CRM imobiliário: como funciona, benefícios e como escolher

Equipe TOTVS | 01 fevereiro, 2023

Se existe um setor que entende a importância de construir excelentes relações com seus clientes, é o setor imobiliário. Hoje existem ferramentas que ajudam as empresas da área a se destacarem da concorrência, garantindo a conversão, como o CRM imobiliário.

Mas afinal, por que imobiliárias devem focar tanto no relacionamento? Não é mistério: clientes felizes são mais propensos a fazerem mais negócios.

E, quanto mais próximo o relacionamento da organização com eles, mais satisfeitos eles ficarão com um bom trabalho.

No caso de um mercado tão relevante como o imobiliário, a satisfação do cliente faz toda a diferença, especialmente no branding e na reputação da mesma.

E, então, que tal aprender mais sobre o CRM imobiliário e como essa ferramenta pode revolucionar seu negócio e garantir mais vendas?

Preparamos um guia completo sobre o assunto, contando o que é CRM imobiliário, seus benefícios e os principais recursos. Confira!

O que é CRM imobiliário? Como funciona?

O CRM imobiliário é uma ferramenta digital que auxilia empresas do setor a gerenciarem contatos, preferências e necessidades de seus clientes. É essencial para as equipes de vendas e marketing, bem como para um bom atendimento ao cliente.

De forma mais abrangente, CRM é uma sigla para “Customer Relationship Management“, uma disciplina de gestão que, traduzida, lê-se como “Gestão de Relacionamento com o Cliente“.

O software CRM é uma ferramenta designada justamente para otimizar tarefas relacionadas à gestão do relacionamento com o cliente, auxiliando em diversos processos e melhorando os resultados.

Talvez você se pergunte: “realmente preciso de um CRM imobiliário?

Bom, vamos lá:

A natureza dos serviços imobiliários exige que você tenha em mente as preferências e necessidades de seus clientes ao procurar imóveis.

No entanto, uma coisa é manter esse nível de relacionamento (e memória!) com meia dúzia de clientes. Agora, e quando seu negócio já possui dezenas ou centenas de clientes?

É por isso que você precisa usar um CRM imobiliário para gerenciar seus relacionamentos.

Ele funciona de modo a armazenar, de forma centralizada e de fácil acesso, as informações de seus clientes, como:

Nome, telefone, endereço, e-mail, as ações e comportamentos deles em seus sites e/ou redes sociais, histórico de conversões etc.

Assim, é possível agrupar clientes, segmentá-los para enviar campanhas personalizadas, bem como:

  • Desvendar gostos e desgostos;
  • Entender seus padrões de gastos;
  • Acompanhar sua interação com conteúdos da empresa;
  • Os dados de conversão de cada cliente.

Leia também: O que é automação predial? Guia completo!

Quais são os benefícios de usar um CRM imobiliário?

Mas quais os benefícios de utilizar um CRM imobiliário? Afinal, sabemos que o setor ainda enfrenta certos desafios em aderir às novas tecnologias imobiliárias.

No entanto, o investimento é necessário: o CRM simplifica a atuação de vários setores, centralizando informações e gerando insights valiosos para melhorar seus resultados.

E, então, quais vantagens um CRM imobiliário traz ao seu negócio? É o que vamos explorar a seguir, confira!

Facilita o reconhecimento e segmentação de leads

Um dos principais benefícios do CRM imobiliário é que a solução facilita o reconhecimento e segmentação de leads.

Ou seja, todos os leads (que já interagiram com sua empresa em qualquer um dos canais) e clientes têm suas informações centralizadas.

Desse modo, é fácil realizar ações como a segmentação de leads.

Ou seja, unir um grupo em específico, que possua alguma conexão (como uma preferência por apartamentos de, pelo menos, R$ 800 mil na região metropolitana de São Paulo), para compor uma campanha de marketing direcionada.

Assim, é possível potencializar os resultados.

Acompanha de forma automática a trajetória do lead

Com os recursos do CRM, você pode acompanhar toda a trajetória do lead ao longo de seu pipeline de vendas.

Assim, é mais simples decidir quando abordá-lo de maneira mais incisiva em direção à conversão ou, caso necessário, continuar nutrindo o mesmo para aprender mais sobre suas preferências.

Colabora para a satisfação e fidelização dos clientes

O CRM mobiliário ajuda sua empresa no suporte aos clientes no pré e pós-venda, consolidando todas as informações vitais relacionadas a eles em um único local.

Ao centralizar esses dados, responder e lidar com problemas e dúvidas dos clientes se torna um processo mais eficiente e rápido.

Assim, reduz-se o tempo de resposta, bem como o risco de frustração do cliente/lead, aumentando o potencial de vendas.

Outro ponto é que, com um CRM imobiliário, todas as interações com os clientes podem ser recuperadas, fornecendo insights essenciais sobre cada cliente.

Torna o processo de venda mais ágil

Nós sabemos que um dos grandes problemas das vendas imobiliárias é o tempo gasto com leads que, no fim das contas, não compram nada.

Isso normalmente ocorre quando os agentes imobiliários não têm informações ricas sobre o seu público e não conseguem determinar os leads mais promissores — considerados clientes em potencial.

O CRM imobiliário usa algoritmos para coletar dados e analisar as preferências dos leads, como os cliques que deram em diferentes links.

Com base nesses e outros dados (como os demográficos, interesses e situação financeira), fica mais claro para seu time determinar se existe chance de negócio com cada lead que adentra seu funil.

Assim, ajuda sua empresa a identificar os clientes em potencial que devem ser abordados primeiro.

Gera relatórios mais inteligentes

E, afinal, como o CRM imobiliário pode tornar seu negócio mais lucrativo?

Com o software, é possível entender a fundo o desempenho de diferentes campanhas de comunicação (como a origem dos leads ou quantidade de negócios perdidos no último estágio).

Como o CRM armazena dados, a ferramenta pode também gerar relatórios (de período predefinidos ou personalizados), de modo a monitorar cada aspecto do desempenho operacional.

A análise de relatórios de desempenho fornece aos líderes uma visão abrangente da eficácia das técnicas de vendas em cada estágio pipeline, ajudando-os a lapidar (e escalar) sua abordagem.

Aumenta a produtividade dos corretores

As pessoas hoje esperam agilidade dos negócios. É um conceito novo, mas que já ganha contornos com movimentos como o Business Agility.

No entanto, atingir esse objetivo é muito complicado, especialmente quando os leads estão espalhados por várias plataformas.

O software de CRM armazena informações em um único local seguro, facilitando e agilizando o acesso aos dados e o andamento das operações.

Além disso, um CRM também pode se integrar a um ERP e outras ferramentas, concluindo a integração de dados e tornando toda a operação mais rápida e produtiva, o que torna a transmissão de informações mais ágil e fácil, reduzindo a duplicação de dados entre departamentos.

Os principais recursos que uma plataforma para imobiliária deve ter

Ok, você se convenceu que um CRM imobiliário pode ser uma boa para sua empresa. Mas o que esperar de uma ferramenta completa? Ou seja, quais recursos são essenciais?

A gestão do relacionamento com clientes é uma parte complexa da atuação dos times comerciais, de marketing e de atendimento.

Portanto, antes de escolher o CRM, preste atenção nos recursos que oferece. Um bom sistema de gestão imobiliária deve contar com:

Gestão do fluxo de trabalho nas imobiliárias

O trabalho de um corretor imobiliário é, por vezes, extremamente corrido.

Existem várias tarefas diferentes todos os dias: acompanhar clientes em imóveis, negociar com proprietários, redigir contratos (e toda logística envolvida), bem como responder a e-mails e chamadas em outros canais, como o WhatsApp.

O CRM para imobiliária ajuda a organizar tudo isso, oferecendo um recurso de calendário para cada profissional, que pode ser integrado ao smartphone dos mesmos.

Gerenciamento de leads

Centralizar os contatos e demais informações básicas de seus leads e clientes é essencial para um software de CRM.

Assim, é possível acessar o perfil de cada pessoa que já interagiu com sua empresa e as informações compartilhadas.

Gestão de marketing

Um CRM não é apenas uma central de informações, mas uma plataforma que permite agir proativamente em relação à gestão de marketing.

Ou seja, oferece ferramentas como criação e envio de e-mails, criação de segmentações e lead scoring — e tudo mais que possibilita uma melhor comunicação com seu cliente.

Assinaturas de contratos

Por fim, um bom CRM conta com inovações que agilizam até mesmo as tarefas mais burocráticas, como a assinatura de contratos.

Seu CRM deve contar com um recurso de assinatura eletrônica, que permite virtualizar e automatizar boa parte do processo de assinatura dos documentos e contratos.

Assim, corretores, clientes e proprietários podem receber os documentos via e-mail e assiná-los de forma eletrônica, evitando toda demora relativa à circulação dos arquivos físicos.

Qualquer imobiliária pode implementar um CRM?

Sim, qualquer imobiliária pode implementar um CRM — basta escolher a opção certa, com os melhores recursos e que apresente melhor custo-benefício.

A questão principal talvez seja: “qual o melhor momento para aderir a um CRM imobiliário?

Bom, novamente, qualquer negócio pode investir em um CRM, seja no dia 1 da sua operação ou quando ela estiver consolidada.

O ponto a se entender é que cada vez mais organizações estão evoluindo seus processos e aderindo à tecnologia.

Por isso, quanto antes sua imobiliária possuir ferramentas essenciais nos principais setores hoje, como CRMs e ERPs, melhor para seu nível competitivo!

CRM imobiliário x planilha no Excel: qual é a solução mais eficiente?

Uma dúvida comum sobre o tema é se vale mais a pena investir em um CRM imobiliário ou contar com uma planilha no Excel para gerenciar clientes.

Primeiro, não há como afirmar que a planilha não é eficaz. É uma ferramenta simples e passível de erros, mas que serve para cobrir o gap.

Porém, apenas quando sua operação é pequena e conta com poucos clientes — e pouca exigência no que diz respeito à construção de uma relação com os mesmos.

Caso você já tenha mais de uma dezena de clientes (e o fluxo de leads também esteja cada vez maior), será necessário contar com uma solução escalável e flexível.

É o caso do CRM imobiliário, que faz tudo que a planilha faz — e oferece muito mais, oferecendo recursos incríveis para a operação.

Leia também: BIM: como está revolucionando a construção civil

O que é CRM e CRA?

O CRA é um tipo de tecnologia bastante semelhante a um CRM.

A sigla CRA significa Customer Relationship Analysis ou Análise do Relacionamento com Cliente em bom portugês.

Considerando essa nomenclatura, podemos dizer que é um complemento ao que faz um CRM, sendo mais focado na interpretação dos dados.

As reais diferenças são um pouco difíceis de serem estabelecidas, porém, há um consenso de que CRM lida com dados visíveis durante a interação com os clientes.

Por sua vez, o CRA será utilizado para analisar os clientes que estão na base de dados de uma empresa e categorizar as informações de forma a otimizar as próximas interações.

Como escolher um CRM para o mercado imobiliário?

A melhor maneira de escolher um CRM imobiliário é a partir da análise de necessidades do seu negócio e das opções disponíveis no mercado.

É necessário balancear as demandas do seu negócio com o seu orçamento, prestando atenção à características como:

  • Simplicidade;
  • Personalização;
  • Capacidade de integração;
  • Potencial de automação de tarefas;
  • Reputação do CRM no mercado e entre conhecidos.

Aqui, vale a pena destacar que, embora o orçamento seja crucial, procure analisar as opções de CRM baseado em suas necessidades.

Assim, você evita passar em branco por alternativas de ferramentas que podem verdadeiramente agregar ao seu negócio.

Outro ponto é a reputação do CRM: não se engane por valor, mas confie em empresas com expertise e anos de mercado.

Essas organizações, além de desenvolverem (e melhorarem) continuamente sua solução, oferecem suporte técnico de qualidade e guiado por SLAs que realmente agregam valor.

Qual é o melhor CRM imobiliário?

O melhor CRM imobiliário é a plataforma que melhor cumprir com suas demandas, enquanto oferece recursos que enriqueçam sua operação e potencializem seus resultados ao mesmo tempo.

É claro, existem várias opções no mercado, no entanto, as melhores são aquelas com reputação construída após anos de contribuições e experiência com diferentes perfis de negócio.

Um deles é o CRM da TOTVS, totalmente integrado ao seu ERP, que permite controle de agenda e atividades, gestão de contas, gerenciamento de marketing, planejamento de vendas e analytics, data discovery e personalização — e muito mais!

Existe algum CRM imobiliário gratuito?

A resposta mais direta é que sim, existem CRM imobiliários gratuitos, assim como para vários outros setores.

O que é preciso considerar é a qualidade da plataforma e principalmente quais são os cuidados que estas possuem quanto aos dados armazenados.

Outro prática muito comum do mercado é oferecer a ferramenta no modelo “freemium”. 

Este termo é utilizado para softwares que possuem uma versão gratuita, porém extremamente limitada, que demandam uma compra ou assinatura de plano para ter acesso aos demais recursos.

No fim das contas, o mundo ideal é buscar uma solução que entrega o que você precisa com planos que sejam de acordo com o seu orçamento.

TOTVS CRM Automação da Força de Vendas – SFA

Ficou interessado? Então conheça o TOTVS CRM Automação da Força de Vendas – SFA, uma solução que permite toda gestão de relacionamento com clientes.

Como? Com recursos incríveis e outros bem inovadores para o mercado:

  • gerencie sua carteira de clientes com visão de 360 graus;
  • controle de agendas, rotas de visitas, atendimentos e visitas aos clientes;
  • entre outros processos fundamentais para sua atividade comercial.

Além disso, o TOTVS CRM Automação da Força de Vendas – SFA conta com um recurso de Business Intelligence que aprofunda sua relação com os dados e indicadores do negócio.

E, então, que tal dar o próximo passo no que diz respeito à gestão de relacionamento com clientes na sua imobiliária?

Conheça os benefícios do TOTVS CRM Automação da Força de Vendas – SFA!

Nova call to action

Conclusão

Em nosso guia, explicamos tudo sobre o CRM imobiliário e como essa solução tecnológica pode transformar sua operação.

No setor imobiliário, a construção de uma relação significativa, próxima e empática com o cliente pode fazer toda diferença na venda de um imóvel.

Por isso, controlar a narrativa e ter todos os dados à disposição — em qualquer hora e lugar — é um diferencial e tanto!

E você, já conta com um CRM imobiliário? Esperamos que esse conteúdo ajude você na tomada de decisão.

Antes de finalizar, aconselhamos você a assinar a nossa newsletter para receber conteúdos do nosso blog em primeira mão no seu e-mail.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários deste post

  1. Roberto Dias Santos diz:

    Joia, Maravilha seu texto, somente para complementar, tem um programa chamado: Programa PCG, esse Software é um agregador de sites de classificados, ele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse Software você pode anunciar automaticamente nesses sites, vale muito a pena usar ele deixa seu trabalho bem mais rápido além de te dar uma lista que sempre é atualizada com sites atuais, com esse programa você consegue obter trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para fazer anuncios e faço vendas praticamente usando apenas ele. Fica ai a sugestão... Seu texto me ajudou muito. Muito Gratificante ter sua atenção

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.