A prevenção de perdas é uma parte essencial para a saúde financeira do supermercado. Para evitar a falta de produtos nas gôndolas do seu supermercado, é preciso adotar um sistema de gerenciamento. A ruptura de estoque é um dos problemas mais comuns nesse tipo de estabelecimento.
Entretanto, com um gerenciamento feito através da tecnologia, é possível evitá-lo. Entenda mais sobre essa solução e sobre como manter a organização em seu negócio.
Como ocorre a ruptura de estoque?
Antes de saber como evitar, é preciso entender o que é ruptura de estoque. Esse problema pode acontecer devido à falta de um bom gerenciamento de estoque, seja por ausência de mercadoria no estoque ou por ineficácia em abastecer as gôndolas.
A ruptura do estoque pode causar prejuízos para o estabelecimento, já que o supermercado deixa de vender quando o cliente não encontra os produtos disponíveis.
Principais causas
A responsabilidade por essa questão está nas mãos do gestor, que deve estabelecer um planejamento para que o estoque e o ponto de venda estejam sempre bem abastecidos. Caso não seja feito um bom planejamento, podem haver consequências da ruptura de estoque. Entenda as principais causas:
Falta de planejamento
Quando não existe planejamento, começam a surgir problemas nas gôndolas e no estoque. Em muitos casos, o gestor não consegue prever de maneira correta a demanda das mercadorias e o supermercado fica sem os produtos que os consumidores estão buscando.
Falta de organização de gôndolas
Sem um bom planograma, fica difícil saber qual o lugar certo de cada produto. Essa falta de organização pode prejudicar seriamente o negócio. Caso os produtos não estejam em seus devidos lugares para serem repostos e com o preço correto, é possível que o estabelecimento chegue ao ponto de ruptura de estoque.
Gestão de compras ruim
Outro problema que pode afetar negativamente os estabelecimentos é a má gestão de compras. Sem um bom gerenciamento de compras com os fornecedores, faltarão produtos no estoque e, consequentemente, no ponto de venda.
Como evitar a ruptura de estoque?
Após entender o que significa ruptura de estoque, é preciso que o gestor tome algumas iniciativas para evitar esse problema. A organização e o planejamento adequado devem sempre guiar as decisões do negócio.
Para isso, o gestor precisa estar atento a alguns fatores. Veja a seguir dicas de como evitar a ruptura de estoque:
ERP
O principal fator que pode ajudar a evitar a ruptura do estoque é um ERP. Com ele, é possível controlar todo o processo do seu negócio, desde a compra de mercadoria até frente de caixa. Com ele, é possível registrar o recebimento de produtos, a armazenagem, fazer agendamentos de compra e muito mais.
Fornecedores
É preciso que o gestor tenha um bom relacionamento com os fornecedores para que haja um planejamento de compra de mercadoria. Com o software de gestão, é possível agendar as compras de mercadoria com os fornecedores. Desse modo, sempre que algum produto estiver perto de acabar, a reposição será feita em tempo hábil.
Colaboradores
Colaboradores bem treinados podem ajudar muito para se conseguir uma boa gestão de estoque. Após implementar um sistema de gestão, é preciso que os profissionais do estabelecimento entendam como utilizá-lo. Desse modo, os processos serão mais eficientes e o supermercado será mais organizado.
Gestão de estoque
Com o controle total do entra e sai da empresa fica muito mais fácil fazer a gestão de estoque. Com uma solução como essa, tudo é registrado para que o gestor tenha controle sobre a quantidade de mercadoria no estabelecimento e no estoque.
Produtos de alto giro
É preciso dar prioridade à reposição dos produtos de alto giro. Eles são os mais procurados do estabelecimento, portanto, nunca devem estar em falta. Faça sempre o agendamento de reposição desses itens no sistema de gerenciamento. Além disso, esteja sempre atualizado com a análise da demanda dos itens para ajustar as compras.
Datas sazonais
É sempre essencial estar atento às datas sazonais, quando alguns produtos são mais procurados do que outros. Faça sempre um monitoramento das operações para não perder os picos de venda. Assim, é possível evitar atraso nas entregas de mercadoria por parte do fornecedor.
Índice de ruptura
Outro ponto importante é saber como medir a ruptura de estoque. Você pode fazer esse acompanhamento através do sistema de gestão, já que fazer manualmente esse cálculo pode resultar em erros.
Solução TOTVS para supermercados
A TOTVS possui um sistema de gestão para supermercados que facilita o gerenciamento de estoque, evitando problemas como a ruptura do estoque. Com ele, é possível fazer desde o recebimento de produtos até o gerenciamento de fornecedores.
Com nossa solução, você pode planejar a compra de mercadorias, automatizar o processo de precificação e minimizar prejuízos controlando a ruptura e outras falhas de processo. Entenda mais sobre o sistema de supermercado em nosso artigo.