inventario-de-estoque

Sistema de inventário de estoque: Como atua no varejo?

Equipe TOTVS | GESTÃO VAREJISTA | 13 abril, 2020

Por se tratar de uma listagem completa dos produtos em estoque de uma empresa, o inventário de estoque ajuda a identificar, classificar e determinar o valor de cada item. Para que não hajam erros nesse processo, é recomendável implementar um sistema de gerenciamento de estoque.

Essa tecnologia pode ser muito útil não somente para fazer o inventário, como também para outros processos dentro de uma empresa varejista. Veja a seguir como um software como esse auxilia na contagem de estoque do seu negócio.

A importância de fazer o inventário de estoque

Fazer o inventário de uma empresa previne diversos problemas que podem causar prejuízos, como a perda de produtos e desperdícios. Além disso, também é uma forma de evitar extravios, furtos e obsolências.

Maior controle de ativos

Ter um controle de inventário ajuda também a proporcionar um melhor atendimento ao cliente. Isso porque, por meio desse controle, os vendedores poderão saber exatamente quais produtos estão disponíveis para venda seja imediata ou mediante encomenda.

Em dia com a legislação

O inventário é importante, inclusive, para manter a empresa dentro da legislação. Para evitar multas, é preciso que o inventário físico esteja de acordo com o contábil. Portanto, é preciso que toda a mercadoria esteja devidamente declarada e com toda a documentação pertinente em dia.

Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é uma prioridade para os estabelecimentos. Portanto, quando um consumidor chega ao ponto de venda e não encontra o que procura, há uma chance de que não volte mais. Por isso, o inventário impacta também nesse sentido.

Nova call to action

Como um software ajuda no inventário de estoque?

Como vimos antes, ter um inventário de mercadorias atualizado é essencial para diversos aspectos da empresa. Entretanto, fazer isso manualmente pode resultar em erros que levarão a problemas maiores.

Em vista disso, a solução ideal é investir em um sistema de gestão que controla o estoque e fornece todas as informações necessárias para o gestor. Veja como essa tecnologia ajuda o negócio:

Cadastro de produtos atualizado

O sistema de gestão ERP (Enterprise Resource Planning), oferece a possibilidade de cadastrar todos os produtos do inventário físico de estoque. Desse modo, não é preciso sempre fazer uma contagem manual para atualizar os números do estoque.

Portanto, o tempo dos colaboradores é otimizado e a mercadoria é devidamente contabilizada. Além de ser muito útil ter um inventário rotativo em seu estabelecimento mostrando as movimentações em tempo real.

Monitoramento de estoque eficiente

Depois de fazer o cadastro dos produtos, fica mais fácil monitorar o estoque. Isso porque o software controla os estoques atuais das lojas, conforme as notas fiscais geradas no sistema. Assim, a cada movimentação, o estoque é atualizado de forma automática, evitando o inventário cíclico, que consiste na contagem diária dos produtos.

Essa funcionalidade serve para saber quando o estoque de algum produto está em baixa e precisa ser reposto, evitando a ruptura. Isso impacta, inclusive, no atendimento ao consumidor, que não corre o risco de não encontrar o produto no estabelecimento.

Relatórios acessíveis

Outra vantagem em contar com uma solução tecnológica como o ERP é a emissão de relatórios com informações estratégicas para o negócio. É possível verificar, por exemplo, qual produto saiu mais e qual ficou mais tempo parado no estoque.

Esse tipo de informação pode ser muito útil para a tomada de decisões estratégicas por parte da gestão. Pode ser um diferencial para conhecer melhor o público e descobrir seu perfil.

Pedido de compras provisionado

Com o monitoramento é possível verificar quando o estoque atinge seu nível mínimo. Basta programar uma quantidade mínima de itens de cada produto. Assim o sistema dispara um alerta informando a necessidade de compra.

Esse recurso evita que as compras sejam feitas antes da hora e a mercadoria acabe ficando muito tempo parada. Afinal, produtos parados significam perda financeira para o negócio.

Tecnologia aliada ao varejo

Verificamos que contar com a tecnologia no varejo pode trazer muitos benefícios para a gestão do seu estoque. A TOTVS oferece sistemas que contribuem para o desenvolvimento da empresa por meio da automatização de processos. Se trata de uma solução que atende empresas de diversos segmentos e portes.

Com a configuração flexível do nosso sistema, você consegue atender todas as necessidades específicas da sua rede de lojas e franquias com facilidade. Além disso, a solução possui tecnologia móvel e Inteligência Artificial, para dar ainda mais agilidade, flexibilidade e qualidade na sua operação de franquias ou rede varejista.

Com o TOTVS Varejo Franquias e Redes é possível gerenciar todas as atividades de um estabelecimento, incluindo todas as franquias. Isso ajuda a ter um maior controle sobre a gestão financeira e administrativa da companhia. Entenda mais sobre como fazer uma gestão eficiente de lojas franqueadas utilizando a tecnologia.

Nova call to action

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *