Como aumentar o faturamento da sua empresa? Veja 12 dicas para o varejo

Equipe TOTVS | 13 janeiro, 2023

Embora muitos aspectos façam sua empresa funcionar e continuar existindo, é inegável que o faturamento é um dos principais. Afinal, se você não conseguir ter uma boa saúde financeira, como vai manter seu estabelecimento? Por essa razão, quanto maior o lucro das suas vendas, melhor será o seu resultado no final do mês. Mas como aumentar o faturamento da sua empresa?

Empresas vão sempre buscar novas receitas, mas, sem estratégia, dificilmente elas vão conquistá-las. É preciso desde analisar bem o mercado e a concorrência até apostar em tecnologias de integração entre os canais de venda.

Se você quer descobrir as principais dicas para aumentar a receita da sua loja no fim do mês, continue acompanhando nosso conteúdo!

12 dicas para aumentar o faturamento da sua empresa

Para aumentar o faturamento da empresa, dentro de um contexto do varejo, há várias práticas que você pode adotar no seu negócio. Entre elas, podemos destacar:

  1. Analisar o mercado e a concorrência;
  2. Cortar despesas desnecessárias;
  3. Fazer a prospecção de clientes para sua loja;
  4. Desenvolver boas estratégias de marketing;
  5. Garantir a qualidade do atendimento e dos produtos;
  6. Ter uma equipe motivada;
  7. Crie estratégias de fidelização dos clientes;
  8. Precificar corretamente os itens da sua loja;
  9. Incentivar o up selling na hora da venda;
  10. Criar ações para datas comemorativas;
  11. Fazer promoções e descontos especiais;
  12. Contar com a tecnologia omnichannel.

A seguir, vamos mostrar como você pode aplicar cada um desses aspectos. Acompanhe!

1. Analise o mercado e a concorrência

O primeiro passo para conquistar mais vendas e aumentar o faturamento da sua loja é analisar o mercado e a concorrência. Dessa maneira, você consegue ter uma ideia de como estão as coisas ao seu redor e onde pode melhorar.

Você pode fazer vários tipos de pesquisas, como a análise SWOT. Essa técnica é bem simples e pode ser feita pelo próprio empreendedor. Basta listar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da sua organização em relação ao mercado.

Além disso, é importante ficar de olho nos seus principais concorrentes, certo? Sempre acompanhe as suas estratégias e veja onde se pode ter mais vantagens competitivas.

Para entender o seu mercado, ainda, você pode pedir para os seus clientes fidelizados dar opiniões sobre a loja. Essas avaliações são fundamentais para mostrar o que está funcionando e o que precisa ser corrigido.

2. Corte despesas desnecessárias

Após analisar o mercado, é hora de dar uma olhada na sua organização e, especificamente, nas despesas. Quanto mais você conseguir economizar, melhor será a saúde financeira da sua empresa, não é mesmo?

Para fazer isso, na prática, dá para começar a rever os seus fornecedores. É importante analisar a qualidade do produto e o preço cobrado para tomar a melhor decisão, por exemplo. Mas esse aspecto de precificação iremos ver mais adiante.

Quem quer aumentar a receita da empresa precisa, também, otimizar os gastos. Muitas vezes, o problema está no mau gerenciamento das despesas e não no lucro dos produtos em si.

Isso significa que você deve analisar todos os custos do seu negócio e verificar quais são primordiais para o seu funcionamento e quais podem ser dispensados. É crucial que essa análise seja constante, para não deixar passar desperdícios.

3. Faça a prospecção de clientes para sua loja

Você já pensou em fazer a prospecção de clientes para aumentar o faturamento da sua loja? Essa é uma ótima maneira de conquistar mais vendas.

A prospecção nada mais é do que fazer a busca ativa pelos potenciais compradores. Assim, é preciso identificar as pessoas que têm mais chances de serem interessadas pelos seus produtos ou serviços.

Para isso, uma boa dica é analisar o perfil do seu cliente ideal e, com base nessa informação, fazer uma lista de leads, ou seja, potenciais interessados. Em seguida, basta trabalhar essas pessoas para conquistar mais vendas.

Existem várias maneiras de fazer a prospecção ativa, como ligar para os números da lista, enviar e-mails marketing ou fazer campanhas no Google Ads. A melhor escolha vai depender do seu público.

4. Desenvolva boas estratégias de marketing

O marketing é uma área indispensável para aumentar a receita da sua loja. E não é para menos: com boas estratégias, você consegue atrair mais clientes, o que impacta diretamente nas suas vendas.

Ou seja, ela também é uma forma de trabalhar a prospecção de clientes, nesse caso, muitas vezes, de forma indireta.

Isso se dá porque, com as ações certas, é possível despertar o interesse das pessoas pelos seus produtos mesmo que elas não estejam buscando pelo seu tipo de solução naquele momento.

Para isso, você pode investir em conteúdo relevante e que atenda às dores do seu público-alvo, como blogposts, ebooks ou webinars. A ideia é despertar o interesse das pessoas para que, quando elas estiverem com a necessidade, se lembrem da sua marca.

5. Garanta a qualidade do atendimento e dos produtos

Oferecer um bom atendimento é uma das formas de aumentar o faturamento da sua loja. Isso acontece porque, como você deve imaginar, os clientes gostam de ser bem tratados e isso influencia diretamente na experiência e, claro, na decisão de compra.

Uma boa estratégia para isso é fazer com que a sua equipe esteja sempre preparada. Elas devem saber tudo sobre os produtos e as ofertas da loja, por exemplo.

Mas o atendimento não é apenas uma questão de informação. É preciso, também, ter um bom relacionamento com o cliente e mostrar que a sua loja se preocupa com a satisfação dele.

Além disso, é indispensável oferecer produtos de qualidade para os seus clientes. Nesse momento, a pesquisa de mercado é fundamental para garantir que o que você vende atende, de fato, sua clientela.

Afinal, de nada adianta atender bem, mas não entregar uma boa solução, não é mesmo?

6. Tenha uma equipe motivada com a sua marca

Você sabia que a motivação da sua equipe influencia diretamente no faturamento da sua loja? Dados reunidos pela Team Stage mostram que funcionários trabalham 20% melhor quando motivados.

Isso se dá porque uma equipe engajada tende a oferecer um melhor atendimento e, consequentemente, conquistar mais vendas.

Além disso, uma equipe motivada é mais propensa a desenvolver boas estratégias para aumentar o faturamento da empresa, já que se sente parte do negócio e tem um maior interesse pelos resultados.

Para motivar a sua equipe, uma boa dica é criar um ambiente de trabalho agradável e que estimule a criatividade. Além disso, você pode oferecer incentivos, como bônus por metas atingidas e as comissões de vendas, bastante usadas com esse propósito.

7. Crie estratégias de fidelização dos clientes

Outra boa forma de aumentar o faturamento da sua loja é investir em estratégias de fidelização. Isso significa manter os clientes satisfeitos para que eles continuem comprando na sua loja e, consequentemente, aumentando o seu faturamento.

E como muitas pessoas sabem, atrair um cliente novo sempre é mais caro do que manter um que já se tem. Portanto, reter clientes é crucial para aumentar as vendas sem gastar mais com a aquisição.

Uma estratégia comum é oferecer descontos exclusivos para clientes fiéis. Você pode, por exemplo, criar um programa de pontos que dá direito a descontos em compras futuras. Outra opção é enviar ofertas personalizadas com base nas compras anteriores do cliente.

Também é possível usar o e-mail marketing para fidelizar os seus clientes, enviando conteúdos relevantes e ofertas exclusivas para eles.

8. Precifique corretamente os itens da sua loja

Não podemos esquecer de um aspecto que tem total relação com seu faturamento: o preço dos produtos.

Para aumentar as vendas, é importante saber como precificar os itens da loja. E isso envolve fazer uma boa pesquisa de mercado — como já falamos — para entender qual o valor cobrado pelos seus concorrentes e qual a margem de lucro ideal para o seu negócio.

Uma dica interessante é aumentar os preços de alguns produtos como forma de estimular as compras em outros itens com margem menor.

Ao aumentar o preço de uma peça mais cara, como um vestido, você pode estimular a compra de outros produtos como uma bolsa ou um sapato, que têm um valor mais acessível.

Outra dica é usar o preço como um diferencial competitivo, como uma forma de chamar a atenção do cliente para os seus produtos. Se você oferece um bom custo-benefício, vale destacar isso, certo?

9. Incentive o upselling na hora da venda

O upselling é uma técnica comercial que estimula o cliente a comprar produtos com valor mais elevado do que o item inicialmente escolhido.

Isso significa oferecer uma versão com mais recursos do produto que o cliente está comprando. Por exemplo, se o cliente está comprando um celular com 64 GB de memória, você pode incentivar a compra da versão com 128 GB.

Uma boa dica para fazer isso é apresentar o produto como uma solução melhor para o problema do cliente.

Por essa razão, é essencial ter um vendedor bem preparado para identificar os desejos do cliente e conseguir convencê-lo de escolher um produto mais caro — e melhor.

Vale dizer que essa tática, junto com o cross selling, é fundamental para aumentar o ticket médio da loja. Afinal, ele vai comprar produtos com valor mais elevado em uma só compra.

10. Crie ações para datas comemorativas

Uma das melhores épocas para aumentar o faturamento da empresa são as datas comemorativas, como o Natal, o Dia das Mães e os feriados, de acordo com seu calendário promocional.

Isso acontece porque as pessoas estão mais motivadas a fazer compras pela própria data e, consequentemente, você pode vender mais.

Uma boa estratégia de ações é antecipar as compras, como oferecer descontos para quem fizer a compra com antecedência. Outra ideia é criar combos promocionais com produtos relacionados, como uma peça de roupa com um sapato e uma bolsa.

Na verdade, tudo vai depender muito do seu nicho e o quanto ele pode aproveitar com aquela data comemorativa.

11. Faça promoções e descontos especiais

Além das datas comemorativas, no geral, fazer promoções e descontos especiais é uma ótima maneira de aumentar o número de compras da sua base de clientes, certo?

Afinal, com uma boa oferta, muitas pessoas têm a tendência de comprar produtos que não estavam nos seus planos iniciais.

Uma maneira de fazer isso é com uma liquidação, como uma forma de acabar com os produtos com estoque baixo ou com as peças da coleção anterior.

Outra dica interessante é fazer parcerias com outros negócios, para oferecer descontos em conjunto. Isso estimula a troca de clientes e, com isso, você pode conquistar novos consumidores.

12. Conte com a tecnologia omnichannel.

Em último lugar, mas não menos relevante: você precisa contar com tecnologias no seu negócio e, principalmente, omnichannel.

Essa estratégia significa estar presente em diversos canais de venda de forma integrada para melhor a jornada de compra do consumidor. Só que estar presente nos mais diversos canais de venda também vai significar vender mais.

Não é à toa que, segundo o Omnisend, a frequência de compra é 250% maior em omnicanal versus canal único e o valor médio do pedido é 13% maior por pedido em omnicanal versus canal único.

Porém, é preciso garantir consistência e compartilhamento de informações entre os meios de venda. E é isso que torna uma solução tecnológica tão importante, pois é ela que vai garantir a sinergia na operação e nas vendas.

Venda mais com as tecnologias TOTVS para o Varejo

Já imaginou integrar gestão de estoque, controle financeiro e gerenciamento de todos os canais de venda em um só lugar? Com as tecnologias TOTVS para o setor varejista, isso é possível.

Nossos sistemas possuem funcionalidades que permitem a integração da sua operação para otimizar todo o gerenciamento.

Assim, é possível vender produtos de qualquer estoque, entregando a partir de uma loja diferente quando necessário.

Conheça agora mesmo os nossos sistemas e aplicações para varejistas!

TOTVS - A única solução completa: do ERP ao PDV e hardware até o e-commerce

Conclusão

Saber como aumentar o faturamento da empresa não é uma tarefa fácil, pois precisa de planejamento e estratégia. Mas com as dicas que trouxemos aqui, esse objetivo fica mais fácil, não é mesmo?

Por isso, se preocupe em estudar muito bem seu mercado, precificar corretamente seus produtos, garantir uma equipe motivada e desenvolver mecanismos como o upselling.

Ainda mostramos como a tecnologia pode ser uma aliada nesse momento. Por meio dela, é possível ter uma melhor gestão de estoque e dos canais da sua marca e, assim, otimizar as vendas!

E antes de sair da página, lembre-se de assinar as nossas newsletters e receber direto em seu inbox os novos conteúdos da TOTVS!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.