LMS: veja as vantagens de ter uma ferramenta de treinamentos eficiente na sua empresa

Equipe TOTVS | 02 março, 2023

Você está procurando uma maneira eficiente de agilizar o treinamento, a educação e o desenvolvimento na sua instituição? LMS é a resposta!

O Learning Management System é uma ferramenta poderosa que pode revolucionar a maneira como as empresas gerenciam o treinamento e o desenvolvimento pessoal no local de trabalho. 

O sistema é implementado por meio de uma plataforma simples, intuitiva e repleta de recursos para qualificação de colaboradores e otimização de treinamentos em vários níveis.

No artigo de hoje, exploraremos como um LMS funciona, quais são seus benefícios e como ele pode ajudá-lo a ficar à frente da concorrência. 

Ao investir em um Sistema de Gestão de Aprendizagem hoje, sua empresa estará melhor equipada para gerenciar a transferência de conhecimento e a qualificação dos funcionários com mais eficiência. 

Acompanhe a leitura para entender as vantagens de ter essa plataforma no seu negócio, independentemente do tamanho ou setor de atuação.

O que é LMS (Learning Management System)?

Um sistema de gestão de aprendizagem é uma plataforma que serve para que as instituições possam gerenciar, documentar e acompanhar o treinamento, o desenvolvimento e a educação dos funcionários. 

Possui vários recursos como criação de cursos específicos, gerenciamento de usuários, relatórios, análises, mecanismos de feedback, elementos de gamificação e avaliações. 

O objetivo dos Learning Management System é serem uma solução completa e eficiente para qualificar estudantes e funcionários.

Por isso, ele é aplicado tanto em contextos acadêmicos quanto no meio corporativo, sendo um meio eficiente para formar profissionais qualificados. 

Ele também oferece aos gerentes a capacidade de acompanhar o progresso dos funcionários ao longo do processo de aprendizagem.

Dessa forma, você tem a certeza que os treinamentos aplicados estão de fato surtindo o efeito necessário no aprimoramento das equipes.

totvs rh

Como funciona um LMS?

São softwares que agregam vários recursos focados na gestão de treinamentos e no desenvolvimento de funcionários e/ou estudantes.

Em sua essência, é projetado para simplificar a criação de cursos, gerenciamento de usuários, relatórios, avaliações e mecanismos de feedback, com base nas necessidades específicas de cada negócio. 

Por exemplo, a sua empresa conseguiu desenvolver uma metodologia própria para organização do estoque.

Com um LMS, você pode desenhar um curso completo sobre como aplicar o método e disponibilizar na plataforma sempre que entrar um novo funcionário no setor.

Assim, a curva de aprendizagem de novas contratações será muito menor, bem como a operação sente menos eventuais trocas de pessoal. 

Os cursos podem ser atribuídos a usuários individuais ou grupos; isso permite que os administradores monitorem facilmente o progresso de seus funcionários em cada curso.

Isso deixa a dashboard dos funcionários simplificada, já que cada setor terá acesso a cursos e treinamentos relacionados à sua função.

Em contrapartida, o gestor tem uma visão geral de tudo, inclusive do progresso e desempenho de cada colaborador.

Depois que os alunos concluírem seus cursos, eles podem fazer avaliações incorporadas ao sistema. 

É algo que ajuda as empresas a medir a eficácia de seus programas de treinamento e fornece informações valiosas para otimizar os programas futuros. 

Com um LMS instalado, as empresas também podem se beneficiar de relatórios analíticos detalhados que fornecem dados importantes relacionados ao desempenho dos times. 

Por fim, muitas ferramentas de Learning Management System oferecem elementos de gamificação, como tabelas de classificação e sistemas de pontos.

Esse recurso incentiva os funcionários a se envolverem de forma mais produtiva com seus cursos e adiciona um elemento de competição e motivação baseada em recompensas.

Quais são os tipos de plataforma LMS?

Por ser uma solução com foco exclusivo na educação de pessoas, as ferramentas de Learning Management System trabalham em duas frentes.

A primeira e mais óbvia é o contexto acadêmico, sendo utilizada por instituições de ensino para distribuir seus conteúdos online.

O outro uso se dá nas empresas, já que a necessidade de qualificar os profissionais é algo cada vez mais latente no mercado profissional.

Para cada uso, as plataformas apresentam particularidades como veremos a seguir:

LMS educacional

Para educação existem várias soluções em Learning Management System, inclusive opções Open Source, ou seja, com código aberto para uso.

Essas plataformas oferecem a base para criação de um ambiente e-learning conforme a instituição precise.

Pelo fato de serem abertas, é preciso um certo conhecimento para construção e gestão do ambiente virtual, que ficam bem aquém dos recursos oferecidos por softwares pagos.

Considerando o uso para instituição de ensino, as opções Open Source podem ser uma boa forma de estruturar um ambiente de gestão de aprendizagem.

LMS corporativa

A versão para as empresas já é bem mais robusta e geralmente demanda uma assinatura mensal para o uso pleno de todos os recursos da plataforma.

Esse tipo de solução é chamada de LMS SaaS ou Learning Management System – Software as a Service.

Sem dúvidas é uma maneira mais eficiente e elegante para criar cursos e treinamentos para sua empresa.

A plataforma roda nos servidores da companhia na maioria dos casos e pode ser acessada pelo navegador de qualquer dispositivo com acesso a internet.

Isso dá liberdade para que os colaboradores possam fazer o treinamento de qualquer lugar, o que aumenta a taxa de conclusão dos cursos em menor tempo.

Por fim, a maioria das empresas que fornecem o serviço, tem a opção de personalizar a ferramenta para realidade de cada empresa.

Qualquer organização pode implementar essa ferramenta?

Sim, afinal, toda instituição precisa de constantes aprimoramento de seus processos e qualificação dos seus funcionários.

A grande diferença é que para instituições de ensino, é uma ferramenta indispensável, enquanto no mercado corporativo é um fator diferencial.

Vale dizer que é um solução que pode ser aplicada em vários tamanhos de operação, portanto é altamente recomendável ter na sua empresa.

Principais funcionalidades que um Sistema de Gestão de Aprendizagem deve ter

Cada tipo de software pode variar em relação a empresa que fornece o SaaS, porém, em geral, os principais recursos oferecidos pelos LMS do mercado são:

  • Criação de cursos variados no e-learning;
  • Desenvolvimento de currículo adequado a cada setor e colaborador;
  • Relatórios detalhados;
  • Feedbacks rápidos;
  • Métodos de avaliação;
  • Gamificação para engajar os colaboradores;
  • Ranking de classificação, sistema de pontos entre outras métricas.

Quais são as vantagens de contar com um LMS na sua organização?

Existem vários benefícios da aplicação de um Learning Management System em sua organização empresarial como:

Diminuição dos custos com treinamentos

O treinamento tradicional em sala de aula pode ser demorado e caro, mas com um Learning Management System, você pode oferecer programas de treinamento online, eliminando a necessidade de viagens, aluguel de locais e materiais impressos.

O feedback em tempo real também facilita o acompanhamento para conclusão mais ágil e assertiva dos cursos.

Aprendizagem interativa e dinâmica

Com um Sistema de Gestão de Aprendizagem, você pode centralizar as atividades de aprendizado e desenvolvimento de sua organização em uma plataforma, com acesso facilitado e gerenciamento dos programas de treinamento pelos funcionários.

Os elementos de gamificação transformam os processos em atividades bem mais dinâmicas e interativas, o que incentiva a adesão das equipes.

Também reforça o que foi aprendido com avaliações, entregando pontuações após a finalização das etapas.

Aumento da motivação e engajamento

O dinamismo promovido pelo LMS pode ajudar seus funcionários a adquirir novas habilidades e conhecimentos rapidamente, o que pode levar ao aumento da produtividade e eficiência em suas funções.

Escalabilidade

Imagine que sua empresa começou a crescer e agora você precisa de alguém para gerir um setor específico. 

Sair em busca de um profissional do mercado pode ser muito mais demorado e custoso, então por que não criar líderes na sua empresa?

Com o uso de uma plataforma de Learning Management System é possível criar planos de carreiras de forma sistemática e com certificação profissional.

Dessa forma, conforme a empresa cresce, líderes serão formados por meio dos treinamentos disponíveis nos currículos da sua solução de LMS.

Por isso, essa ferramenta é ideal para dar escalabilidade ao seu negócio.

Acesso a conteúdos já disponíveis online

Outra vantagem dessas plataformas é a capacidade de criar uma biblioteca com conteúdos em vários formatos de mídia.

Webinários, infográficos, textos, áudios, publicações científicas, e afins, tudo isso pode ficar disponível online para eventuais consultas.

Isso contribui para que o time esteja sempre se reciclando, com acesso a conteúdos de qualidade para sempre oferecer serviços de excelência.

Integração com outros sistemas

Uma das principais vantagens de um sistema de gestão de aprendizagem do ponto de vista corporativo é a sua integração com o os outros sistemas utilizados.

Principalmente para o RH, poder ter essa integração é fundamental para entender as necessidades da empresa quanto a qualificações e novas contratações.

Outro benefício é que toda a empresa estará alinhada com o momento de cada colaborador em cada setor, o que permite ajustes na operação que otimizem os processos.

Os relatórios também são essenciais para trazer a gestão dados que mostram o desempenho dos colaboradores e quais outros cursos podem ser efetivos para o seu negócio.

Monitoramento do progresso dos colaboradores

Essa integração também vai garantir que os líderes possam acompanhar o desempenho das equipes e de cada colaborador individualmente.

Dessa forma, as lacunas de conhecimentos são diagnosticadas rapidamente, e treinamentos podem ser implementados para acelerar o progresso das equipes.

Como uma plataforma LMS pode ser útil para o setor de RH?

Hoje em dia as empresas têm aderido ao modelo de gestão data driven em todas as áreas estratégicas, e o setor de RH não fica para trás.

Com acesso a dados acurados e em tempo real, a gestão de pessoas fica muito mais simples de ser efetuada.

Agregando uma solução de Learning Management System, o RH vai conseguir acompanhar o desempenho do treino dos colaboradores e fazer ajustes durante o percurso.

Isso vale tanto para novas contratações quanto para eventuais promoções, já que alguns cargos vão demandar conhecimentos técnicos específicos.

A educação corporativa na sua empresa fica dentro do seu controle, com base em dados reais que fornecem insights muito mais prolíficos.

Expectativas quanto ao futuro do Learning Management System

Os sistemas de EAD já são uma realidade educacional há mais de uma década, e esse processo acabou impulsionado pela pandemia em 2020.

Isso fez com que soluções de LMS dessem saltos tecnológicos para se adequar a crescente demanda por cursos e treinamentos em plataformas onlines.

Até empresas tradicionais, como a Wise UP, escola de inglês com várias unidades físicas pelo país, aderiu a uma plataforma de edtech.

Empresas que ainda preferem encher salas com funcionários e aplicar exaustivos treinamentos, estarão perdendo competitividade muito em breve.

Eventos presenciais ainda são válidos, porém, conteúdos técnicos e complexos, funcionam muito bem no modelo de Learning Management System.

A metodologia com métricas claras, permite ao gestor uma análise mais precisa do desempenho, enquanto recursos de gamificação motivam o colaborador.

Em suma, o caminho para o futuro da educação corporativa será cada vez mais dependente de soluções de Sistema de Gestão de Aprendizagem.

Como escolher a melhor plataforma LMS para sua empresa?

Quando falamos de plataformas de Learning Management System, temos que destacar que nem todas são iguais.

Todos esses recursos incríveis que abordamos ao longo do conteúdo, vão estar disponíveis nas principais plataformas do mercado.

A recomendação é que você busque a solução que vá atender as necessidades da sua empresa, para isso, considere as plataformas que oferecem personalização.

Com isso, você pode ter um software mais enxuto, que atenda uma operação menor, porém com espaço para agregar recursos conforme você expandir o seu negócio.

A seguir vamos trazer alguns itens a considerar antes da contratação de uma solução de LMS:

Personalização

As particularidades de uma empresa são muito variadas, o que impede que haja uma solução universal para as necessidades de gestão.

Então, o primeiro item a considerar é o quanto a plataforma pode ser personalizada em recursos e em identidade visual.

O ideal é sempre reforçar a sua marca, então ter esse visual nos conteúdos é um diferencial relevante para o branding da empresa.

Ferramentas adequadas para o seu conteúdo

Muitas plataformas são limitadas quanto às ferramentas disponíveis, principalmente quando se trata de interação.

É preciso que haja fóruns para discussão dos assuntos ensinados, principalmente para obter feedback em tempo real.

Outros recursos como sala de bate-papo, certificados e afins, contribui para criação de um ambiente de ensino virtual mais eficiente.

Suporte para várias mídias

Quanto mais mídias a plataforma permitir será melhor para a distribuição do seu conteúdo.

Então, verifique se o software aceita vídeos, textos, áudios, infográficos e outros formatos de mídia, para criar a sua estratégia de ensino.

Invista também em soluções que forneçam gamificação, pois é uma maneira muito simples e eficaz de manter os estudantes da plataforma engajados com a aprendizagem.

Suporte especializado

O objetivo principal desse tipo de software é ser simples, ainda assim, a criação e publicação de conteúdos na plataforma pode apresentar desafios.

Por isso, é importante contratar soluções que ofereçam suportes que tenham atendimento rápido e personalizado.

Assim, você consegue utilizar todo o potencial da ferramenta na hora de criar seus treinamentos.

Responsividade para vários dispositivos

Atualmente as pessoas conseguem fazer seus cursos e treinamentos até mesmo pelo celular, o que facilita o aprendizado.

Imagine que um colaborador precise se deslocar até um cliente, se quiser, pode aproveitar o percurso para concluir etapas de algum treinamento.

Para isso, a plataforma precisa oferecer responsividade, ou seja, se adaptar a diferentes tamanhos de tela.

Isso permite que os cursos possam ser feitos tanto em uma smart TV gigante, quanto em um celular pequeno.

Interface intuitiva

A plataforma precisa ser amigável ao usuário, por isso mesmo que  itens de gamificação contribuem tanto para a adaptação dos estudantes ao estudo e-learning.

Por mais que você possa colocar conteúdos pré-gravados na plataforma, é importante que tenha uma opção para interagir com o professor, já que dúvidas relevantes costumam surgir ao longo do processo.

Opte por opções de plataforma que ofereça opções de chat em tempo real, que seja de fácil localização e que não atrapalhe o conteúdo exibido em tela.

LMS+LXP by Afferolab

A educação corporativa evoluiu muito nos últimos anos e a TOTVS, líder em tecnologia no Brasil, não ficou para trás.

O LMS+LXP by Afferolab é uma solução completa para gestão de treinamentos. Combinando funcionalidades de LMS e LXP, a tecnologia oferece uma experiência personalizada para sua empresa! 

Confira alguns dos recursos disponíveis:

  • Gestão de Aprendizagem abrangente, incluindo organização de turmas, administração de cursos e trilhas de aprendizagem;
  • Controle de Usuários para garantir segurança e acesso personalizado à plataforma;
  • Relatórios detalhados sobre atividades educacionais, acompanhando frequência, matrículas e avaliações;
  • Recursos de Gamificação para estimular o engajamento dos alunos e recompensar o progresso;
  • Playlists para propagação de conhecimento, permitindo criação e compartilhamento de conteúdo entre os usuários;
  • Personalização e Engajamento com recomendações de conteúdo personalizadas e mapa de aprendizagem;
  • Learning Streaming para distribuição de conteúdo em massa, com biblioteca diversificada e direcionamento para públicos específicos;

Confira os detalhes sobre o LMS+LXP by Afferolab e entenda como ele se encaixa nas necessidades do seu negócio.

Conclusão

As plataformas de LMS sem dúvidas são o presente e o futuro da educação corporativa, pois reduzem custos e o tempo investidos na qualificação de colaboradores.

Essa solução atende a gestão empresarial em vários níveis, especialmente para o setor de RH, que pode gerir o time com base em dados aferíveis.

Tudo isso só será viável com uma plataforma robusta ao seu lado, com todos os recursos que você precisa, portanto, saiba o que o LMS by Afferolab pode fazer por você.

As novidades tecnológicas do mercado você confere primeiro, basta assinar nossa newsletter.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.