Qual é a força da indústria têxtil no Brasil? Conheça importância e a tecnologia do setor

Equipe TOTVS | 21 fevereiro, 2023

O impacto da indústria têxtil no Brasil é gigantesco, principalmente na economia, com a movimentação de renda para diversos negócios e, ainda, a geração de empregos.

Estamos falando de um país que representa, segundo a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), a 5ª maior indústria têxtil e o 4º no segmento de vestuário no mundo.

No entanto, quem trabalha nesse setor brasileiro entende que é uma área em processo de transformação, influenciada pelas mudanças tecnológicas, com impactos significativos, e pela grande concorrência.

Neste artigo, explicaremos os principais aspectos da indústria têxtil no Brasil, falar sobre a importância dele e, claro, abordar as principais tendências tecnológicas para o futuro. Vamos nessa? Boa leitura!

A história da indústria têxtil no Brasil

A indústria têxtil tem sido uma parte essencial da economia brasileira. Mas antes de entender isso, vamos falar um pouco sobre a história dela.

Os primeiros têxteis foram produzidos pelos indígenas do Brasil usando fibras naturais como algodão e lã. No entanto, foi somente no século 19 que a indústria têxtil brasileira começou a se desenvolver na região Nordeste.

E isso se deveu em grande parte ao estabelecimento de plantações que produziam matérias-primas como algodão e linho além das primeiras tecelagens mecânicas.

Mas foi a partir do século 20 que o Brasil começou a se transformar em um dos principais produtores de têxteis do mundo.

A indústria têxtil brasileira deve muito a Delmiro Gouveia com a produção de sua Companhia Agro-Fabril Mercantil, instalada em Pedra AL.

Empregando mil operários, o estabelecimento impulsionou fortemente a cultura do algodão no país, gerando um “grande surto” da indústria têxtil entre os anos de 1900 e 1915.

Com a primeira guerra mundial, as fábricas nacionais passaram a suprir o mercado interno. Após isso, devido aos processos de industrialização brasileira, a indústria têxtil começou enfraquecer, pela falta de elasticidade do mercado.

A partir da década de 1960, um programa de estímulo às fusões de empresas e de modernização do equipamento ajudou na recuperação.

Nos anos seguintes, a indústria têxtil passou a concentrar-se nas regiões Sudeste e Sul, com São Paulo em destaque. Ao mesmo tempo, o Nordeste — a primeira região a receber essa indústria — foi perdendo força.

E a relevância desse setor continua existindo na atualidade. A indústria têxtil brasileira continua sendo essencial para a economia, empregando milhões de pessoas e gerando bilhões de dólares em receitas de exportação todos os anos.

Nova call to action

O trabalho escravo na indústria têxtil no Brasil

Um ponto que precisa ser falado quando pensamos no contexto nacional da indústria têxtil é a escravidão moderna.

O setor têxtil — e principalmente da moda — é um dos que mais recebe denúncias por recrutar pessoas de forma insalubre na região.

Segundo a pesquisa The Global Slavery Index 2018, da fundação Walk Free, a moda é a segunda categoria de exportação que mais explora o trabalho forçado no mundo. E quando pensamos no Brasil, isso também é visível.

Dados reunidos pelo aplicativo Moda Livre, desenvolvido pela ONG Repórter Brasil, mostram que mais de 35 marcas de moda já foram envolvidas com trabalho escravo no Brasil.

Além disso, mais de 400 costureiros e costureiras foram encontrados em condições análogas à escravidão no Brasil desde 2010.

E, ainda, para corroborar com isso, dados do levantamento do Ministério Público do Trabalho de São Paulo, sendo o principal polo produtivo nacional, mostra que 139 pessoas foram resgatadas em condições análogas ao trabalho escravo em 2019.

Dessas pessoas, 43 eram mulheres que trabalhavam em oficinas de costura. E é comum que o perfil dessas vítimas sejam jovens mulheres e com baixa condição financeira.

Muitas delas são aliciadas com promessas de emprego e boas condições salariais, mas acabam submetidas a jornadas exaustivas de trabalho por um salário mínimo, com quase nenhum direito.

Em suma, o trabalho em condições análogas à escravidão é um dos problemas desse setor.

Qual a importância da indústria têxtil no Brasil?

Com mais de 200 anos de história, a importância do setor têxtil se dá por diversos fatores.

Entre os principais, podemos destacar alguns dados da Abit que reforçam a relevância, principalmente econômica, dessa indústria, como:

  • Referência em design de moda praia, jeanswear e homewear;
  • 24,6 mil unidades produtivas formais em todo o país (IEMI 2021);
  • 2º maior empregador da indústria de transformação;
  • US$ 1,06 bilhão de exportações em 2021;
  • 5ª maior indústria têxtil do mundo;
  • 4º maior mercado no segmento de vestuário mundial.

Além da geração de emprego e todos esses atributos, o Brasil também é considerado a maior cadeia têxtil completa do Ocidente.

Segundo a Abit, o país ainda é o único que conta desde a produção das fibras, como plantação de algodão, até os desfiles de moda. E isso passa por fiações, tecelagens, beneficiadoras, confecções e forte varejo.

Quais são os maiores polos industriais têxteis do país?

A indústria têxtil faz parte de todo o território nacional, mas é na região Sudeste que tem sua maior expressão, principalmente pela forte industrialização.

No entanto, há alguns polos que merecem destaque quando se fala do mercado têxtil: Americana, Vale do Itajaí, Agreste Pernambucano e Ceará. A seguir, vamos falar um pouco sobre cada um deles.

Americana

Uma das regiões que detém um dos maiores polos da indústria têxtil brasileira é a cidade de Americana. São mais de 600 empresas, sendo 200 delas voltadas para as fibras químicas.

O município faz parte da microrregião de Campinas, no estado de São Paulo. No entanto, ele conta também com as cidades Sumaré, Santa Bárbara d’Oeste, Hortolândia e Nova Odessa.

Vale do Itajaí

Outro pólo industrial de destaque é o Vale do Itajaí, localizado na região Sul do País. Ele é constituído pelos municípios catarinenses de colonização alemã Blumenau, Brusque, Joinville, Itajaí, Nova Trento, Luiz Alves, São Bento do Sul e Jaraguá do Sul.

É também a região da sede da feira Febratex e conta com quase oito mil negócios do setor de vestuário.

Agreste Pernambucano

O Agreste Pernambucano é um importante polo formado pelas cidades de Caruaru, Surubim, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. Além disso, é a região sede da feira Agreste Tex.

Todas as peças dessa região focam em uma elevada qualidade, pois há a preocupação em obter o selo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX). E uma das produções de maior destaque é o do jeans denim.

Ceará

A produção têxtil do Ceará, com mais de 120 anos de história, é formada por 20 municípios do estado, além de mais de 30 de outros estados vizinhos.

O desenvolvimento da indústria têxtil nessa região é um meio fundamental para melhorar as condições financeiras da população. O polo também se destaca pelo forte investimento em inovações tecnológicas.

Setores envolvidos na indústria têxtil brasileira

No mercado brasileiro, os principais setores envolvidos no segmento têxtil são:

  • algodão e fibras: ele é a matéria-prima mais usada por todo o setor têxtil, portanto, ele marca a produção, importação e a exportação de forma significativa;
  • fibras sintéticas: esse setor tem se fortalecido para contornar a concorrência e tem investido em produtos de maior valor agregado;
  • produtos têxteis: setor focado em fios, tecidos e malhas, a maior parte da produção é direcionada para o próprio mercado interno, porém tem grande expressividade;
  • confecções: o varejo também tem grande importância em relação aos produtos finais, o que faz com que o mercado nacional se destaque por sua diversidade e qualidade.

Os impactos ambientais da indústria têxtil no Brasil

Os efeitos da cadeia têxtil no meio ambiente são bem significativos no Brasil. Segundo a Abit, no Brasil a indústria da moda gera 175 mil toneladas de resíduos têxteis por ano.

Mas os efeitos são muito maiores que a produção de lixo. O setor têxtil consome — e também polui — um volume enorme de água nos processos de beneficiamento e acabamento, por exemplo.

Além disso, a contaminação do solo, as emissões atmosféricas de poluentes e o desperdício de materiais são alguns dos problemas causados pelo setor.

E como a indústria têxtil é altamente dependente do uso de energia fóssil, isso também contribui para o aquecimento global.

E falando especificamente da indústria da moda, uma das principais, de acordo com um estudo da ONU de 2019, ela é responsável por 20% do total de desperdício de água global e gera 10% dos gases do efeito estufa.

Com os prejuízos ambientais já causados pelo setor, é fundamental que as empresas nacionais busquem soluções para minimizar seus impactos negativos.

4 tendências da indústria têxtil brasileira

Considerando a cadeia e os processos têxteis, a participação da tecnologia tem sido um aliado dos empreendedores. 

Mas você sabe quais são as principais tendências desta indústria? Entre elas, podemos citar:

  1. Internet das Coisas (IoT);
  2. Sustentabilidade;
  3. Nanotecnologia;
  4. Impressão digital têxtil. 

A seguir vamos falar um pouco sobre cada uma delas!

1. Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT) significa a conexão inteligente, intuitiva e sensorial dos objetos à internet. No mundo têxtil, a IoT vai oferecer maior rapidez, flexibilidade e versatilidade para as confecções e peças.

E isso pode ser tanto na fabricação, criando as roupas inteligentes que detectam movimentos, por exemplo, como até mesmo na gestão do estoque. Diversas áreas podem ganhar com a integração e automação dos processos dentro da cadeia.

2. Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma preocupação recorrente em diversas áreas da indústria, por isso, na têxtil não poderia ser diferente. Um dos principais exemplos disso é o aumento da demanda por tecidos sustentáveis, como o algodão orgânico.

A ideia, nesse sentido, é introduzir o máximo de soluções de menor impacto possível ao meio ambiente. Outra tendência é o upcycling, ou seja, o uso de peças que seriam descartadas ou sobras customizar novas peças.

3. Nanotecnologia

Os têxteis inteligentes são um dos grandes destaques da nanotecnologia como uma tendência nessa indústria. Tecidos antimicrobianos, por exemplo, servem para evitar proliferação de fungos e bactérias.

Já o uso de nanofibras e nanotubos de carbono permitem a produção de tecidos mais leves e resistentes. E isso tem aplicações em diversos setores muito além da moda.

4. Impressão Digital Têxtil

A indústria têxtil brasileira também tem apostado na impressão digital, ou seja, uma impressora 3D. Com ela, os designers podem criar designs complexos que não seriam possíveis de reproduzir com outras técnicas.

Além disso, essa impressão permite que os designs sejam alterados de maneira rápida e simples, o que é ideal para pequenas tiragens ou edições especiais.

Indústria têxtil no Brasil: dúvidas frequentes

A seguir, vamos trazer algumas das dúvidas frequentes sobre o mercado têxtil brasileiro. Acompanhe!

Quantas empresas têxteis existem no Brasil?

Segundo dados da Abit, em 2020, foram contabilizadas 24,6 mil empresas têxteis instaladas por todo o território nacional.

Qual a maior indústria têxtil do Brasil?

O polo de Americana é considerado o maior do Brasil. Além dessa cidade, ele compreende os municípios como Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.

Como a tecnologia pode impulsionar a indústria têxtil no Brasil?

A tecnologia é o principal caminho para as empresas avançarem em relação ao mercado têxtil, seja pelas roupas inteligentes ou pela sustentabilidade.

Com o aumento da demanda por produtos têxteis no Brasil e no mundo, a indústria tem investido mais em tecnologia têxtil para manter-se competitiva.

O uso de ferramentas tecnológicas permite que as empresas produzam produtos de qualidade superior, reduzam os custos e melhorem a eficiência.

Por esse motivo, as ferramentas tecnológicas, no entanto, também têm um papel vital na gestão da cadeia. E desde questões fiscais até de pessoas, há muitas etapas envolvidas.

Sem um bom sistema que gerencia da fabricação até a venda dos produtos, dificilmente será possível impulsionar um negócio.

TOTVS Moda

Para elevar seu patamar dentro da competitividade nacional, um passo essencial é investir em tecnologias de gestão. E o TOTVS Moda é uma solução ideal para ter um melhor controle da sua cadeia da produção têxtil.

Trata-se de um sistema flexível e modular, que atende todas as necessidades do seu negócio, tanto da indústria como do varejo.

E pela sua eficiência e agilidade nos processos operacionais, ela atua como um ERP têxtil que integra tecnologias como IoT e conexão móvel, tendências fundamentais para crescer sua operação.

Conheça o TOTVS Moda e conte com o melhor sistema para a cadeia produtiva da moda, desenvolvido pela maior empresa de tecnologia do Brasil!

Conclusão

A indústria têxtil é inegavelmente gigante no Brasil e isso tem a ver com o impacto que ela tem na economia nacional e, ainda, na empregabilidade do País.

É por isso que, dada sua relevância, a competitividade tem sido um ponto forte para os empreendedores desse ramo no Brasil.

E se você quer acompanhar o ritmo desse setor, estar por dentro das tendências e, principalmente, investir em tecnologia será o melhor caminho.

Se preocupar com tecnologia também diz respeito à gestão do seu negócio. Por isso, contar com um sistema como o TOTVS Moda vai ser muito estratégico para sua empresa têxtil.

Para aprender ainda mais sobre o setor têxtil, leia também sobre a realidade aumentada no varejo de moda!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.