Conheça todos os detalhes do sistema Protheus

O Protheus hoje atende a organizações de múltiplos segmentos de mercado como: agronegócio, logística, manufatura, varejo, serviços, educacional, hospitalidade, construção, saúde, jurídico e serviços financeiros são os principais. Mas mesmo empresas que não se enquadram nessa categoria podem customizar o sistema para que ele se adeque perfeitamente aos seus processos e às suas demandas de gestão.

O sistema Protheus é o ERP líder do mercado brasileiro. Uma solução completa e robusta, capaz de atender às necessidades e potencializar os resultados de negócios de todos os segmentos, da agroindústria ao setor de serviços.

Desenvolvido pela TOTVS, uma multinacional 100% brasileira que atende mais de 30 mil clientes no país, o Protheus conta com módulos que automatizam processos administrativos e centralizam as informações operacionais, maximizando a eficiência da gestão.

Para conhecer mais sobre essa solução, conversamos com Marcello Nuzzi, gestor de serviços do segmento de manufatura da TOTVS e especialista no Protheus. Confira!

A história do sistema Protheus

O Protheus foi oficialmente lançado em 1998, mas a sua história começou bem antes disso. Em 1991, a Microsiga lançou o Siga Advanced, um precursor do Protheus. O software foi criado como uma alternativa local aos ERPs de empresas estrangeiras, que tinham um alto custo de implantação e não atendiam a todas as demandas dos clientes brasileiros.

Nos anos seguintes, a Microsiga investiu na evolução do seu sistema e, líder de mercado, comprou outras empresas como Datasul, Logocenter e RM, formando a TOTVS. “O Protheus cresceu tanto que acabou comprando os seus principais concorrentes e agregando as principais práticas dessas empresas”, destaca Marcello.

Em 1998, o ERP ganhou o nome de Protheus, que é uma referência a Proteu, uma divindade grega dos rios e oceanos. No panteão grego, Proteu representa os atributos de versatilidade, adaptabilidade e flexibilidade, uma relação com a forma adaptável da própria água. O sistema Protheus cabe muito bem nessa descrição: é um ERP extremamente versátil, que se adapta bem aos negócios de todas as áreas.

Nas suas mais de duas décadas de vida, o Protheus nunca parou de evoluir. Além de atualizações frequentes que acompanham as transformações dos mercados, da legislação e da tecnologia, o ERP da TOTVS regularmente está na dianteira da inovação, apresentando soluções exclusivas e pioneiras para os seus clientes.

As áreas de atuação do Protheus

Para entender melhor o Protheus, vale a pena relembrar o que é um ERP: também chamado no Brasil de Sistema de Gestão Integrada ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, ERP é a abreviação de Enterprise Resource Planning, expressão que pode ser traduzida ao pé da letra como Planejamento de Recursos Empresariais.

Na prática, é uma categoria de software que centraliza informações sobre processos operacionais e dados relevantes, facilitando o trabalho da gestão e integrando os diversos setores de uma empresa em um único fluxo.

Portanto, não é um exagero dizer que o Protheus é um software completo para praticamente qualquer segmento. Ao longo de anos de trabalho, a TOTVS aperfeiçoou os módulos do ERP para atender a detalhes de vários setores, com uma atenção especial à legislação brasileira.

“O Protheus é um software para tudo. Eu sou da área de manufatura e posso dizer que ele tem uma aderência incrível na área. Mas sei que hoje ele atende a diversos tipos de negócio com a mesma eficiência”, assegura Marcello.

Os requerimentos técnicos para rodar o Protheus

Como era de se esperar de um software tão versátil, o Protheus roda em múltiplos sistemas operacionais e pode ser facilmente integrado em qualquer solução de tecnologia de uma empresa, seja na nuvem ou on-premises.

Fica a critério do cliente decidir se a operação será implantada em sua própria infraestrutura ou na nuvem da TOTVS. Caso a escolha seja por hospedar o software com uma instalação local, é possível rodar o Protheus em servidores com o Microsoft Windows Server (32/64), SUSE Linux Enterprise Server ou Red Hat Enterprise Linux.

Dependendo do tipo de operação, dos módulos contratados e do volume de dados, pode ser necessário investir mais ou menos em infraestrutura. Mas, de forma geral, o Protheus é uma solução enxuta e bem otimizada que utiliza os recursos disponíveis com muita precisão.

Os principais módulos do Protheus

As empresas que utilizam o Protheus não precisam contratar todos os módulos disponíveis de uma só vez. O software pode ser personalizado sob medida de acordo com as demandas do negócio e só é necessário utilizar (e pagar por) aquilo que está relacionado aos interesses operacionais do cliente.

Mas alguns dos módulos do Protheus se destacam e são contratados por boa parte dos consumidores, pois atendem a soluções gerais que são importantes para quase qualquer tipo de empresa. São eles:

Compras

O módulo de compras é uma solução completa com as funcionalidades de pedido de compra, análise de cotações, alçadas de aprovação das compras, nota fiscal de entrada, entre outras. Tudo isso se integra com os demais sistemas e assegura redução no fluxo de produção da empresa.

Estoque/Custos

Outro grande favorito entre os clientes, o módulo de estoque/custos administra a gestão do inventário, a movimentação e rastreabilidade de itens e a consulta ao estoque. É uma ferramenta importante em qualquer tipo de negócio que lida com estoques, seja de matérias-primas ou do produto final.

Faturamento

Com interfaces para geração facilitada de notas fiscais eletrônicas, o módulo de faturamento é um complemento importante para a parte administrativa do negócio e automatiza parte do trabalho relacionado às políticas comerciais e às análises gerenciais da empresa.

Financeiro

O módulo financeiro é mais um dos módulos considerados essenciais e conta com funções básicas como fluxo de caixa, automação bancária, contas a pagar e a receber, aplicações e empréstimos, tesouraria e muito mais.

É uma solução que pode ser transformadora para a produtividade do setor financeiro da empresa.

Fiscal

“Um grande diferencial do Protheus é que ele é totalmente adaptado à legislação brasileira, que tem uma parte fiscal muito complexa”, avalia Marcello. O módulo fiscal é a parte do sistema que apura impostos, gera demonstrativos, lida com livros fiscais e todas as questões contábeis que dão dores de cabeça até para os especialistas nessa área.

Por ser brasileira e atenta às necessidades do mercado local, a TOTVS atualiza esses sistema sempre que necessário e facilita imensamente as responsabilidades fiscais dos seus clientes.

PCP

Fundamental no setor de manufatura, o planejamento e controle da produção, ou PCP, é uma responsabilidade decisiva para uma operação eficiente e sem falhas. Com o Protheus, é possível formalizar todas as atividades executadas na empresa em um único local, facilitando tanto a percepção da gestão em relação ao trabalho feito como o fluxo produtivo em si.

Gostou de aprender mais sobre o sistema Protheus? Quer saber como contratar essa solução? Entre em contato agora mesmo e descubra como!

Comentários

  1. Boa tarde. Minha empresa é cliente Totvs e eu gostaria de saber qual o canal de atendimento para dúvidas (sistemas, infra estrutura e projetos). Obrigado.

  2. Olá,

    Gostaria de saber se tem algum download do Protheus para baixar e aprender mexer nas ferramentas do Sistema?

    Atenciosamente,
    Ivna de Lima Sousa

    1. Olá Ivna, ficamos felizes em saber que está procurando saber mais sobre nossas soluções.
      Você pode acessar nossa página de eventos e ficar por dentro de todos os assuntos que falamos, um deles é o Backoffice (https://eventos.totvs.com/) e também acompanhar nosso canal no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UChsYWCL7MFkDM4OsK7de8dw)

  3. Gostaria de saber mais sobre o financeiro.
    Att

    Paulo

    1. Olá Paulo!
      Para ser atendido e entender um pouco mais como a TOTVS pode ajudar, acesse https://www.totvs.com/contato/ e preencha o formulário com seus dados.
      Assim, entraremos em contato o quanto antes. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *