Advocacia 5.0: a importância de manter seu escritório sempre atualizado

Equipe TOTVS | 02 janeiro, 2024

O conceito de advocacia 5.0 é uma resposta à sociedade que está cada vez mais conectada e digitalizada.

A ideia é promover a integração da tecnologia com os seres humanos para solucionar as questões jurídicas de forma ágil, acertada e humanizada.

Contudo, ainda existem muitos desafios para aplicação desse conceito de uma forma ampla, em especial aqui no Brasil.

Por isso, neste artigo você verá a evolução, as vantagens, desafios e as principais tecnologias para implementação da advocacia 5.0 no seu escritório.

O que é advocacia 5.0?

A advocacia 5.0 é um conceito que descreve as evoluções das práticas de direito que devem se consolidar no contexto da sociedade ultraconectada.

Ela envolve as principais tecnologias do mercado que devem ser voltadas à resolução das necessidades humanas. 

Os impactos da automação e da inteligência de dados já são evidentes em toda a cadeia produtiva industrial e chega também ao setor de serviços.

O surgimento desse conceito se deu a partir da ideia de sociedade 5.0, concebida no Japão em 2016. 

Com objetivo de integrar a tecnologia ao ser humano e ao meio ambiente, ela visa promover soluções para os problemas sociais por meio de alternativas digitais e inteligentes. 

A sociedade 5.0 é pautada pela utilização intensa das tecnologias associadas à Indústria 4.0, totalmente voltadas para o desenvolvimento humano.

Qual a diferença entre advocacia 4.0 e 5.0?

A advocacia 4.0 e a advocacia 5.0 são duas formas de exercer o direito que se baseiam no uso da tecnologia, mas que têm focos diferentes. 

Na 4.0 a tecnologia é usada como um fim, ou seja, como uma forma de automatizar processos, aumentar a produtividade e reduzir custos. 

Já a advocacia 5.0 entende a tecnologia como um meio e se propõe a atender às necessidades humanas, gerar valor e solucionar problemas sociais.

Os impactos da transformação digital para o setor jurídico

A transformação digital é um processo que envolve a adoção de tecnologias digitais para melhorar os processos, os produtos, os serviços e as experiências de uma organização. 

O setor jurídico não está indiferente a isso, tanto que cada vez mais a digitalização se torna uma realidade na área.

Impulsionado principalmente pela pandemia, o setor passou a ter muito mais agilidade após adotar processos online.

Com o uso de softwares jurídicos, plataformas de gestão, aplicativos de comunicação e outras ferramentas digitais, é possível automatizar tarefas repetitivas e burocráticas.

Atividades como a elaboração de documentos, pesquisa de jurisprudência, gestão de prazos, entre outras, serão concluídas sem necessidade de ação humana.

Isso reduz o tempo e o custo desses processos e evita a incidência de erros operacionais.

Também favorece a análise de dados por meio do uso de Big Data, jurimetria e até mesmo Inteligência Artificial para extrair insights valiosos para sua gestão.

Contudo, essas inovações trazem brechas na segurança de dados, por isso, os escritórios de advocacia precisam agregar soluções de criptografia para proteger as informações e estar em compliance com a LGPD.

Além de tudo isso, temos cada vez mais inovações surgindo, e este é o ponto em que a advocacia 5.0 começa a ganhar mais relevância no cenário jurídico.

O foco principal é humanizar o direito, mesmo em um ambiente online e digitalizado.

Para isso, qualificar as equipes é muito importante, para que utilizem a tecnologia como ferramenta e não como substituta da ação humana.

Pilares essenciais da advocacia 5.0

pilares da advocacia 5.0

Essencialmente, a advocacia 5.0 visa usar a tecnologia para acelerar processos jurídicos e trazer maior satisfação aos clientes.

Para compreender melhor esse conceito, vamos conhecer seus principais pilares:

Sociedade 5.0

A já mencionada sociedade 5.0 é um conceito que surgiu no Japão em 2016 e visa integrar a tecnologia ao dia a dia do ser humano com sustentabilidade.

Para isso, utiliza alternativas digitais e inteligentes para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. 

A sociedade 5.0 é pautada pela utilização intensa das tecnologias associadas à Indústria 4.0, totalmente voltadas para o desenvolvimento humano.

Aplicada à gestão jurídica, temos processos mais ágeis e humanizados.

Jurimetria

A jurimetria é a aplicação de métodos estatísticos e matemáticos ao direito, com o objetivo de analisar dados jurídicos e extrair informações relevantes para a tomada de decisão. 

Permite identificar padrões, tendências, riscos e oportunidades no cenário jurídico, além de auxiliar na elaboração de estratégias mais eficientes.

Machine Learning

Dentro da Inteligência Artificial temos o conceito de machine learning, que consiste em ensinar as máquinas a aprender com os dados e a realizar tarefas sem a necessidade de programação explícita. 

Com isso, as máquinas se adaptam às mudanças e se aprimoram com o tempo, o que gera resultados mais precisos e confiáveis, sem necessidade de interferência humana.

Blockchain

Essa tecnologia permite criar registros digitais imutáveis, distribuídos e descentralizados, que podem ser compartilhados entre diversos participantes de uma rede com total segurança e privacidade. 

O sistema Blockchain garante a autenticidade, a integridade e a confidencialidade dos dados e das transações a fim de evitar fraudes, falsificações e intermediários.

Internet das Coisas (IoT)

Associada a assistentes pessoais, a Internet das Coisas (IoT) aparece como uma das grandes tendências para automação de ambientes e procedimentos.

Com ela é possível que objetos se comuniquem entre si e com os usuários por meio de sensores e dispositivos inteligentes. 

Aplicado ao ramo do direito, auxilia na criação de soluções inovadoras e personalizadas para diversas áreas.

As principais vantagens da advocacia 5.0

vantagens da advocacia 5.0

A advocacia 5.0 traz diversos benefícios para os profissionais do direito e para a sociedade, como veremos abaixo:

Para o seu negócio

Aplicado aos escritórios de advocacia, o conceito possibilita a automatização de tarefas repetitivas e burocráticas, como elaboração de documentos, pesquisa de jurisprudência, gestão de prazos, entre outras.

Reduz também a recorrência de erros humanos e libera a equipe para focar em outras etapas mais estratégicas do trabalho jurídico.

Isso agrega mais qualidade ao serviço prestado, principalmente com uso de Big Data para extrair insights valiosos para a resolução de processos complexos.

Tudo isso com maior segurança ao agregar soluções de criptografia, bem como uso de certificados digitais para maior agilidade no acesso e na proteção dos dados.

Por fim, outras inovações podem contribuir para um atendimento mais humanizado mesmo a distância, oferecendo uma experiência muito mais satisfatória aos clientes.

Para a sociedade como um todo

Para a sociedade, esses benefícios vão se reverter em uma maior agilidade do setor jurídico de forma geral.

Isso significa resolução de processos em menor tempo, com muito mais transparência e acesso facilitado.

Mesmo em locais com pouca ou nenhuma infraestrutura jurídica, a advocacia 5.0 será capaz de atender com eficiência.

Por que é importante se adaptar a esse novo cenário?

O cenário digital é uma realidade que já tem impactado o setor jurídico e que tende a se intensificar com o avanço da sociedade 5.0 e da advocacia 5.0. 

Nesse contexto, é importante que os profissionais do direito se adaptem às mudanças tecnológicas e às demandas da sociedade atual.

Primeiro porque a competitividade se torna ainda mais feroz, uma vez que seu escritório não mais compete somente com aqueles geograficamente a sua volta.

Com essa alta conectividade, o cliente pode acessar serviços de um advogado a quilômetros de distância pelo celular.

Para que essa adaptação ocorra, além de investir nas tecnologias citadas, o profissional deverá também se manter atualizado e buscar qualificação para se diferenciar no mercado.

Uma tendência que tem crescido é a de advogados que buscam atender determinados nichos e se tornam referência naquele assunto.

Dessa forma, podem conquistar uma clientela mais ampla, já que não estão limitados apenas a seus arredores.

Como se tornar um advogado 5.0?

Um advogado 5.0 é aquele que se adapta às mudanças tecnológicas e às demandas da sociedade atual, por meio do uso de ferramentas digitais para otimizar os processos, aumentar a produtividade e entregar mais valor aos clientes. 

Também é aquele que foca nas atividades que exigem habilidades humanas, como criatividade, empatia, comunicação, entre outras soft skills, para oferecer atendimento personalizado, ético e humanizado. 

Nesse sentido, estar antenado no que há de novo no mercado é essencial para o profissional sair na frente.

Entender as novas legislações quanto a cibercrimes, LGPD e compliance é importante para atender às crescentes demandas.

Junte isso às inovações técnicas em ferramentas e plataformas e você poderá oferecer serviços jurídicos muito mais completos para uma maior fatia de clientes.

Dessa forma, você desenvolve uma visão ampla, porém integrada, de todo sistema jurídico bem como dos seus impactos na sociedade.

No fim, o grande objetivo de ser um advogado 5.0 é o foco no cliente para entender as suas necessidades e expectativas e oferecer soluções jurídicas que gerem valor e satisfação.

Qual será o futuro da advocacia?

futuro da advocacia

O mundo está passando por uma transformação digital acelerada, que afeta todos os setores da sociedade, inclusive o jurídico. 

Advogados e escritórios estão cada vez mais dependentes do uso da tecnologia para otimizar os processos, aumentar a produtividade e entregar mais valor aos clientes. 

Também deverão se adaptar a novas áreas do direito relacionadas à tecnologia, como direito digital, direito da inovação, direito da Inteligência Artificial e muitos outros.

Isso vai exigir dos profissionais do direito conhecimentos técnicos e multidisciplinares cada vez mais atualizados.

Pensando também nos avanços da sociedade 5.0, é imprescindível que o setor jurídico promova uma maior inclusão nos seus quadros em vários níveis.

É importante criar ambientes de pluralidade de gênero, raça, etnia, orientação sexual e religião para obter sempre visões distintas a fim de criar soluções inovadoras.

Isso tudo vai de encontro ao compromisso com a responsabilidade social e ambiental dos profissionais do direito para um futuro ecológico e sustentável.

Os profissionais terão que atuar de forma ética e sustentável, buscando promover uma sociedade mais justa, democrática e equilibrada. 

Além disso, poderão participar de projetos sociais que visam à proteção ambiental, à inclusão digital e à cidadania participativa, exercendo o seu papel de agentes de transformação social.

Software jurídico da TOTVS

A advocacia 5.0 é uma forma de exercer o direito que se adapta às mudanças tecnológicas e às demandas da sociedade atual.

Para isso, faz-se uso de ferramentas digitais para otimizar os processos, aumentar a produtividade e entregar mais valor aos clientes. 

O Software jurídico da TOTVS é a melhor opção para você que quer se tornar um advogado 5.0, pois ele oferece os seguintes recursos:

  • Tecnologia completa para departamentos jurídicos e escritórios de advocacia atendendo às necessidades específicas de cada segmento e automatizando as rotinas jurídicas e administrativas;
  • Integração com as principais tecnologias do mercado, como Inteligência Artificial, Big Data, jurimetria, blockchain, Internet das Coisas (IoT), e afins, para uma análise de dados mais eficiente;
  • Apps mobile integrados para garantir mais mobilidade na gestão jurídica, como o app de timesheet, que registra as horas trabalhadas em cada processo, o app de audiências, que permite consultar e confirmar as audiências agendadas, e o app de processos para consultas e acompanhamento dos processos em andamento;
  • Analytics para acompanhar os indicadores do seu negócio jurídico, como número de processos, valores envolvidos, riscos processuais, satisfação dos clientes etc;
  • Nova interface para garantir uma experiência ainda melhor desenvolvida em parceria com o time de UX da TOTVS e clientes, que garante uma experiência ainda melhor para os profissionais do direito, com mais facilidade de uso e navegação.

Não perca tempo e entre em contato para conhecer mais sobre o Software jurídico da TOTVS e solicitar uma demonstração gratuita! 

Conclusão

A advocacia 5.0 é uma realidade que já está impactando o setor jurídico e que exige dos profissionais do direito uma adaptação às mudanças tecnológicas e às demandas da sociedade atual. 

Para se tornar um advogado 5.0, é preciso se atualizar constantemente, se capacitar tecnicamente, se desenvolver comportamentalmente e gerar valor para os clientes.

Para isso, é fundamental contar com um software jurídico que ofereça as melhores soluções para o seu negócio. 

O Software jurídico da TOTVS é a opção mais completa para você que quer se tornar um advogado 5.0.

A solução oferece tecnologia completa para departamentos jurídicos e escritórios de advocacia, integração com as principais tecnologias do mercado, apps mobile integrados para garantir mais mobilidade na gestão jurídica e muito mais.

Com isso, você terá no seu escritório os recursos certos para uma gestão mais eficiente e execução de um serviço de excelência para seus clientes.

Aproveite para conhecer outras dicas e novidades sobre gestão assinando a nossa newsletter.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.