SIPAT: o que é, vantagens, como organizar esse evento

Equipe TOTVS | 08 março, 2023

A SIPAT é uma realidade na rotina das empresas e um tópico importante para a gestão de pessoas. Além disso, é um evento obrigatório para que as organizações trabalhem em ações de conscientização para redução de acidentes no trabalho.

Sua empresa já realizou uma SIPAT ou está no caminho para desenvolver a própria Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho?

Saiba que o risco dos funcionários contraírem alguma doença ocupacional ou se envolverem em acidentes de trabalho reduz significativamente com ações propositivas.

Que tal entender mais? Neste conteúdo, vamos explicar tudo sobre a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Confira!

O que é SIPAT?

SIPAT é a sigla para Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, um evento corporativo obrigatório, que tem como objetivo promover a conscientização aos funcionários sobre saúde, segurança e prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

Este evento, que dura uma semana, é organizado por indústrias e empresas de vários segmentos.

Na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, os funcionários recebem palestras, seminários e demonstrações sobre como permanecer seguros no trabalho e identificar potenciais perigos.

A SIPAT normalmente acontece em outubro ou novembro e é uma das atribuições obrigatórias da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), prevista em lei, de acordo com a NR-5 e a Portaria nº 3.214.

O que diz a legislação sobre a SIPAT?

De acordo com a Norma Regulamentadora 5, a SIPAT é uma obrigação das empresas e responsabilidade da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) de qualquer organização que tenha empregados contratados pela CLT.

O item 5.3 diz o seguinte:

i) promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT, conforme programação definida pela CIPA.

Vale lembrar que SESMT é o acrônimo para Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho, um órgão interno não-obrigatório dentro das empresas.

Quais são os três objetivos da SIPAT?

Para uma empresa, a Semana Interna de Prevenção pode ser uma oportunidade de ouro de complementar a missão de reduzir os acidentes de trabalho, bem como mitigar as doenças ocupacionais.

Entre seus principais objetivos, podemos listar três de destaque:

Divulgar informações sobre como se prevenir de doenças e acidentes no ambiente de trabalho;

Estimular a tomada de atitude consciente, atenta e preventiva sobre as ações realizadas no ambiente de trabalho, de modo a prevenir a si próprio e seus colegas;

Compreender o nível de conhecimento dos funcionários sobre as formas de prevenção.

Tudo isso acontece de várias maneiras, seja com a promoção de atividades de prevenção, simulações e mesmo a distribuição de conteúdos teóricos e práticos sobre o tema.

Aliás, “tema” é uma parte importante da Semana de Prevenção, já que todo ano o evento deve ter um tema principal.

Afinal, engana-se quem pensa que os acidentes de trabalho resumem-se à falta de uso de EPIs no chão de fábrica.

Estresse, falta de motivação, depressão, burnout são condições psicológicas que também podem ser exploradas.

totvs rh

Quando é feita a SIPAT? Qual a sua duração?

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é uma obrigação das empresas e deve ser realizada, no mínimo, uma vez por ano para que a organização cumpra com a lei. No entanto, a NR-5 não define um período específico.

Anteriormente, porém, citamos que é comum que as empresas realizem a Semana de Prevenção entre setembro e outubro — porém, a decisão cabe à CIPA e à administração da organização.

Em geral, é realizada em épocas de menor demanda, o que libera os funcionários para focarem mais tempo na organização do evento.

Por fim, a SIPAT tem a duração de uma semana.

Quais são os benefícios de realizar esse evento?

Existem dois lados da moeda ao avaliar os benefícios de implementar a Semana de Prevenção em uma empresa: do ponto de vista dos colaboradores e da própria organização.

Para os funcionários, é uma oportunidade de aprender sobre procedimentos de segurança e melhores práticas de maneira contínua — ou seja, relembrando ações pertinentes que podem ser esquecidas com o tempo, bem como se atualizando no tema.

E claro, no fim das contas, é uma garantia a mais para que cada pessoa trabalhe em cima de ações propositivas para sua própria segurança, bem como a de seus colegas.

Já no caso da empresa, permite que os gerentes identifiquem perigos potenciais no local de trabalho e tomem medidas para mitigá-los rapidamente.

Além disso, a SIPAT ajuda a construir uma cultura de segurança em sua empresa e incutir um senso de responsabilidade nos funcionários.

Por fim, a realização de uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Local de Trabalho pode mitigar os custos associados aos acidentes no local de trabalho e, mais importante, salvar vidas.

Como organizar uma SIPAT de sucesso?

Como a sua empresa pode desenvolver e promover uma Semana da Prevenção de sucesso? Esse evento é muito importante para as organizações, por isso, toda atenção é necessária.

Afinal, não basta simplesmente reunir os colaboradores e relembrar os cuidados com a segurança no trabalho.

Existem diferentes formas de planejar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, bem como de ensinar os conhecimentos sobre o tema proposto.

Que tal entender mais? Preparamos um passo a passo para ajudar:

Planeje-se com antecedência

O primeiro passo, naturalmente, é o planejamento.

Lembre-se: a Semana de Prevenção é obrigatória, mas seu tema e período de execução dependem da empresa em si. Por isso, há tempo de sobra para se planejar.

Nesse sentido, leve em conta o tema proposto e comece a organizar ações de conscientização que cubram uma semana inteira.

Aqui, procure colocar no papel aspectos como:

  • Data;
  • Principais temas;
  • Orçamento disponível;
  • Atividades que podem ser realizadas;
  • Profissionais responsáveis por cada tarefa.

Defina um cronograma das ações

Um evento de sucesso só é bem aproveitado com máxima organização.

Por isso, uma vez que você tenha em mente as ações a serem realizadas, lembre-se de organizá-las em um cronograma compreensivo, que leve em conta os horários e profissionais envolvidos.

Divulgue o evento internamente

Pode parecer pouco relevante, afinal, a SIPAT é um evento da própria organização, mas a divulgação interna é essencial para engajar os funcionários.

Muito além de lembrá-los das datas, um bom endomarketing atua como um motivador para o evento em si, de modo que a Semana da Prevenção seja de fato encarada como um “valor” entregue pela empresa — e não uma mera obrigação.

Escolha os temas a serem abordados

Você já percebeu que os temas são parte importante de cada Semana da Prevenção, certo? Por isso, recomendamos que fique de olho na escolha dos assuntos a serem abordados no seu evento.

Você pode fazer isso de várias maneiras, como seguindo tendências externas.

Quer um exemplo? Uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho realizada em setembro, que é conhecido como o mês da prevenção ao suicídio, pode focar em questões psicológicas e no bem-estar dos funcionários.

Além disso, é possível validar as opções internamente, com pesquisas e com o feedback de funcionários ao longo do ano.

Ideias de temas para SIPAT

Ainda sem inspiração para realizar a Semana da Prevenção em seu negócio? Separamos algumas ideias que podem ser interessantes, confira:

Palestras para SIPAT:

Uma maneira muito eficiente de trabalhar conceitos de segurança e prevenção é com palestras e workshops. Assim, a empresa chama um profissional experiente para passar a sua visão sobre determinado assunto.

Entre as ideias de palestras, sua empresa pode desenvolver algo com base nas seguintes sugestões:

1. Por que a segurança no trabalho é importante? 

Esse tema ajudará os colaboradores a compreenderem a importância da segurança no trabalho, não somente para evitar acidentes, mas também para proteger a saúde e as condições de trabalho. 

2. Quais são os principais riscos no trabalho? 

Nessa palestra, será possível identificar os principais riscos existentes nas diversas áreas de atuação e discutir formas de minimizá-los. 

3. Como evitar acidentes do tipo “trabalho em altura”? 

Uma fatia considerável dos acidentes ocorridos nas organizações tem relação com o trabalho em altura. Nessa palestra, serão discutidas formas de evitar esse tipo de acidente, além de explicar as normas regulamentadoras que regem esse tipo de atividade. 

4. Ergonomia na rotina do trabalhador: cuidando da saúde para melhorar o desempenho 

Com esse tema, será possível instruir os colaboradores sobre os cuidados que devem ser tomados com a postura e as atividades realizadas no ambiente de trabalho, visando prevenir lesões musculares e articulares. 

5. Primeiros socorros: estando preparado para o inesperado 

Os colaboradores terão a oportunidade de aprender técnicas básicas de primeiros socorros, que podem fazer a diferença em situações emergenciais. Essa palestra também ensinará como acionar o corpo de bombeiros e o Samu em caso de necessidade.

Temas atuais para SIPAT:
  1. Segurança nas atividades cotidianas: ensinar os colaboradores a identificar os riscos presentes nas atividades do dia a dia e como minimizá-los; 
  2. Uso correto dos EPIs: mostrar para os funcionários quais são os Equipamentos de Proteção Individual mais adequados para as atividades que desempenham e ensiná-los a utilizá-los da maneira correta; 
  3. Boas práticas na manipulação de produtos químicos: mostrar a forma correta de manipular produtos químicos, bem como os cuidados que devem ser tomados com esses produtos; 
  4. Primeiros socorros: ensinar os colaboradores os procedimentos básicos de primeiros socorros para acidentes que possam ocorrer no ambiente de trabalho; 
  5. Importância da prevenção: enfatizar a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, mostrando para os funcionários que é possível evitar muitos problemas se forem tomados os cuidados adequados. 

Essas são apenas algumas sugestões que podem ser abordadas na Semana da Prevenção da sua empresa.

O importante é escolher temas relevantes e que possam auxiliar na conscientização dos colaboradores sobre a importância da segurança e saúde no trabalho.

Colha feedbacks dos participantes

Por fim, não se esqueça de recolher o feedback e as opiniões de todos os participantes.

Essa é uma maneira de se aproximar dos colaboradores, bem como de entender se as informações compartilhadas e ações realizadas foram realmente eficientes.

Exemplos de dinâmicas para SIPAT

Vale lembrar que a SIPAT é uma excelente oportunidade para dinamizar a comunicação interna da empresa e estimular a integração dos funcionários.

Por isso, criar dinâmicas para melhorar o engajamento é sempre bem-vindo. Que tal conferir algumas ideias?

  1. “Melhore sua vida”: um painel com diversos quadros, onde os funcionários poderão colocar dicas sobre organização e produtividade no trabalho. Por exemplo: “5 dicas para lidar com o estresse”, “10 maneiras de se manter focado”, etc. 
  2. “Meu passatempo preferido”: prepare um quiz sobre os hobbies dos funcionários. As perguntas podem ser diretas (“O que você gosta de fazer no seu tempo livre?”) ou mais criativas e desafiadoras (“Se você pudesse ter um superpoder, qual seria?”). 
  3. “Um minuto de comunicação”: nessa dinâmica, os colaboradores são separados em pares e um dos dois fica com os olhos vendados. O outro tem um minuto para dar instruções sobre como executar uma tarefa simples (como pegar um objeto no chão ou acionar algum sistema, como o alarme), sem utilizar palavras como “direita” ou “esquerda”. Enquanto isso, o restante da equipe observa atentamente. Ao final da execução da tarefa pelo segundo colaborador, todos conversam sobre a importância da comunicação clara para evitar acidentes.

Quais são os melhores brindes para SIPAT?

Presentear os funcionários que participam da Semana de Prevenção é uma ótima maneira de mostrar seu reconhecimento pelo trabalho árduo e dedicação.

Alguns presentes podem ser úteis, como cadernos ou canecas personalizadas com o logo da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, enquanto outros podem ser mais divertidos, como camisetas ou chaveiros.

No entanto, o presente que você dá deve ser escolhido com cuidado para garantir que seja apreciado pelo destinatário.

Tenha em mente o tipo de presente que faria você se sentir valorizado e reconhecido e certifique-se de escolher um presente que seja apropriado para a ocasião.

Como fazer a decoração para a SIPAT?

Um evento sem uma boa decoração perde parte do seu apelo, concorda? 

Esse é um momento importante para chamar a atenção dos colaboradores para os cuidados com a segurança no ambiente de trabalho.

A ideia é sensibilizar e envolver todos na discussão sobre o tema, além de melhorar o clima organizacional e a produtividade da empresa.

Aqui vão algumas ideias criativas para decoração da SIPAT: 

  • Pense fora do quadrado: use formas diferentes e cores vibrantes para decorar o espaço do evento. Isso despertará a atenção dos funcionários e os fará parar para ver o que está acontecendo. 
  • Crie um painel interativo: incentive os funcionários a participarem da decoração da SIPAT, criando um painel no qual eles possam expressar suas ideias sobre segurança no trabalho. Assim, todos se sentirão incluídos na campanha e serão mais conscientes dos perigos do ambiente de trabalho. 
  • Faça uma decoração temática: escolha um tema que esteja relacionado à segurança no trabalho e decore o espaço em torno dele. Por exemplo, se o tema for “Prevenção no Trabalho em Altura”, você pode decorar com imagens de pessoas usando equipamentos de proteção adequados.

TOTVS RH Medicina e Segurança do Trabalho

Agora, muito além da teoria, é importante caprichar na prática quando o assunto é segurança do trabalho, concorda?

Por isso, você precisa conhecer o TOTVS RH Medicina e Segurança do Trabalho!

A solução da TOTVS, maior empresa tech do Brasil e referência em sistemas de gestão, possibilita que sua organização leve o gerenciamento da saúde e segurança dos seus colaboradores a outro patamar.

Entre as funcionalidades, você pode aproveitar de:

  • Perfis de uso;
  • Plano de ação;
  • Mapa de riscos;
  • Controle de EPI;
  • Avaliação de riscos;

Que tal conferir todos os benefícios e funcionalidades?

Conheça tudo sobre o TOTVS RH Medicina e Segurança do Trabalho!

Conclusão

A segurança do trabalho é um dos pilares do sucesso de um negócio — e a SIPAT faz parte das ações mais importantes nesse sentido.

Neste guia completo, explicamos tudo, da teoria à prática, e ajudamos você a compreender a importância e como organizar sua própria Semana de Prevenção,

Agora, que tal colocar as dicas em ação?Para seguir na jornada de aprendizagem, aprenda o que são e quais os principais temas de DDS (Diálogo Diário de Segurança)!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.