Vendas pelo WhatsApp: como esse canal pode ajudar seu negócio?

Equipe TOTVS | 06 janeiro, 2023

O WhatsApp é conhecido fortemente por ser um dos principais meios de comunicação atualmente. No entanto, ele pode ir muito além, quando pensamos em empreendedores. Você já fez alguma venda pelo WhatsApp?

Segundo dados de 2021 da Statista, no Brasil, há 120 milhões de contas do WhatsApp. Isso coloca o país em segundo lugar no mundo em número de usuários, mas em primeiro lugar em relação ao uso de aplicativos de mensagens.

Quando apresentamos esse cenário, fica fácil entender porque vender pelo WhatsApp pode ser uma boa solução.

Pensando nos varejistas que veem com bons olhos essa possibilidade, vamos explicar como ela funciona e, claro, trazer várias dicas para vender mais nessa plataforma. Vamos nessa? Boa leitura!

Como funciona a venda pelo WhatsApp?

A venda pelo WhatsApp é uma estratégia que usa a plataforma para comercializar produtos ou serviços.

A comunicação acontece por meio das mensagens, assim como funciona qualquer conversa neste aplicativo, onde se pode apresentar o seu produto, tirar dúvidas e fechar a venda.

Para vender pelo WhatsApp, há várias formas de apresentar seus produtos ou serviços ao cliente.Você pode criar um grupo para vendas ou adicionar os seus clientes em uma lista de transmissão.  

Além disso, sua empresa pode divulgar seu número para que clientes cheguem de forma ativa à conversa. Por exemplo, você pode cadastrar o número no site do negócio, de forma que o cliente clique nele e seja direcionado para uma conversa com a empresa

A partir daí, é só começar o bate-papo e vender os seus produtos!

Quais são os benefícios da venda pelo WhatsApp?

A principal vantagem de vender no WhatsApp é que você está investindo em uma plataforma em que muito provavelmente seu cliente está presente. Afinal, como falamos, é o meio de comunicação mais acessado pelos brasileiros.

Para reforçar isso, trazemos mais uma pesquisa, da Mensageria no Brasil: 76% dos brasileiros usam o aplicativo para entrar em contato com pessoas, empresas e marcas.

Essa força é tão grande que, não à toa, a própria ferramenta lançou o WhatsApp Business, focado em negócios. Mas iremos falar mais à frente sobre ele.

Ainda mostrando os ganhos de usar essa plataforma, existem muitos outros benefícios, como o custo baixo, já que você não precisa criar um site para vender seus produtos ou pagar por anúncios.

Outra vantagem é a possibilidade de vender para qualquer pessoa que esteja na sua lista de contatos ou fora dela, no Brasil ou não.

Ainda, vender pelo WhatsApp também te dá a vantagem de ter um canal direto com o seu cliente e poder fazer uma boa gestão da relação, inclusive com a automação de mensagens.

Como atrair clientes para esse canal de vendas?

Como vender pelo WhatsApp é uma estratégia muito boa para os varejistas, é natural que se tenha dúvida de como atrair clientes para esse canal de vendas.

Nesse sentido, é preciso se preocupar em divulgar esse grupo para as pessoas certas, ou seja, aquelas que estão em seu público-alvo e que provavelmente irão comprar pelo WhatsApp.

É muito comum que redes sociais ofereçam espaços para você deixar o seu número dessa conta ou até mesmo um call to action para entrar em contato. Aproveite esse espaço!

Da mesma forma, em lojas físicas, é possível oferecer um QR Code que direciona diretamente para o número do WhatsApp do seu negócio. Isso vai incentivar as pessoas a manterem contato com você também por esse meio.

8 dicas para vender pelo WhatsApp

Agora é hora do que mais interessa: vamos apresentar algumas dicas para quem quer aprender como vender pelo WhatsApp com sucesso. São elas:

  1. Utilize o WhatsApp Business e suas ferramentas
  2. Qualifique o time de vendas
  3. Peça autorização dos clientes
  4. Envie mensagens objetivas e adapte sua linguagem
  5. Ofereça atendimento de qualidade
  6. Aposte nas listas de transmissão
  7. Use o status do WhatsApp
  8. Habilite o WhatsApp Payment

A seguir, vamos explorar melhor essas dicas para aplicar no seu negócio!

1. Utilize o WhatsApp Business e suas ferramentas

O primeiro passo que você deve dar para vender pelo WhatsApp é criar uma conta Business. Mas qual é a diferença dela? Trata-se de uma solução pensada para comércio e que, por isso, tem várias ferramentas à disposição das lojas.

Usando o WhatsApp Business, consegue-se criar um perfil profissional, com informações sobre a loja e até mesmo um endereço virtual. Isso facilita a identificação da sua loja e, ainda, entrega dados relevantes aos seus clientes.

Além disso, esse tipo de conta também oferece catálogos de produtos, mensagens rápidas e métricas de desempenho. Tudo isso vai fazer com que sua venda pelo WhatsApp seja ainda mais eficiente.

Para criar uma conta Business, basta fazer o download do aplicativo na loja de apps do seu celular e seguir os passos que aparecem na tela!

2. Qualifique o time de vendas

Uma das principais vantagens de vender pelo WhatsApp é a possibilidade de fazer uma boa gestão da relação com os clientes. Por isso, é importante que o seu time esteja preparado para lidar com essas pessoas dentro desse canal.

Isso significa que eles devem estar preparados para tirar dúvidas, passar informações relevantes e, claro, vender os produtos da loja.

Para isso, vale a pena fazer treinamentos e, inclusive, criar manuais que deem orientações sobre como vender por essa plataforma.

Só assim você vai ter a certeza de que todos estão alinhados com as regras da loja e sabem o que fazer para vender mais.

3. Peça autorização dos clientes

Você nunca pode esquecer que o WhatsApp é um canal direto com seu cliente. Ou seja, estamos falando de um meio de comunicação muito pessoal. 

Por isso, fica bem fácil de entender que é preciso pedir autorização aos clientes para falar com eles, certo? Essa autorização geralmente é solicitada quando o usuário cria uma conta no site do negócio.

O importante é que fique bem claro para o consumidor que ele receberá mensagens via WhatsApp. E, claro, que ele pode escolher se quer ou não receber essas mensagens.

Com a autorização em mãos, você terá a certeza de que está lidando com um público qualificado e que, de fato, deseja este tipo de contato. E isso vai ajudar você a vender para as pessoas certas.

4. Envie mensagens objetivas e adapte sua linguagem

Mais uma dica diz respeito ao tipo de mensagem que você deve enviar: objetiva, clara e direta.

Afinal, você precisa ter em mente que o cliente está usando um celular e não vai querer ler longos textos, não é mesmo?

Além disso, é importante que sua linguagem seja adaptada para o meio, sendo mais próxima e natural.

Por isso, vale a pena investir em uma boa estratégia de comunicação para vender pelo WhatsApp. 

Avalie o que dá certo e vá ajustando seu tom para aquilo que funciona. Fazendo isso, você vai acertar na mensagem e, consequentemente, vender mais.

5. Ofereça atendimento de qualidade

Como já foi falado, vender pelo WhatsApp vai permitir também que você desenvolva uma boa gestão da relação com o cliente. 

Isso quer dizer que você precisa oferecer um atendimento ao cliente de qualidade e estar disponível para tirar dúvidas e resolver problemas.

O WhatsApp é uma ferramenta em tempo real, ou seja, as pessoas vão esperar que sua loja esteja online para responder às mensagens. 

E, caso não esteja, é preciso informar isso, indicando o horário de atendimento do negócio.

Você pode apostar em chatbots para alguns serviços mais diretos, como marcar horários para um salão de beleza, por exemplo. Se for algo relacionado a dúvidas, a presença humana vai fazer a diferença na qualidade do atendimento.

Oferecer um bom contato com o cliente — pensando pelos pequenos detalhes — vai fazer com que seus clientes se sintam valorizados e, consequentemente, queiram comprar mais na sua loja.

6. Aposte nas listas de transmissão

As listas de transmissão permitem que você envie uma mensagem para vários contatos ao mesmo tempo. 

Assim, dá para enviar promoções, novidades e outras informações relevantes para o seu público.

Um detalhe interessante é que, diferente do que acontece em um grupo, por exemplo, com as listas de transmissão, as mensagens são enviadas individualmente a cada usuário.

Para criar uma lista de transmissão, basta ir nas configurações do WhatsApp e selecionar “Nova lista de transmissão”. Depois, é só adicionar os contatos que se quer que recebam as mensagens.

O melhor é que dá para segmentá-las por perfis de clientes. Ou seja, você pode criar várias listas de transmissão, dividindo os contatos por grupos, como clientes ativos, inativos e prospects, por exemplo.

7. Use o status do WhatsApp

Uma das vantagens do WhatsApp, que também pode ser explorada na versão Business do aplicativo, é a possibilidade de utilizar a funcionalidade Status para divulgar sua marca e mostrar mais do dia a dia do negócio visualmente. 

O Status se assemelha ao famoso Story, do Instagram. Ou seja, só fica disponível por 24 horas.

Trata-se de uma funcionalidade que permite que você mostre um pouco mais da personalidade da sua marca e crie uma relação mais próxima com o seu público.

Na hora de escolher o status, pense em uma frase que vai despertar a atenção das pessoas e fazer com que elas se identifiquem.

Ao mesmo tempo, você também pode usar esse espaço para divulgar descontos e promoções da sua loja. Caso precise reforçá-los, sempre terá a opção de usar a lista de transmissão também!

8. Habilite o WhatsApp Payment

Se você vai vender por essa plataforma, uma das principais preocupações é o meio de pagamento. Para isso, existe o WhatsApp Payment.

Com ele, você pode facilitar a vida do seu cliente, permitindo que ele pague diretamente no aplicativo. O processo é bem simples e vale a pena para lojas que vendem produtos de valores mais baixos, como alimentos.

Para isso, basta permitir o pagamento no WhatsApp Business e informar os dados da sua conta. Depois, é só vender e receber o pagamento diretamente na plataforma.

É interessante também que, com essa função, você consegue pagar fornecedores, parceiros e serviços essenciais de sua loja em poucos cliques.

Como integrar o WhatsApp com outros canais?

A venda pelo WhatsApp é uma das várias formas de vender, mas não pode ser a única. Para fazer parte do mundo digital e continuar vendendo para os seus clientes, você precisa estar presente em vários lugares.

É aí que entra a omnicanalidade. Essa estratégia foca em oferecer uma experiência completa e coesa nos mais diversos meios em que o cliente estiver, seja na internet, na loja física ou nas redes sociais.

Tudo isso para oferecer melhores relacionamentos com o público nos pontos de contato. Afinal, não adianta oferecer um ótimo serviço no WhatsApp a alguém se a sua loja física nem sabe que essa pessoa está na sua base de clientes, certo?

É por isso que uma dica para aumentar suas vendas também é apostar na integração dessa ferramenta com outros canais de venda, considerando um contexto omni.

Há muitas soluções tecnológicas, como sistemas de loja, que permitem essa conexão. 

Fazer essa integração é fundamental para o compartilhamento de informações, o que facilita o acesso a dados dos usuários e promove um melhor atendimento.

Tecnologias TOTVS para o Varejo

Investir em ferramentas de integração dos canais de venda e cruzamento de informações é fundamental para ter sucesso com a sua estratégia de vendas pelo WhatsApp.

As tecnologias TOTVS voltadas ao setor varejista permitem que a sua loja ofereça um serviço que atenda às expectativas do seu cliente, integrando todos os seus canais de vendas, sejam físicos ou online.

Por meio de comunicação conectada, seu negócio consegue ter um ambiente operacional que integre diversos dados da sua operação e a torne muito mais precisa.

Saiba tudo sobre os nossos sistemas e aplicações desenvolvidos para o varejo!

TOTVS - A única solução completa: do ERP ao PDV e hardware até o e-commerce

Conclusão

Como vimos, a venda pelo WhatsApp é uma estratégia interessante para quem quer expandir seus horizontes de negócio.

Entre suas vantagens, está o fato da forte presença dos brasileiros na plataforma, e, claro, a vantagem de estabelecer uma relação mais próxima com o seu público.

Como falamos, para vender pelo WhatsApp, basta criar um perfil comercial na plataforma e começar a divulgar os produtos por meio das funcionalidades que o WhatsApp Business oferece.

Mas vender só por essa ferramenta não basta, é preciso pensar na integração dela com outros canais de venda e, principalmente, com outras etapas da operação.

Por isso, é preciso contar com as tecnologias, como os sistemas e ferramentas da TOTVS desenvolvidos para o setor varejista.

E, se você quer continuar aprendendo sobre vendas e varejo no nosso blog, leia também sobre como vender online!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.