O que significa SPED Fiscal e para que ele serve?

O SPED fiscal é um processo de escrituração digital da Receita Federal, chamado também de EFD, que determina que os contribuintes enviem as informações sobre ICMS e IPI. Em outras palavras, ele é a digitalização de todas as informações de interesse do fisco com os seus contribuintes.

Para não ter problemas na declaração das informações fiscais mensais, confira a seguir algumas informações essenciais na hora de recolher os dados exigidos.

Webinars Gratuitos TOTVS - Conferência de Obrigações Fiscais

Para que serve o SPED fiscal?

O SPED é um sistema que foi criado para agilizar a coleta de dados fiscais das empresas, podendo coletar informações pelo ERP das companhias, porém em um formato próprio do Governo Federal.

O Sistema é composto por três pilares:

  • SPED Contábil (Escrituração Contábil Digital);
  • SPED Financeiro ou SPED ICMS (Escrituração Fiscal Digital),
  • SPED Fiscal (Documentos Fiscais Eletrônicos).

Separamos também alguns termos relacionados que você precisa conhecer. Confira a seguir!

Bloco K

O Bloco K é um livro de registro digital de controle de produção e estoque que deve ser apresentado no SPED fiscal. Todos os estabelecimentos industriais ou que oferecem algum serviço similar estão enquadrados nesse bloco.

EFD-Reinf

A EFD-Reinf — Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais — um dos componentes do SPED, complementa o eSocial e substitui informações de outras obrigações, como GFIP, DIRF, RAIS e CAGED.

O Governo procura alinhar o envio do eSocial à entrega da EFD-Reinf, assim, apurando as contribuições previdenciárias pelas escriturações declaradas pela DCTFWeb e recolhidas por meio de DARFs.

eSocial extinto

Em 2020, os empreendedores não contarão mais com o projeto do Governo Federal. Na verdade, o eSocial foi dividido em dois — sistema de informação trabalhista e previdenciárias. A mudança promete simplificar ainda mais o processo de integração de dados tributários.

Atualizações

Todas as atualizações do SPED contábil têm relação direta com o ERP da empresa. Isso porque o software de gestão tem que estar alinhado com os pedidos de declarações do Fisco para que o empreendedor não tenha dores de cabeça.

Por conta disso, é necessário estar atento às atualizações que são disponibilizadas na página oficial da Receita Federal, onde também é possível fazer o download do novo formato.

Como a TOTVS pode ajudar com o SPED fiscal

Atualmente existem softwares que oferecem os serviços ideais para o tipo de SPED fiscal que cada empresa deve fazer. Os sistemas de gestão da TOTVS são exemplos de sistemas que integram todas essas necessidades e se encaixam nos mais variados segmentos.

solução fiscal completa

Comentários

  1. Boa tarde, fiz uma inscrição semana passada para ver a conferencia de obrigações fiscais e não recebi nenhum link para participar, fiz novamente e não recebi nada, esta mesma situação ocorre com outro colaborador aqui da empresa da area fiscal, a colaboradora da area do RH recebeu o link.

    1. Olá André, estamos verificando o que pode ter acontecido.
      Já estamos preparando as gravações dos nossos webinars para serem disponibilizados. Assim que tivermos tudo pronto, encaminhamos por e-mail para vocês, obrigado! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *