12 dicas para fazer uma boa gestão de concessionárias de veículos

Equipe TOTVS | 28 março, 2023

Fazer uma boa gestão de concessionárias de veículos envolve um conjunto de práticas e técnicas que visam a otimizar o desempenho da empresa, garantindo a satisfação dos clientes, o crescimento das vendas e o lucro.

Mas, para conseguir isso, a empresa precisa não só se atentar aos desafios como também saber como fazer da melhor forma possível: o que começa com qualificar a equipe e vai até pensar em um sistema de software específico para isso.

Se você quer melhorar a sua gestão, nesse artigo nós vamos ajudar com isso trazendo 12 dicas essenciais para seu negócio nesse ramo. Vamos lá? Tenha uma ótima leitura!

Qual a importância de uma boa gestão de concessionárias de veículos?

Qualquer setor precisa se organizar para que possa ter sucesso nas vendas. Por essa razão, uma boa gestão é fundamental para o bom funcionamento e sucesso da concessionária.

Ela é responsável por manter a organização dos processos, oferecer um serviço de qualidade para os clientes e gerar lucro no final do mês. Se não há planejamento por trás, dificilmente se consegue isso.

E, como estamos falando também de um setor com o fluxo de dados bastante alto, logo, um gerenciamento eficaz é essencial para garantir que tudo esteja sendo feito da melhor forma possível.

Nova call to action

Os principais desafios na gestão de concessionárias de veículos

Ainda antes de falar sobre as melhores práticas para administrar sua concessionária, vamos entender quais são os principais desafios enfrentados por esses empreendimentos. 

Mapeá-los é interessante para que se possa pensar nas boas práticas com base neles.

  • estabelecer metas realistas: é preciso saber fazer isso com equilíbrio. Se elas forem muito altas, corre-se o risco de desmotivação dos funcionários. Por outro lado, se forem muito baixas, o negócio não terá o rendimento esperado;
  • minimizar as reclamações dos clientes: é indispensável que se coloque o consumidor em primeiro lugar, pois qualquer reclamação pode abalar a reputação da concessionária. Por isso, a fidelização de clientes também é um desafio;
  • garantir a competitividade: viver do lucro é importante, mas sempre deve ser pensado como é possível gerar mais rentabilidade nesse setor. Quando não se está atento às novas tendências e tecnologias no mercado, a empresa pode ficar para trás.

12 dicas para um gestão de concessionárias de veículos eficiente

Finalmente, chegamos às dicas que vão ajudar com que você, como gestor, possa ter uma concessionária de veículos realmente eficiente. São elas:

  1. Qualificar toda a sua equipe;
  2. Fazer o mapeamento dos processos;
  3. Investir na comunicação interna;
  4. Controlar o estoque de automóveis;
  5. Fazer um planejamento estratégico de marketing;
  6. Adotar campanhas para giro do estoque;
  7. Priorizar a experiência do cliente;
  8. Criar estratégias de pós-venda;
  9. Não negligenciar a gestão de pessoas;
  10. Atentar à questão fiscal da concessionária;
  11. Não se esquecer da gestão financeira;
  12. Contar com um sistema de gestão.

Nos próximos tópicos, vamos explicar o que cada uma dessas dicas significa dentro da gestão!

Qualifique toda a sua equipe

Para que os resultados venham, é interessante que a gestão de concessionária de veículos se preocupe em contar com uma equipe qualificada. 

Não apenas nos cargos administrativos, mas também aqueles responsáveis por fazer a manutenção dos veículos e principalmente pela venda dos automóveis.

Isso significa, do ponto de vista prático, oferecer treinamentos para todos os setores envolvidos, seja no front como no backoffice, e acompanhar a performance de perto para ver os resultados.

Faça o mapeamento dos processos

Cada setor tem suas respectivas atividades, certo? Por isso, é importante que esses passos sejam mapeados para evitar erros e não desperdiçar tempo. Então, é aí que entra o mapeamento dos processos e, mais especificamente, a padronização dos fluxos.

Mapear processos é uma forma de documentar, estabelecer etapas e instruções para atividades específicas. Um exemplo disso seria utilizar uma ferramenta de Gestão de Atendimento para o setor de pós-venda.

Assim, todos saberão como proceder quando um cliente deseja fazer uma reclamação sobre seu carro, por exemplo.

Invista na comunicação interna

Sempre que falamos de gestão, é essencial enfatizar a comunicação. Não apenas entre os líderes da empresa e seus funcionários, mas também dentro do próprio setor. É isso que faz com que não se tenha conflitos dentro das áreas.

É sempre bom lembrar que falhas na comunicação interna podem custar caro para uma concessionária, especialmente quando se trata da venda de um automóvel. 

Há uma infinidade de processos e pessoas envolvidas durante o procedimento, logo, a falta de diálogo pode comprometê-los.

Controle o estoque de automóveis

Nenhuma empresa que trabalha com estoque de produtos funciona bem se não faz o controle dele. 

Para uma concessionária, a regra funciona do mesmo jeito. Claro que existem vendas sob demanda, mas é preciso ter sempre opções mais procuradas disponíveis.

A gestão de estoque é fundamental para que se possa conhecer o movimento dos veículos no negócio, desde a entrada até a saída. É importante saber as quantidades de modelos e marcas disponíveis, sempre considerando o máximo e o mínimo.

Faça um planejamento estratégico de marketing

Por mais que seja esquecido, o marketing também faz parte da gestão de concessionárias de veículos. 

Se não houver ações direcionadas para atrair mais clientes, a empresa estará perdendo oportunidades de se tornar cada vez mais conhecida.

Para isso, é indispensável desenvolver um planejamento estratégico que tome como base os objetivos da concessionária e crie ações para alcançá-los. 

Assim, é possível realizar campanhas de marketing na internet e fora dela, além de divulgação de ofertas e promoções diversas.

Adote campanhas para giro do estoque

Nos dois últimos tópicos, a empresa pode ter uma visão ampla e unir o controle de estoque com o próprio planejamento de marketing: adotando campanhas para giro de estoque. 

Isso vale, por exemplo, quando os automóveis de uma marca ou modelo estão há muitos dias parado. Quanto mais um veículo permanecer no estoque, maior a dificuldade para vendê-lo, especialmente se ele perder relevância nos anos/modelos.

Então, crie ações direcionadas apenas à venda de automóveis que estejam há longo tempo parados. Isso pode incluir descontos no preço ou bonificações de emplacamento e combustível.

Priorize a experiência do cliente

Experiência do cliente não é um tema em alta por acaso. Todos os setores se beneficiam quando focam nela. Até mesmo as concessionárias, que inclusive, devem ver isso como um caminho para fidelização.

Segundo dados da CBT Automotive Network, 54% dos consumidores preferem comprar de concessionárias que oferecem melhores experiências em relação a preço.

Ou seja, não adianta ter preços atrativos e não garantir que o cliente tenha uma boa experiência de compra — do pré ao pós-venda. Testes drives diferenciados e onboarding no uso do automóvel após a aquisição são boas opções.

Não negligencie a gestão de pessoas

Também não podemos deixar de falar sobre a gestão de pessoas. Empresas acabam negligenciando porque não se trata de algo relacionado ao produto e às vendas.

Mas mesmo quando existe uma equipe pequena e enxuta, é importante que ela esteja alinhada para atingir os objetivos da empresa.

Além disso, é preciso que os profissionais envolvidos se sintam motivados para trabalhar. Isso envolve desde a contratação ao desenvolvimento de uma carreira, e tudo isso gera resultados positivos para a empresa.

Atente-se à questão fiscal da concessionária

Já deve ter ficado claro que a gestão de concessionárias de veículos envolve muito mais do que a parte operacional. É preciso também se atentar às questões fiscais — algo que pode ser realizado com a contratação de um contador para controlar lucros e despesas.

Ter um contador para assessorar as finanças da empresa é essencial para que ela não tenha prejuízos com a Receita Federal e possa exercer seu trabalho de forma legalizada. 

No mais: estude, desde o início, a melhor forma de conduzir a gestão fiscal da concessionária.

Não se esqueça da gestão financeira

A gestão financeira da concessionária também tem seu lugar. É necessário saber gerir a forma como o dinheiro circula no negócio, para que possam ser feitos investimentos e projetos de curto, médio e longo prazo.

O fluxo de caixa da concessionária também precisa ser monitorado, pois, muitas vezes os ganhos não são suficientes para cobrir todas as despesas. Quanto maior o controle de recebimentos e pagamentos, melhor a gestão financeira.

Conte com um sistema de gestão

Para finalizar, uma boa gestão de concessionárias de veículos depende de automatizar os processos. E isso envolve contar com tecnologia de ponta, como um sistema de gestão que consolide todas as informações em apenas um lugar.

Esse sistema permitirá que os dados sejam acessados de qualquer lugar, possibilitando maior segurança no processo de tomada de decisão.

TOTVS Varejo DMS

O varejo automotivo precisa oferecer produtos e serviços completos com uma experiência diferente se quiser aumentar a fidelização dos clientes. Por isso, contar com uma tecnologia como a TOTVS Varejo DMS faz toda a diferença.

Desenhado para atender a empresas desse setor, em qualquer segmento de atuação, essa solução conta com módulos especializados que permitem atender a oficinas mecânicas, varejo de peças e concessionárias de veículos.

Ele vai dar apoio em diversas frentes: oferta de produtos e serviços, rupturas de estoque, atendimento de qualidade e processo de vendas e pós-venda. Aproveite para conhecer ainda mais o TOTVS Varejo DMS!

Conclusão

A gestão de concessionárias de veículos é um trabalho que exige dedicação, controle e planejamento.

Mais especificamente, mapear processos, investir em comunicação interna, priorizar a experiência do cliente, atentar à questão fiscal e não se esquecer da gestão financeira são pontos essenciais para que a empresa consiga alcançar um bom desempenho.

Além disso, contar com sistemas de gestão especializados ajuda a facilitar e agilizar os processos da concessionária, garantindo mais qualidade no atendimento e satisfação do cliente.

Quer continuar aprendendo sobre o varejo e gestão? Leia também sobre como aumentar o faturamento da sua empresa!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.