Venda consignada: o que é, como funciona, vantagens

Equipe TOTVS | 17 maio, 2023

Você já pensou em vender produtos sem precisar comprá-los antes? Essa é a proposta da venda consignada, uma modalidade de negócio que pode ser muito vantajosa para quem está começando ou quer diversificar o seu mix de produtos.

Com ela, é possível não ter estoque parado e um fluxo de caixa mais otimizado. Os produtos podem ser pagos quando a mercadoria é vendida.

Quer saber tudo sobre o assunto? Quais são as vantagens e desvantagens desse modelo? Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber e dar algumas dicas para você aplicar essa estratégia no seu negócio. 

Vamos lá?

Nova call to action

O que é venda consignada?

Venda consignada é como uma parceria entre o fornecedor de uma mercadoria e a loja que o vende. Assim, o lojista recebe a mercadoria do fornecedor sem pagar por ela antecipadamente e só paga quando for vendida, ao longo de um determinado período de tempo. 

Além disso, os produtos que não forem vendidos podem ser devolvidos ao fornecedor sem custo adicional.

Por exemplo, se Robson tem uma loja de roupas, pode receber peças de um fornecedor que trabalha com venda consignada e expô-las na sua vitrine. 

Se ele vender as peças, paga uma parte do valor ao fornecedor e fica com outra parte como comissão. Se não vender as peças, Robson pode devolvê-las ao fornecedor sem custo algum.

Essa forma de venda reduz os riscos do lojista, pois ele não precisa investir em um estoque próprio nem se preocupar com a demanda do mercado. Além disso, ele pode oferecer uma maior variedade de produtos aos seus clientes e aumentar as suas chances de vendas

Para o fornecedor, a venda consignada também é interessante, pois ele amplia o seu alcance de mercado e ganha visibilidade para os seus produtos. Também economiza com os custos de armazenamento e distribuição dos produtos, já que eles ficam sob os cuidados do lojista.

Como funciona a venda em consignação?

Ficou curioso para saber mais sobre o funcionamento da venda em consignação de mercadorias? Explicaremos agora como ela funciona.

O primeiro passo é o lojista entrar em contato com o fornecedor dos produtos que deseja vender e negociar as condições da parceria, como o prazo para pagamento, a devolução dos produtos, a comissão sobre as vendas e a responsabilidade pela garantia dos produtos.

Depois, o fornecedor envia os produtos ao lojista sem cobrar nada por eles no momento da entrega. Assim, o lojista expõe os produtos na sua loja física ou online e faz a divulgação e venda deles aos seus clientes.

Após um período estabelecido no contrato, o fornecedor entra em contato com o lojista para fazer a prestação de contas das vendas realizadas. Com isso, o lojista paga ao fornecedor ou produtor pelos produtos que foram vendidos e devolve os produtos que não foram vendidos.

Ela pode ser feita em várias áreas, como:

  • venda consignada de alimentos;
  • venda consignada de maquiagem;
  • venda consignada de roupas;
  • venda consignada de doces;
  • venda consignada de carros;
  • venda consignada de bolsas.

Que tipo de produto pode ser vendido dessa forma?

Existem muitos tipos de produtos para venda consignada, mas alguns se destacam pela alta demanda e pela facilidade de venda. Confira alguns exemplos:

  • peças íntimas: lingerie, cuecas, meias, pijamas e camisolas são produtos que têm uma grande procura;
  • maquiagens: batons, sombras, bases e outros itens de maquiagem são indispensáveis para muitos consumidores; 
  • perfumes: fragrâncias nacionais e importadas são produtos que agradam a todos os gostos e bolsos;
  • produtos para a pele: cremes hidratantes, esfoliantes, protetores solares e outros produtos para cuidar da pele são muito procurados;
  • utensílios para casa: panelas, talheres, copos, pratos e outros utensílios para casa são produtos que têm uma boa saída, principalmente em épocas de festas e datas comemorativas;
  • utensílios de cozinha: facas, tesouras, abridores, cortadores e outros utensílios de cozinha são produtos que facilitam o dia a dia das pessoas na hora de preparar os alimentos;
  • bolsas: bolsas de diferentes tamanhos, cores e materiais.

Quais são as vantagens da venda consignada?

A venda consignada apresenta diversas vantagens tanto para o lojista quanto para o fornecedor. Confira algumas delas:

Aumento do faturamento

Ao vender produtos por consignação, você não precisa investir nada para adquiri-los, apenas pagar uma parte do valor ao fornecedor após a venda. Assim, você aumenta sua margem de lucro e seu capital de giro.

Fluxo de caixa otimizado

Como o valor que deve ser pago ao fornecer já foi definido, você pode vender os produtos pelo valor que quiser e colocar o preço que acha interessante para os seus clientes. Além disso, o pagamento só é feito depois que você vender a mercadoria.

Com isso, é possível adequar o negócio conforme as necessidades dos seus consumidores e otimizar o fluxo de caixa.

Redução da margem de risco

Ao não cobrar nada antecipadamente, o fornecedor evita os riscos de inadimplência e de estoque parado. 

Além disso, você economiza com transporte, armazenamento e divulgação dos produtos, pois esses custos ficam a cargo do revendedor.

Controle de estoque

A venda em consignação proporciona flexibilidade de estoque, pois ao poder devolver os produtos que não forem vendidos, você evita o acúmulo de mercadorias encalhadas e otimiza o espaço do seu estoque.

Alcance a um público maior

Quando o fornecedor entrega seus produtos por consignação, amplia sua rede de distribuição e alcança novos clientes que talvez não comprariam diretamente de você.

Isso porque ela consegue espalhar os seus produtos pelo mercado e os consumidores têm mais visibilidade deles.

Fidelização dos revendedores

Ao oferecer seus produtos por consignação, você cria uma relação de confiança e parceria com os revendedores, que se sentem motivados a vender mais e melhor os seus produtos.

Variedade de produtos

Quando você recebe produtos por consignação, você pode oferecer aos seus clientes uma maior variedade de opções e atender a diferentes gostos e necessidades.

E as desvantagens da venda consignada?

A venda consignada tem as suas vantagens e algumas desvantagens que também devem ser consideradas.

Confira as principais desvantagens da venda consignada e algumas dicas para evitar ou minimizar os problemas que podem surgir nesse tipo de relação comercial:

Dificuldade de controle

Uma das principais desvantagens da venda consignada é a dificuldade de controlar os produtos que são vendidos e os que são devolvidos. 

Dependendo da forma como a loja registra as vendas e os estoques, pode haver divergências entre o fornecedor e o vendedor sobre a quantidade e o valor das mercadorias.

Para evitar esse problema, é essencial ter um contrato bem definido entre as partes, estabelecendo as regras e as responsabilidades de cada um. 

É importante também ter um sistema confiável e integrado para registrar as entradas e saídas dos produtos, bem como emitir notas fiscais e recibos.

Despersonificação da loja

Outra desvantagem da venda consignada é que ela pode tirar a identidade da loja ou do vendedor, o que faz com que ele perca a sua personalidade e o seu diferencial competitivo. 

Isso pode acontecer se ele aceitar muitos produtos consignados que não tenham relação com o seu público-alvo ou com a sua proposta de valor.

Para evitar esse problema, é preciso ter cuidado na hora de escolher os fornecedores e os produtos consignados. 

Assim, é importante analisar se eles estão alinhados com a missão, a visão e os valores da loja ou do vendedor, bem como se eles atendem às necessidades e às expectativas dos clientes.

Dependência dos fornecedores

A dependência dos fornecedores para ter os produtos disponíveis para venda também é uma desvantagem. Pois, se algum fornecedor demora para entregar ou repor os produtos, por exemplo, pode haver prejuízos nas vendas e na satisfação dos clientes.

Para evitar esse problema, é preciso ter uma boa comunicação com os fornecedores e manter uma relação transparente e duradoura. Também é recomendável diversificar os fornecedores e não depender exclusivamente da venda consignada para abastecer a loja ou o negócio.

Exemplos de empresas que trabalham com consignação

Existem diversos tipos de produtos que podem ser revendidos por consignação, desde roupas e acessórios até cosméticos e utensílios domésticos. 

O importante é escolher produtos de qualidade, que tenham boa aceitação no mercado e que sejam fáceis de transportar e expor.

Confira alguns exemplos de produtos para revenda em consignação:

  • Natura: é líder no mercado brasileiro de cosméticos e tem uma linha completa de produtos naturais e sustentáveis. Ela vende produtos para a pele, como cremes, loções, sabonetes e esfoliantes.
  • Tupperware: uma marca mundialmente conhecida e tem uma variedade de produtos com design e qualidade diferenciados. Os produtos são utensílios para casa, como panelas, talheres, copos, pratos, entre outros.

Afinal, vale a pena implementar essa estratégia de venda em seu negócio?

Como você pode ver, a venda consignada é uma ótima alternativa para quem quer vender mais e melhor seus produtos.

No entanto, para que essa modalidade funcione bem, é preciso que haja um bom planejamento e um controle rigoroso das vendas e dos pagamentos. 

Além disso, é fundamental que haja uma boa comunicação e um alinhamento de expectativas entre o fornecedor e o revendedor.

Para auxiliar, é fundamental ter um sistema que possa cuidar da gestão das suas vendas e fazer o controle do seu estoque. Por isso, no próximo tópico, explicaremos sobre uma ferramenta que faz isso para você.

Soluções TOTVS para o varejo

Para que você consiga organizar todos os seus produtos e impulsionar as suas vendas, utilize as soluções TOTVS para o varejo.

Com os nossos sistemas e aplicações, é possível fazer o acompanhamento de todos os pedidos, controlar o estoque e ter mais agilidade na frente de caixa. Além disso, todos os dados da sua loja e dos seus produtos podem ser acompanhados em tempo real.

Nossas tecnologias especializadas fazem o controle das vendas no PDV e integram a loja física com a digital, bem como com as plataformas omnichannel. E não podemos esquecer sobre o controle de todas as entradas e saídas do seu negócio, além da emissão de notas fiscais.

Utilize as soluções que facilitarão o dia a dia da sua empresa e farão as suas vendas crescerem! Conheça as tecnologias TOTVS para o varejo!

TOTVS - A única solução completa: do ERP ao PDV e hardware até o e-commerce

Conclusão

Neste artigo, você entendeu que a venda consignada pode ser uma ótima estratégia para quem quer aumentar as vendas sem investir muito capital ou assumir muitos riscos. 

Além disso, os produtos consignados são pagos somente depois das vendas e podem ser devolvidos, caso elas não ocorram como planejado.

Abordamos também as principais vantagens e desvantagens deste modelo de vendas, bem como alguns exemplos de empresas e produtos consignados.

Aproveite e continue a leitura com o nosso artigo sobre como facilitar o processo de devolução de mercadoria para a sua empresa.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.