Conheça os 12 principais indicadores de manutenção industrial

A mensuração de desempenho é um item fundamental para a gestão de qualquer empresa e os indicadores de manutenção estão entre as principais ferramentas do setor industrial. Essa atividade de mensurar resultados é essencial para identificar diferenças entre o desempenho alcançado e o pretendido. Dessa forma, é possível ter uma indicação de quais ações devem …

Equipe TOTVS | 22 junho, 2023

A mensuração de desempenho é um item fundamental para a gestão de qualquer empresa e os indicadores de manutenção estão entre as principais ferramentas do setor industrial.

Essa atividade de mensurar resultados é essencial para identificar diferenças entre o desempenho alcançado e o pretendido. Dessa forma, é possível ter uma indicação de quais ações devem ser priorizadas e o que fazer para alcançar o patamar almejado.

Para isso, o uso de indicadores de manutenção industrial é capaz de evidenciar como está o andamento dos processos na indústria.

Na prática, eles analisam diferentes desempenhos que englobam desde a parada de máquinas, passando pela disponibilidade de equipamentos, gastos de manutenção, a fim de alcançar o objetivo final da cadeia produtiva.

Pensando nisso, preparamos este texto para que você conheça quais desses indicadores podem transformar o seu setor industrial. Confira agora!

eBook Grátis - Como Escalar a Produção Industrial de Acordo Com As Tendências 4.0

O que são indicadores de manutenção?

Os indicadores de manutenção, ou KPIs, são ferramentas capazes de fornecer informações para mensurar e aprimorar processos da indústria. 

Eles têm o mesmo objetivo dos indicadores de performance ou financeiros, por exemplo, que buscam trazer dados relevantes para auxiliar na tomada de decisões. 

No caso da manutenção, esses KPIs disponibilizam informações significativas, como:

  • resultados operacionais;
  • paradas de manutenção;
  • planejamento da manutenção;
  • treinamento e capacitação de colaboradores;
  • estoques de materiais e política das reservas;
  • distribuição de tarefas por tipo de manutenção corretiva, preventiva ou preditiva.

Dessa forma, são importantes para mensurar a qualidade das mercadorias, dos processos e realizar o controle de estoque, bem como para medir o tempo de produção geral e, claro, avaliar o desempenho das máquinas em relação às necessidades de manutenção.

Quais são os principais indicadores de manutenção?

Atualmente, existem diversos KPIs que auxiliam os processos de uma empresa. Contudo, é preciso saber exatamente quais são os mais indicados para determinado setor. 

Optar por um indicador inadequado pode gerar resultados irrelevantes para a manutenção industrial, provocando perda de tempo e retrabalhos.

Todos esses dados melhoram a análise da situação e fazem com que haja ganho de tempo. Além disso, também é possível economizar dinheiro com os KPIs corretos, uma vez que você reduzirá possíveis erros e tomadas de decisões precipitadas.

Por isso, separamos alguns indicadores de manutenção que vão auxiliar no dia a dia da empresa. É preciso reforçar que, além desses, ainda há outros que variam conforme as suas necessidades. 

Veja a seguir.

1. MTBF (Mean Time Between Failures)

O MTBF ou tempo médio entre falhas indica o tempo total quando há um bom funcionamento médio entre as imprecisões de máquinas que podem ser consertadas. Isso permite a análise de confiabilidade de uma máquina.

Confira um exemplo: uma máquina trabalha por 12 horas em um dia. Nessas 12 horas, ela apresenta três problemas sucessivamente. 

No primeiro deles, necessitou-se de 5 minutos para reparo; no segundo, 10 min; no terceiro, 15 min. Isso provocou um total de 30 minutos de reparo. Assim, podemos calcular o MTBF:

MTBF = (12*60 – 30) / 3 = 230 minutos

Esse valor demonstra que, no decorrer de todo o período das 12 horas, a fábrica deve se programar e considerar que, a cada 230 minutos, ocorrerá uma falha.

2. MTTR (Mean Time To Repair)

O tempo médio para reparos analisa o tempo que os colaboradores levaram para colocar uma máquina novamente em funcionamento. Resumindo: mede a habilidade da equipe em consertar a falha.

Para realizar o cálculo, você precisa dividir o tempo total gasto com os reparos, dividindo também pelo valor total de reparos feitos dentro do período. Utilizemos as informações do exemplo anterior:

MTTR = (5 + 10 + 15) / 3 = 10 minutos

O tempo médio gasto para reparos é de 10 minutos. Ou seja, a fábrica deve se programar para ter um tempo mediano de 10 minutos de reparo das máquinas. Com esses números, torna-se possível identificar problemas de inatividade.

3. Availability (A)

A disponibilidade de ativos é um indicador que mostra o tempo que a máquina está acessível para operar, de acordo com o programado. 

Esse valor é o maior objetivo da gestão de manutenção. Quanto maior esse valor, melhor.

Para exemplificar, utilizaremos os valores dos indicadores de manutenção anteriores:

A = MTBF / (MTBF + MTTR) x 100 %

no qual

A = 230 / (230 + 10) x 100 = 95,83 %

Com esse cálculo de 95,83 % de disponibilidade, o time de manutenção trabalhará para controlar e otimizar cada vez mais esse valor.

4. Backlog

Backlog representa o tempo que levaria para executar a atual meta de serviços com a força de trabalho disponível. 

Coerentemente, esse indicador se altera diariamente, visto que alguns trabalhos são feitos e novas demandas aparecem. O ideal é que o backlog se mantenha o mais estável possível.

O seu cálculo utiliza o conhecido HH OS, que soma os valores de “homem-hora” (HH, uma medição que leva em conta o nível de produtividade do trabalho por hora) aplicados em ordens de serviços (OS) pendentes, planejadas, programadas e executadas.

O valor de HH disponível resulta do valor de HH total (HHT), multiplicado pelo percentual de produtividade do colaborador. A fórmula utilizada é:

HH disponível = HHT x percentual de produtividade (%)

Após isso, o cálculo desse indicador será:

Σ HH OS Planejada + Σ HH OS Pendente + Σ HH OS Programada + Σ HH OS Executada / HH disponível

Com o backlog, torna-se possível compreender o volume de trabalho de um time. Se está bastante excessivo ou não, por exemplo.

5. Confiabilidade

Os indicadores de manutenção tem como objetivo ampliar a confiabilidade e a disponibilidade dos ativos, portanto é natural que existam KPIs voltados para a mensuração desses fatores.

A confiabilidade é um dos principais, responsável por indicar a capacidade de um equipamento cumprir as suas funções durante um determinado período.

Para chegar a um resultado, é necessário considerar os seguintes fatores:

  • MTBF;
  • taxa de falhas da máquina;
  • período determinado para projetar a confiabilidade.

Diante disso, a fórmula geral do indicador é a seguinte:

6. CMF (Custo de Manutenção sobre Faturamento)

Os indicadores capazes de mensurar custos são grandes aliados para avaliar o desempenho das máquinas e identificar oportunidades de reduzir custos operacionais.

Esse é o caso do CMF, responsável por comparar os gastos de manutenção com o faturamento da empresa. 

Para calcular, a fórmula é:

CMF = custo total de manutenção / faturamento bruto x 100

Para aplicar em um exemplo prático, vamos considerar uma indústria com faturamento bruto anual de R$20 milhões. Durante este período, a empresa gastou R$1 milhão em manutenção.

Neste caso, o cálculo de CMF seria:

1.000.000 / 20.000.000 x 100 = 5%

Portanto, os gastos com manutenção representaram 5% do faturamento total dessa empresa.

7. CPMV (Custo de Manutenção sobre Valor de Reposição)

Ainda falando sobre indicadores de manutenção financeiros, o CPMV também é um medidor importante. 

Com ele, você consegue avaliar os gastos de manutenção aplicados em cada equipamento. A partir dessa informação, é possível tomar decisões voltadas para a economia e melhoria de eficiência operacional.

Se após o cálculo, você perceber que o ativo tem um custo muito elevado comparado ao valor necessário para reposição, por exemplo, sabe que adquirir um novo será mais vantajoso.

O cálculo é o seguinte:

CPMV = custo total de manutenção / valor de reposição x 100

Em geral, o valor máximo considerado aceitável nesta análise é de 6%, mas o índice pode variar de um ativo para outro. 

8. CMUP (Custo de Manutenção sobre Unidade Produzida)

O objetivo do indicador CMUP é avaliar o impacto dos custos de manutenção na precificação do produto vendido. 

Na prática, essa análise contribui para evitar um repasse muito alto nos valores, que encarece o produto e acaba afastando os consumidores. Por isso, é uma métrica importante para manter um preço competitivo.

O cálculo é simples:

CMUP = custo de manutenção / total de unidades produzidas

Aqui, é necessário considerar os custos de manutenção diretos, como materiais e mão de obra, e indiretos, como energia elétrica e transporte.

9. Fator de Produtividade da Mão de Obra

Conhecido também como Wrench Time, o índice de Fator de Produtividade de Mão de Obra indica o tempo médio que um colaborador leva para colocar um equipamento de volta ao funcionamento em plena eficiência.

Para calcular esse indicador de manutenção industrial, é preciso considerar alguns fatores que podem afetar o trabalho técnico, como:

  • tempo de ociosidade geral;
  • deslocamento do técnico até a máquina;
  • saídas para obtenção de materiais ou ferramentas;
  • pausas para almoço, descanso e outras atividades previstas;
  • necessidade de refação de serviços ou mudanças no planejamento.

Em alguns casos, a contratação de mão de obra pode ter sido maior do que o necessário, por exemplo. 

Neste cenário, alguns colaboradores ficariam ociosos por falta de demandas, o que poderia impactar na produtividade e nos gastos com manutenção – que poderiam ter sido menores.

10. HH empregado por tipo de manutenção

Como vimos, HH é sigla para “Homem Hora”, índice que considera a produtividade dos colaboradores. É possível calcular esse indicador com base em cada tipo de manutenção.

Afinal, o tempo investido em cada reparo pode variar entre uma manutenção preditiva, que tem caráter preventivo, e uma manutenção corretiva, que vai corrigir falhas no ativo.

Se o Homem Hora investido em manutenções corretivas está muito alto, por exemplo, pode ser um sinal de alerta de que as ações preventivas não são efetivas ou não foram aplicadas corretamente. 

Para realizar esse cálculo, considere o custo total da mão de obra e o percentual de horas dedicadas para a execução de cada tipo de manutenção.

11. Cumprimento dos planos de manutenção preditiva e preventiva

Entre os indicadores de manutenção industrial, existem dois que avaliam o cumprimento ou não das ações determinadas nos planos de manutenção preventiva e preditiva, aplicadas com foco preventivo. 

O indicador relacionado a manutenção preditiva, conhecido como MPd, considera uma relação entre as ações programadas e as tarefas efetivamente realizadas. 

Esses índices são divididos e multiplicados por 100 para obter o resultado em porcentagem. O cálculo fica assim:

MPd = tarefas realizadas do plano de manutenção preditiva / ações programadas no plano x 100

O KPI de cumprimento dos planos de manutenção preventiva, chamado de MP, segue esse raciocínio.

12. Distribuição por tipos de manutenção

O indicador de distribuição por tipos de manutenção considera a aplicação de cada modelo de assistência desenvolvido pela empresa.

De maneira geral, o ideal é que as manutenções corretivas apresentem índices menores, uma vez que geram custos mais altos e demandam mais tempo. 

Além de avaliar qual modelo tem maior aplicabilidade, esse índice também pode servir como base para o cálculo de outros indicadores de manutenção, como o HH empregado em cada tipo de manutenção.

As características dos indicadores de desempenho

Para estabelecer metas industriais, é necessário adotar técnicas que sejam capazes de auxiliar os gestores durante toda a cadeia produtiva. 

Neste contexto, algumas estratégias precisam ser adotadas, como o uso do método SMART, que consiste em garantir que os objetivos da empresa sejam cumpridos. Veja a seguir o que é essa metodologia.

Specific (específica)

O seu foco deve dizer com perfeição o que pretende alcançar e ser traduzido em metas características. Desse modo, tanto os gestores quanto os funcionários terão um melhor direcionamento e objetivo nas atividades industriais.

Measurable (mensurável)

Levando em consideração que as pessoas apenas controlam aquilo que se pode mensurar, busque analisar os seus resultados. Não procedendo dessa forma, será difícil saber se a fábrica está na direção correta. 

Para isso, é possível determinar metas por etapas e acompanhar o crescimento de maneira progressiva.

Attainable (atingível)

É fundamental ter cautela ao estipular metas. Grandes objetivos podem se tornar inacessíveis em um curto espaço de tempo e desmotivar todos os envolvidos no negócio.

Sendo assim, analise o potencial de crescimento que o ramo industrial apresenta estudando o mercado. Com isso, você pode estabelecer objetivos mais realistas, desafiando um percentual de crescimento para a fábrica.

Relevant (relevante)

A relevância de uma meta está diretamente ligada à importância que ela terá para a indústria ao ser alcançada. Esse mérito pode se tornar o fundamento que faltava para os colaboradores. 

Por isso, a fim de otimizar a sua força de trabalho, estenda essa importância para todos os funcionários, apontando que as vantagens geradas para a fábrica também os afetarão positivamente.

Time-bound (tempo limite)

Todo objetivo precisa de um prazo para ser alcançado. Do contrário, ele dependerá da força de vontade dos profissionais do negócio para ser atingido. Determinar a meta geral e depois dividi-la por fases pode ser uma ótima solução nesse método.

O papel da tecnologia no acompanhamento de KPIs

A tecnologia apresenta um papel fundamental para a gestão e manutenção de maquinário nas fábricas, pois ela auxilia na coleta e gerenciamento de informações de KPIs. 

Dessa maneira, o uso de softwares de gestão, como o ERP, possibilita analisar dados de forma mais confiável, fornecendo históricos que podem servir para comparar desempenhos em diferentes períodos.

Com isso, os indicadores de manutenção industrial auxiliam a gestão para efetivas tomadas de decisões. Observe quais deles podem ajudar você, a fim de evitar possíveis problemas com relação à manutenção dos equipamentos de sua indústria. 

E não se esqueça de sempre contar com o auxílio tecnológico para ter o máximo de desempenho na administração industrial.

Nova call to action

Rental by IT UP Business

O Rental by IT UP Business é um sistema de gestão de locação, que permite um ganho de até 20% no faturamento do seu negócio.

Na prática, a plataforma traz ferramentas criadas com o objetivo de otimizar o controle de receitas, alocação e disponibilidade de ativos, proporcionando maior eficiência operacional e administrativa para a empresa. 

Com o módulo de manutenção, você pode acompanhar todo o processo, desde o registro de uma solicitação de manutenção até o controle da mão de obra e despesas da equipe. 

O sistema ainda permite a integração com outras plataformas, como o TOTVS Manutenção de Ativos – Linha Protheus.

Essa ferramenta contribui para a otimização da gestão de ativos na empresa, possibilitando a programação de manutenções e controle dos indicadores ligados a elas.

Conheça todos os benefícios do Rental by IT UP Business e otimize a gestão de locação do seu negócio

Conclusão

Os indicadores de manutenção industrial são ferramentas importantes, principalmente para avaliar a confiabilidade e disponibilidade de ativos na empresa.

No entanto, os KPIs não contribuem apenas neste quesito, mas também trazem benefícios para outras áreas do negócio.

Eles trazem dados essenciais para controlar e reduzir custos, identificar problemas, aumentar a eficiência operacional e planejar as manutenções de forma otimizada.

Como vimos neste conteúdo, existem diferentes tipos de indicadores. Para determinar os mais adequados à sua operação, é necessário considerar o cenário atual da empresa e seus objetivos.

Para facilitar essa decisão, complemente seu conhecimento com o nosso conteúdo sobre as etapas da cadeia de suprimentos.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.