Contabilidade gerencial: o que é, funções e ferramentas

Equipe TOTVS | 11 agosto, 2023

A correta gestão de um negócio começa pela qualidade e nível de aprofundamento de sua contabilidade gerencial.

Esse tópico, muitas vezes relegado por empreendedores e líderes de negócio, é essencial para assegurar que sua empresa siga o planejamento, se mantenha dentro do orçamento e seja exemplo de governança corporativa.

Além disso, em um momento em que a tomada de decisão necessita de dados atualizados para ser justificada, esse tipo de contabilidade faz total sentido.

Qual o conceito de contabilidade gerencial? Qual o seu objetivo em uma empresa? E as principais características?

Neste guia definitivo, contamos a você tudo sobre o tema e como tornar sua prática ainda mais estratégica em seu negócio. 

Veja só!

Nova call to action

O que é contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial é a coleta e a análise de dados financeiros e operacionais de uma empresa para auxiliar na tomada de decisões gerenciais. Ela ajuda a definir objetivos, estratégias, custos, investimentos e fluxo de caixa, e é utilizada internamente pelos líderes e gestores do negócio.

Perceba que é uma ferramenta inestimável para empresas de todos os tamanhos, pois envolve a análise do desempenho financeiro passado para informar objetivos e estratégias.

Ao utilizar elementos desse tipo de contabilidade, as organizações conseguem aprimorar seus planos de ação.

Isso porque podem se manter atentas sobre onde seus recursos estão sendo alocados, acompanhar os custos e despesas operacionais, gerenciar o fluxo de caixa mais efetivamente e avaliar quais investimentos criam mais valor.

Agora que você sabe o conceito da contabilidade gerencial, é hora de entender melhor sua importância para as empresas.

Qual a importância da contabilidade gerencial?

Ela é fundamental para organizações de todos os tamanhos e indústrias, pois oferece insights valiosos sobre o desempenho financeiro de uma organização, o que permite que executivos, proprietários de negócios e outras partes interessadas tomem decisões informadas.

Quer saber mais sobre os benefícios da contabilidade gerencial? Com ela, as empresas podem:

  • antecipar demandas e riscos de fluxo de caixa;
  • estabelecer metas efetivas de redução de custos;
  • analisar comportamentos e tendências dos clientes;
  • avaliar a produtividade e lealdade dos funcionários;
  • prever com mais precisão as necessidades orçamentárias;
  • determinar a estratégia de preços correta para bens ou serviços, e muito mais.

Simplificando, sem esse tipo de contabilidade, os tomadores de decisão estariam sem um norte quando se trata de seus resultados.

A contabilidade gerencial em micro e pequenas empresas

Essa atividade tem sido uma ferramenta poderosa para micro e pequenas empresas, fornecendo estatísticas reais para ajudar a informar as decisões sobre a melhor maneira de investir recursos e orçamento adequadamente.

Além das informações financeiras convencionais associadas a esse tipo de contabilidade, empresas de menor porte também podem acessar dados em sua base de clientes ou desenvolver melhores ferramentas de relatórios para produtividade. 

Tudo isso é crítico para o sucesso em um cenário de negócios em constante mudança.

Embora possa parecer intimidante à primeira vista, encontrar uma abordagem sólida para este tipo de contabilidade é uma evidência de que as micro e pequenas empresas são capazes de mais do que simplesmente manter as luzes acesas.

Na verdade, o tempo e o esforço para gerenciar corretamente as contas prepara o cenário para o sucesso a longo prazo.

Quais são as funções da contabilidade gerencial?

Essa forma de contabilidade foca em ajudar os gerentes a tomar decisões informadas sobre os comportamentos financeiros da empresa e estratégias para o crescimento.

Entre suas funções, incluem-se:

  • Identificar: identificar e quantificar atividades comerciais e outros assuntos financeiros ;
  • Mensurar: inclui estimativas de transações comerciais ou outras ocorrências financeiras que já ocorreram, bem como potenciais ocorrências futuras;
  • Registrar: abordagem confiável e consistente para documentar e categorizar todas as transações comerciais, bem como outros eventos do tipo;
  • Analisar: descoberta as conexões entre as atividades experimentadas e outros acontecimentos e condições financeiras;
  • Preparar e interpretar: racionalização das informações contábeis e/ou de planejamento para atender a uma necessidade desejada;
  • Comunicar: informação de dados cruciais para a tomada de decisões gerenciais.

Ela fornece uma visão do desempenho de uma empresa, permitindo a criação de planos de ação de curto prazo, bem como de metas de longo prazo.

Também auxilia no custeio de produtos e pode ajudar a prever custos e receitas futuras.

Além disso, seu papel na previsão de tendências futuras pode preparar o caminho para que sua empresa se mantenha um passo à frente da concorrência.

Até o momento, você aprendeu o que é contabilidade gerencial, os objetivos e sua importância. E como o contador atua neste modelo?

O papel do contador dentro desse cenário

O papel do contador dentro da contabilidade gerencial nas empresas é multifacetado.

Os contadores administrativos são responsáveis pela coleta e organização dos dados financeiros, análise das despesas comerciais e preparação dos orçamentos, projeção da receita e gerenciamento dos custos associados.

Eles auditam demonstrações financeiras, tanto interna quanto externamente, o que garante a precisão em todas as áreas de supervisão gerencial.

Além disso, eles também podem desenvolver sistemas para monitorar indicadores de desempenho financeiro a fim de tomar decisões efetivas sobre a melhor maneira de utilizar os recursos para o máximo efeito.

Devido ao seu conhecimento e entendimento de vários aspectos do mundo financeiro, eles costumam aconselhar sobre assuntos como gerenciamento de risco, questões de conformidade, investimentos e estratégias de planejamento tributário.

Na prática, são contadores que oferecem uma visão crítica das finanças de uma empresa, capaz de ajudar os executivos a fazer escolhas estratégicas que podem ter um impacto significativo no sucesso ou no fracasso de um negócio.

Qual a diferença entre contabilidade financeira e gerencial?

Contabilidade financeira e gerencial são dois tipos diferentes de escrituração contábil que fornecem informações distintas.

A contabilidade financeira é feita principalmente para informar as partes interessadas externas, tais como acionistas e principalmente o Fisco, enquanto a gerencial é focada em ajudar os tomadores de decisão internos, como executivos da organização.

A primeira fornece uma visão detalhada do desempenho financeiro da empresa, enquanto a segunda se concentra em fornecer insights práticos para melhorar as operações e alcançar o sucesso no futuro.

Ao combinar contabilidade financeira e gerencial , as companhias têm em mãos uma compreensão geral de onde elas estão hoje e onde devem concentrar sua energia amanhã.

Quais são as ferramentas da contabilidade gerencial?

As principais ferramentas deste tipo de contabilidade são o orçamento, o benchmarking e o Balanced Scorecard. Junto a elas, podemos citar também fluxo de caixa, gestão de estoque, demonstração do resultado do exercício e custeio por absorção.

Confira a seguir uma breve explicação sobre elas:

  • Orçamento: documento que mostra os objetivos e as metas da organização e os recursos disponíveis para atingi-los.
  • Gestão de estoque: processo de planejar, organizar e controlar os materiais armazenados pela empresa, desde a compra até a venda. 
  • Benchmarking: estudo de comparação de desempenho do negócio com seus concorrentes, levando em conta seus principais indicadores.
  • Balanced Scorecard: modelo de relatório que detalha as principais métricas de desempenho de um negócio, além das questões econômicas.
  • Custeio por absorção: método que considera todos os custos da produção de um produto, sejam eles diretos ou indiretos, fixos ou variáveis. 
  • Fluxo de caixa: registro das entradas e saídas de dinheiro da empresa em um determinado período, que mostra a origem e o destino dos recursos e o saldo final.
  • Demonstração do resultado do exercício: relatório contábil que apresenta as receitas, custos, despesas, impostos e lucro ou prejuízo da empresa em um determinado período.

Uma empresa pode empregar várias técnicas como análise de custo-benefício, previsão e análise de variação para entender sua eficiência operacional.

O acompanhamento das despesas, a análise de tendências e a medição do ROI podem ajudar a identificar se a organização está obtendo lucros ou perdas, contextualizando sua situação econômica presente (e as tendências futuras).

Com essas ferramentas, as organizações têm o poder de tomar melhores decisões sobre como melhorar suas operações e a rentabilidade geral.

Nova call to action

Como tornar a contabilidade gerencial mais estratégica em seu negócio?

Existem maneiras de tornar este tipo de contabilidade ainda mais relevante para as empresas. Que tal entender o passo a passo?

Integre os setores da empresa

A integração de departamentos e atividades é essencial.

Afinal, a estratégia de negócios deve ser refletida em toda a organização e também no departamento de contabilidade. Tente fazer com que sua equipe veja o panorama geral quando se trata de criar relatórios ou analisar dados.

Faça a capacitação dos colaboradores

Treine seus funcionários para entender os diferentes aspectos da contabilidade gerencial na empresa. Certifique-se de que eles possam decompor e analisar os dados a partir de várias perspectivas.

Crie relatórios claros e objetivos

Crie relatórios que sejam fáceis de entender e interpretar. Evite jargões, concentre-se nos fatos e tente fazer recomendações acionáveis baseadas nos dados que você coletou.

Use a tecnologia como aliada

O uso da tecnologia é uma necessidade em qualquer negócio hoje em dia. Com sistemas de contabilidade, é possível controlar as operações e informações financeiras, obter e centralizar documentos, bem como automatizar diversas atividades manuais.

Gerencie sua empresa com os ERPs da TOTVS

A TOTVS fornece às empresas as melhores soluções de ERP para gerenciar um negócio de forma eficaz.

Nossa tecnologia permite que você acompanhe facilmente suas métricas de desempenho, analise dados em tempo real e tome decisões rapidamente a fim de otimizar suas operações.

Assim, você tem em mãos ferramentas abrangentes e intuitivas, capazes de garantir que sua empresa esteja sempre funcionando sem problemas e com eficiência.

Os ERPs da TOTVS são soluções robustas, mas ainda flexíveis, ideais para negócios modernos que se importam com seu crescimento, sem deixar de lado a eficiência.

Automatize seu backoffice, integre os departamentos — incluindo a contabilidade — dê mais poder à gestão do seu negócio.

Conheça os benefícios, diferenciais e possibilidades dos ERPs da TOTVS!

Conclusão

A contabilidade gerencial é uma ferramenta poderosa que pode ajudar organizações de qualquer porte a entender seu desempenho e tomar melhores decisões.

Com as estratégias certas, as empresas podem maximizar sua eficiência e rentabilidade.

Ao integrar departamentos, treinar funcionários, criar relatórios claros e utilizar a tecnologia como aliada, as organizações têm o poder de usar os dados que coletaram para formular estratégias que ajudam a apoiar os objetivos do negócio.

Com os ERPs robustos e intuitivos da TOTVS, as empresas têm o poder de automatizar seu backoffice e gerenciar sua empresa de forma mais eficaz

Que tal seguir aprendendo conosco? Basta assinar a newsletter para receber conteúdos como esse em seu e-mail!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.