Imobiliária digital: entenda como funciona!

Equipe TOTVS | 20 abril, 2023

Até pouco tempo atrás, as imobiliárias eram associadas a processos extremamente burocráticos. Mas, a realidade mudou. O desenvolvimento das tecnologias e da internet fizeram nascer o conceito de imobiliária digital. 

Esses tipos de empresas contam com ferramentas que permitem, primeiramente, uma rotina de trabalho mais simples e ágil. A consequência disso, claro, é a melhora do atendimento aos clientes e, também, o poder de atrair novos interessados em imóveis. 

Então, para quem deseja começar um negócio, essas de imobiliárias representam um potencial de sucesso enorme. Só que, antes de colher os frutos do trabalho, é preciso saber como começar uma imobiliária de modo digital. 

É exatamente sobre isso que vamos falar por aqui. Neste conteúdo, você vai entender como dar um pontapé inicial. Além disso, em quais ferramentas apostar para oferecer serviços de excelência em sua imobiliária digital. Acompanhe! 

O que é uma imobiliária digital?

Uma imobiliária digital tem a mesma função de uma imobiliária comum (presencial). Sendo assim, o negócio serve para pessoas pesquisarem e encontrarem imóveis, sejam eles para aluguel ou para compra. 

A grande diferença é que a imobiliária digital realiza todos os seus serviços e atividades de modo online. Então, por exemplo, em vez de um possível inquilino ter que ir até um apartamento para conhecê-lo, a imobiliária virtual, primeiramente, disponibiliza um tour digital. 

Com isso, dá para conferir todos os cômodos e, até mesmo, os mínimos detalhes do apartamento (independentemente de onde o futuro inquilino esteja). Daí, se ele gostar do imóvel, é possível agendar uma visita. 

Sem dúvidas, essas imobiliárias que atuam digitalmente são alternativas que oferecem muito mais praticidade tanto para os clientes quanto para as próprias imobiliárias. 

Observação: o tour virtual é só um dos exemplos de serviços digitais. Há, ainda, muitos outros tipos disponíveis. 

Nova call to action

Como funciona uma imobiliária virtual?

Todo o funcionamento das imobiliárias digitais é feito por meio da tecnologia. Então, quem deseja ter ou aprimorar um negócio como esse precisa entender e possuir diferentes recursos tecnológicos

O primeiro passo é contar com um site de qualidade, que ofereça facilidade de acesso e navegação aos usuários. 

Além disso, a imobiliária virtual precisa ter ferramentas específicas para poder, por exemplo, criar contratos e solicitar a assinatura dos clientes.  

Outra preocupação é reunir fotos e vídeos de extrema qualidade para mostrar os imóveis aos clientes. Não menos importante, o dono de uma imobiliária virtual também tem que investir em ações de marketing digital

Sem isso, não dá para divulgar o próprio negócio de forma qualitativa e, consequentemente, atrair novos clientes. 

Alguns exemplos de ações voltadas ao marketing digital é ter otimização de sites para motores de busca (SEO — Search Engine Optimization), anúncios de imóveis divulgados nas redes sociais, criação de conteúdos (textos, vídeos e fotos) por equipes especializadas etc. 

Enfim, o ponto-chave é estabelecer e sempre buscar melhorias para os recursos tecnológicos da imobiliária, ok? 

Daqui a pouco, vamos falar mais sobre como ter uma imobiliária digital. Continue por aqui!

Exemplos de imobiliárias digitais no Brasil

As imobiliárias digitais podem até ser novidade para muitas pessoas, mas, não é de hoje que elas marcam presença no mercado imobiliário brasileiro. Desde o início dos anos 2000, esse tipo de negócio já existe. 

Dentre as imobiliárias virtuais mais conhecidas no país, estão: 

  • Quinto Andar — é o resultado do trabalho de uma startup brasileira com o foco no aluguel e na venda de imóveis pelos meios digitais; 
  • VivaReal — na verdade, é um marketplace onde proprietários, corretores e outras imobiliárias podem colocar seus anúncios de imóveis. 
  • Zap Imóveis — trata-se de um portal de imóveis pertencente ao grupo OLX. O Zap Imóveis também divulga imóveis para aluguel e compra, além disso, realiza as negociações, com os clientes, pela internet. 

Todos esses exemplos são muito populares, ainda mais em grandes capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, dentre outras. 

Por que esse tipo de negócio representa uma tendência para o setor?

As imobiliárias que trabalham totalmente de forma digital são uma tendência, porque, basicamente, disponibilizam mais facilidades aos seus clientes. Tudo por meio de recursos da web. 

E vale frisar que a internet trouxe grandes transformações para a sociedade, e milhões de brasileiros não abrem mão das facilidades tecnológicas. Uma prova disso é que, nos últimos anos, o número de compras online dispararam. 

Segundo dados da Nielsen | Ebit, só no primeiro semestre de 2022, as compras digitais bateram R$118,6 bilhões (aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior). 

Os alimentos lideram os tipos de produtos mais adquiridos. Agora, pense: se poder comprar alimentos, que é algo muito mais simples, já atrai as pessoas; imagine a possibilidade de alugar e comprar imóveis pela internet? 

O fato é que as imobiliárias digitais permitem que as pessoas pesquisem, conheçam, encontrem e, até mesmo, assinem contrato pelos meios digitais. Ou seja, sem precisar sair de casa, se locomover, gastar mais tempo, se estressar com burocracias, enfim. 

8 benefícios da imobiliária digital que você precisa conhecer

Ainda na dúvida se uma imobiliária digital é mesmo um ótimo negócio? Nós vamos te apresentar oito vantagens extremamente atraentes desse tipo de empresa. Confira!

1. Automatização de processos

O primeiro benefício é a automatização de processos, que facilita todas as etapas, seja para a venda ou o aluguel de imóveis

Para começar, a imobiliária virtual pode contar com ferramentas que analisam e dão insights sobre o comportamento dos possíveis clientes pela internet. Isso já ajuda a aprimorar anúncios, serviços e valores oferecidos para poder chamar mais a atenção desses clientes. 

Observação: até mesmo o Facebook e o Instagram (versão business) dispõem de informações e insights para o marketing digital. Sem contar as inúmeras agências, espalhadas pelo Brasil inteiro, especialistas no assunto. 

Além disso, a automação de processos facilita as tarefas corriqueiras da imobiliária, como a produção e envio de contratos sem a necessidade de ir até um cartório. Outra vantagem, nesse sentido de automação de processos, é a facilidade para catalogar imóveis. 

2. Ganho em produtividade

De fato, a tecnologia trouxe grandes facilidades para a vida das pessoas e das empresas. As imobiliárias que contam com recursos tecnológicos de ponta ganham muito em produtividade

Pense, por exemplo, na economia de tempo que os corretores ganham ao não precisarem ir até cartórios. Os minutos ou, ainda, as horas que sobram podem ser usados em outras atividades importantes. 

Dentre elas, estudar mais o perfil dos clientes, entrar em contato com eles, verificar o que fazer para superar a concorrência, enfim. 

O aumento da produtividade, a partir das tecnologias, é perceptível a todas as equipes da imobiliária. 

3. Economia

Outra vantagem é a economia. Afinal, as imobiliárias que funcionam pelos meios digitais não necessariamente precisam ter um escritório. 

Só esse fato já faz com que os proprietários economizem muito com a compra ou aluguel de um espaço físico, além dos custos com contas fixas (telefone, água, luz etc.). 

A economia também aparece no fato dos corretores precisarem rodar muito menos pelas cidades. Por exemplo, ao invés de um corretor ter que ir a um imóvel, para mostrá-lo ao cliente, dá para disponibilizar o tour virtual. 

Outro exemplo é o de que, para validar as assinaturas de contratos, os funcionários das imobiliárias não precisam ir até os cartórios. 

4. Eficiência na gestão

As imobiliárias digitais também se saem melhor na gestão dos negócios (aumento da produtividade e expansão da empresa). 

Isso porque as ferramentas tecnológicas facilitam as tarefas diárias, como fechamento de contratos, contato com clientes, apresentação de imóveis, busca por novos investidores, negociação com construtoras e muito mais. 

O fato é que essas facilidades aumentam a produtividade das equipes da imobiliária. Logo, também é possível entregar resultados melhores aos clientes, além de estabelecer mais parcerias. 

Esses últimos pontos fazem com que a empresa cresça mais a curto, médio e longo prazo. 

5. Inteligência de dados

As imobiliárias digitais, além de tudo, podem contar com mais inteligência de dados — afinal, todas as tarefas e processos são feitos por ferramentas digitais. 

Com isso, é possível captar, analisar e organizar dados de uma forma que ajude na expansão dos negócios. Veja alguns exemplos específicos sobre o uso da inteligência de dados: 

  • mais facilidade para atrair novos clientes — como dissemos, existem várias ferramentas que ajudam a entender o comportamento dos usuários;
  • melhora na catalogação de imóveis — reunir o maior número de informações sobre imóveis e registrá-las, por exemplo, na nuvem;
  • maior produção de documentos e contratos — para já adiantar os processos de venda e aluguel de imóveis;
  • mais facilidade para encontrar novos corretores que tenham talento para vender e alugar imóveis.

Enfim, esses são só alguns dos exemplos sobre como a inteligência de dados pode ajudar as imobiliárias. 

6. Melhora na experiência do cliente

Sim, ter um negócio online também ajuda a melhorar a experiência do cliente. Sabe como? Bom, novamente, entra em destaque, a inteligência de dados.

Vamos usar um exemplo para ilustrar isso. A imobiliária online que aposta em alta tecnologia consegue ter um site de extrema qualidade. Ou seja, os clientes podem acessar a página, encontrar todas as informações necessárias (de modo bem fácil). 

Além disso, dá para o site ser “configurado” de forma que ele já apresente, a determinado usuário, imóveis próximos à região onde ele está. 

Então, quem mora em Santo Amaro (bairro da grande São Paulo – SP), quando entra no site da imobiliária digital, já encontra um leque de casas e apartamentos daquela região. 

Isso é meio que uma forma de “adiantar” as necessidades, pedidos dos usuários. Sem dúvidas, uma estratégia que oferece melhora da experiência dos clientes. 

7. Escalabilidade

A escalabilidade fica mais fácil para as imobiliárias digitais, uma vez que é possível automatizar os mais diversos processos. 

As ferramentas que automatizam, por exemplo: controle de caixa, assinaturas online, catalogação de imóveis, gestão de tarefas e processos, dentre tantos outros, geram maior produtividade em menos tempo. 

Outro benefício é que a automatização evita erros humanos. Além disso, como já comentamos, usar ferramentas digitais ajuda a melhorar a experiência dos clientes. 

A soma de todos esses fatores resulta em maior escalabilidade (maior crescimento e agregação de valor) às imobiliárias digitais. 

8. Segurança

A automatização de processos, ainda, garante um padrão para processos e tarefas das imobiliárias digitais. Isso acaba conferindo, também, maior previsibilidade e, consequentemente, segurança aos clientes. 

Sem contar que as próprias ferramentas — desde que muito bem escolhidas — possuem sistemas que aumentam a segurança das negociações de vendas e aluguéis de imóveis

O próprio software para assinatura eletrônica é um ótimo exemplo disso. Ele consegue recolher a assinatura digital dos novos clientes das imobiliárias com toda a eficiência e segurança contra vazamento de dados

Como se tornar uma imobiliária digital?

Você ficou ainda mais interessado em ter uma imobiliária digital? Nesse caso, é imprescindível saber como criar, desenvolver e ter sucesso com um negócio digital. 

Veja as principais recomendações para montar a sua imobiliária online: 

  1. faça um plano de negócios — o plano de negócios é o tipo de documento que reúne todas as necessidades, estratégias e recursos para começar uma imobiliária digital;
  2. tenha uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management) — é usada para reunir os dados, necessidades, expectativas dos clientes, além de histórico de contato com os clientes;
  3. aposte em uma ferramenta e ERP (Enterprise Resource Planning) — trata-se de um software que consegue automatizar várias demandas das imobiliárias, como: envio de boletos, controle de imóveis disponíveis, dentre outras;
  4. invista em SEO (Search Engine Optimization) — para a imobiliária aparecer nos primeiros resultados dos sites de busca, como o Google; 
  5. disponibilize diferentes canais para contato com os clientes — exemplos: WhatsApp, e-mail, redes sociais;
  6. aposte em outras ações de marketing digital para imobiliárias — crie um blog para dar dicas sobre imóveis, esteja presente em redes sociais e contrate profissionais para anunciar os imóveis pela internet (no Facebook, Instagram, Google e YouTube, por exemplo);
  7. use ferramentas que digitalizem documentos e contratos para compra e venda de aluguéis;
  8. tenha uma ferramenta para assinatura online. 

TOTVS Assinatura Eletrônica

A TOTVS disponibiliza um sistema para assinatura eletrônica. A plataforma tem funcionamento simples, além de centralizado, com tecnologia mobile e requisitos que atendem às exigências da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). 

Tenha 100% de validade jurídica dos documentos assinados e diminua em até 80% do famoso “vai e vem” dos documentos. Certamente, essa é uma ferramenta que elimina grande parte daquelas burocracias para aluguel e compra de imóveis. 

Os seus futuros clientes, sem dúvidas, agradecerão muito pela ferramenta para assinaturas digitais. 

Conheça outros benefícios da ferramenta para Assinatura Eletrônica da TOTVS, no vídeo abaixo:

Conclusão 

Ao longo deste conteúdo, você soube o que é, como funciona e como ter uma imobiliária digital — tipo de negócio que disponibiliza imóveis para aluguel e compra por meio de canais da internet. 

Vale ressaltar que as ferramentas digitais, por exemplo, o software para assinatura digital são indispensáveis. É por meio dessas tecnologias que dá para eliminar burocracias e oferecer mais facilidades e rapidez para os clientes encontrarem seus imóveis ideias. 

Então, não perca mais tempo e conheça mais da Assinatura Digital da TOTVS! Comece o seu negócio com o pé direito! 

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.