Você sabe por que investir em marketing de serviços é tão importante?

Você sabe por que investir em marketing de serviços é tão importante?

Equipe TOTVS | GESTÃO DE SERVIÇOS | 13 fevereiro, 2019

As empresas investem em estrutura, recursos humanos e soluções oferecidas e criam diferenciais poderosos perante a concorrência. Contudo, sem a correta aplicação do marketing de serviços, tais valores não são reconhecidos por seu público-alvo.

Esse processo de esclarecimento e valorização dos elementos oferecidos no serviço da empresa, por si só, já seria uma importante justificativa para a realização de bons investimentos no setor de marketing do negócio.

No entanto, como é de se esperar, a concorrência em um dos mercados mais disputados atua em grandes níveis. E é nesse cenário que o marketing é transformado em uma das ferramentas mais eficientes para o negócio.

Neste post, apresentamos um panorama de como ele é aplicado no setor de serviços, e como pode, além de gerar mais negócios, fortalecer os diferenciais da empresa, estreitar o relacionamento com os seus clientes e criar mais autoridade para a marca. Confira!

O que é marketing de serviços

Uma característica marcante dos serviços é a sua intangibilidade, o que torna o processo de convencimento dos clientes sobre a qualidade de seus atributos bem diferente do que a de um produto na prateleira de uma loja, por exemplo.

Assim, o marketing de serviços desenvolve uma série de ações e práticas que visam a educar os clientes sobre os valores de suas soluções e por que elas são mais adequadas para o seu perfil.

Uma empresa de segurança predial, por exemplo, está, entre outros benefícios, oferecendo tranquilidade para os proprietários do bem.

Mas as suas concorrentes também, certo? Então, por meio do marketing de serviços, a empresa pode apontar os atributos sobre a sua forma de oferecer segurança para os seus clientes e, assim, fazer com que ele decida conscientemente que aquele conjunto de valores é o mais adequado para o seu perfil e as suas necessidades.

8 P’s do marketing de serviços

Para fazer uma estratégia consistente, a empresa pode utilizar os 8 P’s do marketing. Para isso, é importante ter uma visão do seu negócio, usar dados de seu sistema de gestão (ERP) e demais sistemas que permitam traçar um perfil ideal de cliente. Veja a seguir!

Produto

O produto do serviço é a sua camada mais básica. Portanto, é aquela que precisa ser valorizada e realizada com o máximo de qualidade — seja a limpeza de escritórios, seja a segurança patrimonial, sejam as consultorias de TI.

Preço

Outro ponto importante a ser trabalhado pelo marketing é o preço dos serviços oferecidos. A área de finanças e comercial, por meio dos custos do negócio e demais dados no sistema ERP do negócio, criarão a estratégia de precificação ideal.

Em alguns casos, esse valor estará acima ou abaixo da concorrência. Para que seja corretamente aceito pelo público-alvo, é preciso estar alinhado com o posicionamento do negócio.

Por exemplo, uma empresa de consultoria pode ter um posicionamento exclusivo, oferecendo consultores de renome internacional. Por isso, pode pedir um preço mais alto por seus serviços. Porém, o time de marketing será o responsável por criar essa justificativa e fazer com que os clientes percebam que é um valor que poderá trazer melhores retornos de investimento.

Praça

É o local físico onde um serviço pode ser prestado. Em casos que envolvem logística de deslocamento, esse pode ser um ponto forte a ser explorado a favor do negócio.

Uma empresa de TI, por exemplo, pode desenvolver várias ações de apoio de maneira remota. Entretanto, no caso da instalação de novos equipamentos em uma organização, a proximidade fará com que os custos do processo sejam menores.

Promoção

A promoção está relacionada à forma como a empresa comunica com o seu público e o mercado. Envolve desde a logo e as personalizações de seus canais de contato, a linguagem utilizada nas redes sociais, até a escolha dos eventos que participa etc.

Processos

Esse é um dos pontos que as empresas de serviços mais utilizam para se diferenciar da concorrência, e está mais relacionado às soluções que oferece.

Portanto, ter um processo diferenciado e inovador que permita uma experiência única é fundamental para o negócio. O marketing pode explorar esse elemento não só para reforçar a sua autoridade, como também para elevar a sensação de satisfação dos clientes já estabelecidos.

Pessoas

Os funcionários e as suas qualificações para a prestação do serviço são outro ponto de destaque. O marketing pode trabalhar esse diferencial em conjunto com a área de recursos humanos, para que a equipe “vista a camisa” do negócio e esteja em sintonia com os seus valores e as suas diretrizes.

Palpabilidade

Apesar de ser intangível, a realização de um serviço deixa elementos palpáveis, como os resultados, e eles são fundamentais para uma estratégia de marketing eficaz. Por exemplo, uma conservadora predial precisa, obviamente, deixar um ambiente limpo e agradável no final de seus serviços, não é mesmo?

Produtividade

Nele, a eficiência de todos os elementos anteriores é reforçada e garante, por exemplo, que as ações do setor e, por consequência, da empresa possam ser escaladas sem a necessidade de novos investimentos.

Marketing de serviços x Marketing de produto

Existem algumas diferenças entre os dois tipos de marketing. É mais fácil compreendê-las ao analisar os seus objetos de trabalho: os produtos e os serviços.

Os produtos são elementos que não necessariamente são consumidos durante a interação entre o cliente e a empresa que o oferece, podem ser divididos, terem uma variedade extensa do mesmo fornecedor e, salvo alguns itens, terem uma perecibilidade determinada.

Os serviços, por sua vez, precisam ser consumidos durante a interação com a empresa, mesmo que de forma remota ou online.

Contratos de serviços podem ocorrer em longo prazo, porém, no caso, são oferecidos em forma de pacotes. A unidade, em si, não é facilmente dividida. Um consultor de finanças não pode estar com dois clientes diferentes ao mesmo tempo, por exemplo.

Além disso, existe uma perecibilidade clássica nos serviços. Se eles não forem consumidos conforme data e hora contratada, poderão representar um novo custo.

Se um equipamento é locado para um evento, mas não é utilizado naquele dia por motivos diversos, a ocorrência não pode se repetir nos mesmos termos contratados, por exemplo. Além disso, se a empresa de locação disponibilizou o seu serviço naquela data para um cliente, deixou de atender outros.

Por todos esses aspectos, a forma de aplicar o marketing na área de serviços precisa considerar as suas particularidades.

Principais características do marketing de serviços

Abordando as suas características, podemos colocar alguns elementos que precisam fazer parte de uma boa estratégia de marketing no setor de serviços. São eles:

  • definição de marca e fortalecimento da autoridade, uma vez que isso ajuda o cliente a associar o serviço com os valores, a credibilidade e os demais elementos do negócio;
  • posicionamento no mercado, já que a forma como uma empresa é vista pelo público pode conferir mais status e autoridade;
  • relacionamento com a base de clientes, que deve ser uma das premissas mais importantes da empresa, pois a possibilidade de contratações recorrentes tem um importante papel em suas finanças.

Por que investir em marketing de serviços

Investir no marketing de serviços, como você pôde perceber, traz um fortalecimento da autoridade da marca, melhora o relacionamento com a base de clientes e, por consequência, gera mais negócios.

Além disso, permite que a empresa atue dentro de seus custos, sem ter que fazer negociações para captação de clientes fora de suas possibilidades financeiras.

As estratégias de marketing de serviços, porém, precisam ser constantemente melhoradas e otimizadas para estar em sintonia com as demandas do mercado e as necessidades que os clientes apontam.

Quer receber dicas regulares sobre estratégias de gestão no setor de serviços? Assine agora mesmo a nossa newsletter e receba uma seleção especial e gratuita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *