Logística verde: conceito, importância, exemplos e como aplicar

Equipe TOTVS | 02 junho, 2023

A logística verde é um conceito que vem ganhando cada vez mais força nos últimos anos. Mas não se trata de uma novidade para empresas que se preocupam com os impactos da sua operação no meio ambiente há décadas.

Na verdade, os princípios da eco-logística (como também é chamada) são até mesmo estabelecidos por diversas leis brasileiras, que visam a guiar as empresas para uma operação mais sustentável.

Hoje, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre logística verde, com exemplos e um passo a passo de como aplicá-la na sua empresa. Boa leitura!

totvs logística

Qual o conceito de logística verde?

Logística verde é um termo que tem origem no inglês “green logistics“, também traduzido como eco-logística.

Trata-se de um conjunto de medidas e ações sustentáveis nos processos logísticos de uma empresa.

Seu principal objetivo é ajustar os processos para que eles causem menos impactos ao meio ambiente.

Para implementar a eco-logística, é preciso estar atento a alguns pontos, como a produção, armazenamento, transporte, retorno e reaproveitamento dos resíduos que foram produzidos pela empresa.

A ideia é que cada uma das etapas de produção e distribuição da empresa seja planejada de modo a reduzir os impactos ambientais naturais da operação daquela indústria ou companhia.

Qual a diferença entre logística reversa e logística verde?

Ambas são práticas sustentáveis, porém a logística verde considera muito mais a proteção ambiental, enquanto a reversa foca na otimização de custos.

Dentro das principais práticas da eco-logística está o reaproveitamento de resíduos, o que demanda uma logística reversa eficiente.

Então, podemos afirmar que são conceitos que se complementam e contribuem para um uso sustentável dos recursos de um negócio.

Nesse sentido, consideramos a logística reversa como uma parte da logística verde, que tem como objetivo dar atenção aos produtos, mesmo quando já foram entregues.

Para atingir tais objetivos, a empresa precisa criar um planejamento estratégico que esteja preocupado com a sustentabilidade.

Enquanto algumas empresas criam o seu próprio projeto de logística reversa, outras participam de projetos coletivos que facilitam a dinâmica da empresa.

Adotar medidas sustentáveis também é um ponto positivo quanto à competitividade, pois muitos consumidores levam essas questões em consideração.

Por isso, é importante também divulgar essas ações para que a sociedade e o mercado estejam cientes dos posicionamentos da sua instituição.

Quais são os objetivos da logística verde?

Como vimos, o principal objetivo da logística verde é diminuir o impacto da produção industrial e dos transportes sobre o meio ambiente. 

Podemos resumir seus objetivos nos seguintes termos:

  • Ser capaz de medir a pegada de carbono das operações logísticas e, assim, ter um ponto de partida para considerar medidas em prol da sustentabilidade;
  • Diminuir a poluição do ar, solo, água e sonora, medindo os impactos de cada uma das áreas logísticas, em especial aquelas vinculadas ao transporte;
  • Promover o uso racional dos recursos, reaproveitando materiais, contêineres e reciclando embalagens;
  • Fazer com que a sustentabilidade se torne extensiva à cadeia de suprimentos, trazendo consigo a concepção de produtos e packing, sendo que ambos devem ser projetados para minimizar os impactos ambientais.

Qual a importância da logística verde?

Apesar da logística verde parecer um diferencial entre as empresas, na verdade, se trata de uma obrigação prevista em lei e de responsabilidade ambiental.

Leis como a Política Nacional do Meio Ambiente (Lei no 6.938/81); Lei dos Crimes Ambientais (Lei no 9.605/98); Lei dos Agrotóxicos (Lei no 7.802/89); Política Nacional de Resíduos Sólidos, ou PNRS (Lei no 12.305/10); e a Lei do Zoneamento Industrial (Lei no 6.803/80) são a maior prova disso.

Todas essas regulamentações têm como objetivo auxiliar as empresas na diminuição dos danos ao meio ambiente, estabelecendo normas que devem ser seguidas e respeitadas para uma manutenção dos recursos naturais do planeta.

Por isso, os consumidores estão cada vez mais atentos às políticas sustentáveis adotadas pelas marcas.

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 55% do público entrevistado prioriza empresas que têm foco em cuidar do meio ambiente e mostram essa preocupação por meio de ações como o retorno de embalagens, por exemplo.

Conheça as etapas da cadeia produtiva da logística sustentável

Para que a sua empresa tenha uma cadeia produtiva mais ecológica, é importante conhecer de que forma a eco-logística pode atuar nos mais diferentes processos de fabricação, manutenção, estoque e logística de entrega.

Até nas etapas mais simples de operação, é possível buscar formas de reciclagem ou reuso para reduzir os danos ao meio ambiente e também os custos, tornando sua empresa mais eficiente e produtiva.

Veja qual a ‘solução verde’ para cada etapa a seguir:

  • Empacotamento: prioridade de uso de embalagens biodegradáveis ou redução de uso de matéria-prima;
  • Carga e descarga: redução de desperdício e investimento em soluções inteligentes e tecnológicas nos meios de produção;
  • Armazenamento: organização e gestão para facilitar o transporte;
  • Transporte: preferência por veículos que emitem menos gases do efeito estufa e que demandam menos energia, assim como investimento em soluções como sistemas de roteirização;
  • Distribuição: redução de custos em deslocamento ou na produção de resíduos gerados em entregas;
  • Gestão de dados: retenção de informações sobre todo o processo produtivo para analisar melhorias, reduzir desperdícios e entender o que pode se tornar mais eficiente e ecológico;
  • Reciclagem e reutilização: buscar soluções para coleta e reciclagem de material de fabricação ou de produtos.

Onde a logística verde se aplica?

A logística verde é uma mudança que pode ser implementada por todas as empresas, independente do segmento ou do porte da organização.

As principais boas práticas desse tipo de logística consistem na redução de danos ao meio ambiente.

Para que as empresas estejam dentro das legislações vigentes e ainda possam contribuir para uma operação mais sustentável, elas podem propor mudanças como:

  • Redução de emissão de poluentes;
  • Reciclagem e reutilização de produtos e embalagens;
  • Rastreio e coleta de resíduos para coleta;
  • Roteirização para melhorar a eficiência de rotas e reduzir o tempo de uso de transportes.

Quais os principais desafios enfrentados pelo setor?

Na prática, muitas empresas acabam se deparando com obstáculos que dificultam a implementação da logística verde. Os principais desafios do setor incluem:

  • Dependência dos combustíveis fósseis: ainda não existem tantas soluções eficazes e viáveis que permitam diminuir o nível de dependência dos combustíveis fósseis para o transporte de mercadorias;
  • Entregas de última milha: especialmente com o boom de e-commerces nos últimos anos, as empresas estão enfrentando desafios maiores para atender a demanda de entregas em tempos recordes;
  • Falta de investimento em tecnologia e infraestrutura: a falta de recursos e limitações do setor logístico também atrasam o avanço de soluções mais sustentáveis, já que uma das etapas da logística verde consiste no investimento de ferramentas tecnológicas para otimizar roteirização e outras etapas da cadeia produtiva.

O que é o Programa de Logística Verde Brasil?

O PLVB é um dos programas mais famosos no país, pois trata-se de uma iniciativa de empresas brasileiras que firmam um compromisso de responsabilidade socioambiental.

Entre os vários objetivos do PLVB, estão as metas de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, especialmente de dióxido de carbono (CO2), mas também de outros poluentes emitidos em operações de logística no Brasil.

8 Exemplos de empresas que praticam a logística verde 

Para muitas marcas nacionais e internacionais, a eco-logística não é nenhuma novidade.

Por conta da necessidade urgente de transformação sustentável, muitas empresas já inovaram para tornar as operações logísticas mais eficientes e menos agressivas ao meio ambiente.

Além disso, deixam suas operações menos agressivas ao meio ambiente, que é um bem coletivo e fonte de insumos essenciais.

São exemplos famosos de logística verde Natura, HP e Philips, entre outras empresas. 

Veja abaixo de que forma essas grandes corporações implementaram essas soluções:

1. Natura

A Natura é uma empresa bastante conhecida por sua preocupação com o meio ambiente. Por isso, a marca está sempre entre os destaques de empresas que fazem ecodesign e que promovem a reutilização de resíduos, embalagens e materiais de divulgação.

Para implementar uma logística mais sustentável, a Natura apresenta dois programas: a Logística Reversa e o Carbono Neutro Dois.

Esse primeiro programa, criado em 2007, tem como objetivo principal melhorar o ciclo de vida das embalagens, que são recolhidas para reciclagem após o uso.

O programa Carbono Neutro, lançado em 2001, é uma ação da empresa que visa reduzir as emissões de gases emitidos em toda a cadeia produtiva, desde a produção dos produtos até o transporte aos clientes finais.

Foi dentro desse programa que a empresa conseguiu desenvolver embalagens de polietileno verde, que são 100% recicláveis e produzidas com base na cana-de-açúcar.

2. HP

A HP é uma empresa internacional bastante famosa por suas estratégias de logística verde. No Brasil, o programa implementado se chama “HP Planet Partners Brasil”.

Na prática, a empresa desenvolve uma série de ações que visam a reduzir os danos ao meio ambiente, como o cuidado no recolhimento e descarte de materiais como cartuchos e toners, que não devem ir para lixos comuns.

Uma das ideias do programa é ter uma agenda para recolher e reciclar as novas peças, sem custo para os clientes.

A empresa conta com mais de 400 pontos de descarte e disponibiliza esse serviço para consumidores finais e empresas do setor público e privado.

3. Philips

Assim como a HP, a Philips também tem um programa para reduzir o descarte inadequado de materiais no lixo comum, mas nesse caso o recolhimento é de peças e objetos eletrônicos.

Além de materiais eletrônicos, a empresa também realiza a coleta de pilhas, lâmpadas e outros resíduos que ou serão reutilizados ou descartados da maneira correta.

4. Ambev

A Ambev instituiu o Programa de Frota Compartilhada, que consiste em otimizar o uso dos caminhões para transportar produtos de diferentes marcas do grupo.

Dessa forma, o número de viagens é reduzido, o que diminui a pegada de carbono gerada pela companhia, além de manter veículos rodando sempre carregados.

Segundo a empresa, em cinco meses após a implementação, a emissão de CO2 na atmosfera foi reduzida em quase duas toneladas. 

Outro exemplo é o uso de tecnologia para aumentar a eficiência do transporte de matérias-primas, insumos e produtos. Essa ação reduz também o consumo de óleo diesel, o que otimiza as operações logísticas da companhia.

A empresa utiliza sistemas de roteirização, rastreamento e monitoramento dos veículos, além de treinar os motoristas para uma condução econômica e segura.

5. O Boticário

As ações de logística verde utilizadas pelo O Boticário vão mais na linha do uso da logística reversa.

O Boti Recicla é um programa que convida os consumidores a devolverem embalagens vazias de qualquer marca.

A empresa recolhe esses resíduos dos cosméticos para fazer a reciclagem ou o descarte apropriado, mesmo com itens de concorrentes.

O programa possui por volta de 4 mil pontos de coleta espalhados em mais de 1.500 municípios brasileiros e gera renda para as famílias que trabalham nas cooperativas parceiras. 

É uma forma de diminuir a poluição do meio ambiente e ainda retornar para comunidade em forma de geração de renda para os cooperados.

Além disso, O Boticário utiliza os resíduos reciclados para produzir mobiliário e decoração das lojas sustentáveis e unidades construtivas.

Essas construções são utilizadas para vários fins, como pontos de venda da marca, espaços escolares e muito mais.

6. Pão de Açúcar

A rede Pão de Açúcar tem o projeto de Logística Reversa Taeq, que consiste em gerenciar o ciclo de vida das embalagens.

O recolhimento é feito por meio das Estações de Reciclagem e nos Caixas Verdes localizados nas lojas do grupo. 

Essas embalagens são utilizadas pela marca exclusiva Taeq, que oferece produtos saudáveis e naturais. 

O GPA (Grupo Pão de Açúcar) também constrói lojas sustentáveis, que seguem padrões de eficiência energética.

Dentre as medidas adotadas por essas lojas, estão o uso racional da água, a gestão de resíduos e os selos de qualidade ambiental.

7. McDonald’s

A rede de fast food McDonalds é bastante engajada com a responsabilidade ambiental e social na sua operação.

O programa de reciclagem de óleo de cozinha usado em seus restaurantes é uma das ações implementadas pela marca.

Isso permite que a operação seja mais sustentável já que pega o óleo sujo que seria descartado na natureza e dá um uso operacional a ele.

Segundo o site da empresa, o óleo é coletado por uma empresa especializada e transformado em biodiesel.

Esse combustível é utilizado principalmente para abastecer os caminhões que transportam os produtos da rede. 

Assim, o McDonalds reduz o descarte de resíduos e as emissões de gases poluentes na mesma iniciativa sustentável.

Em complemento, a empresa adotou o uso de embalagens recicláveis e biodegradáveis, que diminuem o impacto ambiental do consumo de seus produtos.

8. Coca-Cola

A Coca-Cola, gigante no mercado de bebidas, tem seu próprio projeto, o “Mundo sem Resíduos”. 

A meta da empresa é recolher 100% das embalagens que coloca no mercado até 2030 e destiná-las para reciclagem ou reutilização. 

A Coca-Cola também investe em fornecedores locais de frutas, que são usadas como insumos para seus sucos e refrescos.

Também faz um controle rigoroso da qualidade e da conservação desses produtos para entregar ao consumidor final sempre a excelência em produtos.

Além disso, a empresa busca otimizar o transporte e a distribuição de suas bebidas, usando rotas inteligentes, veículos eficientes e parceiros estratégicos.

4 práticas da logística verde

Para superar esses desafios e implementar a logística verde na sua empresa, é preciso adotar algumas práticas essenciais que envolvam toda a operação.

A sustentabilidade deve estar presente em todas as etapas da cadeia de suprimentos para que seja de fato eficiente.

Veja a seguir as principais práticas para aplicar a eco-logística ao seu negócio:

1. Logística reversa

A logística reversa é uma parte da eco-logística conforme abordamos em tópicos anteriores e aqui vamos detalhar melhor.

Ela tem como objetivo dar atenção aos produtos mesmo depois que eles foram entregues aos clientes, ou seja, destina os resíduos gerados.

Na prática, consiste essencialmente no recolhimento de materiais para reciclagem, descarte correto de itens poluentes entre outras ações.

Para resíduos que apresentam maior risco  como óleos lubrificantes, pneus, baterias e outros químicos, há uma legislação que exige o descarte apropriado. 

Essa regulamentação é feita pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)

A documentação estabelece a responsabilidade compartilhada entre fabricantes, distribuidores, comerciantes, consumidores e poder público na gestão de descarte de resíduos.

No entanto, mesmo quando a logística reversa não é obrigatória, é recomendável que sua operação a faça para a sustentabilidade da atividade.

2. Transporte sustentável

O transporte sustentável é um termo utilizado para definir todas aquelas estratégias que visam a melhorar a locomoção de cargas e pessoas nas cidades.

Ao garantir o direito de ir e vir com mais praticidade e sem prejudicar o meio ambiente, esse modelo é muito benéfico para sociedade com um todo.

Ele envolve a utilização de meios de transporte que reduzam os impactos ambientais, como a emissão de gases poluentes, o consumo de combustíveis fósseis, o ruído e o congestionamento.

Como efeito colateral à maior utilização de alternativas de transportes sustentáveis, o trânsito é reduzido o que melhora a mobilidade urbana como um todo.

Algumas das alternativas de transporte sustentável são:

  • Transportes coletivos, como ônibus, metrôs e trens, que transportam um grande número de pessoas com menos veículos e menos emissões de CO2;
  • Transportes ativos, como caminhadas e bicicletas, que promovem a saúde física e mental dos usuários e não emitem poluentes;
  • Transportes elétricos, como carros, motos e patinetes elétricos, que utilizam energia limpa e renovável além de terem baixo nível de ruído;
  • Transportes compartilhados, como caronas, táxis e aplicativos de mobilidade, que otimizam o uso dos veículos e reduzem o número de viagens individuais e consequentemente de carros nas vias.

Isso libera o fluxo de veículos nas principais vias, permitindo que o transporte de cargas também seja otimizado.

3. Uso de matérias-primas sustentáveis

Essa é outra prática fundamental da logística verde que visa a reduzir o impacto ambiental da produção e do consumo de bens. 

As matérias-primas sustentáveis são aquelas que têm origem em fontes renováveis, que não agridem o meio ambiente e que podem ser recicladas ou reutilizadas.

Os principais exemplos de matérias-primas sustentáveis são:

  • Algodão orgânico, que é cultivado sem agrotóxicos e com menor consumo de água;
  • Bambu, que é uma planta de rápido crescimento e que pode ser usada para fabricar móveis, utensílios e tecidos;
  • Borracha natural, que é extraída da seringueira e que pode substituir a borracha sintética derivada do petróleo;
  • Papel reciclado, que é produzido a partir de papel usado e que economiza recursos naturais e energia elétrica.

4. Embalagens mais ecológicas

Seguindo o mesmo conceito das matérias-primas sustentáveis, as embalagens ecológicas também representam menor impacto ambiental. 

Elas podem ser feitas de materiais biodegradáveis, reciclados ou recicláveis, que reduzem a geração de resíduos e a poluição. 

As embalagens ecológicas também podem ter um design mais eficiente, que otimiza o espaço e o peso dos produtos.

Com isso, um maior volume pode ser transportado, diminuindo os custos das viagens.

Outras vantagens das embalagens ecológicas são:

  • Redução dos custos com matéria-prima, transporte e armazenamento;
  • Melhoria da imagem da marca perante os consumidores conscientes;
  • A contribuição para a preservação dos recursos naturais e a diminuição das emissões de carbono;
  • A conformidade com as normas ambientais vigentes.

6 estratégias para aplicar a logística verde em suas operações

Confira agora algumas estratégias para aplicar a logística sustentável na sua operação:

1. Faça uma avaliação criteriosa dos fornecedores

Uma das principais ações que a sua empresa pode tomar para garantir uma operação com menos impacto ao meio ambiente é avaliar criteriosamente seus fornecedores.

Quais são as empresas que oferecem a matéria-prima que você utiliza para fazer seus produtos? Quais são as atitudes dessas empresas em relação às políticas ambientais? Trata-se de negócios em acordo com as legislações vigentes sobre o assunto?

Se você deseja implementar a eco-logística de fato na sua empresa, perguntar-se sobre essas questões é fundamental, pois, como vimos, a ideia é ter toda uma cadeia produtiva que seja sustentável, não somente uma operação que cause menos impactos.

2. Atente-se ao layout dos armazéns

Outra estratégia muito eficiente para implementação da logística mais sustentável é se atentar ao layout dos armazéns para conseguir uma instalação mais eficiente.

A ideia aqui é reduzir os desperdícios por meio da melhoria global dos processos, seja reduzindo os deslocamentos dentro do armazém, prevenindo danos no estoque, evitando que mercadorias estraguem, estabelecendo processos de controle de qualidade etc.

3. Faça o gerenciamento de resíduos e desperdícios

Também é possível implementar a eco-logística na sua empresa por meio de processos de gerenciamento de resíduos e desperdícios.

Você pode, por exemplo, estabelecer processos de classificação dos resíduos de acordo com os materiais a reciclar, ou seja, separar o que será descartado.

Outros exemplos são reduzir ao máximo o uso de papel nos armazéns por meio da implementação de soluções tecnológicas, ou controlar a gestão de resíduos especiais para que sigam os procedimentos adequados de reciclagem.

4. Invista na manutenção preventiva da frota

As empresas que trabalham com entregas ou atendimento a domicílio podem implementar a eco-logística por meio da manutenção preventiva da frota.

Realizando a manutenção preventiva da frota, é possível não somente gastar menos no longo prazo, mas também evitar desperdícios, diminuindo o impacto dos veículos sobre o meio ambiente.

5. Aposte em tecnologias limpas

Apostar em tecnologias limpas, ou seja, que possuem quase nenhum impacto sobre o meio ambiente, também é uma forma de diminuir os impactos da sua operação no meio ambiente.

No caso de empresas de entrega, por exemplo, investir em uma frota elétrica, que não consuma combustíveis fósseis, é uma ótima opção.

6. Garanta eficiência na gestão de frotas

Por fim, uma das maneiras mais eficientes de implementar a logística verde na sua empresa é por meio de uma gestão de frotas eficiente.

A gestão de frotas é uma série de estratégias e metodologias que são implementadas no gerenciamento de uma frota de veículos que pode atingir diversos objetivos.

Por meio da gestão de frotas, é possível, por exemplo, reduzir os gastos com combustível, evitando que os veículos tenham de trafegar por rotas muito longas.

Isso acaba tendo um impacto direto tanto no bolso do empresário quanto no meio ambiente, já que menos combustível será gasto para realizar as entregas.

Suíte Logística da TOTVS

A TOTVS é a empresa líder em tecnologia e inovação para vários segmentos, incluindo os processos logísticos. 

Nossas tecnologias atendem às necessidades de gestão, controle e otimização dos processos logísticos de diversos tipos e tamanhos de empresas.

Com a Suíte Logística da TOTVS, você pode:

  • Agendar e gerenciar as suas entregas e coletas com o TOTVS Agendamentos, uma ferramenta que permite a integração entre transportadoras, clientes e destinatários, facilita a comunicação e a rastreabilidade das operações;
  • Controlar e monitorar o fluxo de veículos e cargas no seu pátio com o TOTVS YMS, um sistema que automatiza as atividades de recebimento, expedição, alocação e liberação de veículos, o que aumenta a produtividade e a segurança dos processos;
  • Realizar checklists digitais de forma rápida e prática com o TOTVS Checklist, que permite a verificação das condições dos veículos, equipamentos e mercadorias, gerando relatórios e alertas em tempo real;
  • Gerenciar o seu estoque de forma inteligente e integrada com o TOTVS WMS SaaS, uma solução em nuvem que oferece funcionalidades de endereçamento, separação, inventário, conferência e expedição de mercadorias, garantindo a acuracidade e a rastreabilidade dos itens;
  • Acompanhar e otimizar as suas rotas de entrega com o TOTVS Coleta e Entrega, uma solução que permite a visualização das rotas em mapas, a emissão de documentos fiscais eletrônicos, a captura de assinaturas digitais e a atualização do status das entregas.

Conheça todas as tecnologias TOTVS para logística e otimize as operações no seu negócio.

Nova call to action

Conclusão

A logística verde é fundamental para que as empresas sejam capazes de diminuir os impactos da sua operação sobre a natureza.

Em teoria, trata-se de uma forma de seguir a legislação vigente e atrair mais clientes para a empresa. 

Mas, na prática, é uma forma de garantir o bem-estar das gerações futuras.

Uma das melhores formas de começar a aplicar hoje mesmo esse tipo de iniciativa na sua empresa é por meio de tecnologias especialmente desenvolvidas para a gestão logística de empresas, proporcionando um impacto menor sobre o meio ambiente e ajudando a economizar recursos com a operação.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.