Assinar documento pelo celular: vantagens e ferramentas

Equipe TOTVS | 19 maio, 2022

Será que assinar documento pelo celular é algo viável? No mundo corporativo, existem negócios que são fechados em instantes, e a mobilidade, junto com a assinatura digital, viabilizam isso. 

Ao eliminar a burocracia dos processos de assinatura à mão, as partes ganham tempo e tornam mais prática a formalização das relações comerciais.

Por isso, é importante aprender como assinar documentos pelo celular. Assim, você poderá trabalhar com rapidez de onde estiver.

Neste post, mostramos as vantagens de assinar documentos pelo celular e abordamos algumas dúvidas comuns que surgem sobre o tema.

Como assinar um documento pelo celular Android ou iOS? Qual o melhor assinador digital?

Respondemos a essas perguntas e a muitas outras no artigo a seguir. 

Confira!

Quais são as vantagens de assinar documento pelo celular?

Por que aprender como assinar documento pelo celular? Porque isso pode fazer com que você aproveite uma grande oportunidade para sua empresa.

Assinar documento pelo celular traz uma série de benefícios, que apontamos a seguir.

Agilidade

A primeira grande vantagem de assinar documentos pelo celular é a agilidade do processo como um todo. 

Existem soluções que tratam do ciclo de vida de um contrato, desde a criação do documento até a gestão de armazenamento. Tudo isso na palma da mão. 

Isso significa que você pode utilizar uma única ferramenta para lidar com todas as etapas da assinatura com agilidade.

Praticidade

Seguindo no mesmo sentido da agilidade, utilizar o celular para fazer a gestão de assinaturas traz maior praticidade ao usuário. 

Ele é um aliado na hora de consultar e assinar documentos de qualquer lugar. Não é necessário esperar chegar ao escritório para formalizar um negócio. 

Com a internet móvel, passamos a ter uma alternativa prática e simples para lidar com os documentos.

Sustentabilidade

Você provavelmente já ouviu falar nos critérios ESG, certo? Um deles diz respeito às práticas de sustentabilidade que uma empresa adota em sua rotina.

Assinar documentos pelo celular é uma prática muito simples que contribui para que a organização se fortaleça na adoção do critério sustentável.

Não há necessidade de imprimir documentos e gastar insumos de escritório com assinaturas manuais. Quanto menor o uso de papel, melhor, certo?

Vale pontuar que negócios sustentáveis são melhor conceituados no mercado consumidor, que está cada vez mais preocupado com o meio ambiente.

Se você pode aprender como assinar um documento digitalmente pelo celular, em qualquer lugar e a qualquer momento e, além disso, atender à sustentabilidade, por que não?

Mobilidade

A vantagem mais óbvia de saber como assinar documentos pelo celular é a mobilidade. 

Você não precisa mais se ater a determinados ambientes para dar andamento aos negócios. Suas vendas podem acontecer de qualquer lugar, com segurança jurídica e rapidez. 

Está convencido das vantagens de aprender como assinar um documento digitalmente pelo celular? Então chegou a hora de aprender a fazer isso!

Como faço para assinar um documento online?

Como assinar documento pelo celular?

Para assinar documentos digitalmente, muitas pessoas utilizam o notebook ou um computador desktop. Mas a tecnologia nos trouxe os dispositivos móveis, e hoje já temos aplicativos para assinar documentos pelo celular.

Você sabia que existem ferramentas que possibilitam essa assinatura eletrônica pelo seu smartphone?

Podemos encontrar aplicativos no mercado que estão disponíveis para Android e iOS. Sim, isso significa que é possível assinar digitalmente um documento por iPhone.

Alguns apps são gratuitos e envolvem uma caneta virtual controlada pela ponta dos dedos na tela da ferramenta.

Um dos pontos negativos desses aplicativos é a usabilidade para certos usuários. Além de utilizar a ponta dos dedos para fazer a assinatura, é preciso clicar onde você quer colocá-la após assinar. 

É preciso destacar também que alguns aplicativos gratuitos para assinar documentos pelo celular apresentam recursos básicos. Outros têm também limitação no número de documentos que podem ser assinados.

Diante dessas dificuldades, como faço para assinar um documento online? Uma opção é utilizar a função arquivos do iPhone.

Função arquivos do Iphone

Para assinar documento pelo celular iPhone, você não precisa de nenhum aplicativo específico.

O smartphone já possui um aplicativo nativo (“Arquivos”), em que você pode encontrar os documentos que deseja assinar. Veja os passos para assinar documento pelo celular iPhone:

  1. Abra o arquivo;
  2. Toque no botão com o símbolo de uma caneta;
  3. Aperte no símbolo “+”;
  4. Clique na opção “Assinatura”;
  5. Assine o documento e toque em “OK” para salvá-lo.

Sistema de assinatura eletrônica

Você acabou de aprender como assinar um documento digitalmente pelo celular por meio de aplicativos. 

Como vimos, alguns apresentam limitações nas versões gratuitas, enquanto outros dependem de escrever a assinatura na tela, o que nem sempre atende ao usuário.

Além dessas opções, como assinar documentos pelo celular? Com um sistema de assinatura eletrônica que apresente também uma versão mobile.

Vantagens do sistema de assinatura eletrônica

Pensadas exclusivamente para assinar documentos digitalmente, essas plataformas garantem a segurança e a validade jurídica das assinaturas

Por serem específicas para esta finalidade, elas permitem ao usuário fazer a gestão centralizada de um grande volume de assinaturas e documentos. 

Em geral, o sistema de assinatura eletrônica dá ao usuário a opção de utilizar assinaturas eletrônicas e assinaturas digitais com certificados do tipo A1 e A3.

Busque uma plataforma que, mesmo na versão teste, não limita o número de arquivos que você pode assinar. 

Vamos passar então às dúvidas mais frequentes sobre assinar documento digitalmente pelo smartphone?

Assinar documento pelo celular: dúvidas frequentes

Como vimos, assinar documento pelo celular traz uma série de vantagens aos usuários. A praticidade e a agilidade na hora de fechar negócios são muito importantes no ambiente corporativo.

Pensando em facilitar ainda mais a compreensão sobre essa prática, separamos três dúvidas frequentes sobre o assunto.

Como assinar documento pelo WhatsApp? Qual o melhor assinador digital gratuito? Qualquer documento pode ser assinado pelo celular?

Vamos lá!

Como assinar documento pelo WhatsApp?

O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado por brasileiros. Sua versão de negócios (WhatsApp Business) é bastante utilizada para aumentar a produtividade das equipes e garantir mais vendas para a empresa. 

Porém, será que ele é também uma ferramenta para assinatura digital? Como assinar documento pelo WhatsApp?

A plataforma, por si só, não oferece o recurso de criar o documento e assiná-lo. 

Porém, é possível utilizar um aplicativo ou sistema de assinatura eletrônica para criar o documento e compartilhá-lo pelo WhatsApp, solicitando a assinatura das partes envolvidas.

Mas essa é uma prática arriscada no que diz respeito à segurança dos dados. Afinal, há muitos links recebidos pelo WhatsApp que são ações de cibercriminosos, certo?

Diante disso, é fundamental garantir a integridade e a segurança jurídica do documento por vias mais seguras, e utilizar o WhatsApp apenas para compartilhamento.

Qual o melhor assinador digital gratuito?

Existem vários aplicativos para assinar documentos pelo celular, como acabamos de pontuar. Você deve escolher uma solução que atenda às suas necessidades.

Porém, quando pensamos no conceito de assinador digital, devemos lembrar que é um software que utiliza criptografia para garantir a segurança e a validade da assinatura.

Em geral, as soluções gratuitas apresentam recursos limitados, além de limite no número de documentos.

Portanto, antes de escolher uma ferramenta, avalie a demanda da sua empresa e escolha aquela mais adequada para a sua realidade.

Afinal, não adianta ter uma solução gratuita para assinar documento pelo celular se ela não atenderá ao seu volume de contratos, certo?

Qualquer documento pode ser assinado pelo celular?

Todos os tipos de documento podem ser assinados pelo celular, desde que você utilize uma solução que garanta 100% da validade jurídica deles.

Que tal conhecer o TOTVS Assinatura Eletrônica, que possui uma versão mobile?

TOTVS Assinatura Eletrônica

O TOTVS Assinatura Eletrônica é a ferramenta da maior empresa de tecnologia do Brasil, voltada para a gestão centralizada de assinaturas eletrônicas.

Além de garantir total segurança e 100% de validade jurídica aos documentos, ela apresenta uma ferramenta móvel, o app Minha Assinatura Eletrônica.

Confira o vídeo de demonstração da solução:

Com a versão mobile do TOTVS Assinatura Eletrônica, você acessa pelo celular ou tablet os principais recursos da plataforma.

Dentre eles, estão o cadastro, busca, publicação e assinatura de documentos, controle de pendências e recebimento de notificações push das movimentações que envolvem o processo de assinatura dos arquivos digitais. 

Disponível para Android ou iOS, o app Minha Assinatura Eletrônica pode ser utilizado sem custo adicional pelos usuários do TOTVS Assinatura Eletrônica. 

Conheça tudo sobre a TOTVS Assinatura Eletrônica e experimente grátis a ferramenta por 30 dias!

Nova call to action

Conclusão

Profissionais que escolhem assinar documentos pelo celular usufruem de agilidade e praticidade em sua rotina. 

São diversas ferramentas à disposição para assinar documentos por Android ou iOS. Dentre elas, se destaca o sistema de assinatura eletrônica, que é voltado especificamente para esta finalidade.

Sabendo das demandas empresariais, a TOTVS possui uma solução segura e intuitiva, também disponível em versão mobile.

Que tal aprender um pouco mais sobre assinatura eletrônica?

Continue acompanhando o blog da TOTVS e não deixe de assinar a newsletter!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.