App de Aprendizagem: Como pode beneficiar a educação?

Equipe TOTVS | GESTÃO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO | 09 julho, 2021

O app de aprendizagem é uma das melhores soluções para instituições de ensino se aproximarem dos alunos e pais, melhorarem sua comunicação e os serviços educacionais, oferecendo maior mobilidade.

Uma das principais missões das instituições de ensino, hoje, é lidar com a nova demanda dos alunos (e seus pais, no caso do ensino infantil).

Queremos dizer o seguinte: o papel de uma escola ou faculdade já não é apenas ensinar.

Essa é, claro, a principal entrega de valor. Porém, há de se pensar no todo: a gestão das atividades educacionais, bem como o relacionamento entre a instituição e os alunos ou responsáveis.

Contar com um app de aprendizagem é a melhor forma de eliminar essas brechas, aproximar-se dos alunos e tornar toda comunicação mais simples e clara.

Porém, apostar em aplicativos educativos não é apenas uma questão de aproximar-se da comunidade.

É uma forma de integrar as informações da sua instituição, de modo a otimizar a gestão educacional, reduzir custos e tornar sua operação mais competitiva e preparada para o futuro.

Que tal conhecer ainda mais? A gente preparou um guia completo sobre app de aprendizagem e sua importância para as instituições de ensino. Confira!

O que é um app de aprendizagem?

App de aprendizagem é um aplicativo educacional que visa estreitar as relações entre uma instituição de ensino e seus alunos ou responsáveis.

Com uso da tecnologia, é possível otimizar vários processos administrativos, bem como oferecer recursos avançados para que alunos e responsáveis tirem dúvidas, resolvam problemas e foquem nos seus estudos.

Hoje, cada vez mais há a necessidade da escola estar presente também fora de seus limites físicos.

O ambiente digital é amplo, repleto de oportunidades e provavelmente o lugar onde alunos e responsáveis passam boa — se não a maior — parte do seu tempo.

Aqui, falamos especialmente dos dispositivos móveis.

Escolas em áreas urbanizadas podem ver esse movimento com maior potência, porém não se engane, visto que a digitalização aos poucos chega nas áreas mais afastadas e rurais.

Logo, todos os alunos e seus responsáveis estarão muito mais conectados aos dispositivos móveis.

É um movimento de mão-dupla: enquanto consumidores buscam mais praticidade com soluções digitais, empresas vão suprindo essa necessidade.

E as instituições de ensino não fogem à regra.

Na verdade, hoje em dia, de acordo com um dado da Final Site, mais da metade do tráfego dos sites de escolas vêm de dispositivos móveis.

Claro, falamos da realidade americana, porém é perfeitamente possível espelhá-la para o Brasil, não acha?

Ainda conforme o levantamento, em áreas mais marginalizadas ou rurais, a porcentagem de acessos via dispositivo móvel é ainda maior.

Uma verdadeira virada nas expectativas, correta?

A verdade é que, conforme os anos passam, o foco das empresas nos dados, na experiência do cliente e na abordagem “mobile first” só cresce.

É por isso que contar com um app de aprendizagem é um passo importante, pois auxilia não apenas na comunicação com os alunos, mas também cria novos canais de venda, marketing e atendimento.

Qual o objetivo de um app de aprendizagem?

Uma dúvida comum entre instituições de ensino é sobre a necessidade de um app de aprendizagem. Afinal, se há o site, porque investir em um aplicativo?

Bom, tem muito a ver com o objetivo dessa ferramenta.

O app de aprendizagem permite que a escola, faculdade ou órgão de ensino amplie sua presença no cotidiano do aluno.

Imagine o procedimento normal acerca de uma dúvida sobre a matrícula: o aluno normalmente liga para a secretaria, mas eventualmente acaba tendo que ir à sala de atendimento para solucionar sua questão.

Esse é um obstáculo a mais em seu caminho e em sua experiência de aluno.

O app de aprendizagem, entre outras coisas, impede que os alunos precisem sempre se dirigir à secretaria para resolver seus problemas.

Afinal, com uma interface interativa, repleta de recursos, que emula uma verdadeira secretaria digital, eles podem sanar boa parte das questões com apenas alguns cliques.

Outro objetivo por trás do investimento em um app de aprendizagem é eliminar as barreiras que aumentam a inadimplência na educação.

Esse é um problema sério no Brasil, que boa parte das instituições de ensino privadas experimentam.

E claro, é algo que acaba prejudicando seu caixa, sua lucratividade e seu potencial de investimentos.

O app de aprendizagem, se bem escolhido, pode fornecer um canal para o pagamento da mensalidade escolar.

Ou seja, o aluno pode cadastrar seu cartão de crédito diretamente no app de aprendizagem e realizar os pagamentos da mensalidade direto do aplicativo educacional.

Muito mais fácil e prático, concorda?

Com isso, você facilita as coisas para o aluno, que terá menos obstáculos na hora de pagar.

Além disso, com os recursos de comunicação, como envio de comunicados e lembretes, é possível lembrar os alunos e responsáveis do prazo para pagamento das mensalidades!

É como unir o útil ao agradável, modernizando a gestão da sua instituição e tornando todo envolvimento do aluno com sua administração mais simples e objetivo.

tendencias educacionais

Como um app de aprendizagem pode ser usado pelas instituições de ensino? 

O app de aprendizagem traz diversos benefícios para a instituição de ensino — e a boa notícia é que seu uso pode ser bastante amplo.

Ao oferecer a opção do app de aprendizagem para pais, alunos e professores, você diversifica os canais de comunicação e se posiciona de modo mais eficiente no mundo digital.

Vale também mencionar que o app de aprendizagem não serve apenas para aprimorar a relação entre instituição de ensino e alunos ou responsáveis.

Os professores, um dos atores dessa equação, também podem aproveitar dos benefícios do app de aprendizagem.

Assim, sua instituição pode utilizar o aplicativo educacional de diversas formas:

  • Como canal de comunicação: oferecendo um meio efetivo, direto, seguro, rápido e automatizado de se comunicar com todos — e englobar todos os setores nessa troca, como as áreas acadêmicas e também o financeiro.
  • Como ferramenta de organização: é possível que os próprios professores utilizem o aplicativo para controlar as atividades dos alunos, facilitando a interação e a comunicação em caso de mudanças ou exigências (como materiais específicos, livros, lições, etc). Além disso, o app pode ser utilizado como meio de planejar aulas, adicionando atividades específicas na rotina acadêmica, bem como registrando tudo que foi visto em sala de aula.
  • Como canal de pagamento: ao escolher a alternativa correta de app de aprendizagem, sua instituição ganha muito mais do que o potencial de comunicação, mas também de acertar as pendências dos alunos. O app pode oferecer o recurso de pagamento das mensalidades via cartão de crédito, um elemento mais cômodo para que haja a redução da inadimplência.
  • Como ferramenta de engajamento: com apenas alguns cliques na tela do smartphone ou tablet, o aluno ou responsável pode ter acesso a informações sobre sua vida acadêmica, como o diploma digital ou suas notas. Além disso, o app permite maior aproximação dos responsáveis na vida acadêmica dos filhos matriculados, potencializando a percepção de inovação e aumentando a participação dos mesmos na trajetória dos seus entes.
  • Como âncora para retenção de alunos: todos esses elementos contribuem para uma maior retenção dos alunos na instituição de ensino, pois melhoram e tornam sua experiência mais marcante.

Como funciona um app de aprendizagem?

E afinal, se investir nos melhores aplicativos educativos é uma realidade para muitas instituições, como a tecnologia funciona?

Para responder isso, é necessário analisar a questão de vários pontos de vista.

Para pais e alunos, o app de aprendizagem é como qualquer outro aplicativo: basta baixar no dispositivo móvel, acessar com login e senha e aproveitar de suas funcionalidades.

O aplicativo é hospedado na nuvem, então todas as informações ficam disponíveis no próprio sistema.

Para que o aluno ou responsável realize uma ação, como abrir um ticket de suporte da secretaria, basta ter acesso à Internet.

Agora, para a instituição de ensino, incorporar o app de aprendizagem às suas ferramentas exige um pouco mais de trabalho.

Facilita muito se você optar por uma solução completa e de fácil integração — em especial, se for nativa com seu sistema de gestão educacional.

Nesse cenário, contar com o auxílio de uma empresa consolidada no mercado pode ser uma excelente forma de evitar esses obstáculos relacionados à integração de dados.

Assim, o app de aprendizagem chega para complementar suas soluções digitais, espelhando exatamente as informações necessárias na interface móvel.

Quer saber uma das vantagens disso? Te contamos um exemplo: a conciliação automática.

Ao optar por um app de aprendizagem nos moldes que explicamos, você tem acesso a um dashboard financeiro que permite acompanhar todas as movimentações com cartões de crédito: pagamentos dos alunos, taxas e contratos.

Com recursos avançados, você pode fazer a conciliação de cartões (dos pagamentos feitos via app) diretamente em seu sistema de gestão!

Muito mais praticidade, certo?

Qual é a importância do uso de tecnologia aliado aos processos de aprendizagem?

Podemos falar da importância do app de aprendizagem considerando uma série de fatores dentro da gestão escolar. Quer saber quais? Confira:

Comunicação integrada e centralizada

Não é nenhum segredo que a comunicação é fundamental quando se trata de nutrir o relacionamento entre escolas, pais, alunos e professores.

A importância do app de aprendizagem é justamente de ser esse canal de contato próximo, direto e objetivo entre as partes.

É claro, é preciso saber dosar, já que sobrecarregar informações em vários canais abre a brecha para que comunicados importantes sejam ignorados.

Uma das vantagens do app de aprendizado é que, com ele, a instituição pode padronizar a comunicação, criando o que se chama de “única fonte de verdade”

Pode não parecer muita coisa, mas pare e analise quantos canais de comunicação uma instituição de ensino possui. De cabeça, elencamos alguns dos mais comuns:

  • Blog;
  • E-mail;
  • Mídias sociais;
  • Atualizações de site;
  • Calendário de eventos;
  • Correspondências e Mala direta;
  • Boletins informativos (digitais e impressos).

Basta olhar para esta lista: falamos de sete canais de comunicação diferentes utilizados ​​para fornecer informações.

Isso não significa apenas que as comunidades escolares são bombardeadas com mensagens, mas também que as instituições precisam se desdobrar para alimentar todos esses canais.

O app de aprendizagem elimina problemas como esse, centralizando todos os canais de comunicação em um único lugar.

Digitalização de notas, boletins e avisos escolares

Todos nós sabemos o quão importante é envolver os pais ou responsável com os eventos da instituição.

Mas se a sua instituição continua emitindo boletins e avisos impressos, como tem certeza que todos eles serão lidos?

Esse é um ponto extremamente importante para escolas de ensino infantil, que precisam manter um contato mais direto com os pais dos alunos.

O problema é que a comunicação tradicional, física, é incerta. Você depende do aluno entregar os avisos nas mãos dos pais.

Há muitas variáveis nessa pequena jornada.

Isso não é apenas uma perda de tempo e recursos, mas também não contribui em nada para nutrir seu relacionamento com os pais.

Uma das vantagens de um app de aprendizagem é que ele fornece a capacidade de digitalizar os boletins e avisos da sua escola e entregá-los direto nas mãos dos seus pais — ou seja, no seu smartphone!

Envio de notificações

Muita coisa acontece de um dia para outro na rotina escolar: falamos de problemas pontuais de infraestrutura, situações meteorológicas que adiem ou cancelem aulas e eventos, feriados federais ou municipais, uma série de coisas.

Com um app de aprendizagem, você pode aproveitar do recurso de envio de notificações e alertas.

Chamamos isso de “notificação push“, que envia automaticamente alguma informação curta para os destinatários — que podem ser milhares de contatos.

O principal objetivo de qualquer notificação push é entregar instantaneamente um trecho de informações urgentes aos usuários do aplicativo, incentivando-os a interagir com o aplicativo para saber mais.

Elas chegam ao usuário mesmo se o mesmo não estiver com o aplicativo aberto em seu celular. Elas se assemelham a um SMS na tela bloqueada do celular.

Provavelmente você já viu notificações semelhantes dos seus apps de mensagens ou de delivery de comida!

E no contexto da instituição de ensino, isso pode ser uma ferramenta muito útil em casos específicos, como:

  • Avisos de segurança;
  • Lembretes de feriados;
  • Lançamentos de notas;
  • Avisos meteorológicos;
  • Advertências de saúde;
  • Cancelamento ou mudança de eventos.

App de Aprendizagem: 5 Vantagens das instituições de ensino investirem

Agora que você já compreendeu toda parte teórica sobre o app de aprendizagem, é hora de olhar para o lado prático da ferramenta.

Ou seja, quais as vantagens de investir em uma solução do tipo?

Bom, um pouco acima, permeamos algumas das características que podem ser consideradas como verdadeiros benefícios da implementação da ferramenta no dia a dia acadêmico.

Porém, há muito mais a ser analisado — vantagens que podem ajudar você a tomar uma decisão assertiva em direção a uma gestão escolar mais moderna.

E então, preparado para aprender mais? Confira:

Aprendizagem atrativa e dinâmica

Com o app de aprendizagem, toda informação fica centralizada em um mesmo local. Isso torna a aprendizagem mais atrativa e dinâmica.

Como?

Se o aluno perdeu algum conteúdo, anotação ou mesmo apresentação dada em sala, basta acessar os registros via aplicativo.

Tudo em formato digital, que pode facilmente ser copiado para suas anotações e que pode ser tranquilamente assimilado.

O app de aprendizagem faz a melhor ponte entre o ensino presencial e à distância, sendo a ponte de ligação entre instituição e aluno.

Uma solução perfeita para adeptos do blended learning, por exemplo.

Aumento da produtividade do aluno

Essa característica única de servir como fonte única de verdade, também melhora a produtividade do aluno.

Quando for necessário consultar materiais específicos, ou conferir anotações sobre assuntos dados em aula, livros recomendados e exercícios passados, basta verificar o app de aprendizagem.

Alguns cliques e… pronto! Toda informação na palma da mão.

E não há como negar que, cada vez mais, a educação é digital.

Por isso, o app é um componente especial nessa equação, auxiliando sua instituição a se posicionar como protagonista nesse processo de modernização.

Estímulo ao autodidatismo

Você já ouviu falar em metodologias ativas de aprendizagem? O app escolar pode ser um grande aliado nesse movimento.

Através dele, o protagonista do ensino é o aluno.

Ou seja, ele não mais acompanha as aulas de modo passivo, mas é colocado em uma posição ativa frente ao processo de aprendizagem.

Assim, deve interagir com os conteúdos e exercícios, criando soluções para os problemas propostos pelos professores, bem como elaborando ideias e argumentos — seja em trabalhos em grupo ou individuais.

O app de aprendizagem é uma ferramenta interessante para fomentar essa abordagem educacional, pois coloca os materiais, informações e dados na mão do aluno.

Redução da evasão escolar

No Brasil, a evasão escolar é um assunto muito sério e seu monitoramento ativo e aproximado é essencial para que a instituição diminua os índices.

O app, por ter o registro de atividades dos alunos e também de sua frequência, ajuda a escola a manter o controle dos níveis de evasão.

Com uma rápida análise no dashboard, a gestão escolar pode identificar casos de evasão, acionando rapidamente os pais ou responsáveis para resolver o problema.

Promove novas descobertas

Por fim, vale mencionar que o app de aprendizagem é um importante motor de novas descobertas no ambiente acadêmico.

Ele facilita e torna a comunicação mais transparente, bem como serve de auxílio para solucionar vários problemas ou dúvidas que alunos e pais tenham com a escola.

Sendo assim, é uma solução de alto valor para complementar o atendimento escolar.

Como implementar um app de aprendizagem?

Já te mostramos anteriormente como o app de aprendizagem pode se encaixar no dia a dia da vida acadêmica. Porém, como implementar um aplicativo na sua instituição?

Bom, o processo depende, mas começa na pesquisa de fornecedores capazes de oferecer uma solução do tipo.

Lembre-se que não falamos de um sistema de gestão educacional, mas um app de aprendizagem!

Existem empresas que oferecem os dois de maneira complementar, o que é um enorme benefício pois facilita em relação à integração de dados.

Por ser da mesma fornecedora, o aplicativo automaticamente se integra ao ERP e espelha os dados, atualizando-os automaticamente.

Com isso esclarecido, vale também avaliar a infraestrutura digital da sua instituição. 

Uma das vantagens de um app de aprendizagem é que a solução é 100% na nuvem, não sobrecarregando seus bancos de dados!

Por fim, é hora de buscar fornecedores e analisar os benefícios que os seus aplicativos oferecem.

Buscar empresas consolidadas, próximas do mercado de edtech, é uma ótima opção!

O que avaliar para escolher o melhor de aprendizagem para a instituição?

O principal requisito a se avaliar em um app de aprendizagem antes de investir, é seu potencial de integração entre sua instituição e a comunidade acadêmica.

Ou seja, ele deve possuir funcionalidades tanto para alunos e responsáveis, quanto para professores e para as próprias instituições de ensino.

Lembre-se: o app de aprendizagem é uma solução que visa aprimorar o relacionamento da instituição com as partes envolvidas no processo educativo.

Portanto, potencial e recursos de comunicação são a chave para guiar sua escolha.

Nesse ponto, a gama de funcionalidades é um fator-chave para guiar sua decisão.

Porém, o mercado pode oferecer diversas opções. Como escolher a melhor?

O nome do fornecedor! Ou seja, sua presença no mercado, o peso diante dos concorrentes, a robustez da ferramenta e a eficiência do suporte técnico oferecido.

São esses os diferenciais que devem fazer parte da sua análise em busca do melhor app de aprendizagem para investir.

App Meu eduCONNECT

A boa notícia é que, se você leu até aqui, vai conhecer o melhor app de aprendizagem do mercado: o app Meu eduConnect!

O aplicativo, exclusivo para clientes integrado ao TOTVS Educacional, é a solução ideal para aprimorar a comunicação entre a instituição, alunos e responsáveis, bem como professores.

Entre as vantagens do Meu eduCONNECT, você facilita o pagamento da mensalidade dos alunos (que pode ser feito por meio do app), torna a comunicação centralizada e direta, melhora o engajamento e potencializa a retenção de alunos!

Confira nossa demo de 1 minuto para entender como o app Meu eduCONNECT funciona:

Integre toda comunicação da sua instituição de ensino com o app Meu eduCONNECT. Confira mais sobre a solução da TOTVS!

Conclusão 

Gostou de aprender tudo sobre app de aprendizagem e a importância de contar com uma solução dessas na sua instituição de ensino?

Neste conteúdo, falamos tanto sobre os objetivos de ter uma solução como essa disponível para alunos, responsáveis e professores, como sobre seu funcionamento, as vantagens e também como implementar em seu negócio!

Esperamos que essas informações sejam valiosas para que você tome as melhores decisões para enriquecer a gestão da sua instituição de ensino!

E lembre-se: o app Meu eduCONNECT é a tecnologia ideal para transformar a comunicação da sua instituição de ensino, aproximando alunos, pais e professores da administração escolar e da vida acadêmica!Para mais conteúdos como esse, continue de olho em nossas postagens aqui no blog. Quer mais facilidades? Então assine nossa newsletter e receba as novidades direto na caixa de entrada – confira as edições anteriores clicando aqui!

Nova call to action

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.