Programa de Participação nos Resultados, uma remuneração estratégica para os colaboradores participarem dos resultados da empresa. Ele está relacionado às metas que foram alcançadas e não com o lucro da organização.

O PPR é regulamentado pela Lei 10.101/2000 e é utilizado em várias empresas como uma maneira de incentivar a produtividade e motivar os colaboradores.

No entanto, saber o que significa PPR para uma organização é fundamental antes de  aplicá-la, bem como a necessidade de seguir algumas regras e evitar problemas jurídicos. Para esclarecer sobre isso, no próximo tópico explicaremos sobre elas.

Regras do PPR

Agora que você entendeu o que é o programa, confira algumas das suas principais regras:

  • isento de encargos trabalhistas para o empregador, mas ocorre a tributação dos impostos de renda sobre a fonte do empregado;
  • o programa deve ser oferecido para todos os colaboradores da empresa, não importando o cargo e o salário;
  • o pagamento deve ser feito em no máximo dois pagamentos anuais e no mínimo um intervalo trimestral;
  • os funcionários precisam fazer parte do quadro efetivo na data final da apuração dos resultados;
  • respeitar o princípio da proporcionalidade referente às contratações e demissões durante o período de apuração;
  • os colaboradores não podem ficar afastados das atividades por mais de 180 dias.

Como funciona o PPR?

Já deu para entender que o Programa de Participação nos Resultados é uma ferramenta eficaz para remunerar os colaboradores pelo seu desempenho dentro da empresa, certo? Mas como ele funciona?

Para implementá-lo, é preciso criar uma comissão paritária, com um representante sindical e o mesmo número de funcionários e representantes da empresa.

É importante que todos os representantes tenham acesso às informações e que elas estejam claras para que as regras do programa possam ser implementadas.

As regras são as que explicamos anteriormente neste artigo.

Além disso, o PPR deve ser negociado entre a empresa e os representantes dos trabalhadores, por meio de um acordo coletivo ou individual, que deve especificar as metas, os indicadores, os valores, os prazos e as formas de pagamento.

Quem tem direito ao benefício?

Todos os colaboradores de uma empresa que são registrados com carteira assinada têm direito ao Programa de Participação nos Resultados.

No entanto, para isso a empresa precisa ter feito a implementação e seguir a legislação de maneira correta.

Qual valor deve ser pago aos colaboradores?

Cada empresa tem o seu próprio valor de PPR, pois varia conforme a porcentagem oferecida. 

Normalmente, costuma ser de 1/12 avos que é multiplicado pela quantidade de meses que foram trabalhados.

Quando o PPR é pago?

O seu pagamento acontece quando a empresa consegue atingir os seus objetivos, mesmo que não tenha obtido lucro durante o período.

Ele pode ser distribuído como um valor fixo para todos os colaboradores, mas pode variar conforme a remuneração e cargo de cada um deles.

Também pode distribuir uma parcela fixa ou parcela proporcional para os colaboradores dependendo do cargo e remuneração.

Vale ressaltar que ele é um programa que está assegurado, independentemente da posição de cada funcionário ou do seu salário.

Por que implementar o Programa de Participação nos Resultados na empresa?

ppr: por que implementar na empresa

A implementação do Programa de Participação nos Resultados pode trazer vários benefícios, entre eles a redução do turnover.

Para você ter uma ideia, o Brasil é o país com o maior índice de turnover do mundo, com um percentual de 56%, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Isso mostra como é importante utilizar métodos e programas que motivem e valorizem os colaboradores para que possam permanecer na empresa.

Confira a seguir as principais vantagens de implementá-lo:

  • isenção de encargos trabalhistas;
  • aumento do engajamento e comprometimento dos colaboradores;
  • melhora a relação entre os funcionários e a empresa;
  • maior satisfação dos colaboradores;
  • aumento de retenção de talentos;
  • alcance das metas.

Qual é a diferença entre PPR e PLR?

Mesmo que o PLR e o PPR tenham uma nomenclatura parecida, cada um deles tem as suas particularidades.

O primeiro, como já mencionado anteriormente, significa Programa de Participação nos Resultados e premia os funcionários conforme eles atingem as metas. Com isso, eles recebem mesmo sem a empresa ter lucro, porque alcançaram as metas.

Já no Programa nos Lucros e Resultados, a remuneração depende dos lucros obtidos pela empresa em um determinado período. Assim, se a empresa não teve lucro, os colaboradores não são premiados.

Como calcular o PPR?

O cálculo PPR é preciso conhecer os critérios definidos pela empresa, que podem variar de acordo com o cargo, o setor, o tempo de serviço, os objetivos alcançados, entre outros fatores. 

Em geral, o Programa de Participação nos Resultados é calculado com base em uma porcentagem do lucro líquido da empresa, que é distribuída entre os funcionários elegíveis. 

O seu valor pode ser pago em parcelas ou em uma única vez, dependendo do que foi acordado entre a empresa e os trabalhadores.

Indicadores que podem ser aplicados no PPR

Os indicadores que podem ser aplicados no programa dependem do ramo da empresa e do tempo que ele já foi implementado.

Geralmente, as empresas começam com três indicadores globais. Confira:

Produtividade

Quando os colaboradores são mais produtivos, consequentemente, os rendimentos da empresa aumentam. Por isso, ele é um dos critérios fundamentais que o programa consegue garantir quando implementado corretamente.

Índices de absenteísmo

Considerar o índice de absenteísmo ou ausência no trabalho, seja por atrasos ou falta, para a distribuição do Programa de Participação nos Resultados. Assim, os colaboradores reduzem as ausências e garantem o recebimento do benefício.

Imagine que Sofia é uma funcionária dedicada e competente, mas tinha um problema: sempre chegava atrasada no trabalho. Ela morava longe da empresa e dependia do transporte público, que era muito precário e lotado. 

Por isso, sofria com o estresse de enfrentar o trânsito todos os dias e ainda ter que lidar com as cobranças do seu chefe, que não tolerava os seus atrasos. Sofia sabia que precisava mudar essa situação, mas não tinha condições de comprar um carro ou se mudar para mais perto do trabalho.

Quando foi contemplada com o PPR, Sofia ficou muito feliz e decidiu usar o dinheiro para resolver o seu problema de atraso. Ela comprou uma bicicleta elétrica, que era mais rápida, econômica e ecológica do que o ônibus. 

Além disso, também alugou um quarto em uma pensão perto do trabalho, onde ela podia ficar durante a semana e voltar para casa nos fins de semana.

Com essas mudanças, Sofia conseguiu chegar no horário todos os dias e melhorou ainda mais a sua produtividade. Ela se sentiu mais motivada, satisfeita e reconhecida no trabalho. 

Também ganhou mais qualidade de vida, pois não precisava mais se estressar com o trânsito e podia aproveitar melhor o seu tempo livre. Sofia é um exemplo de como o Programa de Participação nos Resultados pode fazer a diferença na vida dos funcionários.

Setorial

ppr: indicador setorial

Os indicadores são definidos pelas metas de cada área da empresa e as suas particularidades. Ou seja, a área de vendas precisa cumprir as suas metas e garantir a satisfação dos clientes, por exemplo.

Como implementar o benefício em sua organização?

Como explicamos anteriormente, o programa pode ser implementado por uma comissão, convenção ou acordo coletivo.

Independentemente, deve ser elaborado de maneira clara e objetiva para que todos os envolvidos possam entender.

Além disso, é importante considerar os índices de produtividade e lucratividade da empresa, bem como as metas, os resultados e os prazos.

No entanto, para auxiliar no controle do PPR e das rotinas administrativas da empresa, é importante ter a tecnologia como aliada.

Conte com as tecnologias TOTVS para RH

Agora que você já sabe tudo sobre o Programa de Participação nos Resultados, que tal conhecer uma ferramenta que facilitará o dia a dia da área de RH da sua empresa.

Estamos falando das tecnologias TOTVS para RH, uma gestão completa e estratégica que acompanha a gestão humana da organização.

Elas gerenciam toda a área de departamento pessoal e gestão de pessoas, bem como garante a saúde e segurança do trabalho dos colaboradores.

Também facilita todos os cálculos de folha de pagamento e PPR que precisam ser feitos e faz o acompanhamento dos índices de desempenho e performance do colaborador.

Valorize os colaboradores da sua empresa e aumente a produtividade! Conheça as tecnologias TOTVS para RH!

Conclusão

Neste conteúdo, você entendeu o que é e como funciona o PPR, que é uma forma de incentivar e motivar os funcionários a se engajarem com os objetivos da empresa, além de aumentar a sua satisfação e o seu comprometimento. 

Ele também traz benefícios para a empresa e para o trabalhador, mas são necessárias algumas regras para a sua implementação.

Portanto, quando a empresa segue a legislação e tem como base incentivar os colaboradores, o Programa de Participação nos Resultados é uma ótima ideia, além de deixá-los mais motivados e satisfeitos com o trabalho. 

Quer saber mais sobre o assunto? Que tal ler outros conteúdos em nosso blog? Recomendamos a leitura do artigo sobre como aumentar a motivação para vendas!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.