Prestação de serviços: o que é, exemplos e desafios

Equipe TOTVS | 20 outubro, 2023

A prestação de serviços é uma maneira de trabalhar com algo que você é especialista e oferecê-lo para outras pessoas ou empresas, mas sem vender produtos.

Ou seja, você oferecerá os seus serviços de contabilidade, tecnologia, marketing e por aí vai. Existe uma infinidade de atividades que estão enquadradas como prestação de serviços.

Ela auxilia muitas pessoas e empresas a trabalharem com autonomia e organizarem os seus próprios horários, além de formarem uma carteira de clientes diversificada.

Se você tem uma empresa que presta serviços, é prestador de serviços individual ou deseja se tornar um, este artigo é para você. Explicaremos tudo sobre o assunto e mostraremos algumas dicas de como gerenciar o seu negócio.

Acompanhe o nosso conteúdo! Vamos lá?

O que é prestação de serviços?

A prestação de serviço ocorre quando o consumidor paga por um trabalho. Assim, o bem produzido é consumido de forma simultânea.

Ou seja, é o nome de qualquer atividade que é feita para atender a uma determinada demanda do mercado, sem envolver uma mercadoria, como prestação de serviços na área da beleza, saúde e transporte, por exemplo.

Vender produtos x Prestar serviços

Vender produtos e prestar serviços são duas coisas completamente diferentes. Para esclarecer melhor, separamos as principais diferenças entre elas. Confira:

Tangibilidade

Produtos são bens tangíveis, que podem ser tocados, vistos e sentidos. Enquanto serviços são intangíveis, não sendo materiais físicos.

Por exemplo: quando você compra um livro, recebe um objeto físico que pode folhear, cheirar e guardar. Quando contrata um curso online, garante uma experiência de aprendizagem. 

O mesmo ocorre no caso da venda de um veículo, que é bem tangível e se configura como um produto, e as corridas feitas via aplicativos de mobilidade, que são intangíveis, dado que os motoristas estão prestando ao consumidor um serviço.

Ficou mais claro? Esperamos que sim!

Perecibilidade

Produtos podem se deteriorar, estragar e perder valor ao longo do tempo. Enquanto serviços são imperecíveis e não se desgastam nem perdem o valor com o passar do tempo. 

Ou seja, os serviços não estão ligados à durabilidade, como os produtos, mas sim à experiência positiva ou negativa que o consumidor terá ao contratá-los.

Por exemplo: quando você compra uma fruta, ela tem uma data de validade e pode apodrecer se não for consumida. Mas, quando contrata os serviços de um eletricista, os reparos realizados por ele não têm uma data limite para serem usufruídos.

Inseparabilidade

Um produto é separável quando pode ser produzido em um lugar e consumido em outro. Já um serviço é inseparável quando é produzido e consumido ao mesmo tempo e no mesmo lugar. 

Por exemplo: quando alguém compra um carro, ele é fabricado em uma fábrica e entregue em uma concessionária. Mas quando você contrata um corte de cabelo, ele é feito no salão e você sai de lá com o resultado.

Heterogeneidade

Um produto é homogêneo e tem um padrão de qualidade e características iguais para todos os clientes. Já um serviço é heterogêneo porque varia de acordo com o cliente, o prestador e o momento. 

Por exemplo: quando você compra uma garrafa de água mineral, ela tem o mesmo sabor e composição para todos os consumidores. Quando você contrata uma massagem relaxante, ela pode ser mais ou menos satisfatória dependendo do seu gosto pessoal, da habilidade do massagista e do seu estado de humor.

Propriedade

Quando um comprador adquire algum produto, o item passa a ser de posse dele. Já para o serviço, não acontece isso. 

Imagine que Rosângela comprou um curso online de marketing, ela pode adquirir mais conhecimento com o curso e aprenderá todos os ensinamentos por meio dele. No entanto, ele não é seu, mas é de propriedade de quem elaborou o curso e fez a venda.

Assim, um produto é transferível quando pode ser vendido para outra pessoa. Já um serviço é intransferível, porque só pode ser usufruído por quem o contratou. 

Simultaneidade

Na prestação de serviços, a produção e o consumo ocorrem de maneira simultânea. Assim, ao finalizar o serviço, é possível saber se o cliente ficou satisfeito ou não, o que é prioridade para as empresas que prestam serviços.

Quando você vende um produto, tem que produzi-lo antes, estocá-lo e entregá-lo ao cliente no momento da compra. Já quando você presta um serviço, precisa realizá-lo no momento em que o cliente o solicita, ou seja, há uma simultaneidade entre a produção e o consumo do serviço.

Quais os tipos de prestação de serviços?

Existem diversos tipos de prestação de serviços mais procurados, que podem ser classificados de acordo com o segmento, o público-alvo, o local de execução, o grau de especialização, entre outros critérios. Conheça alguns exemplos:

  • conserto de computadores;
  • alimentação e gastronomia;
  • jardim;
  • serviço de transporte;
  • reparos de eletrodomésticos;
  • contabilidade;
  • aluguel de equipamentos, ferramentas, máquina e veículos;
  • marketing digital;
  • assessoria de imprensa;
  • cursos e treinamentos;
  • serviços de beleza e bem-estar;
  • serviços de manutenção;
  • hotelaria;
  • academia;
  • serviços pet;
  • limpeza e dedetização.

Esses são apenas alguns exemplos dos tipos de prestação de serviços existentes no mercado. Cada um desses tipos pode ter suas próprias características, vantagens e desafios. 

Por isso, é importante conhecer bem o seu público-alvo, a sua concorrência e as suas oportunidades antes de iniciar ou expandir o seu negócio nesse setor.

Um panorama sobre a prestação de serviços no Brasil

Você sabia que o setor de serviços representa aproximadamente 70% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional e teve um crescimento de 10,9%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)?

Isso mostra como ele é um componente fundamental para o desenvolvimento da economia e gera empregos pelo país.

Como mencionamos no tópico anterior, o setor de serviços é muito diversificado e abrange segmentos como transporte, educação, alimentação, saúde, beleza, comunicação, tecnologia, entretenimento e muitos outros.

Cada segmento tem suas próprias características, desafios e oportunidades, mas todos precisam se adaptar às mudanças do mercado e às exigências dos consumidores.

Vale ressaltar ainda que a taxa de informalidade no mercado de trabalho do país subiu para 40% da população, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) contínua, que foi divulgada pelo IBGE.

Os principais desafios para empresas que atuam no setor

Alguns dos principais desafios da prestação de serviços no Brasil são: 

  • garantir a qualidade e a satisfação dos clientes; 
  • precificação dos serviços oferecidos;
  • diferenciar-se da concorrência; 
  • gerenciar os custos e as receitas; 
  • inovar e se atualizar constantemente; 
  • cumprir as obrigações legais e tributárias; 
  • dificuldade na previsão de demanda;
  • faturamento variados de acordo com a demanda;
  • capacitar e motivar os colaboradores.

Para enfrentar esses desafios, as empresas de serviços precisam investir em gestão eficiente, planejamento estratégico, marketing digital, atendimento personalizado, tecnologia e automação, parcerias e redes de relacionamento, entre outras estratégias.

A prestação de serviços é um setor dinâmico e promissor, que oferece muitas possibilidades de crescimento e desenvolvimento para os empreendedores que se dedicam a entregar soluções e experiências de valor para os seus clientes.

Por que o contrato para prestação de serviço é importante?

contrato para prestação de serviços

Para todas as prestações de serviços é recomendado elaborar um contrato, que mostra comprometimento dos envolvidos e de tudo que está sendo acordado durante o serviço.

Ele é um documento que estabelece as condições, os direitos e os deveres das partes envolvidas em uma relação comercial. 

Além disso, ele funciona como uma proteção e segurança jurídica para garantir os direitos e deveres de cada uma das partes. Isso pode evitar conflitos, mal-entendidos e prejuízos para ambas as partes.

Um bom contrato para prestação de serviço deve conter, no mínimo, os seguintes elementos: 

  • a identificação das partes;
  • o objeto do contrato;
  • o valor e a forma de pagamento;
  • o prazo de entrega do serviço;
  • as responsabilidades e as obrigações de cada parte;
  • as penalidades em caso de descumprimento do contrato;
  • a forma de rescisão do contrato.

Por isso, é recomendável que ele seja elaborado e assinado por ambas as partes, com testemunhas e reconhecimento de firma.

Quando um prestador de serviço pode ser considerado funcionário?

Um prestador de serviço se torna um funcionário quando tem horários a cumprir e seja subordinado hierarquicamente ao seu superior. Além disso, ele tem metas que precisa cumprir.

Ou seja, ele é um colaborador de empresa e não mais um prestador de serviço. Pois, normalmente o último tem os seus próprios horários e não é subordinado.

Explicaremos melhor para ficar mais claro, certo?

Um prestador de serviço é aquele que executa suas atividades com autonomia, sem seguir ordens ou horários determinados pelo contratante. Ele também assume os riscos e os custos da sua atividade, podendo inclusive prestar serviços para mais de um cliente. 

Enquanto um funcionário é aquele que está vinculado a uma empresa por meio de um contrato de trabalho, que estabelece seus direitos e deveres. Ele recebe salário fixo e benefícios, como férias, décimo terceiro, FGTS e INSS. 

Ele também está sujeito à direção e ao controle do empregador, que define as regras e as metas do seu trabalho. 

Portanto, para saber se um prestador de serviço pode ser considerado funcionário, é preciso analisar caso a caso, levando em conta os elementos da relação de trabalho. 

Lembre-se que se houver subordinação, habitualidade, pessoalidade e onerosidade, há indícios de vínculo empregatício e o prestador de serviço pode reivindicar seus direitos na Justiça do Trabalho.

Como gerenciar seu negócio de prestação de serviços?

Agora que você já sabe quais são os tipos de prestação de serviços e o seu panorama no Brasil, chegou a hora de aprender como gerenciar a sua empresa. Para isso, separamos algumas dicas que ajudarão você nesse processo. Vamos lá?

Contabilize os custos

Para ter uma boa gestão financeira, é preciso conhecer todos os custos envolvidos na prestação de serviços, como mão de obra, materiais, impostos, deslocamentos, entre outros.

Além disso, você precisa estudar cada um deles e saber separar o que são os custos variáveis e fixos. Com isso, conseguirá controlar melhor o fluxo de caixa e definir preços justos e competitivos.

Atente-se à precificação

precificação para prestação de serviços

Você já sabe que a precificação é uma das maiores dificuldades no setor de prestação de serviços, não é mesmo?

Por isso, o preço do seu serviço deve refletir o valor que ele agrega para o cliente e precisa ser calculado adequadamente. 

Para isso, você pode fazer uma pesquisa de mercado, analisar a concorrência e a demanda, e definir uma margem de lucro adequada.

Faça a gestão dos contratos

Como explicamos anteriormente, o contrato de prestação de serviços é um documento fundamental para definir a relação entre você e o cliente, além de estabelecer os direitos e deveres de cada parte. 

Por isso, deve ser elaborada uma proposta comercial clara e detalhada, incluindo o escopo, o prazo, as condições de pagamento, as garantias e as penalidades em caso de descumprimento. 

Além disso, você deve controlar os contratos vigentes e fazer reajustes periódicos conforme a inflação ou a variação dos custos.

Gerencie as equipes externas

Se você tem colaboradores que trabalham fora da empresa, como técnicos, vendedores ou consultores, você precisa gerenciá-los de forma eficaz. 

Para isso, usar ferramentas tecnológicas permite acompanhar o desempenho, a produtividade e a localização das equipes externas em tempo real. 

Além disso, é fundamental desenvolver treinamentos para as equipes, para que todos possam estar alinhados e saibam como funcionam os serviços de maneira correta.

Priorize a satisfação do cliente

prestação de serviços focada no cliente

É claro que você sabe que a satisfação do cliente deve ser a prioridade na sua empresa, certo? Pois, ele é quem consome e avalia o seu trabalho. 

Por isso, é preciso focar na entrega de soluções que resolvam seus problemas e superem suas expectativas. 

Para isso, você deve oferecer um atendimento personalizado, um serviço de qualidade e um pós-venda eficiente. 

Além disso, é fundamental coletar os feedbacks dos clientes e usar essas informações para melhorar seus processos e serviços continuamente.

Conte com a tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada de vários setores e não seria diferente com o de serviços, pois ela oferece recursos que facilitam e automatizam diversas tarefas do dia a dia. 

Por exemplo: é possível usar um sistema de gestão online que integra as áreas financeira, comercial e operacional da sua empresa. 

Assim, você pode controlar o estoque, emitir notas fiscais eletrônicas, gerar relatórios gerenciais e acompanhar os indicadores de desempenho da sua empresa em um só lugar.

Procure seguir essas dicas para gerenciar seu negócio de prestação de serviços com mais eficiência e qualidade. 

Tecnologias TOTVS para prestadores de serviços

Todo o prestador de serviço precisa utilizar a tecnologia para automatizar alguns processos e otimizar o tempo. O TOTVS Prestação de Serviços faz isso e muito mais para você!

Com ele, você pode otimizar a gestão de contratos e controlar todos os recursos que estão integrados à folha de pagamento, bem como ter mais precisão na precificação dos seus serviços.

O sistema da TOTVS é ideal para todos os tipos de segmentos, como segurança e limpeza, assistência técnica, locação de equipamentos, transporte de passageiros e muito mais.

Além disso, pode fazer o acompanhamento das equipes e de todo o ambiente externo, bem como tem uma tecnologia completa para automação de vários processos financeiros e administrativos.

Tenha uma visão completa dos custos necessários para todas as operações com o TOTVS Prestação de Serviços!​​ 

Conclusão

Neste artigo, você entendeu o que é prestação de serviços, qual a diferença entre ela e a venda de produtos, bem como soube da importância de elaborar um contrato especificando os serviços prestados.

Além disso, abordamos sobre o panorama da prestação de serviços e como ela é importante para a economia do Brasil.

Por fim, ainda oferecemos algumas dicas de como gerenciar o seu negócio e precificar corretamente o seu serviço. 

Para ajudar você em tudo isso, recomendamos ainda a utilização de um sistema completo para quem trabalha como prestador de serviços, o TOTVS Prestação de Serviços. Que tal aprender ainda mais sobre o assunto com o nosso artigo sobre terceirização de serviços?

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.