O que é infoproduto, tipos e como trabalhar nessa área

Equipe TOTVS | 10 abril, 2023

De forma didática, o infoproduto é um produto digital que, geralmente, ensina as pessoas a fazerem uma determinada atividade.

Dessa forma, podemos perceber que eles são recursos amplamente utilizados para que, de forma organizada, conhecimentos sejam transmitidos.

Além disso, são capazes de resolver determinados problemas dos consumidores que adquiriram esse produto digital, bem como atender às suas necessidades.

Por essa razão, são consideradas poderosas ferramentas de comunicação para facilitar o dia a dia das pessoas.

Continue a leitura para saber mais sobre infoproduto, bem como quais os tipos disponíveis e a melhor maneira de trabalhar com eles. Vamos lá? 

O que é infoproduto?

Digamos que você esteja procurando na internet alguma solução para resolver um determinado problema.

Durante sua pesquisa, você acaba encontrando, por exemplo, um e-book que contenha todas as respostas para as suas principais dúvidas sobre aquele problema.

Esse material encontrado, na verdade, é o que conhecemos como infoproduto. Ou seja, um produto disponibilizado de forma online que possui várias funções.

Uma delas, por sinal, é facilitar a vida do seu público para que suas necessidades sejam amplamente atendidas.

Além disso, o infoproduto, seja ele de qual tipo for, ajuda na resolução de problemas considerados comuns, como visa a auxiliar na transmissão de determinado conhecimento.

Inclusive, vale ressaltar que, por conta do seu preço mais acessível e de sua qualidade, tem sido um recurso muito atraente para os consumidores.

Infográfico TOTVS Assinatura Eletrônica

Quais são os principais tipos de infoprodutos?

Você já deve ter percebido que esse material é uma excelente estratégia de comunicação com o seu público-alvo, não é mesmo?

Porém, você também precisa saber que existem diferentes tipos de produtos digitais. Na verdade, cada um é mais indicado para atingir um público e um objetivo específicos.

Assim, é importante, antes de qualquer coisa, considerar qual o seu objetivo ao investir na utilização de determinado material, justamente para que essa estratégia seja mais assertiva.

Para que você fique por dentro das utilidades e características dos infoprodutos, elencamos, abaixo, os principais tipos. Confira:

e-Books

Como mencionado anteriormente, os e-books são excelentes estratégias de comunicação que possuem o objetivo de educar uma determinada audiência.

Por ser o infoproduto mais conhecido pelas pessoas – além de um dos mais eficazes – começaremos nossa jornada entendendo um pouco mais sobre ele.

Os e-books, na verdade, podem ser traduzidos como “livros digitais”, os quais contém conteúdos mais aprofundados sobre tópicos considerados relevantes para determinado público.

Porém, é importante pontuar que ele não requer apenas o planejamento e a consequente produção do conteúdo. Para que ele seja eficaz, sua apresentação deve ser irresistível.

Isso porque, o consumidor precisa ser convencido de que ao baixar o seu ebook, ele terá todas as respostas que precisa.

Whitepapers

Os whitepapers são opções mais acessíveis para quem tem muito a dizer, mas não tem tempo hábil para produzir um e-book, por exemplo.

Isso porque, esse material não requer um trabalho gráfico, como acontece nos e-books. Afinal, eles são vistos como artigos grandes, os quais são disponibilizados para download.

Porém, eles possuem conteúdos atrativos tanto quanto os e-books.

Logo, esse infoproduto é uma ótima opção para quem ainda não tem recursos financeiros e nem tempo para investir em materiais mais trabalhados graficamente.

Audiobooks

O audiobook é outro tipo bastante utilizado ultimamente e, cada vez mais, tem ganhado mais notoriedade, principalmente para aquelas pessoas que possuem uma rotina mais agitada.

Isso porque o formato possibilita ao seu público ouvir informações pertinentes, bem como conhecer algo novo, em períodos de ociosidade.

Dessa forma, o audiobook é um infoproduto que pode ser acessado de qualquer lugar, seja no ônibus, carro, fila do banco etc. 

Inclusive, é muito comum as empresas produzirem um ebook e disponibilizarem um audiobook desse mesmo material aos seus clientes.

Assim, eles conseguem expandir a sua marca de forma mais assertiva. Além disso, a produção desse material não tem um custo alto e pode ser facilmente realizada.

Podcasts

Com o boom da tecnologia, os programas gravados em áudio, conhecidos também como podcasts, tornaram-se a grande sensação do momento.

Afinal, eles conseguem unir, de forma bastante assertiva, o útil ao agradável. Como? Simples! Por meio de histórias, debates, entrevistas, narrações etc. 

Dessa forma, é possível tratar sobre os mais variados assuntos, com a participação de pessoas que estão em qualquer lugar do mundo em um só lugar e ao alcance de um clique.

Vale ressaltar o chamado “apelo natural” que os podcasts possuem. Isso porque, eles têm a mesma pegada dos programas de rádio. Logo, conseguem alcançar um número maior de pessoas.

Por conta disso, é  uma alternativa interessante e, por que não, muito popular, já que faz com que conceitos clássicos e atuais sejam misturados, justamente para melhor informar a audiência.

Videoaula

Se você realizar uma rápida enquete, com as pessoas que estão mais próximas a você, verá que a maioria irá preferir assistir do que ler algum material.

Logo, criar videoaulas é uma excelente estratégia de utilização de um infoproduto para conseguir chamar a atenção de uma determinada audiência. 

Por outro lado, há alguns aspectos que devem ser levados em consideração antes de escolher a videoaula para aplicar ao seu negócio.

Isso porque, para que um material de qualidade seja produzido, será necessário microfone e câmera, o que eleva os custos dessa ferramenta.

Inclusive, para aqueles que não possuem conhecimentos na área, a figura de um profissional de apoio será fundamental para que o som e a imagem sejam de qualidade. 

No entanto, o investimento empregado durante sua produção pode ter um retorno mais rápido, pois pode ser vendido por um valor mais alto do que um e-book, por exemplo.

Vídeos tutoriais

Quem está acostumado a jogar videogame já deve ter visto algum vídeo tutorial, muito conhecido também como screencast.

Inclusive, esse tipo de produto digital ganhou ainda mais notoriedade com o aumento das competições de jogos eletrônicos: os e-sports.

Nesses vídeos tutoriais, é bastante comum a demonstração de certos produtos ou a forma correta de utilizar um determinado software, por exemplo.

Isso porque, sua forma de produção é por meio da gravação da tela do computador da própria pessoa que está apresentando.

Webinars

Não há como negar: os eventos que acontecem de forma presencial são ótimos lugares para conhecer novas pessoas e expandir o círculo profissional.

Porém, quem disse que isso não é possível durante encontros online? Para isso (e muito mais), surgiram as webinars: eventos totalmente realizados no modelo digital.

Inclusive, uma das vantagens desse infoproduto é a capacidade de reunir um número mais expressivo de pessoas em um só lugar e, assim, derrubar fronteiras de territorialidade.

Além disso, as webinars promovem uma redução significativa nos custos do evento, pois não requerem locação de espaços físicos, estruturas personalizadas etc. 

Vale ressaltar também que, atualmente, existem diversas plataformas digitais que oferecem a possibilidade de executar uma webinar de forma gratuita. 

Cursos online

Uma coisa é certa: a educação a distância, atualmente, está revolucionando a maneira como os conhecimentos são transmitidos. Inclusive, segundo o Ministério da Educação, o ensino a distância cresceu 474% em apenas uma década.

Neste cenário, os cursos online aparecem como ótimos infoprodutos que contribuem para o crescimento pessoal e profissional daqueles que os adquirem.

Inclusive, esse formato de aprendizado sofreu bastante preconceito antes de atingir sua maturidade como os vemos hoje. 

Assim, podemos perceber que os cursos online são cada vez mais queridos pelos estudantes e, diga-se de passagem, sua utilização é mais encorajada pelos professores.

Para ter sucesso com o formato, é necessário escolher um tema que você domine e que entregue um conteúdo exclusivo para o seu público. 

Além disso, você precisará de uma plataforma para hospedar o seu curso online e, dessa forma, alcançar pessoas realmente interessadas no conhecimento que você tem a oferecer.

Programas de mentoria

Para entender esse infoproduto, vamos a um exemplo prático! Digamos que você esteja querendo começar a ter uma alimentação mais saudável e, com isso, perder alguns quilinhos. 

Após realizar uma busca pela internet, encontra um programa de mentoria com dois profissionais que atuam na área: um nutricionista e um educador físico.

Essas autoridades no assunto, na verdade, irão guiar seus mentorados aos caminhos ideais para que os objetivos sejam alcançados.

Todo esse processo, por sua vez, acontece de forma online e, geralmente, por meio do que chamamos de “papo virtual”. 

Durante esses encontros, experiências são compartilhadas, conhecimento é transmitido e dicas para tomada de decisões mais assertivas são entregues. 

Inclusive, esses bate-papos são realizados mensalmente ou a cada 15 dias, dependendo do que for estipulado pela equipe. 

Porém, o mais interessante é que os materiais gravados ficam disponíveis para que os membros desse programa de mentoria tenham acesso sempre que acharem necessário.

Quais são os benefícios de trabalhar neste segmento?

Sem dúvida, existem vários benefícios ao trabalhar com infoproduto. Inclusive, essa é uma ótima ferramenta para você que deseja elevar o seu negócio a um novo patamar de excelência.

Abaixo, confira quais são os benefícios que só quem trabalha neste segmento pode ter:

  • Custo de produção reduzido, pois não há custos com relação à distribuição do material e se gasta muito pouco com sua produção (na maioria das vezes);
  • Não há custos com frete, pois o infoproduto é facilmente distribuído, já que não requer entrega física de produto ou um contrato de prestação de serviços. O cliente adquire e ele chega no e-mail cadastrado após a confirmação do pagamento;
  • Há grandes chances de que você se torne uma verdadeira referência em determinado nicho de mercado, principalmente se o conteúdo oferecido tiver qualidade;
  • Possibilidade de crescimento significativo.

Certamente, os desafios são muitos. Por conta disso, é importante se dedicar para produzir um material que seja, de fato, atrativo ao seu público.

Um panorama sobre o mercado de infoprodutos

Muitos pensam que esse mercado está saturado. Porém, a história não é bem assim e nós vamos explicar o motivo. 

Realmente, hoje em dia, existem cursos online ou qualquer outro material digital que ensina os mais variados tipos de assuntos.

Afinal, basta realizar uma breve pesquisa sobre um assunto específico e você, certamente, encontrará, por exemplo, um canal do YouTube explicando detalhes sobre o tema pesquisado.

Por conta disso, muitos acreditam que o mercado de infoprodutos está saturado. Mas esse é um erro bastante cometido pelos produtores de conteúdo.

Na verdade, não importa qual seja o ramo, sempre haverá espaço para aqueles materiais que possuem qualidade.

Inclusive, espaço tem! E quem diz isso são os pesquisadores da Connect Soluções Digitais. Segundo eles, tal mercado, nos últimos anos, dobrou mais de 100%.

Quais são os infoprodutos mais vendidos na internet?

Uma coisa é certa: hoje em dia, as pessoas não compram esses produtos digitais apenas pelas suas características, vantagens ou outros aspectos físicos.

Atualmente, com a humanização dos conteúdos, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a afinidade criada com a pessoa que desenvolveu aquele conteúdo.

Porém, existe, sim, uma frequência maior na venda de infoprodutos que fazem parte de um dos maiores nichos de mercado:

  • Orientações no relacionamento;
  • Saúde e emagrecimento;
  • Dinheiro e finanças pessoais.

Dessa forma, podemos perceber que os mais vendidos na internet são aqueles que conseguem resolver as necessidades de determinado público. 

No entanto, não é porque um material digital não esteja elencado dentro desses nichos que ele não será um sucesso.

Para que isso aconteça com o seu material é importante saber, de forma adequada, como trabalhar com eles. E isso você verá no próximo tópico. 

Como trabalhar com infoprodutos?

Mesmo que pareça uma tarefa simples, encapsular um determinado conhecimento e transmiti-lo ao seu público de forma adequada requer alguns cuidados.

Para isso, na verdade, é importante seguir alguns passos, sem os quais trabalhar com esses materiais pode não ser uma aventura divertida. Confira, a seguir, a melhor forma de trabalhar com esse formato.

1. Planeje o seu material

Agora que você conseguiu entender o que é um infoproduto, já tem condições de saber qual tipo será mais adequado para que os seus objetivos sejam atingidos.

Assim, o primeiro passo será planejar todo o conteúdo que será produzido. Para isso, você precisará determinar sobre o que deseja falar/escrever. Essa parte é com você!

Depois disso, você precisará definir qual formato irá utilizar para transmitir os conhecimentos e alcançar sua audiência.

Inclusive, uma dica para que você se destaque dos concorrentes é determinar “para que você (ou o seu produto) existe”. 

2. Produza o infoproduto

Após o planejamento, é hora de dar vida ao material! 

Caso você tenha definido que irá produzir vídeo aulas, precisará adquirir os itens necessários para realizar as gravações, como microfone e câmera.

Ou seja, você precisará se ajustar ao tipo que escolheu. Se for áudio, por exemplo, deverá selecionar um bom aplicativo para gravação.

Agora, se for algum conteúdo no formato textual, deverá contar com a ajuda do Word, por exemplo, e de um programa que realize o layout do seu texto.

3. Faça uma apresentação impecável

Não se esqueça: não adianta um ótimo planejamento, desenvolver um material de qualidade e não ter uma apresentação, no mínimo, impecável.

Afinal, os consumidores, cada vez mais exigentes, são atraídos por aquilo que fascina os olhos. Logo, investir na apresentação é considerado uma obrigação.

4. Ofereça valor real para o seu público-alvo

O valor real do seu produto digital deve ser, na verdade, o propósito pelo qual você oferece determinado produto.

Como você pode perceber, as pessoas buscam por materiais que consigam sanar as suas principais dúvidas e, assim, resolver suas dores.

Por conta disso, mais do que produtos, você precisa agregar valor ao seu negócio para atrair um público mais fiel.

5. Disponibilize o conteúdo em uma plataforma

Você sabia que existem diversas plataformas para disponibilização de materiais digitais? Cada uma, inclusive, possibilita a criação de um site totalmente personalizado para o seu negócio.

Na verdade, elas funcionam como se fossem e-commerces, o que faz com que os seus materiais desenvolvidos fiquem expostos, com conteúdo programático, preço etc. 

Dessa forma, fica mais fácil do cliente, ao navegar pela plataforma, escolher o infoproduto que mais responde às suas dores e/ou necessidades.

Além disso, essas plataformas são bem gerenciáveis, pois, após a confirmação do pagamento, o cliente já tem acesso ao seu conteúdo.

6. Faça a divulgação

Por último, mas não menos importante, é necessário que você faça um excelente trabalho de divulgação.

Inclusive, você não precisa gastar rios de dinheiro para atrair uma audiência poderosa. Isso porque, você pode utilizar as redes sociais e realizar postagens orgânicas.

Agora, se você quiser um público mais personalizado, pode ser vantajoso investir em mídia paga.

Dessa forma, você conseguirá segmentar seu público — por idade, região geográfica e interesses, por exemplo —  e, assim, tornar seu anúncio mais relevante.

TOTVS Assinatura Eletrônica

Agora, se você trabalha com infoprodutos e o mercado digital, sem dúvidas já está acostumado a assinar documentos de forma digital.

Por conta disso, é fundamental que você conte com um suporte eficiente para que seus documentos sejam assinados de maneira ainda mais ágil e prática.

Para isso, você pode contar com o sistema de assinatura eletrônica da TOTVS. 

Afinal, ele possui tudo o que você precisa para que a assinatura de documentos na sua empresa seja simplificada.

Com a TOTVS, inclusive, você será capaz de reduzir o famoso “vai e vem” de contratos na sua empresa e, além disso, garante total segurança e validade jurídica em todos os documentos assinados.

Sem dúvida, você e seu time terão mais comodidade, principalmente porque oferecemos uma plataforma simples, com tecnologia mobile e que está de acordo com a LGPD.

Caso o seu objetivo seja ganhar tempo, não deixe de conhecer a plataforma de assinatura eletrônica da TOTVS hoje mesmo!

Conclusão

No conteúdo de hoje, você aprendeu mais detalhes sobre infoproduto, bem como suas aplicações e a importância que eles têm na construção da autoridade de uma marca.

Além disso, conseguiu perceber que o mercado não está saturado e que, sim, existe espaço disponível, principalmente quando se tem um produto digital realmente bom.

Agora você também já conferiu um passo a passo para se construir uma verdadeira estratégia de comunicação por meio da utilização dos infoprodutos.

Por fim, foi capaz de entender que, por desenvolver suas funções no mundo digital, ter um suporte para assinatura eletrônica, sem dúvida, é um diferencial.

Aqui, na TOTVS, você encontra o que há de mais moderno quando o assunto é assinatura eletrônica, principalmente quando se quer reduzir tempo e custos de produção.

Caso você queira continuar aprendendo sobre soluções digitais, empreendedorismo e tecnologia, não deixe de acessar o blog da TOTVS e acompanhar os nossos conteúdos exclusivos.

Aliás, se você deseja estar sempre por dentro do que há de novo na área, assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.