Biblioteca

Leia em 10 minutos

Como garantir a eficiência na rematrícula

06/04/17 - por Equipe TOTVS
Esse conteúdo ajudou você 0 profissionais
compartilhe:
As soluções que a TOTVS disponibiliza para o segmento Educacional oferecem a possibilidade de o gestor acompanhar em tempo real métricas que ele considere importantes para a gestão do processo de rematrícula da sua instituição de ensino. O painel de acompanhamento de rematrícula é uma plataforma adaptável onde os gestores podem monitorar vários dados para a gestão estratégica dos seus processos e indicadores. É possível visualizar de forma amigável, por exemplo, o percentual de alunos que já se rematricularam, os evadidos, gráfico de rematrícula por unidade, percentual de evasão da rematrícula e evolução do número de alunos por unidade.

Garantir a eficiência no processo de rematrícula é essencial para a saúde financeira e a reputação da instituição. Eventuais problemas, além de aumento de custos, podem resultar até em desistência do aluno em continuar na instituição. Para se ter uma ideia, conquistar um novo aluno custa até 5 vezes mais do que manter um que já está na instituição.

“Em um mercado competitivo, o sucesso do resultado dessas ações da rematrícula pode significar a posição que determinada instituição ocupará e qual sua capacidade de suportar a demanda projetada, expressa em resultados do negócio em si”, afirma Márcio Freire, arquiteto de Soluções da TOTVS.

Em um mercado com mais de 2.000 Instituições de Ensino Superior privadas e quase 8 milhões de pessoas matriculadas, fazer operações de rematrícula sem uma ferramenta de gestão educacional eficiente pode significar prejuízo para a saúde financeira e a imagem da instituição, tanto para seu público interno, quanto externo. Como líder na oferta de soluções para o segmento educacional, as soluções TOTVS têm sido aperfeiçoadas para apoiar as instituições brasileiras nesse desafio. “Diversos investimentos tecnológicos têm sido realizados com foco na usabilidade, processamento e robustez necessários a suportar missões críticas com elevado número de alunos e transações simultâneas, principalmente pela internet”, afirma Freire.

As soluções TOTVS atendem todas as etapas do segmento Educacional (Educação Básica e Ensino Superior) garantindo que o aluno faça sua rematrícula online de forma confiável. A instituição só tem a ganhar. A Unisinos, por exemplo, adotou o sistema de gestão ainda em 2012, quando as rematrículas online para os cursos de graduação passaram a ter um novo critério: o desempenho acadêmico dos alunos – baseado no Coeficiente de Rendimento, média aritmética das notas finais obtidas em todas as atividades cursadas.  O resultado foi que mais alunos conseguiram fazer a matrícula pelo portal e os problemas de indisponibilidade do sistema acabaram.

“Esse é um processo crucial para que a instituição consiga manter o número de alunos de acordo com o seu planejamento. Ser preciso na rematrícula significa ter dados confiáveis, saber que os alunos escolherem as disciplinas corretamente, reduzindo assim seus custos”, garante Freire.

Documento

Download PDF Imprimir

Esse conteúdo ajudou você

Sim Não

Avaliação descritiva no processo de aprendizagem de crianças no ensino fundamental

Personalização do ensino é a aposta educacional