Como a estratégia PUDO pode transformar a omnicanalidade da sua loja?

Equipe TOTVS | 17 agosto, 2022

O PUDO, sigla para Pick Up & Drop Off, é uma estratégia omnichannel que funciona dentro da logística para otimizar os processos de recebimento ou retorno de um produto.

Empresas varejistas que querem estar no radar das transformações tecnológicas precisam entender novos contextos. E tornar as compras mais fáceis para o consumidor tem sido um diferencial fundamental.

E se a entrega e devolução de encomendas poderia ser um problema, a implementação do PUDO, conceito que faz parte da omnicanalidade, se tornou uma saída bastante promissora.

Portanto, se você tem um negócio e quer entender mais sobre como o PUDO pode ser benéfico para ele, continue a leitura!

O que é PUDO (Pick Up & Drop Off)?

PUDO é um espaço físico no qual é possível fazer a retirada de uma mercadoria (pick up) e, ao mesmo tempo, deixar um produto para troca (drop off). Tudo isso a partir de uma compra online em um e-commerce.

Essa funcionalidade se configura como um serviço de coleta e entrega de produtos, podendo ser uma parte das operações de varejo, que não necessariamente seja uma empresa de delivery.

De todas as formas, trata-se de uma experiência omnichannel ao cliente, uma vez que oferece a integração entre diferentes canais de venda durante a jornada do consumidor.

Com esse sistema, é possível entregar e retirar encomendas de forma confiável, tornando a aquisição e troca de produtos muito mais fácil para o cliente e para a empresa.

Como surgiu o PUDO?

Embora o conceito de Pick Up & Drop Off esteja atrelado ao de omnichannel, que tem feito parte do novo varejo, a idealização do PUDO começou no século passado.

Mais especificamente, esse sistema foi criado pela empresa Relais Colis, em 1983, na França. A ideia era oferecer um serviço alternativo para clientes que passavam muito tempo fora de casa.

O PUDO conseguia atender às necessidades desses clientes de uma forma prática e, ao mesmo tempo, mais barata para a loja.

A partir daí, criou-se uma maneira de entregar compras online em estabelecimentos comerciais. O cliente poderia escolher um local para retirar, por conta própria, o que comprou.

Embora o comércio online não fosse forte como é hoje, esse ponto de entrega físico já se mostrava como uma solução prática para as pessoas.

Quais são os benefícios do PUDO?

O PUDO, como você já deve ter percebido, é uma forma cômoda de retirar um produto adquirido de forma online. No entanto, os benefícios para os varejistas vão muito além disso

A seguir, vamos mostrar as principais vantagens de adotar esse sistema omnichannel dentro da sua operação. Acompanhe!

Redução de custos para o negócio

Um dos ganhos em adotar o PUDO é a redução de custos para o negócio. Mas por quê? A estratégia de criar pontos de retirada reduz bastante a quilometragem percorrida pelos veículos de uma empresa, ou seja, reduz o gasto de combustível.

As entregas passam a se concentrar em estabelecimentos comerciais cadastrados, que costumam ser regiões centrais e próximas às lojas físicas ou à operação online.

Ao mesmo tempo, como os veículos rodam menos, é possível economizar também na manutenção da frota. Em suma: com esse sistema se consegue construir uma operação economicamente viável, sobretudo para negócios menores.

Eliminação de problemas na entrega

A segunda vantagem do PUDO é que, ao oferecer um ponto de coleta e devolução, os problemas de entrega não existem mais.

Um dos grandes desafios do last mile, referente à entrega final do produto, é que o consumidor pode não estar em casa na hora da entrega e pode não existir um sistema para recebimento.

Esse processo faz com que a empresa precise retornar ao mesmo lugar para tentar a entrega. Com um ponto de retirada, todas as encomendas destinadas a uma região vão para alguns pontos previamente escolhidos.

Ou seja, tem-se uma economia de tempo. Em vez de fazer entregas em diversos endereços — correndo o risco de precisar ir de novo aos locais —, essa operação é otimizada, facilitando trajetos de entrega e reduzindo o tempo de espera do cliente.

Diminuição da emissão de gases

Um benefício gerado pela menor quantidade de veículos em circulação é a menor quantidade de gases emitidos, que são causadores do efeito estufa na atmosfera.

A questão da sustentabilidade da logística, sobretudo em relação ao last mile, é fundamental para gerar valor a essa solução para além da comodidade. E essa é mais uma forma de convidar clientes a aderirem a esse modelo de consumo.

Ao optar pelo modelo PUDO, você está contribuindo para uma operação mais sustentável, sobretudo em relação à qualidade do ar, um problema que afeta principalmente os grandes centros urbanos.

Aumento da satisfação do cliente

A última vantagem que vamos destacar em relação ao Pick Up & Drop Off é a maior satisfação do cliente. Esse benefício acaba sendo uma consequência de todos os ganhos que falamos antes.

De acordo com dados do Baymard Institute, quase metade dos consumidores desistem de comprar se houver taxas de frete muito altas. Já 19% deles abandonam a compra se tiver um prazo de entrega muito demorado.

É por isso que as pessoas optam por comprar e coletar em um prazo pequeno. Dessa forma, a disponibilidade para retirada em um curto prazo vai ser fundamental para que os consumidores se sintam satisfeitos.

As modalidades de PUDO usadas no processo logístico

Mas, afinal, como o PUDO funciona na prática? Existem várias formas de implementá-lo, mas o que elas têm em comum é o fato de os locais de retirada estarem distribuídos em regiões estratégicas e de fácil acesso.

A seguir, vamos apresentar as principais modalidades usadas no processo logístico de entrega e troca das lojas.

Click & Collect

O formato mais famoso do Pick Up & Drop Off, sem dúvidas, é o Click & Collect, sendo também uma dos grandes exemplos da omnicanalidade no varejo.

Nesse formato, o consumidor pode comprar a mercadoria no e-commerce e, depois, tem a opção de retirá-la em uma das lojas físicas mais próximas dele.

Essa solução, também chamada de Clique e Retire, tem sido muito usada por varejistas que possuem canais de venda físicos e online, integrando esses processos. Segmentos de moda são um dos que mais operam assim.

Pick Up Points

Os Pick Up Points, que podem ser traduzidos como pontos de retirada, se configuram como pontos comerciais credenciados que servem para receber entregas e coletas de mercadorias.

Eles podem fazer parte de prestadoras de serviços ou até mesmo estabelecimentos como mercados, farmácias ou postos de gasolina.

Para que um estabelecimento possa operar com essa função, ele precisa atender a alguns requisitos, como horário de funcionamento, localização e disponibilidade de espaço.

Social Pick Up Points

Um outro tipo de PUDO é o Social Pick Up Points, sendo uma variação do anterior que falamos.

A ideia dele é permitir que pessoas com um CEP residencial possam usar um espaço ocioso da sua casa como ponto de retirada para quem compra online.

Essa é uma forma de promover uma renda extra para essas pessoas — sem custo para elas. Ao mesmo tempo, promove um relacionamento positivo e seguro entre moradores do mesmo bairro, por isso leva esse nome.

Lockers

Os lockers, ou armários inteligentes, se configuram como um serviço que permite a retirada do produto em qualquer horário que seja mais conveniente para o consumidor.

Esses armários operam como receptores de entregas. Na hora da coleta, para dar mais segurança ao processo, o cliente precisa ter acesso ao QR Code ou Pin Code.

Os guardadores costumam funcionar 24 horas e todos os dias da semana. Para que sua empresa possa usar lockers, é necessário ter uma rede com várias unidades espalhadas e definir um local estratégico para os consumidores.

Um panorama sobre o uso do PUDO na logística do varejo

A adoção do PUDO na parte logística de entrega e devolução tem sido mais forte em diversos países. Nos Estados Unidos, por exemplo, o serviço de Click & Collect representa 83,5 bilhões de dólares em vendas.

Além disso, a International Post Corporation (IPC), estima que, só na Europa, existam hoje mais de 190 mil pontos de retirada.

Toda essa força se dá a partir do crescimento do comércio eletrônico que provocou, por sua vez, um novo perfil de consumo: o omnichannel. Como já dito, a experiência da omnicanalidade busca integrar os diferentes canais de venda.

De acordo com uma pesquisa da AlliN, 60% dos brasileiros consomem de forma híbrida, mesclando compras on e offline.

Junto a isso, como parte do varejo digital, o PUDO também foi um processo acelerado pela própria pandemia do novo coronavírus. O cenário atípico dez com que as pessoas — inclusive aquelas que só compravam fisicamente — precisassem se isolar.

As restrições impostas pela emergência induziram mais consumidores a fazerem pedidos online e buscarem nas lojas, como mostra esse relatório da Statista.

Dessa forma, mesmo com o enfraquecimento da pandemia, essa modalidade ganhou força e continuou a existir, afinal, trouxe comodidade para os consumidores.

A partir daí, se instaura uma oportunidade para que as empresas varejistas possam remodelar seus serviços. 

E, assim, criar um ecossistema de consumo que percebe as transformações exigidas pelo novo contexto de consumo.

Legislação sobre retirada de produtos: ajuste Sinief número 14º

O Sinief (Sistema Nacional de Informações Econômicas Fiscais) recentemente aprovou um ajuste em relação à retirada de produtos e devolução. Essa mudança vale a partir do dia 1º de setembro de 2022.

O ajuste dispõe sobre:

Retirada e devolução, pelo adquirente, das mercadorias na venda não presencial de produtos por meio de comércio eletrônico ou canais telefônicos em estabelecimentos do mesmo grupo econômico ou de terceiros.

Em caso de venda ao consumidor final não contribuinte do ICMS, por meio não presencial, a retirada e a devolução pelo adquirente podem ser efetuadas em pontos de retirada de qualquer estabelecimento.

No entanto, os estabelecimentos precisam ser do mesmo grupo ou de terceiros, que sejam ou não contribuintes do ICMS.

Já o ponto de retirada da mercadoria deve estar situado na mesma unidade federada do consumidor final.

Além disso, os pontos de retirada, nesses casos, deverão possuir espaço físico separado e exclusivo para o armazenamento das mercadorias vinculadas às operações previstas. 

Ainda, os pontos de retirada serão considerados responsáveis pelos efeitos da cobrança do imposto das mercadorias.

Caso queira entender ainda mais sobre o assunto, confira o texto na íntegra!

Exemplos de varejistas que utilizam essa estratégia

Muitas empresas já adotaram essa estratégia ao redor do mundo. A título de exemplo, iremos trazer operações de três empresas que têm feito isso: Amazon, Macy’s e Magazine Luiza. Acompanhe!

Amazon

A Amazon é mundialmente conhecida pelo seu pioneirismo em soluções tecnológicas. Em relação ao PUDO, ela foi a empresa responsável por popularizar os armários inteligentes.

A grande rede de varejo espalhou mais de 2.800 unidades de “Amazon Locker” nos Estados Unidos. Dessa forma, os clientes podem selecionar qualquer local como endereço de entrega para receber os pedidos.

Macy’s

Uma outra empresa internacional que se adaptou ao Pick Up & Drop Off foi a Macy’s. A rede de lojas criou um sistema de Click & Collect bastante eficiente para os consumidores.

Ele permite que os compradores retirem produtos em até duas horas após a compra online, desde que esta seja feita até às 18h. Além disso, a marca também aderiu ao Curbside Pickup, que são as entregas feitas na calçada.

Magazine Luiza

Por fim, a Magazine Luiza também é um exemplo nacional do PUDO. Um dos seus serviços, que é bastante popular no Brasil, também é o Click & Collect, em operação desde 2015.

Ao optar por essa forma de retirada, o cliente só precisa aguardar por um e-mail de confirmação para que assim possa retirar o produto na loja que selecionou.

Como implementar o PUDO no seu negócio?

Depois de ler tudo sobre Pick Up & Drop Off, ainda falta responder a uma dúvida que pode ser a sua: como implementar o PUDO na minha loja? Vamos trazer três passos importantes para isso. Veja a seguir!

Faça um bom planejamento

Qualquer mudança de operação precisa de um bom planejamento. É a partir dele que você vai traçar quais são seus objetivos com essa implementação.

O que você quer atingir, do ponto de vista de vendas? Qual modalidade de PUDO é a mais estratégica para você? Esse é o momento de avaliar todas as suas opções.

Avalie sua capacidade produtiva

Ao mesmo tempo em que você se planeja, precisa saber muito bem qual é a sua capacidade produtiva. Se você é um varejista com várias lojas físicas além do e-commerce, o modelo Click & Collect é uma boa opção.

No entanto, é preciso se perguntar: seu estabelecimento está apto a receber essa funcionalidade? Se não, você precisa fazer as mudanças necessárias para que a implementação possa acontecer.

Conte com a tecnologia

Se você quer implementar qualquer estratégia omnichannel no varejo, não há como fazer isso sem tecnologia. E, quanto mais integrados seus serviços forem, melhor será para a operação da sua loja.

Por essa razão, buscar por soluções tecnológicas completas é a melhor forma de conseguir ter um sistema de Pick Up & Drop Off e associá-lo a outros serviços de omnichannel que melhoram o varejo.

Tecnologias TOTVS para o Varejo

O PUDO é um sistema que faz parte da omnicanalidade, com a finalidade de trazer mais segurança e praticidade à vida dos consumidores. No entanto, a operação não deve parar por aí.

Ter uma gestão omnichannel é a melhor forma de garantir a integração do seu estoque com as suas vendas.

Já imaginou integrar gestão de estoque, controle financeiro e gerenciamento de todos os canais de venda em um só lugar? Com as tecnologias TOTVS para o setor varejista, isso é possível.

Nossos sistemas possuem funcionalidades que permitem a integração da sua operação para otimizar todo o gerenciamento.

Assim, é possível vender produtos de qualquer estoque, entregando a partir de uma loja diferente quando necessário.

Conheça agora mesmo os nossos sistemas e aplicações para varejistas!

TOTVS - A única solução completa: do ERP ao PDV e hardware até o e-commerce

Conclusão

A estratégia PUDO se mostra como uma das principais tendências do comércio eletrônico integrado com as lojas físicas. E é por isso que os varejistas precisam olhar para ela de forma inteligente.

Seja usando funcionalidades como Click & Collect ou lockers, é preciso uma gestão de loja omnichannel eficiente para você ter resultados.

As tecnologias TOTVS para o varejo são o que você precisa para integrar seus canais de venda e aumentar a satisfação dos seus clientes.

E, se você quer saber mais sobre as novas funcionalidades omnichannel, leia também sobre as dark stores!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.